Cobertura: Encontro de Fãs de Jogos Vorazes | Minha Vida Literária
19

mar
2012

Cobertura: Encontro de Fãs de Jogos Vorazes

Oi gente!
No último sábado, aconteceu na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, o Encontro de Fãs de Jogos Vorazes, evento da Editora Rocco organizado em São Paulo pela equipe do Jogos Vorazes.Net.
Dizer que o auditório lotou é pouco. A capacidade dele era de 125 pessoas e compareceram mais de 200. Se a quantidade de pessoas significar que o evento foi um sucesso, então ele foi um. Porém, minha opinião ficou bastante distante disso.

O evento, infelizmente, foi mal organizado. Compreendo que alguns dos problemas fugiram do controle da equipe que o organizou, como a diminuição repentina do horário de término (estava marcado para acabar as 16h e, no meio do evento, foi alterado para acabar 15h) e o horário de início do evento, divulgado para a equipe como sendo 15h, mas, na realidade, previsto para 13h. Esse último não foi uma surpresa para mim porque quando fui me informar sobre o local e horário do encontro, acessei o site da Livraria Cultura e lá estava marcado 13h, mas para quem estava acompanhando as informações do Jogos Vorazes.Net acabou sendo surpreendido.

Ainda, a quantidade excedente de pessoas transformou todo o encontro em um verdadeiro caos. Sai de lá com a cabeça doendo por causa de todo o barulho: as pessoas falavam todas ao mesmo tempo, demorou para que os apresentadores conseguissem um microfone, o público gritava para ser ouvido, enfim. Foi literalmente uma bagunça. Nesse ponto, também compreendo que possa ter sido uma falta de experiência dos organizadores, já que esse foi apenas o terceiro evento organizado por eles.

Porém, o que para mim não é justificável foi a discrepância entre o que foi proposto para o encontro e o que realmente aconteceu. Como era um evento da Trilogia Jogos Vorazes, criado pela Editora Rocco com o propósito de divulgar o box de lançamento dos livros, eu esperava que o principal assunto debatido fossem os três livros. Entretanto, a única coisa que foi dita sobre eles foi, logo ao início, sobre a aparência e o preço do box. Só. Depois disso, tudo o que foi discutido esteve relacionado ao filme, que estreará na próxima sexta-feira.

Além de não ter achado os temas de discussão pertinentes, achei que houve uma falta de consideração com os presentes com relação aos prêmios distribuídos. Antes de entrarmos no auditório, precisamos pegar uma senha para os sorteios ao final. Assim, quem chegou atrasado, ficou sem senha porque elas acabaram. Não foi essa a parte que achei injusta, até porque a maioria das pessoas chegou no horário, nada mais justo que quem não teve o mesmo cuidado ficasse sem senha, desde que essas tivessem acabado. O que achei falta de consideração foi que, na hora dos sorteios e brincadeiras, era passada uma informação e, durante a execução delas, a informação era alterada para poder abranger quem não tinha senha.

Isso sem contar que kits menores, contendo bottons e adesivos, ao invés de terem sido sorteados junto com outros prêmios maiores, foram literalmente arremessados para o público a la aviãozinho de dinheiro do Silvio Santos. Imaginem como foi lindo (só que ao contrário) ver a galera pulando e se batendo pra pegar o prêmio. Nem me atrevi a me levantar da cadeira, nesse momento, e agradeci por estar sentada ao fundo, odiaria que alguém se jogasse em cima de mim pra pegar um prêmio.

Assim, se eu pudesse resumir o evento em uma palavra, eu escolheria deselegante. Sai de lá frustrada porque eu esperava que seria um encontro sobre os livros e acabou sendo um sobre o filme, com muita bagunça e barulho.
A equipe organizadora pediu, pelo twitter, desculpas pela desorganização do evento, ocasionados tanto pelos imprevistos citados quanto pelo próprio tempo apertado dos organizadores, que têm outras atribuições como estudar e trabalhar. Entretanto, acho que ao se assumir a responsabilidade de mediar um evento dessa importância e tamanho, deve-se estar o mais preparado possível para todos os imprevistos que puderem acontecer. Foi dito também que muitas atividades precisaram ser deixadas de fora por causa do tempo diminuído do evento. Sinceramente, até achei melhor que não tivessem tantas atividades, com a quantidade de pessoas presentes lá o resultado não poderia ser outro que não a bagunça. Preferiria muito mais ter discutido mais sobre os livros e que a distribuição de prêmios fosse via sorteio entre os que tivessem as senhas do que mais brincadeiras. Afinal, o foco de um evento literário devem ser os livros, certo?
Quero deixar claro que não tenho nada contra as pessoas que organizaram o evento. Eles não foram mal educados com o público nem nada do tipo, apenas acho que faltou a eles a experiência de outros eventos para a organização desse, bem como não foram muito felizes na escolha de temas abordados. De qualquer forma, espero que esse evento contribua para eles como experiência na organização de eventos futuros.

Crédito das fotos: Caravela Virtual





Deixe o seu comentário

26 Respostas para "Cobertura: Encontro de Fãs de Jogos Vorazes"

Danzinha - 19, março 2012 às (21:37)

:/ Que pena que o evento foi tão mal organizado Mi. Deve ser muito frustrante você ir a um local esperando discutir sobre determinada coisa e sair de lá com a sensação de ter perdido o seu tempo. Eu realmente espero que os organizadores façam algo melhor organizado na próxima vez.

Beijos

Amigas entre Livros

Responder

Solange Ralo - 19, março 2012 às (21:53)

Ola, fui em um aqui em Recife, até que foi organizado. Mas o evento começou atrazado uns 40min. Não falaram muito do livro e na hora da brincadeira eles escolheram 24 pessoas, 12 duplas e o restante ia participar dos sorteios. Mas nessa parte ficou muitoo parado, pra quem não estava brincando, fora que ela não explicava direito para o restante das pessoas como que ia ser a brincadeira. Nem tirei foto. Esperava mais. Já que fizeram uma baita de uma propaganda.

Responder

Eduarda Menezes - 19, março 2012 às (22:10)

Oi Mi! Nossa, mas que confusão heim? Odeio bagunça sério, sou muito chata com isso! Se alguém pulasse em cima de mim pra pegar qualquer coisa que seja seria a gota d’água pra mim! Com certeza na sua situação teria feito o mesmo que você, ficado paradinha esperando terminar, porque ser pular dentro de uma multidão de pessoas pra pegar prêmio, simplesmente não dá, nem mesmo se fosse o box que estivesse sendo arremessado!
Uma pena que perderam o foco do encontro, que a maioria das coisas não saíram como o planejado, mas espero que eles encarem isso como uma lição, no planejamento dos próximos! Tadinha de você no meio de tudo isso rs
Beijos!

Responder

Jeh Polato - 19, março 2012 às (22:14)

Oi flor,

Não me surpreendi com o seu relato sobre o evento. Eu ,sabia, que o foco do encontro de SP fosse ser o filme e não os livros. Levando em consideração que teve cabine do filme dias antes, eles iriam aproveitar a chance de falar só do filme. O que acho errado é que foi evento da Rocco, ou seja, teria que ser os livros o centro das atenções. O filme é um bônus que, dependendo, do evento fariam as pessoas terem mais e mais vontade de ir assistir.

E que palhaçada ficar jogando brindes. Falta de respeito com as pessoas. Até entendo a falta de organização, por ser o terceiro encontro. Mas poxa, o foco deles é só JV, se espera que eles dominem o assunto. Enfim, serve de aprendizado.

Adorei a cobertura,Aione. =)

bjinhuxx

Responder

Vanessa - 19, março 2012 às (22:18)

Puxa, fiquei verdaderamente triste por quem compareceu ao evento, fico imaginando a cena de as pessoas pulando para pegar botons e adesivos, se anda fosse dinheiro, rsrs.
Pena maior ainda por não terem falado sobre os livros mas sim sobre um filme que ainda nem foi lançado, lamentável!

Vanessa – Balaio

Responder

Adriana Ferreira - 19, março 2012 às (22:23)

Oi Mi, eu estive lá e digo o mesmo: não tenho nada contra os organizadores, mas acho que faltou ordem! Os organizadores não souberam focar nos livros, que era o objetivo, não souberam administrar as brincadeiras. Sem falar nos arremessos dos brindes…eu consegui pegar um, mas quase arrancaram minha pele!
Realmente esperava mais do evento…na minha opinião achei pouco os brindes para o número de pessoas que haviam confirmado presença.
Espero que em eventos futuros isso não se repita! 🙂

Responder

Lucas Martins - 19, março 2012 às (22:39)

Ixi, Mi… Tô vendo que faltou apresentadoras estilo The Five, hein?!
Hahahha
Mas é assim, esses eventos de séries famosas e tal… Aqui, o de A Esperança tava suuuuper mal organizado… isso que nem tinha muita gente.
Fiquei espantado esse bando de gente nas fotos, Mi! Sério, fiquei pasmo pela quantidade! Quero só ver na pré-estreia (eu vou ver na pré, mas espero que não tenha fila, né)
Enfim, pelo que identifiquei você está lá no fundão, Mi, hahah Ruim isso da distribuição de senhas, mesmo..
Bjão, Mi!

Responder

✿Nessa✿ - 19, março 2012 às (23:59)

Oi Mi*
Ainda não sou fã, mas estou morrendo de curiosidade para ler a série!!
Menina, quanta gente aí, e os brindes e kits!! Ai, eu quero!! Adoro bottons, hehehe
Agora, fiquei apavorada com o que vc disse de jogar os brindes, que horror!!

Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Responder

Carolina Mello - 20, março 2012 às (00:02)

Eu odeio desorganização, odeio que pessoas esbarrem em mim e gente mal educada.
Pelo que você falou, se eu estivesse lá ficaria bem estressada. Duvido que tivesse aguentado até o final.
É uma pena que esse evento não saiu como você, e a maioria dos fãs, esperava. Como moro em uma cidade pequena e não conheço muitos fãs da série aqui, acho que não será uma loucura na estreia do filme. Tomara!
hahaah

Beijos, Carol.
http://www.perdidanaestante.blogspot.com

Responder

Bárbara Murat - 20, março 2012 às (00:11)

Poxa, que chato! Um evento que tinha tudo pra ser super legal, né?
Desorganização sempre faz mal.. E com a quantidade de gente que tinha, nem se fale.
Sacanagem essa coisa dos brindes! Se tivesse sido do jeito que você falou, ia ser melhor!
Tomara que nos próximos eventos isso não se repita!

Beijos.

Responder

Lygia Netto - 20, março 2012 às (00:55)

É, Aione…além de apresentadores inexperientes, acho que o problema tbm mt se deve à Rocco, que é super desorganizada!

Aqui no RJ tbm foi um CAOS! Uma pena que JV está reunindo um público tão histérico! 🙁

Beijinhos!

Responder

leitoracompulsiva - 20, março 2012 às (00:57)

Aione,
Só posso dizer que você foi muito boazinha chamando o evento de mal organizado! A verdade é que aquilo estava uma baderna sem controle!
Saí de lá revoltada com tudo o que aconteceu!
beijos
Camis

Responder

Babi Lorentz - 20, março 2012 às (01:30)

Uma pena que tenha sido assim, tão mal organizado.
Concordo com o que você disse. Quando a gente vai num encontro literário, nossa intenção é falar sobre livros, não sobre filmes e não sobre brincadeiras.
Um Caos total, não?
Beijão

Responder

Nana - 20, março 2012 às (03:25)

Oi Mi
Ai gente que vergonha, não pra vocês que foram.. mas pra eles!
E essa de adiantar o término?

Eu ri com aviãozinho dos Silvio Santos.

Eu nem fui no do RJ, onde moro Jogos Vorazes não é muito famoso, mas do Centro do RJ para outros lugares, é.. e imagino que deve ter sido um caos também.

Nem quero ver como estará o cinema!

BEIJOS
NANA – OBSESSION VALLEY

Responder

Julia G - 20, março 2012 às (12:45)

Poxa Mi, que triste que não tenha sido tão bom. Por aqui também teve um evento, pena que foi durante a semana, aí acabei não podendo ir. Quando bem organizado deve ser muito bom, até para ouvir a opinião de todos os fãs.

Beijos

Responder

Sora Seishin - 20, março 2012 às (13:22)

Oi Aione!
Nossa, o evento foi bem desorganizado hein!!
Acho que as editoras não tem muita noção pra fazer esse tipo de coisa. Pelo menos foi a impressão que ficou em 2 eventos que fui aqui.
Vai ter um evento de JV na minha cidade também, mas vai ser sexta-feiras as 15h… Ou seja, quem trabalha como eu ficou de fora!

Beijos,
Sora – Meu Jardim de Livros

Responder

Andressa Tomaz - 20, março 2012 às (13:30)

Oi Mi!
Sinceramente, pelos seus comentários, fico agradecida de não ter comparecido ao evento. Sinto que já teria sido melhor só de o assunto abordado ter sido mais coerente ao proposto pela editora. Não gostaria de ficar falando duas horas sobre um filme que eu ainda nem vi e que não deveria ser o foco.

Beijos!

Responder

Lis - 20, março 2012 às (15:28)

Hey Mi, tudo bem?
Poxa que pena que foi essa desorganização não é, e vi no twitter o pessoal comentando sobre a mudança de horário, total desrespeito com os fãs.
Agora o mais chato é um evento literário falar praticamente somente sobre o filme, devia ter feito o contrário, comentar sobre o filme e focar nos livros, ou especificar que o encontro seria sobre o filme.
E como assim lançamento de prêmios :O Coisa de doida, eu ficaria bem como vc, sentada e torcendo para que não inventassem de jogar em minha direção para não correr o risco de ninguém cair no meu colo.

Bom, que sirva de experiência para os organizadores.
Beijos
Lis – Batalha Literária

Responder

Mariana Ribeiro - 20, março 2012 às (21:44)

Olá, Mi!!
Mandei um comentário antes que acho que não ficou registrado, mas de qualquer forma, cá estou de novo!
Então, maior falta de respeito mesmo criar um evento como o de JV sem levar em consideração a quantidade enorme de pessoas que estariam presentes. Não gosto de falta de organização, já fui a alguns eventos literários assim, que chato!
Espero poder ir ao evento daqui de Salvador, espero curtir muito e descolar algum brinde lá!
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Responder

Aetria (Camila Loricchio) - 20, março 2012 às (21:54)

Cacilda…evento mal organizado é sempre complicado…=/
a gnt não aproveita nada e fica de mal humor no final…xD

Responder

Carol - 20, março 2012 às (22:50)

Sabe? nunca acontece esses eventos por aqui, nem os deselegantes…
Então não sei se é bom ter um deselegante ou não ter nada!!! =P

Beijos.
#Resenha falada.

Responder

Colina do Tordo - 21, março 2012 às (00:01)

Que chato Aione,
Eu imaginei que seria super legal, mas era de se esperar que fosse bastante gente mesmo. Espero que isso fique de experiência para eles numa próxima vez. Mudar o horário de última hora também não é legal. Mas você teve sorte de ter ganhado um kit, pelo tanto de gente que teve acho que eles não tinham nem metade para dar. E eu também não gosto de muita gente.

Responder

Cynthia H. - 21, março 2012 às (00:10)

Eu fui e também concordo plenamente com vocês. Mas em breves momentos até que me diverti. Deve ser também porque é o primeiro evento que vou e não sei direito como acontece um evento organizado, mas enfim também tenho a mesma opinião que a sua. {:

beijos
Cynthia

Responder

Flávia Pachêco - 21, março 2012 às (02:05)

Oláa!

Foi no Bourbon? Não acredito! Dava pra eu ter ido. Apesar de não ser fã da série seria legal ir em um evento literário. Acho que devo ter visto alguma informação sobre o evento, mas que deve ter passado batida, infelizmente. Vou tentar ficar mais atenta a datas, locais e horários desses eventos. Me avisa quando tiver? ‘-‘ rsrs.

Pena que foi tão mal organizado né :/ Mas deve ter servido como aprendizado para os organizadores, para um futuro evento. Ótima cobertura!

Beijão,
@flafsbp
{ http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

Responder

Vanessa Tourinho - 21, março 2012 às (19:49)

Antes de começar a lamentar pelos fãs vou pedir licença para rir!
“imaginem como foi lindo (só que ao contrário)”, kkkkkkkkkkkk, mas é uma comediante, essa mulher!
Mas mudando de assunto, é mesmo uma pena que tanta desorganização tenha acontecido. Concordo plenamente que quando alguém se propõe a fazer, deve fazê-lo bem, ou não fazê-lo.
Ao final foi bom que esses erros tenham acontecido, para que futuramente não voltem a acontecer.

Beijo.

Responder

Luana Feres - 22, março 2012 às (18:40)

Huhauha, tadinha de você, Mi. Ri muito com os aviõezinhos a la Silvio Santos! Porque não fizeram mais senhas, não tinham papel e esse tipo de coisa? Uma pena ter sido desorganizado e o enfoque ter sido no filme, acho que eu ficaria bem chateada se tivesse sido assim, na minha cidade. Se bem que nem teve, então você tá no lucro, haha.

Beijos

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por

Blogs Brasil