Coluna da Duhau #8 - Semana da Pátria - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
11

set
2011

Coluna da Duhau #8 – Semana da Pátria

Olá galerinha, tudo bom com vocês? Bora lá pra mais uma postagem do Resumo da Semana. Quarta-feira, dia 7, foi, como todos sabem, Dia da Independência do Brasil. Então eu queria trazer um tema que tivesse alguma coisa a ver. Pensei, pensei e pensei até que vi (antes de uma partida de futebol) a execução do Hino Nacional. Foi aí que pude perceber que muitos dos jogadores não sabiam cantar o hino ou cantavam errado. Infelizmente uma grande parte da população não sabe cantar o hino e nem se sequer se esforça pra aprender. Digo infelizmente porque acho o nosso hino um dos mais lindos do mundo inteiro, senão o mais lindo! É fato que existem umas palavrinhas bem complicadinhas nele, mas como eu sou uma viciada em dicionários, há muito tempo atrás, pesquisei todas as palavras do hino que eu desconhecia e hoje em dia posso afirmar que sei cantá-lo inteiro.
Por isso, hoje trago pra vocês algumas dessas palavras complicadinhas que estão no hino e que, porventura, vocês podem não saber o significado.

Segunda-feira: 

 

– FULGURAR
“Deitado eternamente em berço esplêndido, / Ao som do mar e à luz do céu profundo, / FULGURAS, ó Brasil, florão da América, / Iluminado ao sol do Novo Mundo!”. Mais uma vez exaltando o Brasil, dessa vez a letra do hino quer passar a ideia de que o país ocupa uma posição de destaque na América e no mundo. FULGURAR quer dizer emitir ou refletir um brilho. E também se destacar em relação aos outros. Dessa forma, o hino dedica uma estrofe da sua composição para glorificar o brilho e o destaque do nosso país, que FULGURA na América, iluminado pelo Sol deste Novo Mundo.
Terça-feira:

 

– PLÁCIDO –
Todo mundo sabe cantar pelo menos a primeira parte do Hino Nacional Brasileiro. E o primeiro verso dele talvez esteja no inconsciente coletivo: ‘Ouviram do Ipiranga às margens PLÁCIDAS’.  Quando o autor do hino, Joaquim Osório Duque Estrada, adjetivou as margens do rio Ipiranga de PLÁCIDAS, quis dizer que elas estavam serenas, calmas, sossegadas. PLÁCIDO, é tudo aquilo que transmite uma sensação de mansidão e paz de espírito.
Quarta-feira:

 

– IMPÁVIDO –
“Gigante pela própria natureza,/ És belo, és forte, IMPÁVIDO colosso, / E o teu futuro espelha essa grandeza…” IMPÁVIDO é quem ou aquilo que não demonstra pavor; destemido, intrépido.
Quinta-feira:
– LÁBARO
“Brasil, de amor eterno seja símbolo,/ O LÁBARO que ostentas estrelado,/ E diga o verde-louro dessa fâmula/ – Paz no futuro e glória no passado.” LÁBARO é um estandarte, uma bandeira. Também era o estandarte militar usado pelos antigos romanos.
Sexta-feira:

 

– GARRIDA –
“Do que a terra mais GARRIDA/ Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;/ ‘Nossos bosques têm mais vida’,/ ‘Nossa vida’ no teu seio ‘mais amores.’” GARRIDO é aquilo que é exuberante, vivo, vistoso, alegre, chamativo. Aquilo que tem elegância, graça, que é galante, gracioso.
Não poderia deixar outra coisa aqui pra vocês senão o nosso lindo Hino Nacional Brasileiro. E se vocês tiverem dúvida em alguma outra palavra presente nele, deem uma pesquisada, vão atrás, procurem saber o que significa. Afinal de contas, todo brasileiro deveria saber cantar o hino inteiro e não só saber cantar, mas entender aquilo que se está cantando.
Um beijão e não deixem de visitar o Livrificando, ok? 😉
P.S: Oi gente! Aqui é a Aione falando! Normalmente não apareço quando o post é da Pri, mas hoje precisava deixar meu comentário!
Pri, você arrasou com o tema, as palavras, tudo! Adorei o post e você com certeza colabora com a melhoria da nossa cultura! E eu concordo que temos um dos hinos nacionais mais belos do mundo, se não o mais!
Pessoas, peço para que não deixem de visitar o Livrificando! Essa qualidade de post da Pri que vocês acompanham aqui é mantida lá, de diversas outras formas além do “Palavra do Dia”! Visitem, vale à pena!




Deixe o seu comentário

23 Respostas para "Coluna da Duhau #8 – Semana da Pátria"

Igor Gouveia - 11, setembro 2011 às (22:38)

Já disse que adoro a coluna da Duhau? Realmente o nosso hino é bem bonito, porém poucos sabem. Confesso que em algumas partes eu me confundo. Ainda acho que o hino do Brasil deveria ser a música Índios da banda Legião Urbana(Quem gostar da história nacional vai me entender o porque). Algumas das palavras que a Duhau citou, eu tive que aprender na escola. (:

Abraços! :}

Julia G - 11, setembro 2011 às (22:48)

Nossa, ótimo post, mais uma vez.
Muitas palavras eu mesma não tinha me dado conta que conhecia. Muito bom saber um pouco mais.

Beijos
Conjunto da Obra

Naty - 11, setembro 2011 às (22:48)

Adoreei a coluna de hoje! realmente o nosso hino é maravilhoso, mas realmente muita gente não sabe cantar…

Eu sei cantá-lo por completo (orgulho de mim ;P), mas confesso que não sabia o significado dessas palavras e é bem interessante poder conhecê-las.

São palavras difíceis com significados tão simples, né? rsrs’

Bjoo;*
Naty – Just Books !

João Victor - 11, setembro 2011 às (23:29)

Oi ..

Post interessante. Gostei 🙂

João Victor
http://amigodolivro.blogspot.com/

Priscilla Duhau - 11, setembro 2011 às (23:46)

Owwwwn, Mi. Amei o comentário no final do post, por essa eu não esperava! Muito obrigada pelo o que você falou, que bom que você gostou do tema dessa semana. Você sabe que faço essa coluna com muito carinho, afinal de contas, é aqui pro Minha Vida Literária, esse blog de imenso sucesso e com posts maravilhosos também.
Obrigada mais uma vez pelos elogios.

Beijão ♥
Priscilla Duhau
Livrificando

Julia Cedro - 12, setembro 2011 às (00:16)

Eu adoro o hino nacional e realmente é uma pena que muitas gente não sabe cantar. Eu também já procurei no dicionário pois o professor tinha pedido como lição de casa. Muito criativo esse post.

Beijos.
Sonhos de Garota

Luana Feres - 12, setembro 2011 às (00:32)

Pensei que ia ser um post meio boring no começo, admito. Semana da patria e tal.. Entretanto, eu li e adorei. Sempre tive curiosidade em saber o que significava Impávido, hahaha. Fora que aumentar o vocabulario é sempre bom. 🙂

Beijos
Mulher gosta de falar

Andressa Tomaz - 12, setembro 2011 às (00:33)

Gostei bastante da coluna essa semana! Confesso que o tema me atraiu mais do que o da semana passada.
Eu pelo menos, sempre ouvi/cantei o hino na escola, e mesmo sem saber o significado das palavras, nunca tive curiosidade de procurá-los.
Nunca imaginei por exemplo que impávido era o que não transmitia pavor!

Gostei bastante mesmo da ideia!
Beijos,
Abrigo Literário.

Jovens Leitoras - 12, setembro 2011 às (02:16)

Confesso que sempre soube cantar o hino inteirinho.. mas não sabia o significado dessas palavras que você postou, HAUHUHA. Que vergonha D:
Adorei o post (:

Beijos.

@whosthanny - 12, setembro 2011 às (11:43)

Também acho nosso hino lindíssimo! Quando estava na quarta série, minha professora pediu que pesquisássemos todas as palavras do hino que não soubéssemos o significado, é uma boa maneira de incetivar o interesse das crianças 😀

http://www.whosthanny.com
xx

Thamires R. - 12, setembro 2011 às (12:53)

Duhau adorei o seu post!
Eu aprendo muitas coisas que devia aprender na escola com você shaushus
Eu nem sabia o significado de Lábaro quem dirá Garrida ^^
Bjaaum

Camila Leite - 12, setembro 2011 às (14:04)

Muito interessante o seu post.
E é realmente muito triste que muitos brasileiros não saibam cantá-lo.
E realmente é um dos hinos mais bonitos, na minha humilde opinião.
Beijos, Mila ♥

@Camilla_Leitte
http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

Nessa - 12, setembro 2011 às (14:18)

Olá!!
Adorei o post!! Palmas pra vc!!bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

Beatriz Gosmin - 12, setembro 2011 às (14:43)

Adorei!

Confesso que desconhecia alguns dos significados das palavras so hino!

Beeijos!
Bia | Blog Livros e Atitudes

αmαndα cristinα ツ - 12, setembro 2011 às (16:02)

Gostei muito das palavras escolhidas… Não conhecia algumas delas, é. :@
Ótimo post, como todos os outros! 😀

Beijinhos, :*
http://www.primeiro-livro.com

Criticando por aí. - 12, setembro 2011 às (16:15)

Muito criativa a ideia de escrever os significados das palavras complicadas pertencentes ao hino nacional! haha, amei!

Beijinhos, Caroline

http://criticandoporai.blogspot.com

Aline Lopes - 12, setembro 2011 às (18:38)

Adorei o post, achei bem criativa esta ideia de mostrar o significado de algumas palavras do hino.Parabéns pela iniciativa Pri.
Beijos.

Books e Desenhos

Marcelo Lima - 12, setembro 2011 às (19:11)

Isso me lembrou meu professor de gramaticados infernos kkk gente eleé um monstro de tão chato ! E adoro palavras novas!

Vanessa - 12, setembro 2011 às (19:14)

Oieeee
Bom, super válida esta postagem, eu nunca havia entendido direito mesmo o nosso hino, apesar de até achar bonito, lembro que aprendi o significado das palavras na escola, mas nunca prestei muita atenção…

Balaio de Livros.

Eduarda Menezes - 12, setembro 2011 às (22:14)

Prii, adorei a sua coluna dessa semana ^^
Concordo totalmente que todos deveriam saber não apenas cantar o hino mas entender o que estão dizendo! Já tinha procurado todos os significados quando era mais nova por mera curiosidade, mas é sempre bom relembrá-los a todos nós! Com certeza temos o hino mais lindo do mundo! Não posso dizer com conhecimento de causa pois não conheço todos os outros, mas digo de coração! 🙂

Adorei demais! Beijoo!

Pabline - 13, setembro 2011 às (01:19)

Que legal o tema.
Realmente, muitos cantam o hino (Ou nem sabem a letra, o que é meio triste) e não entende bulhufas do que ele quer dizer.
A maioria das palavras já sabia o significado, amei o tema!

BJ!

Pah - 14, setembro 2011 às (01:50)

Nossa, amei o tema escolhido, confesso que muitas dessas palavras eu imaginava o que significava, mas pelo desuso não tinha certeza… Já Fulgurar eu nem imaginava, não sabia mesmo, agora que sei vou tentar usar a palavra no dia a dia para interiorizar! ahuahauh

Beijokas

Pah, Livros & Fuxicos

Vanessa Tourinho - 02, outubro 2011 às (17:02)

Uau, adorei o post. Aprendi muita coisa!
Parabéns pelo post GARRIDO, Pri! Viu como aprendi?

Bjs
ParaisoEmPapel

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício