[Resenha] Em Chamas - Suzanne Collins - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
21

nov
2011

[Resenha] Em Chamas – Suzanne Collins

Primeiro de tudo, é impossível resenhar Em Chamas sem fornecer spoilers de Jogos Vorazes, simplesmente porque a menção de qualquer personagem aqui é um spoiler do primeiro livro. Dessa maneira, apesar de citar os nomes – o que seria impossível não fazer -, tentarei não contar nada da história além do que está na sinopse que fiz (muito mal resumida, por sinal). Portanto, para quem ainda não leu o primeiro livro da série, entendo completamente se não quiser ler esse post!

Título: Em Chamas
Autor: Suzanne Collins
Editora: Record
Número de Páginas: 413
Ano de Publicação: 2011
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Na continuação de Jogos Vorazes, a situação aparente é de que tudo está bem. Katniss e Peeta garantiram o suprimento e o conforto de suas famílias e agora não vivem mais na mesma escassez de antes. Entretanto, as aparências enganam e, por trás delas, a Capital se mostra cada vez mais preocupada com o desenrolar de alguns acontecimentos desencadeados pela atitude dos garotos na arena. Ainda, com a 75ª edição dos Jogos Vorazes, é comemorada, também, a 3ª edição do Massacre Quaternário, o que pode render surpresas nem um pouco agradáveis.

Suzanne Collins continua a série no mesmo clima de tensão do primeiro livro, mas com ainda mais suspense, uma vez que Katniss desconhece parte dos acontecimentos a sua volta e é ela quem nos narra a história. Conforme a protagonista vai descobrindo os fatos nos quais está envolvida, vamos, também, compreendendo toda a teia formada em Em Chamas.
Apesar de as descrições e o despertar de emoções serem tão bons quanto os do primeiro livro, a história aqui não me prendeu tanto como em Jogos Vorazes. O motivo? A adrenalina demora muito mais para ser liberada, diferente do primeiro livro que já começa tenso. Em Em Chamas, boa parte da história são as suposições de Katniss sobre o que pode estar acontecendo nos distritos e sua dúvida sobre qual seria a melhor atitude a ser tomada. É claro, tudo isso contribui para a tensão da história, mas de uma maneira diferente do final da narrativa e de Jogos Vorazes. De qualquer forma, a história é maravilhosamente bem desenvolvida, dando uma excelente continuação ao primeiro livro.
Novamente, o que mais me impressionou na escrita de Suzanne Collins é a sua capacidade de transmitir as mesmas emoções sentidas pela protagonista. Senti raiva, dúvida e indignação junto com Katniss, que continua tão confusa quanto antes sobre seus próprios sentimentos. Gale ainda não é tão presente, embora apareça mais do que em Jogos Vorazes, mas a forte ligação entre ele e a garota é mais do que evidente neste volume. Ainda assim, Peeta só reforçou a imagem de cavalheiro construída no primeiro livro e continuo me afirmando Team Peeta: é impossível não ser cativada pelo bom coração e espírito de bom moço do garoto.
Não simplesmente pela capacidade de transcrever emoções, Suzanne dá um show na descrição das cenas, como o faz, também, em Jogos Vorazes. É possível visualizar os detalhes e as imagens em sua mente como se você, de fato, já as tivesse visto anteriormente. Tinha a impressão de não precisar assistir ao filme para entender o que estava sendo descrito, simplesmente porque eu conseguia visualizar tudo muitíssimo bem. É claro que isso não muda o fato de eu continuar louca pra estréia nas telonas, principalmente após o trailer ter sido liberado.
Uma dica que dou aos que ainda não leram Em Chamas é não ler a sinopse na capa, ela sugere um acontecimento que pode ser muito mais surpreendente caso você o desconheça por completo. Tentei amenizá-lo em minha sinopse, no começo da resenha, e o disse de maneira mais sutil do que a sinopse própria do livro. Portanto, caso ainda não tenha lido, evite a sinopse!
Se antes eu já não conseguia largar a leitura, devido à escrita hipnotizante de Suzanne, após esse fato foi realmente impossível parar. E é somente após essa parte que a leitura se torna tão tensa quanto o primeiro livro. O final não foi outro senão o que eu já esperava: preciso desesperadamente ler A Esperança. Por mais que eu soubesse que teria essa necessidade ao terminar a leitura, jamais imaginei um final como esse. Tinha minhas suspeitas de alguns dos fatos durante a leitura, mas eram apenas especulações que foram, em partes, confirmadas. Obviamente a teia criada por Suzanne Collins foi muito melhor elaborada do que permitiu minha imaginação.
Em resumo, apesar de ter gostado mais do primeiro livro, Em Chamas não decepciona e nem deixa a desejar, sendo uma digna continuação para Jogos Vorazes. Tive a sorte de ler os dois livros um seguido do outro porque tinha os dois volumes em mãos, mas infelizmente não tenho, ainda, o fim da trilogia. E é claro que mal posso esperar para saber se Collins fechou a série com chave de ouro.

