Cobertura: Virando a Página #3 - Você aceita ser meu chick-lit? | Minha Vida Literária
27

maio
2012

Cobertura: Virando a Página #3 – Você aceita ser meu chick-lit?

Aconteceu ontem, na Saraiva Megastore do Shopping Pátio Paulista, o terceiro encontro do Virando a Página!

O tema da vez era chick-lit (AioneSurta) e, como maio é o mês das noivas, o livro escolhido foi A Rainha da Fofoca (resenha: aqui), já que o assunto casamento é bem importante nessa série.
Sendo a Meg Cabot uma importantíssima autora desse gênero, o foco no trabalho da autora foi bem grande, ao invés de simplesmente ser sobre o livro base em si.
Assim, o debate começou com um apanhado geral sobre a Meg e todos os milhões de livros dela. Conforme cada um ia sendo citado, os presentes compartilhavam suas opiniões sobre cada um, dizendo quais os preferidos, o que cada um gostou ou desgostou nos livros e, de uma forma mais ampla, o que faz da Meg uma diva.
As opiniões foram basicamente as mesmas: a autora sabe envolver o leitor com suas histórias e é uma mestra na arte de passar para o papel protagonistas que causem identificação com o leitor. Os pensamentos e ações delas são dignas daquelas de suas leitoras se reconhecerem e lembrarem que ou já passaram por algo semelhante ou que já agiram e sentiram as mesmas coisas. Assim, a leitura não só é extremamente divertida e prazerosa como, também, reconfortante, por causa dessa identificação.
Também foi levada em conta a opinião dos garotos presentes, como eles encaram a leitura de um chick-lit de Cabot. O resultado foi que nem todos os livros agradam, ou por serem muito “de mulherzinha” ou por não ser possível acompanhar tão bem a mente feminina – o centro de qualquer chick-lit. De qualquer forma, muitos dos livros da autora agradam a ambos os sexos, principalmente os da série A Mediadora.
Depois, foi a vez de entrarmos em A Rainha da Fofoca. Ele acabou dando margem para uma discussão mais ampla: não falamos apenas do livro, mas tudo que pudemos relacionar a ele. Além dos comentários sobre trechos favoritos, partes hilárias, o que agradou e um pouco sobre a continuação, acabamos falando das personagens “melhores amigas” das protagonistas da Meg (percebemos uma tendência da autora em fazer amigas um tanto quanto estranhas. A Lilly, de O Diário da Princesa, é um ótimo exemplo: eu não suporto a personagem e, na minha definição, ela passa longe da classificação BFF), a semelhança com outras personagens e obras do chick-lit, como O Segredo de Emma Corrigan (pela situação do desabafo com um estranho) e Delírios de Consumo de Becky Bloom (pela personagem), ambas obras de Sophie Kinsella (minha diva mor do gênero). Também, foi colocada em pauta a semelhança entre a Lizzie Nicholls e a Clícia, do Silêncio que eu tô lendo. Quem a conhece sabe que elas são MUITO parecidas.
Na hora das brincadeiras, o esquema foi o mesmo do outro evento: foram três brincadeiras, cada uma garantindo uma pontuação para os grupos e, ao final, a soma das pontuações de cada prova é que definiria o vencedor.
Ao todo, foram formados 5 grupos. A primeira prova era uma lista com 20 anagramas, cada um formando um nome de um livro da Meg. Os grupos tinham 5 minutos para resolver. Cada resposta correta acarretava 5 pontos e o primeiro grupo a responder tudo corretamente ganhava 20 pontos extras. Porém, ninguém conseguiu terminar! A prova estava dificílima! O grupo 5 foi quem se saiu melhor nessa prova!
A segunda era um ligue-ligue! Havia duas colunas, uma com as protagonistas e a outra com os nomes dos livros, e devíamos ligar cada protagonista com seu respectivo livro. O esquema era o mesmo da primeira prova! O grupo 5 foi o primeiro a terminar, mas, como erraram uma resposta, não levaram os 20 pontos. Assim, o segundo grupo a entregar, o grupo 4 (o grupo que eu estava, diga-se de passagem) foi quem levou a vantagem!
A última prova era um caça-palavras. A única diferença com as outras provas era que tínhamos 10 minutos para procurar as 10 palavras. E foi muito suado! Havia palavras de trás para frente na diagonal, só para vocês terem noção! A concentração na sala era total, nunca vi um encontro tão silencioso durante uma brincadeira! Todos conseguiram responder a tempo, mas o grupo 5 foi o primeiro a terminar!
Ao final, o vencedor foi o grupo 5, com uma diferença de 5 pontos apenas para o grupo 4, em segundo lugar! O grupo 1 foi o terceiro colocado!
Ao término do evento, ocorreu a Troca-Troca Literária! As pessoas que tivessem livros para trocar poderiam levá-los e usar o espaço do VAP para isso. Essa troca acontecerá ao final de todos os eventos!

Para variar, o encontro foi uma delícia. Além de as meninas (dessa vez o Will não estava) criarem uma ambiente super descontraído, é perceptível o empenho delas em fazer tudo com muito carinho e da melhor forma possível. É só olhar para os kits lindos que elas preparam! Todas têm afazeres fora o clube do livro, então o tempo de todas é curto. Mas, mesmo assim, elas ainda arranjam um para preparar e montar tudo com muito carinho para os participantes. Portanto, parabéns de novo organização do VAP! Vocês arrasam!

Fui lerda de novo, não levei máquina e nem tirei foto com o celular. Como as fotos do evento também não foram compartilhadas no facebook ainda, vou deixar aqui apenas a imagem com os brindes que eu trouxe pra casa! Quando houver fotos, eu compartilho para vocês na página do blog no Facebook!

E querem saber o tema do próximo VAP?

Nem preciso dizer que surtei, não é?

Beijos a todos!





Deixe o seu comentário

15 Respostas para "Cobertura: Virando a Página #3 – Você aceita ser meu chick-lit?"

✿Vanessa✿ - 27, maio 2012 às (23:20)

Oi Mi*
Parece que foi bom o encontro. Sempre fico aqui com um pouco de inveja por não poder participar.
Opah, o próximo se´ra bom, amei ler este livro, muito bom!!
Adorei o kit que ganhou!!

Bjinhs*
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Responder

Bárbara Murat - 28, maio 2012 às (01:30)

Adoro suas coberturas de eventos ^^ Fico morrendo vontade de ir em um. Só que não tenho mais desculpa, porque está tendo encontros aqui em Sorocaba e dessa vez que eu ia ir, meu tio sofreu um acidente, ai não deu certo, enfim.
Adorei o post ^^ Curto os livros da Meg, são bem divertidos e dá pra se identificar com as personagens mesmo!
O próximo vai ser de Anna *–* Vai ter cobertura aqui né?

Beijos.

Responder

Lucas Martins - 28, maio 2012 às (02:09)

Miiiii, eu PRECISO ir num VAP! Pena que é muito longe daqui, mas, já que não dá, acompanho as suas coberturas. Pena que hoje não teve fotos. Quando sair no Facebook eu vejo.
Aaaadorei o tema do próximo VAP. Quero pegar o ritmo e ler Anna e o Beijo Francês que tenho há quase 1 ano e ainda não li :/
Beijão, Mi!

Responder

Sofia - 28, maio 2012 às (10:44)

Mi, pela sua resenha o livro parece ótimo! Adooro esses eventos, deve ser mega divertido…
NUNCA li nada da Meg, tenho certa curiosidade!

Beijo,
Sofia- Lendo de Tudo

Responder

Natalia Dantas - 28, maio 2012 às (12:06)

Nossa que legal! Bem interessante isso!
Beijos :*
Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com.br/

Responder

Milena - 28, maio 2012 às (12:32)

Oi, Mi!

Adoro chicklit! Nem surto quando vejo algo relacionado não, né, magina! Hahahaha. Eu adoro as suas coberturas e bem que eu queria participar de todos os eventos literários, mesmo! A maioria deles acontece fora da minha cidade, então fica um pouco mais difícil 🙁 chorei!

Beijos, Milena.
http://livrosnacabeca.blogspot.com

Responder

Sora Seishin - 28, maio 2012 às (13:27)

Oi Aione!
Que demais esse encontro!
Eu adoro os livros da Meg, mas a série A Mediadora é uma das minhas preferidas mesmo.

Beijos,
Sora – Meu Jardim de Livros

Responder

Julia G - 28, maio 2012 às (16:38)

hehe, Miii, esse Clube do livro deve ser uma delícia! Adorei o temam, as discussões e as brincadeiras pelo que você contou! E gostei da idéia do troca-troca, eu tenho vários livros para trocar, e não existem tantas opções ;~
Preciso ler também Anna e o beijo, que tá na minha estante há tempos!

Beijinhos!

Responder

Vanessa - 28, maio 2012 às (19:41)

Sabe o que eu mais gostei? Do troca troca lietrário, achei a idéia FANTÁSTICA!!!! Claro que o evento todo é fantástico, mas o troca de livros é algo inusitado.

Aione sempre se divertindo!!!! Hiuahiua

Vanessa – Balaio

Responder

Esmalte de Morango - 28, maio 2012 às (20:35)

O negocio é o seguinte: quando eu for para SP eu vou em um encontro do VAP. Não aguento mais passar vontade. Hahahaha
O evento parece ter sido super divertido e estou até imaginando você surtando, Mi. Hahahahaha

Agora todo mundo grita: VAP DE ANNA DE O BEIJO FRANCÊS! Eu quero! *o* rs

Beijão, Meire.
http://manialiteraria.blogspot.com.br/

Responder

Marcelo Lima - 28, maio 2012 às (21:02)

acho que eu ia adorar ter ido ! Meg diva!

Responder

Clícia Godoy - 28, maio 2012 às (22:53)

o/

Viva!

Achei sensacional!
=)

Bora pro mês que vem?
Hein?

Responder

Ni - 30, maio 2012 às (19:27)

O nome do seu post já me fez querer engoli-lo! NÃO ACREDITO, CLUBE DO LIVRO DISCUTINDO MEG CABOT? Por favor me leve no próximo! OLHA O TEMA DO PRÓXIMO!!!!!!!!!! Deve ter sido lindo todo mundo comentando suas experiências com os livros da Meg, e não sabia que “A Mediadora” agradava os meninos também! Ai, Mi, adorei! Sério, juro que queria MUITO poder aparecer no Clube do Livro de vocês! :'(

Responder

Planet Pink - 30, maio 2012 às (20:33)

aaaaaah mais um evento do VAP!!! *-*

assim que der, vou correr no face pra ver as outras fotos!!

;***

Responder

Eduarda Menezes - 01, junho 2012 às (17:58)

Como sempre esses encontros do VAP são maravilhosos e muito bem organizados! Super lindos os brindes e as brincadeiras parecem muito divertidas. ^^
A Meg gera assunto para altas discussões, né? Acho que o papo deve ter sido super divertido. =)
Beijão, Mi!

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por