Cobertura: Virando a Página #1 - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
02

abr
2012

Cobertura: Virando a Página #1

Oi gente!
Antes de mais nada, preciso dar uma notícia e uma explicação para vocês, já que nem todos ficaram sabendo.
Vocês sempre acompanharam minhas coberturas do The Five, Book Club. Porém, no início do mês de março, o clube anunciou no Facebook seu término através de uma nota explicativa que pode ser vista abaixo:

Triste ficarmos sem nossos encontros mensais, não é? Porém, isso não aconteceu e nem vai acontecer.
Para nossa alegria (não consegui me conter), foi fundado o Primeiro Clube Oficial Saraiva: o Virando a Página!

A fundadora e cabeça do clube é a Clícia, do Silêncio Que Eu Tô Lendo, uma das ex-integrantes do The Five! Ela, junto do Will, do Vício de Cultura e, também, ex-integrante do The Five, são os mediadores do VAP, que também conta com uma super equipe de apoio técnico: a Camila, do Leitora Compulsiva, a Carol, colunista do Vício de Cultura, e a Yule, que mesmo sem ter um blog é uma querida e totalmente envolvida com a blogosfera literária!

Assim, no último sábado (31), aconteceu o primeiro encontro do VAP, cujo tema foi Jogos Vorazes (resenha aqui e Livros na Telona aqui)! Impossível ter começado melhor, não é?
Infelizmente, eu não pude ficar até o fim do encontro porque tinha um compromisso em Mogi. Então precisei sair antes mesmo de as brincadeiras começarem, perdi, inclusive, parte da discussão do livro e do filme.
Porém, mesmo não tendo assistido a tudo, tenho noção de ter sido um dos melhores encontros que estive presente, senão o melhor. Vou dizer os motivos pra vocês!
Logo ao chegarmos, todos nós recebemos um adesivo para nos identificar. Esse adesivo era o símbolo do distrito a que pertencíamos. No meu caso, eu era do Distrito 5! Além disso, tínhamos que assinar a lista de presença e, também, assinarmos nosso nome em uma folha com a frase “Que a sorte esteja sempre ao seu favor” ao lado do símbolo do Tordo. Esse papel foi dobrado e colocado em um recipiente de vidro, para simular a Colheita da história. Mas no nosso caso, os sorteados levariam brindes para casa!
Falando dos brindes: toda a organização está de parabéns! Os brindes estavam lindos, todos muito caprichados e sei que foram todos feitos pela própria equipe. Só posso imaginar o trabalho que tiveram para preparar tudo, mas, ao mesmo tempo, sei que foram feitos com muito carinho, porque só dessa forma o resultado poderia ser positivo como foi!
Quando o evento começou, a Clí deu uma breve explicação sobre o fim do The Five e apresentou o VAP. Entre as novidades, cada encontro contará com um especialista sobre a temática abordada. O convidado desse primeiro encontro foi o Denis, professor de história, que nos deu uma verdadeira aula relacionando a história de Jogos Vorazes com o Império Romano e sua influência na história dos EUA. Fiquei encantada por enxergar o livro através dessa ótica! Entre os pontos ditos, estavam: a criação de 13 estados americanos quando os EUA se tornaram República como um paralelo à existência de 13 distritos em Panem; os nomes de alguns personagens no livro, como Seneca, Cesar, Caio, coincidirem com nomes de importantes figuras da história romana; a ideia da política do Pão e Circo ser a mesma da dos Jogos Vorazes, além do fato de Peeta ser filho de um padeiro; a inversão de papeis de Katniss e Peeta, sendo que ela representa o esteriótipo do herói americano, enquanto ele faz muito mais o papel da donzela; entre vários outros assuntos.
Essa discussão durou por quase uma hora, mas quem falou que foi possível perceber o tempo passar? Logo depois de o Denis ter finalizado sua parte, começou a discussão propriamente sobre os livros e filmes, no estilo de como acontecia nos outros encontros. E foi nessa hora que precisei me ausentar, então não será possível detalhar pra vocês os assuntos debatidos.
Sei que, após essa parte, as pessoas foram divididas segundo seus distritos para que as brincadeiras pudessem acontecer, assim os grupos formados eram todos por pessoas de um mesmo distrito. Depois, foi feito o sorteio de brindes e, para finalizar, foram dadas algumas informações sobre o próximo encontro, cuja temática será ao redor de O Circo da Noite, lançamento da Editora Intrínseca. Aliás, quem comprasse o livro ontem na Saraiva do Shopping Pátio Paulista, recebia um desconto de 10% por conta do encontro! Não é demais?
Foi uma pena que eu tenha precisado ir embora, porque o encontro estava ótimo!
Apesar de também ter sido uma pena que o The Five tenha acabado, o VAP mostrou ontem que não deixará um buraco e que, ao virar a página, deu continuidade a uma história que já é um sucesso.
Mal posso esperar pelo próximo, estou aqui me perguntando quem será o especialista no assunto e que temas serão abordados!
Só tenho a parabenizar a Clí, o Will e as meninas da organização, porque o encontro foi maravilhoso!
Que venham os próximos e que sejam ainda melhores do que esse primeiro!
Algumas fotos podem ser vistas aqui!
Beijos a todos!




Deixe o seu comentário

18 Respostas para "Cobertura: Virando a Página #1"

Danzinha - 02, abril 2012 às (21:41)

Oiie Mi,

Parece que foi realmente maravilhoso este primeiro encontro, me sinto triste por morar tão longe e não poder participar de eventos nesse estilo. Sua descrição foi perfeita Mi, mesmo tão longe me senti participando de todo o evento, e deu para perceber que foi realmente muito bem organizado.

Beijos

Amigas entre Livros

Natalia Dantas - 02, abril 2012 às (21:45)

Que coisa, é meio dificil deixar de frequentar os encontros literários, mais como vc mesma falou Para “sua” alegria, criaram um novo grupo.!

Boa sorte ao grupo ^^

Beijos :*
Natthi. http://www.musicaselivros.blogspot.com.br/

Thatah - 02, abril 2012 às (22:00)

Ai queria tanto morar em Sao Paulo pra poder participar tbm :/

✿Vanessa✿ - 02, abril 2012 às (22:03)

Oi Mi*
Nossa Mi*, mesmo eu nunk ter participado do encontro do the five eu já ra super fã do encontro, que pena. Mas fico feliz com a Iniciativa da Clícia e que este novo grupo tenha muito sucesso!!
Pelo que diz o encontro foi ótimo, assisti ao filme sabado passado e amei, agora quero muito ler o livro!!

Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Renata Leite - 02, abril 2012 às (22:12)

Oi 🙂
Ai esses encontros literários são demais, tenho muita vontade de ir em algum!
Adorei!

Beijos!

Andressa Tomaz - 02, abril 2012 às (22:43)

Oi Mi!
Uma pena realmente que o he Five tenha acabado. Não sabia ainda da notícia, e mesmo eu, que nunca fui a nenhum encontro fiquei um pouco chateada. Parecia um evento super legal e adorava suas coberturas! Mas, realmente, as coisas as vezes tem que mudar né?
Esse novo grupo parece muito bom também, uma pena que eu ainda não tenha lido o livro tema do encontro.

Beijos!

Eduarda Menezes - 02, abril 2012 às (23:16)

Nossa, esse encontro parece ter sido o máximo, Mi! Acho que foi um dos que mais quis de fato ter comparecido. Tudo tão organizado e lindo que deu até gosto. Adorei a presença do especialista, e só pelo que você disse imagino que deve ter sido deliciosamente instrutivo, achei super legal relacionar algumas coisas de Jogos Vorazes com alguns fatos da história mundial e norte-americana. É uma pena mesmo que você não tenha podido ficar até o final, até para nós já que adoraria ler o seu relato completo ^^
Tenho certeza de que o Virando a Página vai substituir muito bem o espaço que o The Five deixou.
E lógico, vou ficar aqui aguardando o relato dos próximos encontros.
Beijão!