Confira o trailer de Jogos Vorazes, adaptação do primeiro volume da série que será lançada em Março/2012:

Está participando da promoção de Literatura Brasileira?
Comente nesse post e preencha o formulário mais uma vez!




Deixe o seu comentário

29 Respostas para "[Resenha] Em Chamas – Suzanne Collins"

Igor Gouveia - 21, novembro 2011 às (20:41)

Ler essa resenha é torturante Mi! Sério. Eu fiquei com saudades de tudo :3 Sua resenha está ótima. Demais. Adorei.

Livreiro Maluco - 21, novembro 2011 às (21:00)

Se existe uma coisa que eu realmente não consigo entender é como tem gente que consegue parar de ler alguns dos livros da trilogia Jogos Vorazes.
Suzanne Collins é incrível, e ler Em Chamas foi sublime!
Li em dois dias apenas. O livro é muito bom!
Eu, diferente de você, não consigo escolher meu preferido. Não sei dizer se gostei mais de Jogos Vorazes ou Em Chamas ou até mesmo de A Esperança. Não consigo, todos são ótimos!
Abraço,

O Livreiro Maluco
http://www.livreiromaluco.com/

Marcelo Lima - 21, novembro 2011 às (22:11)

aaaa gente isso é tortura ! rs preciso ler o mais rapido possivel e olha que já tenho os dois ultimos… Gostei dessa reviravolta,acho que esse livro será mais voltado para o romance e os dilemas internos dos personagens,otima resenha mi “)

Raquel Machado - 21, novembro 2011 às (22:25)

Oi flor,
Não li seu post pois ainda não consegui ler nem o primeiro livro (ahhh que coisa…), mas não me aguentei e vi o trailer meninaaaa eu preciso ler esse livro e preciso ver esse filme…calma respira agora falta so algumas semanas para correria da faculdade acabar rsrs depois serei uma pessoa livre…rsrs…então vim te avisar que gravei a caixinha de correio e citei seu blog com os marcadores q me mandou se quiser conferir…ahhhhh e deixei meu comentário la no post do the book five club…falei lá mas falo aqui de novo parabéns pelo post ficou show de bola…
Bjksss
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Natalia Dantas - 21, novembro 2011 às (23:16)

Oi 🙂
Estou muito interessada, em relação aos livros da série, sério mesmo.
Sempre vejo falar super bem da série, e ainda mais as capas são lindas ..
Então é inresistivel não querer lerem esses livros!

beijos :*
Natalia.
http://musicaselivros.blogspot.com/

Danzinha - 21, novembro 2011 às (23:17)

É incrível como todos que leem essa série se apaixonam. Menos eu 🙁 A escrita dela é muito boa, sim. Mas, a Katniss não conseguiu me conquistar de maneira nenhuma. E claro sou team Peeta pq ele é um fofo! *-*

Beijos

Amigas entre livros

Camila Costa - 22, novembro 2011 às (00:33)

Oi Aione!
Poxa pretendo ler Jogos Vorazes muuuuito em breve me sinto tipo a unica pessoa na terra que nunca leu sabe? kkk o trailer está incrivel, fala sério eu me arrepiei só de ver! Imagino como deve ser pro pessoal que leu (e amou) o livro
Beijão!

Angel - 22, novembro 2011 às (01:20)

Realmente todos então se apaixonado por essa série menos eu..Começei a ler mais eu não gostei então abandonei no começo do livro mesmo.
Mais como eu vir o trailer e adorei eu vou tenta ler ele dinovo. =D

Beiijo

Carolina Mello - 22, novembro 2011 às (01:56)

Oi, Aione!
Eu SOU LOUCA POR ESSA SÉRIE. Eu li mais rápido o primeiro livro do que o segundo. Mas acho que prefiro Em Chamas, por ter mais suspense, por eu não saber o que esperar de nenhum personagem e pelas surpresas que tivemos ao longo do livro. Suzanne é maravilhosa! Não vejo a hora de ler A Esperança *-*

Beijos, Carol.

http://www.perdidanaestante.blogspot.com

Vanessa - 22, novembro 2011 às (12:46)

A minha curiosidade aumenta cada vez mais em relação a esta trilogia, eu tenho os três em casa, mas por incrível que pareça ainda não li nenhum…

Vanessa

Andressa Tomaz - 22, novembro 2011 às (12:46)

Oi Aione!
Infelizmente não pude ler a resenha, não gosto de spoilers e não li o primeiro livro ainda. Mas não tenho dúvidas de que ela está ótima!
Uma pena que você aparentemente gostou mais do primeiro, mas ainda quero muito ler, falam que é ótimo!

Beijos!

Beatriz Gosmin - 22, novembro 2011 às (15:24)

Gostei da resenha, pretendo ler Em chamas brevemente.

A autora sabe mesmo descrever e nos passar emoções, mas eu, no primeiro livro pelo menos, gostei mais do Gale. 😀

Estou ansiosa para o filme, espero que não me decepcionem. xD

Beijos
Bia | Blog Livros e Atitudes

Julia G - 22, novembro 2011 às (15:35)

Mi, como ainda não li Jogos Vorazes, pulei direto para sua opinião ;D E, bom… Só me faz ter ainda mais vontade de ler a série (ô falta de tempo desgraçada). Tenho criado tantas expectativas que tenho medo de me decepcionar, mas não li uma única resenha que não tenha elogiado a série. Estou louca para conhecer essa tão falada escrita de Suzanne Collins!

Beijos

Pabline - 22, novembro 2011 às (16:01)

Concordo com vc, o Em Chamas não nos prende tanto quando o Jogos Vorazes justamente pela ação só começar lá para depois de muita coisa. Mas tbm gostei dele. Amo a descrição dos personagens que a escritora criou. A Katniss se tornou uma das minhas personagens preferidas pelo conjunto tão bem descrito de emoções que ela possui. Com certeza bem construída. Incrivelmente humana.
E como vc, sou team Peeta o/
Pois é, o final deixou aquele gostinho de quero mais né. Tô louca pelo Esperança, e doida tbm para assistir ao filme. Espero que ele faça jus a essa ótima serie.
BJ!

-Amigas Entre Livros-

Érica Lopes - 22, novembro 2011 às (16:23)

Oi Mi!
Ainda não li o livro, então nem li sua resenha, o que é uma pena, pois, suas resenhas são sempres ótimas!

Assistir o trailer, o filme é incrivel, quero muito vê-lo!

Beijokas

Alinne - 22, novembro 2011 às (17:37)

Não vejo uma pessoa que não tenha lido e amado essa série,por isso tenho muita curiosidade de começar a ler Jogos Vorazes ainda mais depois que assisti ao trailer do filme!
Parabéns pela resenha Mi
Ah e obrigado por tirar a minha dúvida…me ajudou muito! Agora já sei fazer e era uma coisa tão fácil…Paguei mico rs. Se precisar de minha ajuda para algo esteja a vontade para pedir viu? ;D
Beijos.
Books e Desenhos

Ana Ferreira - 22, novembro 2011 às (18:15)

Mii,

Não li a resenha pelo mesmo motivo dos outros que também não o fizeram, mas confesso que não resisti ao impulso de assistir ao trailer, mesmo tendo a convicção de que leria os livros antes de assistir ao filme ou de conferir algumas cenas.

Agora, sinceramente falando, fiquei extremamente empolgada, até mais que antes, com tantas resenhas positivíssimas a respeito da série. Quero “Jogos Vorazes”, ahhhhhhhhh >_<

Beijinhos,
Ana – Na Parede do Quarto

Lari - 22, novembro 2011 às (18:21)

Oi Mi.
Ainda não li Jogos Vorazes, por isso não li sua resenha.
mas morro de vontade de ler a série, principalmente agora que vi uns clipes novos do filme.
hahaha

beijão

Eduarda Menezes - 22, novembro 2011 às (18:53)

Mii, resolvi não ler NADA do post, com medo de estragar qualquer surpresa desse livro maravilhoso que tantos falam bem e tenho certeza de que irei amar. Já me dei muito mal lendo resenhas de segundo livro de série, mesmo com o autor da resenha dizendo que não estaria fornecendo nenhum spoiler. Da última vez que fiz isso (recentemente, inclusive) li um spoiler ENORME, que não foi deixado explícito, mas foi deixado super implícito no texto, apenas com outras palavras, e como não poderia deixar de ser, perdi um pouco a vontade em ler o livro =/

Tenho certeza de que os dois são muito bons, e após ler Jogos Vorazes, volto aqui para ler a sua resenha o/

Beeijos!

Niii - 22, novembro 2011 às (19:21)

Amoooo essa série!Não vejo a hora de ver o filme e olha que nem curto adaptação!
tô imaginando o que vai achar do último =0
haha

bj

Milena - 22, novembro 2011 às (19:36)

Mi, não li a resenha por medo mesmo de spoilers.. Vou demorar para ler Jogos Vorazes, mesmo tendo ele aqui (oh, vida cruel!) então quando eu ler, eu leio! Prometo! *-*
Quanto ao trailer, eu adorei! Parece que vai ser um bom filme, mesmo que não seja uma boa adaptação (como não li, não sei né, kk)

Beijos!

Lucas Martins - 22, novembro 2011 às (23:16)

Ahh, Mi! É a mesma situação daquela vez… o Submarino não me entregou – e nem vai- e vai demorar para eu comprá-los, porque a Rocco salga demais no preço dos livros.
Eu pulei a resenha para não pegar spoiler, Mi. Então assim que eu ler, eu volto e comento direitinho, tá? É que eu tenho pavor de spoiler! Rrsrs
Bjão!

Vanessa Tourinho - 23, novembro 2011 às (00:55)

Mi, por que você fez isso comigo? Eu já estava ansiosa por ler Em Chamas, que ainda não tenho, agora fiquei mais ansiosa. 🙁
Esse trailer é tão maravilhoso. Já viu umas cinco vezes e não enjoo, continuo me arrepiando e me emocionando com ele.

Bjs.
ParaísoEmPapel

Entre Fatos & Livros - 23, novembro 2011 às (17:07)

Eu ainda não li JM. Sou doida para ler, doida mesmo! Pretendo comprar, mas estou esperando encontrá-lo em uma boa promoção. Como estou cheia de livros para ler, posso esperar, mesmo morrendo de ansiedade.

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Rafael Fernandes Henrique dos Santos - 25, novembro 2011 às (11:13)

Amei a resenha querida, não vejo a hora de poder ler, se eu soubesse que era tão bom assim, já teria lido seguido do livro 1 da série…

leiturasvivas.com

Cíntia Mara - 25, novembro 2011 às (23:44)

Li Jogos Vorazes semana passada e estou louca pra ler Em Chamas logo, mas ainda nem tenho o livro. Já vi vários spoilers, esse é o problema quando a série faz muito sucesso. Mesmo assim, acho que ainda terei algumas surpresas.

Sua resenha ficou ótima! Daquelas que despertam a curiosidade, mas sem revelar demais.

Bjs

Naty - 26, novembro 2011 às (22:30)

Yeah! Eu também prefiro Jogos Vorazes, concordo quando diz que nesse livro a adrelanila demorou para chegar, mas nem por isso o livro deixa a desejar. É simplesmente perfeito! O fato de a autora conseguir fazer com que nos sentimos tudo junto da personagem é o que mais me cativa nesse livro, em A esperança isso é ainda mais intenso e me fez perceber a brilhante autora que Suzanne é.

Adorei a sua resenha, e ficarei no aguardo da sua resenha do próximo livro (:

Bj;*
Naty.

Aline Rodrigues - 27, maio 2013 às (15:53)

Oi Aione, vc é 1ª pessoa que eu encontro que gostou mais do 1º livro (Jogos Vorazes) do que o 2º (Em chamas)

Eu amo a série + esse sem duvida é meu preferido =)

Crislane Barbosa - 23, dezembro 2013 às (14:00)

Mi diferente de você eu Amei mais “Em chamas”! Muito mais ação, mais movimentado e personagens mais presentes. Em algumas cenas eu chorei. :'(
Fiquei com o filme na cabeça até poder finalmente assisti-lo.

Beijos!

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício