Coluna da Duhau #23 - Gramática | Minha Vida Literária
04

mar
2012

Coluna da Duhau #23 – Gramática

Oi pessoal, como vocês estão? Espero que estejam todos bem. o/ Então, a coluna dessa semana é sobre um tema que eu adoro demais: Gramática! Decidi trazer aquelas palavrinhas que até conhecemos bem o significado, porém sempre nos bate aquela dúvida quanto à escrita delas. Aquelas palavras que nos pregam uma peça de vez em quando, pois com certeza você já deve ter passado por uma situação em que ficou morrendo de dúvida se tal palavra se escreve com SS ou Ç, por exemplo, não é mesmo? Acontece com todo mundo e é disso que vamos falar hoje e, por isso, não se atenham tanto ao significado das palavras, mas sim à grafia. 
P.S.: Eu adoro estudar português/gramática e procuro sempre estar atualizada quanto às mudanças de nossa Língua e sempre revisar aquilo que já aprendi. Contudo, não sou nenhuma expert e nem estou querendo parecer presunçosa ou algo do tipo. A intenção é mesmo ajudar a todos nós, inclusive eu, que volta e meia esquecemos como se escreve essa ou aquela palavra.
Chega de falação e vamos às palavras:

– Ratificar e Retificar –
  1. Ratificar: Fazer a confirmação ou validação de; Confirmar, Validar. Comprovar o que foi declarado; Reafirmar. 
  2. Retificar:  Eliminar ou reparar erros ou defeitos de; Corrigir, Emendar.  Tornar reto ou direito (o que é curvo, torto etc.); Alinhar. 
– Concerto e Conserto –
  1. Concerto: Obra musical para instrumento(s) solista(s) e orquestra. Audição pública de obras musicais de qualquer gênero, que podem ser executadas por instrumentistas, cantores, orquestras etc.; Recital. 
  2. Conserto:  Ação ou resultado de consertar; Reparo. Anulação ou diminuição dos efeitos indesejáveis daquilo que se disse ou se fez. 
– Iminente e Eminente –
  1. Iminente: Que está prestes a acontecer (perigo iminente); Imediato, Próximo.
  2. Eminente: Que ocupa ou está em posição elevada (lugar eminente; igreja eminente). Que supera os demais; insigne (deputado eminente).
– Muçarela –
  1. Queijo de leite de búfala ou vaca usado na culinária italiana. A palavra origina-se da palavra italiana  mozzarèlla. Porém, a forma aportuguesada e correta é escrita com “mu” e “ç”. 
– Discriminação e Descriminação –
  1. Discriminação: Capacidade de discernir, de notar ou fazer distinção entre coisas.  O conceito ou o ato de separar (por algum critério), isolar, segregar.
  2. Descriminação:  Ação ou resultado de descriminar, de retirar a imputação de crime a algo; Descriminalização.
– Tachar e Taxar –
  1. Tachar: Qualificar (algo, alguém ou si mesmo) de (atributo negativo). Criticar (algo, alguém ou si mesmo) censurando; Desaprovar.
  2. Taxar: Instituir imposto a ser pago por (produto, serviço etc.). Impor (limites, regras restrições) a; Limitar, Moderar, Regrar.
Vocês viram que eu me empolguei e coloquei até mais palavras que o habitual, espero que não se importem. É porque eu realmente adoro esse tema e confesso que um dos meus passatempos preferidos é ficar lendo uma Gramática como se fosse mesmo um livro de literatura.
Não sei se vocês sabem, mas eu dou aulas particulares de português/redação/gramática para pessoas que vão fazer concurso e, no começo, era só um “quebra-galho” pra ganhar um dinheirinho extra, mas hoje em dia eu sou verdadeiramente apaixonada pela gramática e tenho prazer em falar dela.
Esse tema é bem extenso. Então, caso vocês queiram, posso voltar com uma parte II ou, quem sabe, algo relacionado ao novo Acordo Ortográfico… É só vocês me avisarem aí que ficarei imensamente feliz em atender aos seus pedidos. 😀
Beijão e uma ótima semana para todos! o/

Nossa, Pri, não sabia que você dava aulas de português/redação! Vivendo e aprendendo 😀
Adorei demais o tema de hoje, além de realmente auxiliar a todos, é importante para nós, blogueiros, que estamos em contato direto com a escrita sobre a literatura, o que torna imprescindível que escrevamos o mais corretamente possível!
E eu tinha certeza que tanto “muçarela” quanto “mussarela” estavam certos, até porque eu acho muito feia a grafia com “ç”. Mais uma vez, vivendo e aprendendo!





Deixe o seu comentário

17 Respostas para "Coluna da Duhau #23 – Gramática"

Milena Liebe - 04, Março 2012 às (22:08)

Infelizmente a gramática nunca foi o meu forte. Deveria ser, já que gosto de muito de escrever.
Adorei a aula!
Beijos,
Denir.

Responder

Bruno Miranda - 04, Março 2012 às (23:24)

Post muito útil! Muçarela é sempre muito polêmica. Com “ç” fica tão engraçada, né? kkkk Uma vez minha professora passou uma lista gigante com toooodos esses erros comuns de gramática! Às vezes uma letrinha muda todo o sentido… rs Beijos.

@minha_estanteMinha Estante

Responder

Lucas Martins - 04, Março 2012 às (23:29)

Hahaha, adorei as palavras escolhidas hoje, Pri!
Como a Mi disse: vivendo e aprendendo.
Eu conhecia a maioria, mas não sabia de Muçarela e Ratificar; muito legal! Adorei as ilustraçõezinhas, também! 😛
Bjão!

Responder

Nuvem de Letras - 05, Março 2012 às (00:14)

Olá Pri, tudo bom?
Achei o post mega útil!! A gramática é essencial para aprendermos a escrever direito, falar direito… Gostei da ideia de você falar sobre o novo acordo ortográfico =]
Beijos
nuvemdeletras.blogspot.com

Responder

Vanessa - 05, Março 2012 às (02:27)

A função ali da palavra Muçarela me lembrou o programa do Luciano Huck de ontem que tinha um quadro em uma pizzaria e surgiu a ‘dúvida’ de como se escreve esta palavra…
Tirei várias dúvidas aqui hoje.

Vanessa – Balaio

Responder

Eduarda Menezes - 05, Março 2012 às (15:01)

Prii, sério que Muçarela, é com ç? Tô passada *.* Eu poderia jurar que era com ss! Em tudo quanto é canto eu vejo escrito com dois “s”, até em restaurante etc, tô revoltada aqui hahaha Adorei o tema do post, e super concordo com uma segunda parte, ou então algo a respeito do acordo ortográfico que ainda me deixa muito na dúvida.. sei apenas que algumas palavras como “ideia” e “voo”, não são mais acentuadas, mas no geral estou por fora!
Beijos!

Responder

Andressa Tomaz - 05, Março 2012 às (15:06)

Olá!
Nossa, vivendo e aprendendo mesmo Mi! Muitas vezes tenho uns brancos de saber como escrevem as palavras e o problema disso é as vezes acabar falando uma com significado diferente. Muita gente se confunde!

Beijos!

Responder

Alinne - 05, Março 2012 às (17:59)

Oi Pri!
Adorei o post e tive uma surpresa, pois são sabia da palavra Muçarela! Que coisa hein? Já vi tantas vezes escrito da forma errada.
Beijos.

http://booksedesenhos.blogspot.com

Responder

Marcelo Lima - 05, Março 2012 às (18:47)

kkk odeio gramatica por incrivel que pareça!

Responder

Julia G - 05, Março 2012 às (19:54)

Ei, ótimas dicas! Estou com elas fresquinhas na cabeça por causa do vestibular, mas de vez em quando dá um branco! Ainda não me conformo com essa escrita de muçarela o.Õ Coisa feia ¬¬

Beijos

Responder

Planet Pink - 05, Março 2012 às (21:00)

Adorei

mt mt mt útil, é bom até pra quem estuda pra concursos =)

Gostei bastante…

Beijos!

Responder

Luana Feres - 05, Março 2012 às (21:01)

Volte com post II sim, Pri! Muito util esse post, eu não sabia a diferença de algumas dessas e não sabia a forma correta de escrever muçarela! Morreria dizendo mussarela, hauhau. Sério, gostei mesmo, espero que faça o outro. 🙂

Beijos

Responder

Esmalte de Morango - 05, Março 2012 às (21:34)

Oi Pri e Mi!
Primeiro de tudo quero dizer que você está de parabéns. Sério, adorei o post! Tinha várias palavras que ficava na duvida e sério mesmo que muçarela é com Ç? Deus amado! hahah

Beijão enorme!

Responder

Anna Carolina Schermak Alves - 06, Março 2012 às (00:48)

Oie Queridas!
1º Amooo essa coluna.
2º Ela é praticamente de utilidade púlblica porque né? Todo mundo deveria ler.

http://www.pausaparaumcafe.com.br

Responder

Cíntia Mara - 06, Março 2012 às (01:35)

Muito bom e útil o post.

Responder

Érica Patricia Lopes - 06, Março 2012 às (11:48)

Eu gosto muito dessa coluna!

As dicas da Priscila, são ótimas!
Tb acho feio Muçarela com ç hehehe mas assim é o correto!

Gostaria de uma parte II sobre o novo Acordo Ortográfico.

Beijão

Responder

Aetria (Camila Loricchio) - 06, Março 2012 às (19:55)

Olha sóoo…escrevo “mussarela” errado até hoje…HAHA
acho super interessante essa coluna…tem umas coisas que a gnt parece que simplesmente nunca pensou em como se escreve…^^

=**

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por