[Livros Na Telona] Anjos e Demônios - Dan Brown - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
18

jan
2012

[Livros Na Telona] Anjos e Demônios – Dan Brown

Sobre o Livro

Título: Anjos e Demônios
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Número de Páginas: 461
Ano de Publicação: 2004
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

A primeira aventura de Robert Langdon e um dos meus livros favoritos.
Aqui, a história gira ao redor da escolha de um novo Papa, no Vaticano. Porém, o sequestro dos quatro cardeais favoritos ao cargo causa desespero geral e acaba por envolver o professor Robert Langdon nas investigações, devido à estranha ligação do caso com os Illuminati, uma sociedade secreta surgida durante o período do Iluminismo. Paralelamente, a morte de um cientista e o roubo de seu objeto de estudo tornam tudo ainda mais complexo e perigoso.
A narrativa de Dan Brown segue o mesmo estilo de seus outros livros: é rápida, detalhista, carregada de mistério e, ainda, traz conteúdo científico à história. Também, os capítulos são curtos, o que dá ainda mais velocidade à leitura.
Como em suas outras obras, Anjos e Demônios está repleto de informações históricas e sobre a arte, o que torna a leitura ainda mais interessante.
Nesse livro, em particular, o autor criou uma questão tão polêmica e tão reflexiva que fiquei dias pensando sobre ela. Sabe um livro que mexe a fundo com suas reflexões? Que te marca e te instiga a pensar? Anjos e Demônios é um desses exemplos. Ainda, Dan Brown tem a habilidade de mesclar fatos reais com a ficção, o que nos faz pensar, ainda mais, sobre em que ponto a verdade se transforma em imaginação.
Uma crítica que faço aos livros de Dan Brown, de uma maneira geral, é que ele segue o mesmo estilo de história e escrita por todos os seus livros. Assim, após ler alguns, você acaba conhecendo seus truques e desvenda os mistérios antes de eles serem revelados. Esse, porém, ainda que eu o tenha lido após a leitura de O Código Da Vinci, Fortaleza Digital e Ponto de Impacto, conseguiu me surpreender. Dentre seus livros, o que menos gostei foi O Símbolo Perdido, exatamente por já ter descoberto os segredos. Mas, mesmo que a história se torne previsível, recomendo todos os livros do autor pela riqueza de informações neles contidas e, também, pelas reflexões sempre válidas que as histórias instigam.
Àqueles que ainda não leram nenhum dos livros: indico a leitura de Anjos e Demônios antes de O Código Da Vinci e, por último, O Símbolo Perdido. Os três livros são protagonizados por Robert Langdon e, ainda que não sejam uma série e possam serem lidos separadamente, contêm pequenas informações de seus antecessores, então essa é uma maneira de evitar alguns poucos spoilers e facilitar as citações que o autor faz durante a narrativa.
Sobre o Filme
Quando vi que o filme estrearia no cinema (séculos atrás), corri para ler o livro, o que eu ainda não havia feito. Assim, quando assisti, havia concluído a leitura dias antes e a história estava fresquíssima em minha mente. Talvez tenha sido um erro.
Acho que essa foi a adaptação que mais me decepcionou dentre todas. Conforme eu ia assistindo ao filme, eu ia repetindo a frase “Isso não é assim” por diversas vezes. Muitos fatos foram modificados, inclusive a própria história. Considerando o quanto eu adorei o livro, essas mudanças foram quase um crime, para mim.
Porém, dois pontos muito importante devem ser considerados.
O primeiro é que o livro realmente é polêmico. Caso fosse adaptado perfeitamente, tenho certeza que arranjaria problemas com a Igreja Católica.
Segundo, eu me decepcionei porque queria ver aquilo que li nas telas, o que já sabemos não ser sempre possível. Já disse inúmeras vezes que há mudanças que me agradam, como um todo, e outras que me irritam profundamente. Nesse caso, me irritei porque achei que a história perdeu muito com as alterações feitas. O livro é inúmeras vezes melhor do que o filme.
É um pouco difícil falar sobre o filme sem compará-lo ao livro porque eu o li para ver o filme. Os dois são muito conectados para mim. Porém, acredito que teria gostado caso não tivesse lido o livro. A história em si é boa, há suspense, o Tom Hanks é perfeito no papel de Langdon (isso acho desde O Código Da Vinci) e as cenas foram muito bem feitas. No geral, é um bom filme. Apenas não é uma boa adaptação.
Aos que já assistiram, mas não leram, recomendo a leitura, é infinitamente mais rica e mais completa do que o filme. Aliás, o motivo real para que tudo tenha acontecido na história foi alterado no filme, exatamente pela polêmica que provavelmente seria criada com a Igreja Católica se fosse mantido.
Aos que ainda não leram e nem assistiram, fica ao critério de cada um qual prefere fazer primeiro, ler ou assistir. Eu sempre prefiro ler primeiro, porque, mesmo que eu me decepcione com o filme, aproveito todas as surpresas ao máximo durante a leitura, o que não acontece quando já se conhece parte da história.
Aos que já leram, e não assistiram, fica o aviso de todas as alterações feitas. Quem sabe, assim, o filme não decepciona como me decepcionou.
Confira o Trailer do Filme

 

Observação: Peço desculpas pelos comentários muito generalizados. Li o livro e assisti ao filme há quase três anos e, como queria falar da adaptação para vocês, não teria como eu reler, nesse momento, para dar mais detalhes. Também não tive tempo para assistir novamente. Mas garanto que o livro é excelente e o filme, ainda que não seja fiel, é bom, desde que não seja comparado ao livro.




Deixe o seu comentário

27 Respostas para "[Livros Na Telona] Anjos e Demônios – Dan Brown"

Entre Fatos & Livros - 18, janeiro 2012 às (20:21)

Jura q se decepcionou tanto?! =O

Eu já li e assisti há mto tempo, mas não fiquei tão decepcionada qto vc. Eu já tinha uma péssima experiência com a adaptação de Código Da Vinci e Anjos e Demônios, na minha opinião, foi muito melhor adaptado.

Tb não acho q foi booooom, mas foi melhor. Eu acho q cheguei a dormir a primeira vez, mas assisti depois na boa.

Agora o livro é infinitamente melhor. Eu recomendo a leitura antes de assistir ao filme pq o suspense das páginas do livro é mto gostoso!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Aione Simões - 18, janeiro 2012 às (20:25)

Nossa, eu preferi Mil vezes O Código Da Vinci, Pri!
Por mais que eles tenham deixado de falar algumas coisas, eles não mudaram tanto, achei que só resumiram mesmo… Já em Anjos e Demônios eles mudaram o rumo da história e vários acontecimentos, ai por isso que não gostei nem um pouco hehe!
Eu concordo com você, eu prefiro ler primeiro também!
Beijão!

Priscilla Duhau - 18, janeiro 2012 às (20:25)

Você acredita se eu te falar que nunca assisti esse filme? Então, e nunca vi justamente por isso. Porque tenho certeza de que irei me decepcionar, assim como foi no filme de O Código Da Vinci. Eu amo demais Anjos e Demônios e tenho certeza de que o filme não iria atender todas as minhas expectativas. E como amo demais Anjos e Demônios prefiro ficar com as cenas perfeitas que criei na minha mente. *-*

Beijão ♥
Priscilla Duhau
Livrificando

gabi - 18, janeiro 2012 às (20:31)

Vergonha de dizer, mas ainda não li o livro nem vi o filme… Quero ver se mudo isso nesse ano, porque sempre tive muita vontade de ler. Eu sempre leio o livro antes de ver o filme, mas já conversei com mais gente que se decepcionou com a adaptação.

Gabi

Jessica Asato - 18, janeiro 2012 às (21:07)

Aaah flor, eu não li o livro. Depois que li “O código da Vinci” e vi o filme, sei lá, Anjos e Demônios seguia a mesma linha, enjoei e nem dei moral. Nesse caso só vi o filme mesmo! E não gostei, achei cansativo, meio der, sei lá! Hehehe, quero ler “O símbolo perdido” porque tenho em casa e esse ano sai o filme!

Beijinhos!

Anna Carolina Schermak Alves - 18, janeiro 2012 às (21:38)

Eu adoro o Dan, gosto disso nos livros dele, como ele coloca os fatos históricos, e os capitulos curtos. Se o livro quer me conquistar é ter capitulos curtos, são tão bons de ler. E Acho que foi isso que me ganhou. Li ele a muito tempo também e é uma boa leitura, mas claro o que gosto mais do filme é que tem trilha sonora. falta isso. o livro também deveria vir com algo que desse pra ouvir a trilha sonora ;D

Raquel Machado - 18, janeiro 2012 às (22:33)

Oi flor,
Eu adoro os livros do Dan Brown e todo o mistério em volta deles…Eu li e assisti ao Codigo e li Fortaleza que para mim foi o melhor mas isso tem um que de pessoal já que trabalho diretamente com informática e o assunto criptografia sempre me chamou atenção. sobre anjos e demonios só vi o filme no cinema também mas ainda não li o livro e fiquei curiosa porque pela sua resenha ele e diferente…hum…acho que vou querer ler…rsrs…estou com o simbolo aqui em casa agora para ler dele…mas a fila ta grande e acho que vou ter que segurar as pontas um pouco…rsrs
Bjksss
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Natalia Dantas - 18, janeiro 2012 às (22:50)

Já li o livro e já assisti o filme,
E gostei dos dois! Õ/
Claaaro que nem sempre o filme é igual ao livro, há algumas semelhanças pelo que eu me lembre, mais não ao ponto para que eu me decepcione.
Mesmo assim.. depois desse post, vou ver se consigo ver esse fime novamente 😛

Beijos ;*
Natalia.
http://www.musicaselivros.blogspot.com/

Lucas Martins - 18, janeiro 2012 às (22:55)

Mi, você não é a primeira a dizer que a adaptação não foi tãão boa quanto o livro.
A Juliana também não gostou muito da adaptação de Anjos e Demônios…
Eu o assisti e, apesar de não ter lido, senti uma ausência de algo, coisa que não aconteceu em O Código daVinci, que eu adoro!
E o pior sou eu, que tenho todos livros do Dan Brown e não li nenhum deles :O rsrsr Sério, shame on me, rsrs
Enfim, bjão, Mi!

Introducing you a book - 19, janeiro 2012 às (00:14)

Nossa Mi, a Dé já comentou sobre um caso parecido que ocorreu com ela nas leituras dos livros de uma autora(acho que é Nora Roberts)… que depois os livros não te surpreende mais… é a mesma linha de raciocínio! :/ deve ser um saco isso!!!
Eu tbm prefiro mil vezez ler antes o livro e depois ver o filme!! Me recuso ver o filme sem ter lido o livro haha! Perde aquela surpresa na narrativa da leitura quando tu já viu o filme…!
A ´Débora tbm gostou bastante do livro Código da Vinci! Ainda pretendo um dia lê-lo…por mais que eu já tenha visto o filme (que eu gostei por sinal)! Mas no meu caso não teria problemas… já que eu vi o filme anos atrás… 😛

Bjs
Ale
Introducing you a Book

Bruno Miranda - 19, janeiro 2012 às (02:21)

Então… eu li o livro! O primeiro (e até então único) que li do autor! Ele é simplesmente demais! A narrativa é MUITO empolgante, esses detalhes históricos riquíssimos só deixam a leitura mais empolgante! Sendo o único que li do autor, não posso dizer se ele se repete ou não… rs Mas ainda não assisti ao filme. Eu adoraria ver tudo que li também, mas né… rs Ainda vou assistir um dia! Beijos!

@minha_estanteMinha Estante

Luana Feres - 19, janeiro 2012 às (02:51)

Mi, não tenho muito o que falar desse post porque não li nenhum dos livros e nem assisti nenhum dos filmes. Quer dizer, não todo, porque passa 1 vez por semana na Warner e tal, huahua. Comprei os dois livros para minha mãe e tenho aqui em casa – logicamente -, mas nunca estive numa fase afim de pega-los. Não sei porque, acho que é melhor eu esperar uma vontade e não desapontar, né?

Beijos

Vanessa - 19, janeiro 2012 às (11:42)

Eu só li O código da Vinci e gostei bastante, assisti ao filme de Anjos e Demônios e fquei com vontade de ler o livro….ele ta sempre em promoção no submarino, talve eu compre agora.

Vanessa – Balaio

Érica Lopes - 19, janeiro 2012 às (13:17)

Vi esse filme faz um tempo tbm.

Tenho uma vaga lembrança dele…
Pelo o que lembro gostei bastante!

Beijos

Gilciany Viana - 19, janeiro 2012 às (14:40)

Eu simplesmente sou vidrada neste filme, achei tão perfeito!
Não cheguei a ler os livros: “O Código Da Vinci” e nem “Anjos e Demônios”, mas acredito sim que os livros devam trazer muito mais detalhes que os filmes. Entretanto sou viciada, tanto que até comprei os dois filmes e nem sei qntas vezes eu já os vi!
Perfeito o seu post Aione…Beijinhos..

Planet Pink - 19, janeiro 2012 às (14:42)

Tenho uma certa implicancia gratuita com o Dan Brown hahaah
assim como tenho com Paulo Coelho e Augusto Cury =x
Mas a temática me interessa, então espero que um dia eu me arrisque a ler o livro e ver o filme =)

Beijocas!
Nati

Vanessa Vieira - 19, janeiro 2012 às (16:40)

Parabéns pela dica Aione! Já li Anjos e Demônios e curti bastante. Assisti ao filme, mas me decepcionei bastante, já que ele não é fiel ao livro. Enfim, o livro é infinitamente melhor! Beijos!

Lis - 19, janeiro 2012 às (16:46)

Oi Mi!!!!
Eu não li nem assisti o filme, o único que li do autor foi O Código da Vinci, mas pelo que fui lendo sobre seus outros trabalhos é meio isso que você falou, ele segue a mesma linha de escrita e por isso me desanimei de ler mais alguma coisa dele, mas quem sabe leio esse e assisto o filme, me interessei muito depois desse post e também faz tanto tempo que li o Código da Vinci 🙂
Adorei o post flor

Beijos
Lis – Batalha Literária

Dud's - 19, janeiro 2012 às (17:52)

adorei o post! Anjos e demonios é um dos meus livros preferidos. Do Dan Brown, pra mim só perde pro Simbolo Perdido. Quanto ao filme, como tu dissestes, é bom se não for comparado ao livro. Achei a mudança do final um absurdo. Se acharam que a original ia ser polêmica demais, não fizessem filme :S
boa semana
;*

✿ Nessa✿ - 19, janeiro 2012 às (18:27)

Oi Mi*
Eu só li Código da Vinci deste autor e nunca mais li nada e nem me desperta curiosidade!
Eu não sabia que tinha o filme de anjos e demonios, agora ate me deu vontade de comprar este livro e ler já que vc indica ele por primeiro!!
Boa dica=)
Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

Amy - 19, janeiro 2012 às (18:33)

eu me decepcionei com a adaptação… gostava mais do que o livro codigo da vinci… o filme me deixou um pouco desinteressada.
beijos flor
lindo como sempre por aqui.
como anda o booktour de marta?

Julia G - 19, janeiro 2012 às (18:34)

Eu li e assisti, e mesmo que tenho lido o livro muito antes de ver o filme, também ficava pensando que não era daquele jeito. Tudo bem que minha decepção não foi tão grande, eu já esperava por algo no estilo.

Beijos

Marcelo Lima - 19, janeiro 2012 às (21:59)

Até me passa pela cabeça ler,mas o filme é daqueles que vejo só uma vez na vida kkkk

Ana Ferreira - 20, janeiro 2012 às (02:33)

Mi,

Não posso dizer muita coisa a respeito. Tenho vergonha de até hoje não ter lido algo do Dan Brown. É meio que um absurdo, mas ok. Sempre quis me introduzir na obra dele através de “Anjos e Demônios”, pois aprecio a polêmica e todo o contexto questionador envolvido. Assisti apenas a pedaços do filme, dos quais, a propósito, não me recordo. Então acho que seguirei suas dicas para conhecer a respeito do autor e de suas tão famosas obras.

Beijos,
Ana – Na Parede do Quarto

Rafaela Lopes - 21, janeiro 2012 às (00:37)

Eu adoro Anjos e Demônios, li ele há uns três anos também, mas o filme é realmente decepcionante em termos de adaptação, é um bom filme, sim, mas pra quem leu o livro é decepção total…

Rafa

Alinne - 21, janeiro 2012 às (15:41)

Nunca tive vontade de assistir a esse filme, muito menos ler o livro, pois não gosto do tema e quando assisti o Código Da Vinci, odiei! Na realidade o filme foi bem cansativo,pois não me despertou curiosidade nenhuma. Mas sei como é chato quando nos decepcionamos com uma adaptação, acredito que o principal motivo disso, é de mudarem de forma drástica a história.
Beijos.

Eduarda Menezes - 22, janeiro 2012 às (21:45)

Mi, eu quera muito ter lido o livro antes de ver o filme como diz com O Código da Vinci mas infelizmente acabei vendo o filme logo, desde então perdi a vontade de ler o livro – o que é uma pena porque depois de tudo que eu ouvi e de tudo que você falou, só fortalece a minha certeza de que o livro é mil vezes melhor do que o filme, e que eu saí perdendo. Muita gente comenta que modificaram muita coisa, para mim particularmente o filme foi bom, mas talvez justamente pelo fato de não ter como comparar!
Realmente o Dan Brown segue alguns padrões mesmo, acho que todo autor no fundo acaba fazendo isso, mas justamente por seguir a gente meio que desvenda tudo depois de algumas lidas rs Aconteceu a mesma coisa comigo com o Fortaleza Digital, o final do livro já estava desvendado desde a metade se não antes.
Pretendo ler O Símbolo Perdido esse ano, vamos ver se acontecerá a mesma coisa!

Beijão!

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício