[Livros Na Telona] Um Dia - David Nicholls | Minha Vida Literária
14

dez
2011

[Livros Na Telona] Um Dia – David Nicholls

Livros Na Telona é uma coluna na qual analiso filmes que foram baseados em livros!

 

Sobre o Livro

Título: Um Dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 410
Ano de Publicação: 2011
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Falar sobre esse livro é extremamente difícil pra mim, porque minha carga emocional sobre ele é imensa.
De qualquer forma, procurarei ser mais sucinta, uma vez já resenhei o livro aqui.
“Um Dia” foi um dos melhores livros que já li na minha vida e é um dos meus livros favoritos, sem dúvida alguma. David Nicholls foi genial em escrever um livro cujos capítulos representam apenas um dia do ano sem que a história perdesse o fluxo. Acredito que esse seja o diferencial de sua obra e o que a torna única. Além disso, a escrita do autor é impecável, sabe como prender a atenção do leitor sem que sua narrativa seja óbvia, está longe de ser romantizada e tem um humor sutil.
A história em si, ainda que não seja romantizada pela narrativa, é incrivelmente romântica e real, tudo ao mesmo tempo. Enquanto lia, não podia deixar de ver o quão reais são os rumos tomados no enredo, tal como acontece na vida. Uma mínima ação tem forças para modificar todo um futuro, uma escolha pode nos levar por rumos completamente diferentes do que planejávamos. Chegou em determinado instante da leitura que parei para pensar em tudo que já havia acontecido e não sabia mais o momento que fora crucial para que as coisas estivessem daquela forma, para conseguir modificá-las uma volta no tempo deveria acontecer e mudar praticamente todo o passado. Quem nunca se sentiu assim na vida, de parar e pensar “Como eu cheguei aqui?”.
As personagens passam por diversos altos e baixos e aprendem da maneira que só o tempo é capaz de ensinar. São opostas e se completam perfeitamente. São apaixonantes.
Acho que não há muito mais que eu possa comentar sem me tornar repetitiva. Então quem quiser ler mais detalhes, é só ler a resenha.

 

Sobre o Filme
 
 
Começo afirmando: se todo autor do livro fosse o roteirista da respectiva adaptação, como é o caso nesse filme, ou ao menos trabalhasse ao lado do roteirista, o mundo dos filmes baseados em livros seria mais belo e eu me sentiria mais feliz.
Já disse em outros posts que sei muito bem ser praticamente impossível fazer um filme completamente fiel ao livro por uma série de diferentes questões, que muitas vezes é inviável seguir à risca a história, além de que uma adaptação não é uma cópia, como o próprio nome diz. Porém, como também já havia dito, explicar isso para o coração de leitor apaixonado pelo livro e que espera encontrar nas telas o que encontrou nas páginas do livro é muito difícil.
“Um Dia” foi o segundo filme que mais esperei nesse ano (o primeiro foi a parte final de Harry Potter e as Relíquias da Morte) e arrisco a dizer que foi a melhor adaptação literária que assisti em 2011. Ainda que algumas mudanças tenham sido apresentadas, bem como partes do livro excluídas, outras tantas cenas são perfeitas, exatamente como as imaginei no livro.
A escolha de personagens não poderia ter sido outra. Como havia imaginado, a Anne Hathaway ficou perfeita como Emma Morley e Jim Sturgess deu um charme todo especial a Dexter Mayhew, ainda que eu tivesse imaginado o protagonista quase loiro (mas acho que fui influenciada pelo Dexter da série). A única personagem que fugiu completamente ao que havia imaginado foi Suki, a companheira do programa televisivo de Dex. Para mim, a personagem era asiática e pequena, como a atriz que interpretou a Sunshine em Glee (clique aqui para ver a imagem). Entretanto, a atriz que a interpreta é alta e loira. Não sei se fui eu que viajei completamente na leitura, mas me surpreendi ao ver a personagem nas telas. De resto, foi como ver na tela as pessoas que havia imaginado em minha mente. Não só as personagens corresponderam, em sua maioria, ao que eu havia imaginado como algumas cenas são exatas ao que é descrito no livro, desde as falas até detalhes como as cores de algumas roupas.
E o ponto que mais havia me deixado instigada para saber como seria adaptado: a passagem dos anos. Alguns mal são retratados, inclusive alguns capítulos do livro nem ao menos existem por uma questão de tempo, enquanto outros são mais abordados, mas amei a maneira de como tudo foi adaptado. Não há buracos na história, a essência do livro não foi perdida e o filme é tão real quanto o livro. O que achei interessantíssimo foi ver as diferentes aparências dos atores, principalmente de Anne, uma vez que 20 anos se passam durante todo o filme.
Há uma cena em especial que me chocou muito mais do que quando acontece no livro, pelo fato de podermos visualizar o que é mais sutilmente descrito nas páginas. Nas telas não há como ser sútil, ao menos nessa história, pois a intenção é exatamente a de chocar. Ao mesmo tempo, outras foram modificadas para aumentar a carga romântica do filme e, ainda que sejam diferentes do livro, ficaram lindas no filme.
Em resumo, eu amei o filme e escrever sobre ele já me enche de vontade de assisti-lo novamente, bem como de ler o livro. Altamente recomendados!
Confira o Trailer do Filme




Deixe o seu comentário

40 Respostas para "[Livros Na Telona] Um Dia – David Nicholls"

Lygia Netto - 14, dezembro 2011 às (20:37)

Tá aí um livro que eu super comprei pq estava empolgada mas ainda não li.
Todos dizem que choram LITROS e tenho que me preparar psicologicamente para tal, haha! XD

Seu comentário sobre a fidelidade do filme em relação ao livro me deixou mega empolgada para ir ao cinema. (assim que me livrar desse gesso inconveniente, rs).

Beijos
Lygia
Brincando com Livros

Responder

Geovanna Ferreira - 14, dezembro 2011 às (20:38)

Ahh aquela cena, será q vou ficar mais chocada do que fiquei quando li o livro?? É esperar pra ver! Nossa, assim você só me deixa com mais vontade de conferir a adaptação. Acho que no fundo, filme baseado em livro nem tem que ser totalmente fiel á obra original, afinal, o que pode dar certo nas páginas pode não funcionar nas telonas! Pra mim mantendo o clima, a essência mágica que foi o que me cativou em Um dia é o que importa!

Responder

Mariana Ribeiro - 14, dezembro 2011 às (20:46)

Olá, Mi!!
Menina, sua ênfase pela história foi tão grande neste post que nem sei ainda como não consegui ainda comprar este livro! Estou louca para ler Um Dia, pareço a última das mortais que ainda não acompanhou a história. Preciso ler antes de ver a adaptação para os cinemas e espero me emocionar tanto quanto agora ao ler seu depoimento a respeito de ambos.
Nossa, preciso começar 2012 adquirindo este livro que é considerado o melhor livro publicado até então. Ótimas reflexões, como sempre!
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Responder

May L. - 14, dezembro 2011 às (21:07)

Ainda não vi o filme nem li o livro.
Poxa, o filme nem ficou em cartaz no cinema aqui da minha cidade, o jeito vai ser esperar o DVD ou assistir online.
Beijão -glowofthemoonlight-

Responder

Marcelo Lima - 14, dezembro 2011 às (22:24)

O que eu posso dizer? Achei o filme quanto o livro chatinhos. Acho que falta algo que eu não consigo explicar…Seu texto está maravilhoso Mi “)

Responder

Vanessa - 14, dezembro 2011 às (22:29)

Oi Aione, pois é, tenho o livro mas ainda não criei vergonha na cara para ler, acho que acabarei olhando o filme primeiro, mas não deixarei de ler o livro, mesmo que demore.

Vanessa – Balaio

Responder

Jovens Leitoras - 14, dezembro 2011 às (22:41)

Esse livro deve ser extremamente maravilhoso pelo que falam dele e eu morro de vontade de ler! Quero ler antes de assistir, mas acho que não vai dar HUAHA.
Adorei o post.

Beijos, Bárbara.

Responder

Milena - 14, dezembro 2011 às (22:55)

Oi, Mi! Eu ainda não li esse livro e nem assisti ao filme, mas todas as pessoas que leram esse livro, amaram! Ou seja: olá, ansiedade. Porém, quanto ao filme, já ouvi críticas positivas e negativas. Acredito que com o filme, a relação está entre amor e ódio para quem já leu o livro.

Espero assistir Um Dia assim que possível!
Beijos!

Responder

Salomé Fernandes - 14, dezembro 2011 às (23:01)

Estou muito louca para assistir o filme, estou esperançosa. Você gostou, acho que também vou gostar. O livro é ótimo, e um filme interpretado pela Anne sem palavras. rs

beijos;*

Responder

Angélica Pinheiro Pereira - 14, dezembro 2011 às (23:16)

Olá.

Passando pra conheçer/visitar seu blog! Adorei ele e já estou seguindo ele, se gostar siga o meu também, adoraria ter-te como seguidor!

Caso se interesse em parceria entre nossos blogs, leia as políticas do blog, vai ser um prazer receber você como parceiro!

Beijinhos
@AngelKiller_
Blog Anime Daiki
http://anime-daiki.blogspot.com/

Responder

Artur - 15, dezembro 2011 às (00:34)

Morro de medo de ver o filme de algum livro do qual eu gostei muito. Nesse caso eu não li nem vi o filme… por qual eu começo?

Responder

Jessica Asato - 15, dezembro 2011 às (01:03)

Huhuhuh estou louca pra assistir esse filme! Acabei deixando pra depois, depois e pluft, saiu de cartaz aqui, acredita??? 😡
Tenho certeza que vou chorar horrores nesse filme!!! Adorei sua “crítica” sobre o filme flor!! Me deixou mais curiosa!!!

Beijinhos, saudades!
=*

Responder

Danzinha - 15, dezembro 2011 às (01:36)

Ahhhhhh!!! Todo mundo fala tão bem do filme e do livro que me sinto mal por não ter nem assistido e nem lido. 🙁 Quero fazer logo. Quero chorar, amar etc com esse livro *-*

Beijos

Amigas entre Livros

Responder

Renata G. de Souza - 15, dezembro 2011 às (04:26)

Que lindo o post Aione *–*
Esse é um dos livros que eu mais quero ler! O filme também claro =D
Adoro os atores, tenho certeza que vou amar ^^
Adorei como você falou sobre as diferenças do livro / filme, me deu mais vontade de assistir =3

Sobre o que você comentou lá no blog… =O Eu também achei que era um comercial de frango frito, mas pesquisei e só aparece que é do Serenata de Amor ^^ só não sei se passou aqui no Brasil! E é lindo mesmo né?
Bjus =*

Responder

Amanda Cristina - 15, dezembro 2011 às (11:39)

Depois desse post fiquei super curiosa para ler o livro e assistir ao filme… Parecem ser realmente muito bonitos! Não sabia que a história se passava num dia só, nem que o autor tinha dirigido o filme, mas acho isso bem legal e acho que por isso vou assisti-lo o mais rápido possível! (:
E sobre se enganar com a aparência dos personagens: direto eu faço isso, rs
Sempre acabo imaginando-o de uma forma e quando vou ver o filme ele é totalmente diferente! 😛

Beijinhos, Amanda Cristina.
http://www.primeiro-livro.com

Responder

PamFardin - 15, dezembro 2011 às (11:50)

LIndo, lindo, lindo *—* Vou ver esse filme e ler esse livro, preciso tipo, para agora (: Adorei a resenha, adorei tudo, deve ser fofíssimo ^^

Beijos
aritmeticadasletras.blogspot.com

Responder

Gabriela Silva - 15, dezembro 2011 às (12:19)

Eu simplesmente amei esse post porque eu estou louca pra ler esse livro (vou ganhar de natal) e também estou muito ansiosa pra ver o filme! Nossa seu post ficou lindo demais parabéns! *-*
Mil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com

Responder

✿ Nessinha✿ - 15, dezembro 2011 às (12:24)

Oi Mi!
Eu comprei este livro na feira do livro aqui em POA, com a capa nova e ele m espera na estante´para ser lido. Quero muito ver o filme, mas vou primeiro ler!
Você fala com tanta emoção do livro que me animou e estou com vontade de começar a ler o livro agora!!
Adorei seu post!!
Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

Responder

Sora Seishin - 15, dezembro 2011 às (12:29)

Oi Aione!
Eu ainda não li o livro nem vi o filme, mas gostei de saber que o filme foi bem adaptado. Quero muito assistir!
Beijos,
Sora – Meu Jardim de Livros

Responder

Érica Lopes - 15, dezembro 2011 às (12:51)

Mimi, sinto que quando assisti o filme, eu vou chorar, manteiga derretida como sou rs
Acho que já disse em outros posts seus, mas vale a pena repeti: ESTOU LOUCA PRA VER ESSE FILME!!!

Mal posso esperar!!!

Beijokas

Responder

Thamires R. - 15, dezembro 2011 às (13:10)

Ahh eu tenho muuita vontade de ler o livro!! Pelo que você disse Mi, eu não sabia que o livro era dividido em capítulos que só contavam um dia do ano, achei isso genial!
O filme por outro lado eu TENHO que assistir, me encantei com o trailer e espero que me encante com o filme também.
Beijos.

Responder

Lendo e Comentando - 15, dezembro 2011 às (14:48)

Oi Aione!

Também AMEI o livro e o filme! Não cheguei a chorar lendo o livro, mas desabei quando vi o filme. Amei os atores, a química entre eles era muito boa! Só de ler o seu post também me deu vontade de sair correndo pra assistir de novo! rs. “Um Dia” é muito amor! Todos precisar ler e assistir! ♥

Beijocas,
Amanda
^_^

Responder

Nathália Risso - 15, dezembro 2011 às (15:23)

Oi Aione!
Nossa, eu PRECISO URGENTEMENTE ler esse livro! Quero assistir ao filme também, mas preciso ler antes 😀
A história deve ser belíssima, por todas as resenhas e comentários que li!
Seu post ficou maravilhoso!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo – Conheça: Suburgatory. Passa lá!
Beijos, Nathi
@bookswonderland
Books in Wonderland

Responder

Pabline - 15, dezembro 2011 às (15:41)

Eu já era louca para ler esse livro e assistir ao filme, mas depois desse texto, vou com certeza subir o livro na minha lista. Que história fantástica *.*
Amo a Anne Hathaway, a considero uma atriz talentosíssima, então já vou amar esse aspecto. Fico tão feliz quando um filme consegue ser tão filme ao livro, portanto vou me segurar para ler primeiro e só depois assistir ao filme :p
Ótimo post. Tô ainda mais curiosa 😀
BJ!

-Amigas Entre Livros-

Responder

Esmalte de Morango - 15, dezembro 2011 às (16:13)

Mi, seu texto me fez ficar mais curiosa do que já estava para ler esse livro.
Pelo que li ele parece ser super emocionante (o que já me cativa) e já que o enredo é tão maravilhoso devo comprar o livro o quanto antes!
É difícil ver filmes que são a cópia do livro. Achei muito legal o autor do livro ser roteirista do filme. *-*

Beijão
http://manialiteraria.blogspot.com/

Responder

MilaPlanzo - 15, dezembro 2011 às (16:27)

Ja faz tempo que o filme saiu nos cinemas? to louca pra assistir e ler o livro. =)

Responder

Evellyn - 15, dezembro 2011 às (16:37)

Exatamente Aione!
Se o autor sempre participasse ao lado do roteirista, os filmes seriam sempre mais fieis!
Esse tb era um dos filmes que mais ansiei para assistir (ao lado de Amanhecer! rs) e concordo com o que vc falou no inicio… Quando li o livro, ja tinha visto o trailer e lembro de ter achado tão ‘é isso mesmo’…

E menina.. meu Dex tb tinha uma expressão mais Dexter da-serie-Dexter (tipo, o rosto mais quadrado e tal…) rs

Agora não lembro como imaginei Suki.. Não lembro se no livro diz como ela é mas acho que dizia que ela era loira sim..

Eu amei a caracterização e achei a atriz mãe do Dexter mt perfeita!

Aquela cena chocante.. juro que quando chegou nela eu falei – vai acontecer ali.. mas quando aconteceu mesmo fiquei meio chocada pq foi bem assim BUM! rs Ai eu chorei no filme e no livro foi uma coisa mais revolts.. tipo gritei, reclamei e coltei pra reler! rs

beijos
Hey Evellyn!

Responder

Julia G - 15, dezembro 2011 às (16:50)

Ai Mi, eu ainda não li o livro, mas depois dessa descrição toda emocionada me deu vontade de correr e ler! E agora, mais do que antes, decobri que só quero assistir o filme depois que ler o livro.
As imagens são lindas, o filme deve ser de morrer!

Beijos

Responder

Vanessa Vieira - 15, dezembro 2011 às (17:01)

Parabéns pela dica Aione! Estou ansiosa para assistir Um Dia! Beijos!

Responder

Mari ♥ - 15, dezembro 2011 às (17:30)

Ah já tinha lido a resenha do livro e logo me apaixonei, ainda não assistir o filme mais também chamou muita atenção.
Agora não vejo a hora de poder assistir o filme e ler o livro .

Beijo
http://marifriend.blogspot.com/
@Storieandadvic

Responder

Alinne - 15, dezembro 2011 às (19:46)

Ah quero tanto ler o livro quanto assistir à esse filme. Mas espero não me emocionar pois detesto ficar chorando.Rs
Ambos devem ser lindos!
Mi te indiquei para um selinho, espero que goste.
Bjus.

Books e Desenhos

Responder

Raquel Machado - 15, dezembro 2011 às (22:28)

Oi flor,
Ahhh to com o livro aqui em casa para ler e quero ver se consigo ler antes de ver o filme se bem que as coisas aqui pela cidade andam estranhas porque ja estamos na metade de dezembro e nem o qual seu numero? estreou ainda…affs…enfim…vamos ver se consigo ver e assistir espero tudo isso do livro e do filme que tu disse mesmo e espero me apaixonar por ele também…adoro esses atores e isso já e um ponto positivo também ne…rsrs
Bjksss
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Responder

Lucas Martins - 16, dezembro 2011 às (00:20)

Mi, não sei o que dizer. Não li o livro, e me torturo diariamente por isso, e não assisti ao filme. Estou simplesmente arrasado. Sério. Tenho que comprar o livro de uma vez, só vou assistir ao filme depois de ler.
Me impressionei com a intensidade que você passou. Fiquei mais curioso (e triste), por ainda não ter lido esta obra genial que é Um Dia.
Bjão, Mi.

Responder

Michelle' - 16, dezembro 2011 às (02:42)

Eu confesso que nunca tive vontade de ler o livro e por mais que todos digam ser muito bom, não consigo me animar!
Mas o filme eu tenho vontade de ver, parece ser bem legal mesmo, pelo jeito que você descreveu, é bom quando a gente gosta muito de um livro e ele é bem adaptado!
Beijinhos
Michelle, Minha Bagunça

Responder

Ni - 16, dezembro 2011 às (13:21)

Sou outra que também não leu o livro e não tem vontade de lê-lo. Acho que é porque minha amiga, que tem 1 gosto literário parecido com o meu, falou que o livro não foi tudo o que ela esperava… Não sei. O filme, acho que vou esperar sair em DVD ou bater vontade de ir ao cinema (aliás, o filme NÃO ESTREOU AQUI AINDA!…) Mas que bom que você gostou – da um alívio ver que o filme baseado em um livro que a gente gosta ficou bom, né? HAHAHAHA

Beijo Mi!

Responder

Eduarda Menezes - 20, dezembro 2011 às (04:16)

MI,

Acho que vou demorar séculos para ter condições de escrever uma resenha à altura desse livro pois é simplesmente INCRÍVEL! É tão difícil falar e até mesmo comentar de algo que a gente gostou tanto que a vontade que dá é de virar e dizer apenas: PERFEITO, e pronto! Pois não há palavra que melhor o defina, esse livro é perfeito! Sinto como se o Dexter e a Emma realmente existissem, é ago tão surreal e mágico ao mesmo tempo! Só de lembrar já fico toda chorosa e emocionada e só me imagino no cinema, hora rindo, hora chorando litros! Estou oficialmente revoltada porque na minha cidade ainda não estreou esse filme, sério! Para mim ele é sem dúvida alguma, o mais esperado de todos, até mais do que Harry Potter. Estou roendo as unhas para ver como ficou, e tenho uma clara impressão de que irei adorar!
Já fiquei até nervosa quando você falou na cena que chocou muito mais no filme do que no livro, imagino até qual é!
Também concordo plenamente que os atores estão perfeitos no papel – minha opinião é um tanto quanto parcial pois eu já sabia que eles iriam interpreta-los mesmo antes de ler o livro – mas mesmo assim! Tenho a impressão de que nenhum outro seria tão perfeito para o papel quanto esses dois!

Ah e eu imaginava a Suki loira e alta, então acho que não vou me surpreender! rs

Beijão!!

Responder

Eduarda Menezes - 20, dezembro 2011 às (04:20)

Ok, tô morrendo de chorar apenas com o trailer ¬¬

Responder

Rafael Fernandes Henrique dos Santos - 20, dezembro 2011 às (21:11)

esse filme deve ser lindo Mih acho que iria me emocionar terei que levar lencinho ~~

Responder

Tahis - 12, fevereiro 2013 às (12:47)

Oi Mi!
Eu confesso que esse livro não me emocionou muuito, acho que não era o momento de eu lê-lo, as vezes penso assim! Mas, o filme me prendeu de uma maneira Mi, que nem sei explicar! Chorei vendo esse filme lindo e realmente choca bastante algumas cenas, no livro eu não conseguia visualizar direito as cenas achava meio confuso e tal, mas o filme me ajudou bastante! Os personagens são ótimos, a Anne Harthaway sempre arrasando em seus papeis, a mudança no seu visual foi muito bem feita, e o Dexter cada ano que passava mais lindo ficava, sem dúvida, ótimo filme, ótimos personagens!!

Beijão
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

Responder

Evelyn! - 21, maio 2013 às (14:32)

Comprei esse livro no final do ano passado e ainda não consegui ler. Vou começar hoje.
Só pela sinopse, imaginei que ia adorar!
Tive que parar de ler o seu post, porque já tava contando o que eu ainda não quero saber. hahaha
Assim que terminar a leitura, vou assistir ao filme!

Beijos. ^^
http://pensamentos-em-in-stantes.blogspot.com.br/

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por

Blogs Brasil