Cobertura: Virando a Página #2 - Aconteceu no Circo | Minha Vida Literária
30

abr
2012

Cobertura: Virando a Página #2 – Aconteceu no Circo

Oi gente!

No último sábado, aconteceu no cir, quer dizer, na Saraiva, o segundo encontro do clube do livro Virando a Página!
O tema desse encontro era circo e, portanto, havia dois livros-base: Água para Elefantes e O Circo da Noite.

Minha parceira de eventos, a Lu, e
a carta estilizada do baralho
para sorteio!

Ao chegar, cada pessoa recebia uma carta de baralho – estilizada by Clube VAP – que seria o seu código de sorteio.

O encontro começou com uma apresentação da equipe do VAP aos que estavam no evento pela primeira vez. Depois, começamos a discussão sobre Água Para Elefantes.
Acho que foi quase unânime a opinião, dentre os que leram, que o que mais chama a atenção no livro é o personagem de Jacob idoso e toda a questão humana que o envolve, já que ele está em um asilo em condições não tão favoráveis. Todos que leram relataram o quanto essa parte da história é emocionante e tocante e o quanto ela causa impacto durante a leitura. Outros aspectos discutidos da obra de Sara Gruen foram os personagens, o romance entre Jacob e Malena, a crueldade do circo e toda a realidade que envolve seus bastidores. Como muitos só haviam assistido ao filme, então foi feito, também, um comparativo entre livro e filme, sendo ressaltadas as principais diferenças.

Depois, foi a vez de discutir sobre O Circo da Noite. Da mesma maneira que as resenhas sobre esse livro são controversas, assim foram as impressões dentre os presentes. Alguns amaram o livro (eu entre eles), outros não gostaram, outros ficaram no meio termo. Mas, o que foi incontestável, foi o quão original, mágica e bem detalhada é a obra de Erin Mongestern. Acho que é realmente impossível não ler o livro e não se envolver pela atmosfera mágica de Le Cirque des Reves. A autora soube como criar e transmitir cada detalhe, a ponto de tornar tudo muito possível de ser imaginado. 

Um ponto que foi controverso, também, foi a questão do romance em O Circo da Noite. Alguns disseram que não o acharam tão aparente nessa história. Já outros, e novamente me incluo aqui, acharam esse muito mais romântico do que Água para Elefantes. Talvez, em minha própria resenha, eu não tenha deixado isso muito claro, então vou explicar aqui. O romance, de fato, não é o foco do livro. Não são tantas as cenas românticas. Porém, o romântico para mim está no conceito, na ideia de tudo. O romance está por trás da história e, exatamente por isso, é que foi tão romântico para mim. Ele é a base de tudo, ainda que não precise estar claramente exposto para existir. E, volto a repetir, uma das cenas mais lindas que já li está nesse livro. Foi uma daquelas que lia e queria que acontecesse comigo (por mais impossível que seja nesse caso, e digo isso por questões meramente mágicas). Toda essa discussão aconteceu durante o encontro e, por isso, quis colocá-la aqui também.

Depois, para fechar a parte do debate, foi feita a batalha: Água Para Elefantes ou O Circo da Noite? A maioria, dentre os que leram ambos os livros, preferiu o primeiro pelo fato de ele trazer uma questão tão real e de impacto verdadeiro em nossas vidas, por ser o tipo de livro que não termina ao virar a última página. Eu, e mais algumas pessoas, preferimos O Circo da Noite. Por mais que Água Para Elefantes realmente tenha causado um impacto em mim, o qual eu tenho certeza de que não vou esquecer, O Circo da Noite me encantou, e esse tipo de encanto me causa um fascínio tão mágico que também fica difícil esquecê-lo. Nesse caso, eu optei pela mágica à realidade, exatamente pela sensação que ela me causou.

Por fim, chegou a hora das brincadeiras!

Grupo 1

Foram criados 7 grupos entre os presentes e foram feitas 3 brincadeiras. Cada grupo receberia uma pontuação em cada brincadeira de acordo com seu desempenho. Ao final das três, o grupo mais pontuado seria o vencedor, sendo que os três mais pontuados seriam presenteados.

A primeira brincadeira foi um jogo da memória virtual. Um representante de cada grupo escolhia duas cartas de cada vez. Quem formasse o par, ganhava pontos. Ao final da brincadeira, quem formasse mais pares seria o vencedor dessa primeira prova. Meu grupo, o grupo 1, empatou em primeiro lugar com o grupo 2!
Depois, foi feito um bingo, sendo que a cartela era composta por palavras relativas aos livros. Por uma coincidência do destino, todos os grupos ficaram na dependência da mesma última palavra, então todos completaram a cartela ao mesmo tempo. Dessa maneira, não faria sentido pontuar os grupos, já que todos receberiam a mesma pontuação.
No final, cada grupo deveria formar uma frase com as palavras: “circo”, “virando a página”, “água”, “elefante”, “noite”. A equipe do VAP selecionou as três que eles julgaram melhores e os presentes votariam, dentre essas três, a melhor. Meu grupo, o grupo 2 e o grupo 7 estávamos entre as três frases, e ai esses três grupos não poderiam votar, apenas os outros 4 grupos é que votariam. Não foi dita a que grupo cada frase pertencia para tornar o voto realmente imparcial. Assim, a frase do grupo 7 foi a vencedora, seguida da nossa.
Ao final, o grupo mais pontuado foi o grupo que eu estava, o grupo 1! (#TodosDoGrupoComemora)

 

Os grupos 2 e 7 empataram e, para acontecer o desempate, cada um deles precisou fazer uma apresentação de circo. E ai eu digo que nunca ri tanto em um encontro.
O grupo 7 foi o primeiro.  Ao som da versão de Glee de Toxic, da Britney Spears, a intenção do Julio era a de tirar a camiseta sem tirar a blusa que estava vestindo por cima dela. Porém, como não foi possível, ele apenas retirou a blusa de cima, com o auxílio de sua ajudante Nicole, mas de uma maneira muito hilária! Foi risada geral!

Depois, a Encantadora de Adolescentes do grupo 2, Stefania, com o auxílio de suas ajudantes, Thaís e Talita,  mostrou suas (ou das meninas) habilidades: a da Talita, em colocar seu dedinho pra trás, quase encostando nas costas da mão, e da Thaís, em ficar vermelha. Foi cômico também, principalmente porque a Stefania fez toda uma apresentação artística de sua performance!

No fim, os presentes votaram e quem ganhou, ficando em segundo lugar, portanto, foi o Grupo 7! E ai o Grupo 2 levou o terceiro lugar!
Grupo 7
Grupo 2
Ao final, foram feitos os sorteios e foi avisado sobre o tema do próximo encontro: Chick-Lit, tendo como livro base A Rainha da Fofoca, da diva Meg Cabot. Preciso dizer que eu surtei com esse tema?
Pra variar, as meninas e o Will estão mais do que de parabéns! O encontro foi, novamente, um sucesso e, considerando o tempo frio e chuvoso, estava lotado, o que só mostra o quanto cada um dos presentes faz questão de comparecer em cada encontro, já que é sempre uma delícia estar lá.
E, como sempre, eu mal vejo a hora do próximo acontecer!
Quem quiser ver mais fotos, só clicar aqui.

E mais uma novidade: o VAP, agora, tem uma revista!
Cada edição fará um resumão do que aconteceu em cada encontro, contando mais detalhes, também, de cada integrante da equipe e, também, dos frequentadores! Não é o máximo?
Quem quiser lê-la, só acessar aqui.
Se você quiser receber a revista por email, só preencher esse formulário!

Beijos a todos!




Deixe o seu comentário

14 Respostas para "Cobertura: Virando a Página #2 – Aconteceu no Circo"

Danzinha - 30, abril 2012 às (22:20)

Oii MI,

Deve ser super legal participar deste tipo de encontro, só de ver você descrevendo fiquei morta de vontade de estar lá, pena que moro longe.

Beijos

Amigas entre Livros

Responder

Milena - 01, maio 2012 às (00:53)

Ainnnnnn Mi, eu gostaria muito de poder participar desses eventos, encontros com os blogueiros! *-*
Pena que eu moro no fim do mundo, UAHIUHAIHUAUAHIAUHIUAHUHA….Mas pretendo encontrar alguns blogueiros e amigos na Bienal,né. =P
Você irá? =D

Faz tanto tempo que não dou uma passadinha aqui no seu blog,né.
Mas agora voltei.

Estou louca para poder comprar e ler “O CIRCO DA NOITE” a capa é linda e já vi várias resenhas e parece ser muito legal…

Adorei o post.

Um beijão!
http://divertletras.blogspot.com

Responder

Lucas Martins - 01, maio 2012 às (03:04)

Eu quero irrrrr, Mi, rsrs Primeiro o The Five, agora, o Virando a Página. Eu, e a minha capacidade de me apaixonar pelos eventos de outras cidades, rsrs
Adorei o tema escolhido! Por mais que não curta MUITO circos… rsrs
Beijão!

Responder

✿Vanessa✿ - 01, maio 2012 às (15:44)

Oi Mi*
Sempre que vejo os encontros que vc vai, fico triste que não têm aqui em POA!
A fotos demontram bem que o encontro deve ter sido maravilhoso!!

Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/2012/05/evento-em-poa-editora-giostri.html

Responder

Aline - 01, maio 2012 às (16:10)

Aione AMEIIIII o encontro, foi a primeira vez que fui e posso dizer q superou todas minhas expectativas, amei conhecer todos vcs da vida literaria, amei a dedicação do grupo Vap, e o que pooso dizer + e que estou contando os dias para o proximo evento.beijos =)

Responder

Marcelo Lima - 01, maio 2012 às (16:31)

direi o que digo sempre ! Quero poder ir em um desses eventos logo!

Responder

Sofia - 01, maio 2012 às (20:29)

MI!!!! Que saudadesssss, adorei o post mesmo, ficou muito legal.

Adoro esses encontros, um modo ótimo de trocar informações, opiniões, etc. =Tenho certeza que foi maravilhoso!

Beijos, fofa

Sofia

Responder

Ana Ferreira - 01, maio 2012 às (23:06)

Mi,
Ao contrário do que vejo em algumas postagens de outros blogs sobre eventos mal organizados, o pessoal do VAP parece estar de parabéns, pois eu só vejo gente elogiando e em cada foto dá para notar os cuidados que eles tiveram nos mínimos detalhes para deixar o público mais à vontade e disposto a voltar.
Acho que as discussões e as brincadeiras devem ter sido muito interessantes e fiquei morrendo de vontade de ir num desses.
Semana passada nós teríamos um aqui em Santos, mas os organizadores cancelaram, infelizmente…

Beijinhos!
Ana – Na Parede do Quarto

Responder

Priscilla Duhau - 01, maio 2012 às (23:14)

Que coisa lindas são esses encontros do VAP, né? Só fico aqui babando e morrendo de vontade de estar em cada um deles.
Não li nenhum dos dois livros que foram o tema desse encontro especificamente. Mas estou com muita vontade de ler os dois, especialmente O Circo da Noite, já que estou lendo muuuitas resenhas falando bem sobre o livro, o que me deixou hiper mega super curiosa, haha.
Enfim, Mi, suas cobertuas são sempre as melhores! Adoro ficar sabendo de tudo que aconteceu nesses encontrinhos.
Ah, desculpa a ausência aqui do MVL, mas é aquele velho problema de tempo que não vou nem ficar me estendendo pra não ficar repetitiva aqui.

Beijão ♥
Priscilla Duhau
Livrificando

Responder

Planet Pink - 02, maio 2012 às (03:23)

Parece ter sido maravilhoso o encontro *-*
meu sonho é participar dum encontro desse =)

Beijão!

Responder

Eduarda Menezes - 02, maio 2012 às (03:58)

Mi, adoro acompanhar esses eventos pelas suas postagens. Me sinto como se tivesse comparecido haha Deve ter sido super divertido. Não posso dizer qual o meu preferido entre os dois livros com a temática circo, já que não li ainda o Circo da Noite, mas tenho certeza de que por tudo que ouvi, ele é um título à altura do Água Para Elefantes, que também é muito bom e me tocou em diversos sentidos.
Beijão!

Responder

Raquel Machado - 03, maio 2012 às (01:43)

Oi flor,
Parabens pelos premios..rsrs…muito fofos…agora so comentei para dizer uma coisa Chick Lit…ai meu deus…quanto custa uma passagem para São Paulo mesmo???Tem estadia ai na sua casa(hauhau tri escalada…)
Bjjssss
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/

Responder

Entre Fatos & Livros - 03, maio 2012 às (02:38)

Aione, vc é mto sortuda de participar desses eventos. Como eu queria! Pela sua cobertura maravilhosa e completa dá para notar que é super divertido. Fico imaginando o quanto deve ser bom conhecer pessoalmente pessoas com o mesmo interesse que vc e poder discutir sobre os livros que leu. O próximo evento deve ser incrível. Daria tdo para assistir. Adoro Meg.

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Responder

Ni - 04, maio 2012 às (00:07)

AI QUE LINDO! QUANTA GENTE! Ahhhhhhhh, que pena que “Água para Elefantes” ganhou, hmpf. Ok, nem li, mas é que “O Circo da Noite” é tão lindo, e mágico, e…. Ah, suspiro! Super diferente e, é verdade, o romance é a base de tudo, mas ainda assim eu gostei bem mais do romance Monique-Circo do que o romance entre os pseudo-protagonistas (porque, sinceramente? O circo era o protagonista!). Ai se o Clube do Livro daqui fosse tão dinâmico…
Beijão, Mi! <3

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por