Priscilla Duhau - 02, abril 2012 às (23:26)

OMG, que post lindo! Morri aqui com esse novo clube do livro, ainda mais o tema dessa vez sendo Jogos Vorazes. Realmente parece ter sido muito legal de ter ido (por que não tem umas perfeições dessas aqui em Brasília? ¬¬)
E essa “palestra” com um professor de história focada na história dos livros? Daria um rim pra ter escutado o que esse professor disse!
Tava olhando as fotos aqui, os kits estavam MUITO lindos mesmo! Fiquei babando, é claro. *-*
Ótima cobertura, Mi. ^^

Beijão ♥
Priscilla Duhau
Livrificando

Mah - 03, abril 2012 às (01:22)

Fiquei muito triste com o fim do The Five, e muito feliz com o VAP mesmo estando longe fico só de olho nos encontros.
Ai, morri de inveja de quem pode estar lá…
Saudades viu?
Adoro suas coberturas.
Beijocas

Vanessa - 03, abril 2012 às (02:03)

Aione definitivamente sempre agitando por esta blogosfera afora!!!!! Menina sortuda.

Vanessa – Balaio

Jonathan Henrique - 03, abril 2012 às (02:49)

Que notícia mais triste… Eu nunca participei de um clube assim, mas tenho certeza que ele deixará muitas saudades! Parabéns a toda equipe que se empenhava para organizar os encontros e também para aqueles que os prestigiavam.
Mas a boa notícia é um novo foi fundado… Tenho certeza de que será um sucesso!! E começaram bem mesmo: Jogos Vorazes!? Sensacional!!
Que venham mais eventos!

Beijos!
@Jonathan_HGF

leitoracompulsiva - 03, abril 2012 às (18:55)

Oi Aione!!
Fiquei tão feliz de você ter ido, mesmo não podendo ficar até o final!
Estou super feliz com a criação do VAP e adorei ser chamada para dar um help em um projeto tão organizado como esse!
Realmente os brindes deram trabalho, mas fizemos isso com muito carinho e nos divertimos muito preparando tudo! Acho que isso é fundamental.
E agora é esperar pela chegada do Circo… hehehe
beijos
Camis – Leitora Compulsiva

Marcelo Lima - 03, abril 2012 às (19:04)

Acho suas coberturas um maximo!!! Quero ir um dia junto contigo!

Ni - 03, abril 2012 às (23:42)

MAS QUE LEGAL! Nossa, adorei isso de ter um especialista em cada encontro. Queria muito ter ouvido uma “aula sobre Jogos Vorazes”! Achei demais MESMO! E que lindo, o próximo encontro será sobre um livro que eu adorei! Quanto capricho do pessoal daí! Nosso evento (o primeiro) foi um pouco desorganizado, apareceu muito mais gente do que eles previam então… Mas acontece. Um beijo Mi, sei que estou bem ausente do Blog, mas a culpa é das provas bimestrais! 😀 <3

Lucas Martins - 04, abril 2012 às (02:51)

Putz, Mi, que saco isso aí! Nunca imaginei que o The Five fosse acabar… Era tão legal (Meu sonho era participar)
Pelo menos a Clícia e o Will criaram outro grupo, né
Que bom que estava legal. Jogos Vorazes é mesmo um ótimo assunto para se começar um clube. Adorei!
Beijão, Mi! E sorte com o Virando a Página!

Milena - 04, abril 2012 às (19:31)

Oi, Mi!
Poxa, que pena que o The Five acabou 🙁 eu nunca fui em nenhum evento deles por falta de oportunidade mesmo, mas tinha muita vontade! Mas ainda bem que outro foi criado! Adoro eventos desse tipo e adoro ler as suas coberturas deles! Acho super legal 😀

Beijos!
http://livrosnacabeca.blogspot.com

Nana - 04, abril 2012 às (21:12)

Oi Mi
Boa sorte aos envolvidos, ao novo projeto.. mas uma pena que o The Five acabou =/
Nunca fui a um evento nesse estilo, mas gostava de ver as notícias do The Five por aqui e no blog da Jeh.

beijos e um ótimo feriado pra você
Nana – Obsession Valley

Raquel Machado - 05, abril 2012 às (01:19)

Oi flor,
Nossa nem sabia que tinha acabado o the five que triste….bom pelo menos vcs vao poder continuar se encontrando com este outro ne que parece ser bem interessante tambem nossa eu queria estar no encontro adorei o livro iomagino que deve ter sido bem emocionante o debate mesmo…adorei as fotinhos…
Bjkss
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício