[Resenha] Castelo de Cartas - Valete - Camila Loricchio - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
20

jan
2012

[Resenha] Castelo de Cartas – Valete – Camila Loricchio

Título: Castelo de Cartas – Valete
Autor: Camila Loricchio
Editora: Publicação Independente
Número de Páginas: 182
Ano de Publicação: 2011
Skoob: Adicione
Compre: Site da Autora

Um incêndio. Uma garotinha retirada da casa em chamas, não se sabe por quem. Beatrice foi encontrada por Jeref sentada na calçada, em frente à casa pegando fogo, quando tinha apenas 5 anos. Ele, sem conseguir deixá-la lá, mas sem ter chances de verificar se mais alguém estava na casa devido ao avanço do incêndio, leva-a consigo e a cria como se fosse sua filha e de sua esposa, Dássia.  Griff, que morava com o casal, é tido como irmão da garota, que cresce sem saber os mistérios envolvendo sua amada família, inclusive sem saber sua verdadeira origem.

Escrito por Camila Loricchio, “Castelo de Cartas – Valete” é o primeiro livro de uma trilogia e, também, primeiro livro publicado da autora. Com uma narrativa fluída, bem estruturada, divertida e madura, somos conectados à história desde o início, ávidos por compreender os mistérios que a envolvem.
Todo o crescimento de Beatrice é narrado, mesmo que alguns anos não sejam descritos. Assim, vemos a menina em sua infância, pré-adolescência e, mais profundamente, em sua adolescência. Esse acompanhamento foi positivo por dois pontos: o primeiro foi a maior conexão com Bea e sua família. Como a acompanhamos desde pequena, é mais fácil de nos apegarmos a ela e compreendermos o laço com sua família, além de visualizarmos em que contexto ela cresceu: como foi educada, a que modos estava acostumada, entre outras características fundamentais ao desenvolvimento da história. O segundo motivo foi puramente pelo entretenimento da história: eu amei as cenas e os diálogos de Bea quando criança. São divertidos e dignos de uma garotinha esperta e curiosa, mas sem deixar de serem de uma criança.
Dentre as personagens, a que mais me agradou foi Griff. Gostei tanto de sua personalidade quanto da maneira com que trata Bea. Além disso, é uma das personagens mais misteriosas do livro e fiquei curiosíssima para saber o que a Camila tem em mente sobre a história dele, somente a ser revelada no segundo volume da série. Além disso, tive a impressão de a autora ter deixado no ar a insinuação de um romance envolvendo essa personagem e torço para que isso se concretize posteriormente.
Minha maior crítica à história diz respeito, paradoxalmente, ao seu suspense. Apesar de ele ter sido grande motivador da minha leitura, foi também o que me decepcionou um pouco. Os mistérios, em sua maioria, não nos foram revelados, tendo sido deixados para as continuações. Porém, como Bea tem conhecimento deles, ainda que nós não saibamos o que ela sabe, terminei o livro sem saber se eu que não havia entendido ou se a autora realmente não havia esclarecido. Ao conversar com ela, ela me explicou que foi sua intenção não revelá-los, deixando-os para o segundo livro. Porém, acho que tantos mistérios acabaram por deixar algumas passagens confusas.
De uma maneira geral, foi uma leitura agradável e que me cativou, além de ter me deixado com vontade de ler a continuação. Quero compreender o suspense e descobrir o que mais Camila está preparando para Bea e sua família. Se você gosta de mistérios e de uma narrativa sutilmente divertida, essa certamente é uma indicação.Sentiu interesse em ler?
Então aproveite, porque a Camila está realizando um Book Tour para os interessados!

Clique na imagem acima para maiores informações ou entre diretamente em contato com ela através do email camiaetria@gmail.com.





Deixe o seu comentário

18 Respostas para "[Resenha] Castelo de Cartas – Valete – Camila Loricchio"

Anna Carolina Schermak Alves - 20, janeiro 2012 às (21:17)

O livro parece interessante.
legal vocÊ ter falado do suspense, também sinto isso em alguns livros que tem continuação. o Autor (a) geralmente deixa tudo pra ser resolvido no próximo e as vezes da a entender que a gente que não compreendeu a história.

http://www.pausaparaumcafe.com.br

Lendo e Comentando - 20, janeiro 2012 às (21:21)

Oi Aione!

Pra começar, adorei a capa desse livro! Adoro livros com capas simples, como essa. Que não revelam praticamente nada sobre a história. Ou se revelam, só vamos saber depois de ler o livro. 😉 Alguns livros de séries/trilogias tem esse “problema” né? De deixar muita coisa pendente para os próximos volumes. Mas tomara que nos próximos eles sejam desvendados de uma forma interessante!

Ah, estou participando de 3 BT’s, por isso não me inscrevo em mais um. Tenho medo de que cheguem na mesma época e eu fique apavorada aqui, sem tempo pra ler! hehehe. Mas valeu muito a dica! 😉

Beijos,
Amanda.
^_^

Lucas Martins - 20, janeiro 2012 às (22:48)

Fiquei bem interessado, Mi, mas está fora de cogitação participar do booktour, até porque já estou participando de outro e ainda tem os futuros livros de resenha, sorteios ganhos, compras e o desafio… Então está complicado pra mim, rsrss
Mas achei muito interessante o livro, mesmo que o suspense seja o ponto que deixa mais a desejar.
Bjão, Mi! 😀

Amanda Cristina - 21, janeiro 2012 às (02:24)

Não conhecia o livro, mas gostei bastante de sua resenha, apesar de não me deixar com aquela vontade louca de lê-lo, entende? :/
O suspense até me agrada, mas isso de ter continuação me deixa meio brava, porque, por muitas vezes não consigo comprar os outros e acabo esquecendo da história por preferir comprar aqueles que começam e terminam num volume só. Mas também acho ruim isso de deixar tudo para os próximos livros, porque o primeiro acaba sendo mais como um prefácio da série/triologia, né? :/

Enfim, gostei bastante da resenha e apesar de não estar com muita vontade de lê-lo, desejo uma SUPER sorte à autora, porque livros nacionais são maravilhosos!!!

Beijinhos, Amanda Cristina.
http://www.primeiro-livro.com

Vanessa - 21, janeiro 2012 às (15:10)

Aioneee, me diga que sinopse é esta, ela simplesmente me conquistou, adoro essa coisa de mistério, preciso ler este livro urgentemente, a capa também é perfeita!

Vanessa – Balaio

Camila Costa - 21, janeiro 2012 às (15:27)

Oi Aione!
Me interessei muitíssimo pela resenha, tanto que já corri e me inscrevi no booktour hahaha depois que eu li o livro O Dia do Curinga eu não posso ver nada relacionado a baralho que eu já fico alucinada, louca para ler!

Beijãao

Alinne - 21, janeiro 2012 às (15:54)

Aione.
Gostei da sua resenha, porém o que me desanimou foi saber que alguns fatos não são esclarecidos;isso deixa o leitor bem ansioso para os próximos livros e como muitas vezes demora muito para a continuação ser publicada, eu acabo ficando desanimada,sabe? Mesmo assim eu daria uma chance para lê-lo.
Beijos.

Naty - 21, janeiro 2012 às (16:56)

Gostei da resenha o livro me chamou atenção e é uma pena que eu não possa participar do book tour agora, já estou participando de outros e tenho livros de parceria para resenha então.. 🙁

Bjbj;*
Naty.

PamFardin - 21, janeiro 2012 às (17:23)

Ei Aione *-*
Gostei da história do livro, mas também me desanimou um pouco por causa dos mistérios que não foram mostrados no final… Livros assim me deixam muito encucada e nervosa…kkk’

Beijos
aritmeticadasletras.blogspot.com

AndreLuizVsa - 21, janeiro 2012 às (18:52)

UAU!
O livro parece ser muito bom!

Andre Luiz
http://www.viajandonoslivros.com

Luana Feres - 21, janeiro 2012 às (20:55)

Mi, eu gostei bastante da sua resenha, apesar de não me interessar muito pelo livro, inicialmente. Mais uma vez, seu ponto de vista me fez ficar curiosa quanto o livro em questão e fiquei feiz pela sua sinceridade ao falar do suspense. As vezes essas coisas acontecem e o autor nem nota que deixou pontas soltas, mas a Camila fez de proposito, né?

Beijos

Mariana FS - 21, janeiro 2012 às (21:35)

Entendo a sua decepção. Eu também não gosto quando um livro apresenta um mistério e depois não o explica, deixando isso para os livros seguintes. Ha pouco tempo li “Dança da Morte” que faz a mesma coisa e me desanimou muito. E como a história não me cativou, não pretendo ler o livro seguinte, ou seja, ficarei sem saber qual é a explicação. Acho muito frustrante chegar ao final de um livro e não encontrar as respostas que procuro. Que bom a trama conquistou você e você pretende ler o próximo.

http://www.alemdacontracapa.blogspot.com

Esmalte de Morango - 21, janeiro 2012 às (22:04)

Oi Mi!
Ainda não tinha lido a sinopse desse livro e ao ler fiquei muito curiosa! Confesso que a capa é algo me me desanima um pouco nesse livro mas enfim, estou curiosa e adorei a sua resenha. rs

Beijos
http://manialiteraria.blogspot.com/

Luana Farias - 23, janeiro 2012 às (20:46)

Nossa que bom que você gostou do livro super legal. É bom quando apesar de ser um livro que passa durante anos a gente saiba várias coisas!!

Bjs

Pah - 24, janeiro 2012 às (15:58)

Oi Mi

O contexto do livro parece ser interessante, e pelo que você disse a Bea deve ser o tipo de personagem que nos envolve, mas pena os mistérios não terem sido, pelo menos em parte, revelados, é ruim como no todo, no final do livro, temos a sensação de que faltou algo, a questão é esperar o próximo e ver como a narrativa se desenvolve.

Beijos gêmea

Pah, Livros & Fuxicos

Eduarda Menezes - 25, janeiro 2012 às (02:51)

Oi Mii!
Adoro mistérios, mas os autores tem que tomar cuidado mesmo com a dosagem as vezes, dependendo de como forem colocados acaba confundindo mais do que entretendo, mas enfim, espero que as respostas venham no próximo livro, pelo menos!
Parece ser interessa, é um livro que eu leria e que chamou a minha atenção! Adorei o romance insinuado e espero que realmente se concretize!
Até queria participar do Booktour, vou pensar se me inscrevo nesse também, porque são tantos que estou interessada que fico com medo de me comprometer com muita gente e não conseguir dar conta!

Beijos!

Planet Pink - 25, janeiro 2012 às (17:29)

Fiquei mt intrigada cm esse livro!
Vou tentar o contato pra ver se consigo entrar no booktour ;D
e fora que adoro essa capa!

Beijocas Mi ;*

Lygia Netto - 26, janeiro 2012 às (02:39)

*__*

E lá vamos nós novamente!!! ADORO ler suas análises…principalmente qnd o livro se trata principalmente dos relacionamentos humanos, pois vc o faz isso mt bem.

Pena que a parte do suspense não te deixou mt satisfeita, mas como vc disse, deve ser o gancho da autora mesmo para as continuações! ;-D

Beijinhos!
Lygia

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício