Meme: Como você cria suas resenhas?/ Vídeo Resenha: Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida | Minha Vida Literária
13

mar
2012

Meme: Como você cria suas resenhas?/ Vídeo Resenha: Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida

Oi gente!
Recebi um meme super legal da Van, do Balaio de Livros, e vim aqui compartilhá-lo com vocês!

Este meme consiste basicamente em detalhar o processo todo de como nascem as resenhas, e no final, indicar para mais 5 Blogs responderem e repassarem.

Nome: Aione Simões
Blog: Minha Vida Literária
Suas resenhas nascem durante ou depois de lido o livro? 
Normalmente, durante. Porém eu nunca faço uma leitura procurando coisas pra colocar na resenha. Talvez eu procure inconscientemente, mas, normalmente, eu leio e automaticamente vou fazendo comentários mentais. Aqueles que eu acho pertinentes, são os que uso depois na resenha.

(Perdi as contas de quantos “ente” eu li nessa resposta. #AdvérbiosRules)

Você cria diretamente no computador ou vai anotando em algum lugar?
Crio direto no computador! Mesmo durante a leitura, não anoto em lugar nenhum. Sempre faço os comentários mentais e os uso na hora de escrever. Pode parecer estranho, mas funciona pra mim: cada vez que faço um comentário que acho legal pra colocar na resenha, eu digo pra mim mesma: “preciso colocar isso na resenha”. E ai, depois de me auto-ordenar, é como se meu cérebro armazenasse a informação num compartimento especial e, na hora de resenhar, só preciso me esforçar um pouco pra lembrar o que eu tinha achado interessante e logo os comentários vêm à mente. O difícil, às vezes, é eu conseguir organizar tudo para formar uma sequência lógica e coesa.
Mesmo se quero colocar algum quote, eu não marco em lugar algum. O que faço é memorizar o número da página e, depois, volto nela. Se eu não lembrar que página, lembro do contexto da história e vou procurando até encontrar.
É sincera na opinião ou a escreve com a intenção de sempre agradar o autor ou editora?
Sincera, sempre. Nunca menti em uma resenha. O máximo que já pode ter acontecido foi, sem querer, eu transmitir uma impressão um pouco diferente do que achei por ter focado mais em alguns pontos do que em outros na hora de escrever. Outra coisa que reparei é que, as vezes, eu não falo diretamente o que achei, mas pelos pontos que eu coloco, dá pra saber o que eu achei, só que nem todos conseguem captar minha verdadeira impressão. Pra falar a verdade, já aconteceu de eu ver comentários de uma maioria achando que eu amei algum livro resenhado – o que me preocupou, porque não havia sido o caso. E ai voltei pra reler a resenha e percebi que não era nem o caso de eu ter transmitido outra ideia, era só que a maioria não captou mesmo minha real impressão do livro, enquanto alguns poucos, pelos comentários feitos, conseguiram perceber que eu não gostei tanto da leitura. De qualquer forma, sempre que gosto muito de um livro fica impossível de não perceber.
Indicados:
Lu
Ni
Pri
Duda
Gostaram?
Eu achei o meme super legal e adorei que a Van me indicou!
Obrigada, querida!
Vídeo Resenha: Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida
Já havia resenha a obra da Isa Colli aqui.
Porém, a autora e a Editora Baldon me convidaram para fazer uma vídeo resenha e, muito feliz, aceitei o convite e gravei minha opinião sobre o livro!
Foi a primeira vídeo resenha que fiz e espero que gostem!
Muito obrigada, novamente, à Isa e a à editora por todo o carinho e consideração!
Quem se interessou, pode curtir a página da editora no facebook clicando aqui.
Beijos,




Deixe o seu comentário

28 Respostas para "Meme: Como você cria suas resenhas?/ Vídeo Resenha: Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida"

Evellyn - 13, março 2012 às (21:59)

Mi
Adorei o meme e suas respostas! (ri mt com os entes da 1ª)
Sua memória é mt boa! Minhas anotações mentais acabam esquecidas então eu TENHO que anotar em uma folhinha, nem que seja só uma palavra pra me lembrar o que escrever.
E sua ultima resposta é otima, concordo mt. Ja me questionaram em relação a isso e embora eu sempre tente ser clara nas minhas resenhas, as vezes por focar mais um ponto que outro, pode passar outra impressão! rs Mas se a gente não for sincero ao escrever, de que vale?

bjs
Evellyn!

Responder

Flávia Pachêco - 13, março 2012 às (22:06)

Eu adorei esse meme *-* Vou ficar de olho e curiando nos blogs para saber como cada um faz suas resenhas, rsrs.
Aliás, temos outra coisa em comum: eu também sempre faço os comentários mentalmente, nunca anoto nada, o máximo que faço é anotar no celular mesmo o número das páginas que tem algum quote que eu gostei, e na hora de fazer a resenha vou lembrando aos poucos e escrevendo.
E eu ainda não consigo acreditar que tem gente que mente na resenha só pra agradar a editora ou o autor. Poxa, tem que ser sincera e se não gostar é só falar o que incomodou e tal, pode ser que para outras pessoas isso que nos incomodou possa ser algo agradável, mas enfim, haha.

Ai que demais essa vídeo-resenha *-* Eu adoro assistir as que a Dani do Tudo Sobre Sentimento faz, acho super legal resenhas em vídeo porque dá pra se expressar melhor, dá pra falar mais sobre o que achou e tal, enfim, eu amei.
Eu já estava um pouco interessada nesse livro, tinha visto ele acho que no mês passado em alguns blogs. A capa é bonita, o título é fofo, a sinopse também; e agora, sabendo o quanto você gostou, acho que provavelmente eu também vou adorar, haha. O mais interessante de tudo é saber que a autora já passou por isso, então torna tudo mais verdadeiro né, como você mesma disse.
Espero ter a oportunidade de ler ele algum dia *-* E ia ser super legal se tivessem mais vídeo-resenhas aqui!!

Beijos,
@flafsbp
{ http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

Responder

Ana Terra - 13, março 2012 às (22:25)

Hey, Aione (: Adorei esse meme e principalmente as suas respostas. Também crio direto no computador mas às vezes esqueço e volto no livro risos. Estou sem a caixinha de som :((((( não vou poder ver a vídeo resenha, poxa :(((( Quando eu consertar volto aqui para ver risos. Beijos http://doceescrita.blogspot.com x

Responder

Renata Leite - 13, março 2012 às (22:52)

Oi Aione!
Eu vi esse meme no blog da Van e adorei! É muito legal e diferente! Adorei suas respostas, é muito legal ver como o pessoal faz as resenhas, rs.
Eu realmente não sei como as pessoas conseguem fazer uma resenha em vídeo! Não dá! Já vi em algum blog e não acreditei. Eu demoro pra caramba pra escrever resenhas, não conseguiria falar assim tão fluidamente! Ficou muito bom mesmo.
Adorei o post 🙂

Beijos.

Responder

Marcelo Lima - 13, março 2012 às (23:12)

Adorei o meme o o video Mi, alias vc fica mt bem nos videos!

Responder

Vanessa - 13, março 2012 às (23:14)

Pelo visto eu sou a única leitora que assassina os próprios livros né, rsrs, ninguém mais escreve neles não???? É acho que não!
Nossa mas que memória guria, me surpreendi, eu preciso anotar tudo na hora para não esquecer, se não já era….
E sobre a vídeo resenha, que honra ter sido convidada pela editora para fazê-la, o livro é muito bom, eu me emocionei com a história.

Beijão, Van – Balaio

Responder

Bárbara Murat - 13, março 2012 às (23:42)

Eu também vou fazendo comentários mentais e por sorte, me lembro deles na hora de escrever a resenha, HUAHA; (eu fui lendo prestando atenção nos “entes” e achei engraçado, HAUHA).
Já tinha visto sua vídeo resenha, acho que quando você postou o link no twitter, ou eu achei; sei lá. Só sei que vi no youtube, HAUHA. Adorei! Não me lembro se tinha visto a resenha, mas pelo vídeo fiquei com vontade de ler o livro. Alias, não sei como consegue gravar; eu me enrolo toda pra escrever, imagine gravando…

Beijos.

Responder

Natalia Dantas - 14, março 2012 às (00:00)

Oi Mi ^^

Adorei o meme, e video ficou mara :DD
Acho que de vez em quando você podia fazer uma resenha em forma de video, se é que me entende!?

Beijos :*
Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com/

Responder

Raquel Machado - 14, março 2012 às (00:29)

Oi flor,
Adorei o meme…rsrs meu deus como você consegue guardar tudo na cabeça eu a maioria das vezes paro para pensar no livro só depois que li e tenho que anotar as páginas porque senão depois apanho para achar…rsrs..sobre a video resenha adorei achei muito legal também recebi o livro da baldon e espero estar lendo logo parece ser uma historia linda e romantica…e legal ela ser contada de dois pontos de vista acho isso legal nos livros…tu viu que jogos vorazes vão estrear semana que vem estou contado as horas..rsrs
Bjksss
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/

Responder

Bruno Miranda - 14, março 2012 às (01:44)

Eu também sempre falo a verdade nas resenhas, mas realmente, as vezes as palavras saem de uma forma diferente. Eu também levo em consideração que cada um tem um gosto, dou minha opinião mas não deixo de indicar para um certo público que possa gostar e tal… 😛 Beijos!

@minha_estanteMinha Estante

Responder

Lariane - 14, março 2012 às (01:56)

Adorei o meme e ler suas respostas 😀
Tbém muitas vezes falo o que senti e noto que as pessoas não leram nas entrelinhas hahahah 😀

Beijo,
Lariane – Leituras & Devaneios

Responder

Entre Fatos & Livros - 14, março 2012 às (04:41)

OI Aione!

Então vc é igual a mim! Eu tb crio notas mentais, mas não escrevo em lugar nenhum. Crio a resenha direto no computador. Os quotes eu tb encontro pelo n° da pág pq não tenho coragem de rabiscar no livro e tenho preguiça de anotar. E o mais importante, sinceridade! Tb acho isso super importante e sou testemunha das suas criticas sempre sinceras. Eu acredito que não é preciso humilhar uma obra para expôr os contras. Somos apenas leitores transmitindo a outros leitores nossos pontos de vista, né.

Amei o meme!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Responder

Érica Patricia Lopes - 14, março 2012 às (11:24)

Oi, Mi!

Eu não consigo memorizar quotes por exemplo. Sempre faço anotação, os marco a página do livro!

Sobre o livro Um amor, um verão… Estou lendo e simplesmente o amando muito! Que livro lindo, simplemente me apaixonei pela história.

Beijokas
P/S: Saudades de você florzinha ^^

Responder

Thamires R. - 14, março 2012 às (12:43)

Oi Mi, fiquei impressionada com as suas respostas do meme! Eu nunca consigo guardar as coisas na cabeça e depois colocar na resenha, eu sempre tenho que rever partes do livro pra lembrar sobre o que eu achei sobre ele. Sabe que às vezes eu crio primeiro em algum caderno a resenha? Acho que é porque gosto de aperfeiçoa-la para todos entenderem o que eu quis dizer. No quote somos quase parecidas haha não sou de marcar o número da página, mas volto no livro pra poder me lembrar do que eu iria colocar na resenha. Em outra coisa que somos parecidas sobre criar resenhas é que somos sinceras, tem mesmo que dizer o que achou do livro! A gente nem tá sendo paga pra mentir! A verdade é que temos que mostrar o que realmente achamos e não puxar saco de editora e autor. Adorei o meme Mi e as suas respostas! Beijão.

Responder

Sora Seishin - 14, março 2012 às (16:01)

Oi Aione!
Muito legal esse meme da Van!!
Você memoriza os números das páginas, uau. Eu não anoto nada, mas quando vou escrever a resenha ficou lembrando dos pontos que mais/menos gostei no livro. Por isso demoro quase 1 hora pra escrever cada resenha.
Em casa vejo seu vídeo (estou no trabalho agora) 😉

Beijos,
Sora – Meu Jardim de Livros

Responder

Danzinha - 14, março 2012 às (17:26)

Oiie Mi, eu também nunca anoto nada durante a leitura de um livro, faço “anotações mentais” como você diz. Não gosto de ficar me preocupando em pontos que eu devo colocar ou não, prefiro deixar fluir. As vezes eu me esqueço de bastante coisa que iria comentar, mas aí já é tarde e a resenha já está postada rsrsrs. O meme é muito legal. Adorei o vídeo Mi, você sabe como ninguém fazer a gente desejar um livro incontrolavelmente. A história parecer ser muito bonita, e o fato de ser narrada pelos dois só me deixa mais curiosa.

Beijos

Amigas entre Livros

Responder

leitoracompulsiva - 14, março 2012 às (17:52)

Oi Mi,
Adorei o Meme e vou fazer lá no Leitora Compulsiva!
Mas confesso que não assisti o vídeo. O problema é que meu micro no escritório, onde estou nesse momento, não tem caixa de som!! rs…
beijos
Camis – Leitora Compulsiva

Responder

Mari ♥ - 14, março 2012 às (20:13)

Oi Mi,
Que legal esse Meme, achei super bacana. Eu também sou bastante sincera nas minhas resenhas rs.
Que legal esse ideia de resenha em vídeo hein, gostei bem interessante ^^

Beijo
http://marifriend.blogspot.com/
@Storieandadvic

Responder

Carolina Mello - 14, março 2012 às (20:14)

Oi Aione!
Deve ser muito legal conseguir gravar o que se pretende colocar a resenha. Eu, infelizmente, não consigo. Já tentei até mas sempre esqueço. Sempre! Gostei muito do Meme.
Só não assisti o vídeo porque não tenho áudio aqui no trabalho.

Beijos, Carol.

http://www.perdidanaestante.blogspot.com

Responder

Luana Feres - 14, março 2012 às (22:57)

Também faço notas mentais na hora da leitura, as vezes construo parágrafos inteiros. Mas quotes eu marco com aqueles trequinhos, tipo post its, para lembrar. Já fiz muito isso de você, lembrar mais ou menos e ir procurando, mas dava mais trabalho. Ultimamente quero até anotar, num bloquinho, algumas coisas. Porque quando o livro é muito intenso, acabo esquecendo na hora de fazer resenha. Lembro só depois….

Eu gostei da sua primeira video resenha, Mi. Tava muito boa, o video não foi longo – o que eu gosto- e ficou bem explicado. Confesso que a capa não me chama atenção, mas adorei os topicos que você citou. Como ela não fazer um dramalhão e dar espaço pra explicar o cancer. 🙂

Beijos

Responder

✿Nessa✿ - 14, março 2012 às (23:21)

Oi Mi*
Nossa, fiquei de boca aberta agora por que eu não consigo memorizar a página dos quotes, faz pouco tempo que comecei a usar post-it, justamente por na hora de fazer a resenha não conseguir achar a página do quote que eu havia gostado!!
E eu já gosto de anotar tudo que gostei do livro após a leitura no meu diário de leitura que é um caderno que eu tenho, quando quero me lembrar ou reviver a história, eu leio!

Este video resenha ficou ótimo, estou com o livro aqui e agora ,me despertou uma vontade imensa de ler!

Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

Responder

Lucas Martins - 16, março 2012 às (01:06)

Oi, Mi! Suas repostas são bem semelhantes as minhas!
Eu crio a resenha depois de ler o livro (e de preferência após alguns dias para refletir se a classificação foi justa). Escrevo direto no computador (no Word. Tenho horror ao Blogger, me sinto preso escrevendo lá! :P)
Mas, enquanto leio, eu fico imaginando como vou escrever a resenha; que pontos destacar e que quotes escolher. (Colo post its com anotações)
Ah, também sou muito sincero. Acho que as vezes até cricri demais. Não me importo com editora nem autor quanto vou criticar um livro.
Enfim, adorei o meme! Não sei se vou responder ainda (a Pri deixou aberto para qualquer um responder, então acho que vou responder depois)
Mi, não assisti ao vídeo, pois comecei o livro, mas não terminei. Então tenho medo de spoilers. Mas depois eu assisto, ok?
Beijão!

Responder

Vanessa Tourinho - 16, março 2012 às (15:14)

Muito legal esse meme. Meu modo de criar resenhas não tem muita diferença da sua. 🙂
Sobre o vídeo resenha, adorei a iniciativa, Mi.
O livro da Isa é realmente muito bonito. E a para mim, a descrição do beijo entre a Maria Paula e o JC é realmente linda. 🙂
Parabéns pelo vídeo, flor.

Beijos.

Responder

Eduarda Menezes - 17, março 2012 às (03:49)

Mi, ainda vou voltar lá em cima pra ver o vídeo, mas não podia deixar de comentar logo sobre as respostas do seu meme – adorei esse meme por sinal! Achei super interessante a forma como você faz as suas resenhas pois é completamente diferente da minha, e gostei de ver como cada pessoa se organiza do seu próprio jeito rs
No meu caso muito dificilmente eu consigo ficar pensando o que achei do livro durante a leitura, e apenas depois! Eu meio que inconscientemente não penso no assunto “resenha” até tê-lo finalizado, e imediatamente após fecha-lo consigo criar uma opinião clara do que achei da história, mas nunca durante!
Antigamente eu também não marcava quotes como você faz, mas com o tempo fui percebendo que alguns incríveis haviam sumido completamente da minha cabeça, só lembrava que gostava muito deles, aí agora coloco post-its em todo lugar que gosto, não apenas para coloca-los na resenha, mas também principalmente para escrevê-los no meu amado caderno de quotes hahahaha Simplesmente sou louca por esse caderninho que contém as melhores passagens dos meus livros mais queridos! ^^
Mas somos parecidas no quesito de não anotar a resenhar em nenhum lugar, comigo vai surgindo a medida que vou escrevendo no computador! Porém, curiosamente um pouquinho antes de dormir, é sempre quando consigo pensar com mais clareza e vou formando as frases na minha mente mais facilmente! Desde pequena que eu comento com todo muito que sou notívaga, e o povo acha besteira, mas eu realmente funciono melhor a noite rs
Adorei demais, e muito obrigada por ter lembrado de mim na indicação! Vou tentar respondê-lo mas acho que já comentei que tenho um probleminha com memes, apesar de adorar lê-los, acumulo tanto que me revolto e não posto mais nenhum! Mas só por ter sido indicada por você, já fico muito feliz! =)
Agora me diz uma coisa, fiquei mega curiosa, será que eu posso saber qual esses livro que a maioria não entendeu a sua verdadeira intenção? Geralmente, penso que consigo perceber nas entrelinhas o que você achou, até noto que vez por outra você acaba floreando um pouco mas consigo captar a mensagem escondida hehehe queria saber se dessa vez deixei passar!
Beijocas!

Responder

Eduarda Menezes - 17, março 2012 às (04:02)

Ok, agora segunda parte do comentário (eu sei que eu falo demais mas fazer o que)! Adorei a vídeo resenha Mi, ficou ótima! Gosto de você na frente da câmera pois sempre fica muito confortável pra falar! Confesso que a capa do livro em si não me chama muito a atenção, mas depois de ler a sua resenha e agora ver o vídeo, só posso imaginar o livro como sendo incrível, a forma como a autora aborda o assunto, o fato dela realmente ter vivenciado uma situação parecida, e ainda a mensagem que ela passa aos leitores, tudo isso só contribui para que a minha vontade de lê-lo aumente, e sem dúvida pretendo fazê-lo num futuro próximo! Adorei o quote que você leu, reflete muito bem o tom em que a história foi contada!
Beijos!

Responder

Lygia Netto - 17, março 2012 às (16:23)

Eiii Aione!! =D

Obrigada pela indicação, SUALINDA! E dessa vez foi falha minha mesmo que não vi antes, kkkk…
Minhas respostas são um pouquinho diferentes das suas…aí vc poderá conferir na terça-feira, lá no blog!

Não sei se a Mari vai responder tbm…vamos torcer que sim! =)

Beijocas!!!

Responder

Planet Pink - 18, março 2012 às (11:48)

Também faço a resenha no computador, na verdade faço direto no blog ou no Skoob :s
e geralmente faço depois que acabo a história, as vezes tempos depois, mas minha memória não é tão boa, então tenho de parar com essa mania, que sempre me deixa enrolada haha

Adorei sua video resenha Mi! Você deveria fazer mais vezes

Beijos

Responder

Colina do Tordo - 18, março 2012 às (22:04)

Oi Aione!
Eu tinha visto esse meme no blog da Vanessa e achei interessante. Cada um tem um jeito de compor sua resenha e isso é algo único de cada um.
Essa vídeo resenha ficou bem legal. Não conhecia o livro, mas confesso que não gostei do tema. Por mais que ele possa transmitir algo bom não é meu tipo de leitura.

Beijos

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por

Blogs Brasil