[Coluna da Mi Machado] Bibliotecas do Brasil - Borborema/SP - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
21

fev
2013

[Coluna da Mi Machado] Bibliotecas do Brasil – Borborema/SP

Bibliotecas do Brasil é a coluna na qual a Mi Machado apresenta as bibliotecas brasileiras para incentivar o uso delas pelos leitores!

 

Oi queridos!
É com muita alegria que hoje apresento para vocês a Mi Machado, a nova colunista do Minha Vida Literária!

Uma vez por mês, a Mi apresentará uma biblioteca de algum lugar do Brasil, mostrando quais livros podem ser encontrados nelas, as formas de empréstimos e outras informações que podem vir a ser úteis para quem quiser utilizá-las! 
Para começar, a Mi apresentará a biblioteca de Borborema, cidade onde ela mora. Para os próximos meses, aceitaremos voluntários que quiserem compartilhar as informações sobre a biblioteca de sua cidade! Se você costuma emprestar livros de bibliotecas públicas, não deixe de contar pra gente nos comentários!

Histórico

Eu frequento a Biblioteca Municipal desde os 11 anos. No início, comecei a frequentá-la para fazer pesquisas para trabalhos da escola e não tinha o costume de emprestar livros para leitura, pois esses eu pegava na Biblioteca da escola.

Terminei o ensino médio em 2006 e não pude mais ter acesso à biblioteca de lá, portanto, em 2007, resolvi voltar a visitar a Biblioteca Municipal e, desde então, sempre que posso dou uma passadinha por lá.
Sempre que podia eu comprava livros, mas, como não tem livraria na minha cidade, eu comprava raramente, apenas quando encontrava algum interessante no catálogo da Avon, rs. Eu adquiri o hábito de comprar livros mais frequentemente há aproximadamente 3 anos, quando descobri as lojas virtuais (Submarino e Saraiva). Sempre que tinha promoção de Frete Grátis, eu corria comprar um ou dois livrinhos! Logo depois eu comecei a trabalhar, o que me permitiu aproveitar ainda mais essas promoções, e hoje tenho uma fila enorme de livros para ler na minha estante. Entretanto, não consigo parar de frequentar a Biblioteca.
Aquele lugar para mim é mágico e sempre eu vou até lá.
Fico triste por não cederem um lugar maior para os meus amigos. A Biblioteca ocupa apenas uma sala no prédio onde é a Secretaria da Cultura e a bibliotecária sempre lamenta por não ter espaço para organizar eventos e encontros.
A bibliotecária é muito simpática e trabalha lá desde SEMPRE! Nunca vi outra pessoa trabalhando lá, e ela sempre dá ótimas dicas, e não dúvido nada se ela já não leu todos os livros que tem por lá.

Borborema é uma cidade pequena onde todos se conhecem e sabem onde o outro mora, ou alguém que conhece ou tem o telefone. Portanto, quando você vai até lá para emprestar algum livro, tudo o que você precisa é deixar o nome, o endereço e assinar o livro de registros de empréstimos. Sem cartão, sem cadastro, sem multas por atraso, nem nada do tipo. O máximo que pode acontecer é de algum outro usuário da Biblioteca bater na porta da sua casa pedindo ‘aquele livro que você emprestou na biblioteca e não devolveu’.

E o melhor de tudo: Voce não paga nada por isso!
Você que quer ler livros legais, mas está sem trabalho ou o dinheiro está curto, ou está economizando para pagar o cursinho, a faculdade, ou o carro… Vá até a biblioteca da sua cidade! As Bibliotecas do Estado de São Paulo recebem vários livros novos no início do ano do Governo do Estado, todos ótimos e maravilhosos livros, novinhos!
Enfim, eu adoro ler os lançamentos e estou sempre comprando livros, eu amo a minha estante, e gostaria de um dia ter uma enorme biblioteca particular, mas acho que hoje as bibliotecas estão sendo esquecidase tem muita gente que ama ler e ainda assim não conhece esse pequeno paraíso. Então eu faço questão de, mesmo tendo outros 70 livros não lidos na minha estante, visitar todo mês a biblioteca e escolher um livrinho daquelas estantes empoeiradas. Eu sei que eles estão lá esperando por mim, por você, por um amigo, por alguém que queira lê-los, porque os livros foram feitos para serem lidos, e não importa o quão velhos,  amarelados e empoeirados estejam eles, merecem seu devido valor.
Em todo o Brasil, tenho certeza de que existem bibliotecas incríveis, e que, ainda assim, existem muitos leitores que não as conhecem. Então, você que gosta de ler, que é apaixonado por livros, visite a biblioteca de sua cidade, tenho certeza de que você não vai conseguir sair de lá sem um livrinho embaixo do braço, tenho certeza de que vai conhecer muita gente interessante por lá, e pode apostar que você se sentirá e será um leitor apaixonado ainda mais completo!
Dados da Biblioteca
  • A Biblioteca Municipal de Borborema conta hoje com aproximadamente 13.600 livros – aproximadamente o mesmo número de habitantes – distribuídos entre livros de pesquisa e literatura de todos os gêneros.
  • Costuma receber em média 50 visitantes por semana sendo que, desse total 80% são crianças. 
  • A Biblioteca está de mudança! Finalmente conseguimos um espaço maior e dedicado apenas a ela. O novo local é próximo à escola de ensino Fundamental e Médio da cidade, o que eu achei ótimo pois, pode ser um incentivo aos alunos da escola a frequentarem mais a Biblioteca, já que agora ela estará pertinho deles.
Melhores Livros que li da Biblioteca Municipal

 

 

 

Livros que encontrei na Biblioteca e pretendo ler.

 

 





Deixe o seu comentário

22 Respostas para "[Coluna da Mi Machado] Bibliotecas do Brasil – Borborema/SP"

Lili - 21, fevereiro 2013 às (18:29)

Adorei a ideia. Ahh e leia sim Ei! Tem alguém aí? porque é ótimo, um dos livros mais lindos e fantásticos que já li.

liliescreve.blogspot.com

Mileidi - 21, fevereiro 2013 às (21:52)

Oooi Lili!
Que bom que gostou! Estou super animada com a coluna!
E vou ler sim Ei! Tem alguém aí? em breve, depois que li O Mundo de Sofia, estou sempre procurando ler outras coisas do autor.

beeeijo!

Rafael Fernandes - 21, fevereiro 2013 às (19:52)

Nossa, mega interessante, gostei da coluna viu Mi, faz tempão que não visito uma biblioteca, aqui tem uma que eu costumava visitar, tenho até cartão, mas depois que comecei a comprar até parei de ir lá… Mas pelo visto Borborema o sistema é diferente, gostei da temática. Super beijos e bem-vinda!

Mileidi - 21, fevereiro 2013 às (22:04)

Oi Rafael! Que bom que gostou da coluna!
Eu tmb passei a visitar a biblioteca com menor frequencia quando comecei a comprar livros, mas ainda assim estou sempre por lá, eu amo aquele lugar!

Beeijo, e obrigada!

Lú Miranda - 21, fevereiro 2013 às (20:22)

Adorei a nova coluna, sabemos que biblioteca tem que existir em qualquer lugar, mesmo que seja uma cidadezinha de poucos habitantes. Eu costumo emprestar livros da Biblioteca da Universidade onde estudo e da biblioteca municipal da minha cidade (Belém), mas nas duas os livros encontrados normalmente são acadêmicos, colegiais, etc..

clicandolivros.blogspot.com

Mileidi - 21, fevereiro 2013 às (22:11)

Oii Lú!

Na biblioteca da faculdade onde estudei também só tinha livros acadêmicos, mas na escola de ensino médio também tem vários livros interessantes, mas ainda assim tem gente que nunca visitou pq pensa que não tem entende? já consegui convencer algumas pessoas a visitarem, mas ainda assim, são poucos adultos que visitam, eu espero que agora com um local maior, só para ela e mais próximo do centro da cidade, ela se tornará mais visível e as pessoas passem a visitá-la frequencia.

Beeijo!

JennyCullen - 22, fevereiro 2013 às (01:52)

Primeiramente, seja muito bem vinda ao blog,agora temos duas Mi’s! Vai ser ótimo acompanhar a nova coluna,achei super legal a iniciativa de incentivar nós leitores a visitar as bibliotecas.
Acho que eu passaria a amar a cidade onde eu moro se tivesse uma biblioteca aqui,mas como poucas pessoas aqui gostam de ler,o prefeito nem se importa em construir uma,e isso é muito triste =/
A biblioteca da escola onde estudo está em fase de organização,mas vai ser só pra livros acadêmicos,então só me resta a opção de comprar pela internet,porque nem livraria tem por aqui…Nossa,minha cidade é tensa,hein!
Mas sempre que eu tenho oportunidade entro em um cantinho,seja livraria,biblioteca,sebos, onde quer que tenha um cantinho de livros,eu faço questão de parar para procurar bons títulos.

Beijooss,
Jennifer♥

Mileidi - 25, fevereiro 2013 às (16:31)

Obrigada Jenny!
A biblioteca daqui é ótima mesmo! mas, pouca gente sabe disso, a da escola onde eu estudava tmb era maravilhosa!
Beeijo!

Julia G - 22, fevereiro 2013 às (11:17)

Como assim biblioteca sem cadastro? Acho que não consigo nem imaginar como isso pode acontecer! rsrs
Morando em uma capital, as coisas aqui tem que ser tudo certinhas, senão, sem chances. Mas a biblioteca pública daqui também tem muitas obras boas, e sempre que eu vou lá não consigo sair sem alguma coisa.

Beijos

Mileidi - 25, fevereiro 2013 às (16:34)

Olá Julia!
As coisas por aqui são beem tranquilas mesmo!
E o caso que citei no post de outro usuário da Biblioteca bater na porta da sua casa pedindo ‘aquele livro que você emprestou na biblioteca e não devolveu’ é verídico! rs, uma amiga minha foi na casa de um menino e pediu o Anna Karenina q ele tinha emprestado na biblioteca e nao tinha devolvido!
Como são poucos usuários e os poucos que frequentam geralmente se conhecem fica fácil controlar, mas acredito que esse ano eles vão informatizar tudo junto com a mudança de prédio e vai ficar tudo mais organizado..
Beeeijo!

Vanessa Grandin - 22, fevereiro 2013 às (14:38)

Parabéns pela ideia da coluna sobre Bibliotecas…eu amo Bibliotecas!!
É maravilhoso!!!!! 🙂

Ah..vi que vc pretende ler Pássaros Feridos… foi o primeiro livro que li na vida…com 09 anos !!!
Acho que vai adorar!!!!!

Mileidi - 25, fevereiro 2013 às (16:35)

Vanessa! Obrigada!
Eu tmb amoo bibliotecas!

Vc leu Pássaro Feridos com 9 anos? Aquele livro é enoorme! hehe, pretendo ler ainda esse ano!
Beeeijo!

Alinne - 22, fevereiro 2013 às (16:55)

Oi Mi Machado.
Adorei a nova coluna!
Eu também adoro ir em bibliotecas. Nas que frequento existem livros ótimos, estou sempre as visitando quando posso e é difícil eu sair sem pegar nenhum livro emprestado rs.
Beijos.

Mileidi - 25, fevereiro 2013 às (16:36)

Alinne!

Que bom que gostou da coluna!

Volte sempre! Beeijo!
🙂

Nuvem de Letras - 22, fevereiro 2013 às (18:48)

Olá,
Adorei a coluna! Eu, particularmente, amo ir a bibliotecas. Sempre tem livros que a gente quer ler e às vezes não tem tanto $$ para comprá-los. Estava inclusive pensando hoje em retornar à que eu costumava ir – apesar de ser um pouco longe da minha casa, mas enfim…
Gostei da iniciativa!!

Beijinhos
Daisy
nuvemdeletras.blogspot.com

Mileidi - 25, fevereiro 2013 às (16:44)

Olá!!
Apesar da cidade aqui ser pequena se for para ir a pé – que é como eu geralmente vou – a Biblioteca tmb fica um pouco longe da minha casa, cerca de 15 min a pé… parece pouco, mas se o sol estiver muito forte não é mole não! Mas de carro, eu chego lá em 2 min!
Agora com a mudança ela vai ficar mais pertinho.
Beijao, volte sempre! 🙂

Jéssica Rodrigues - 24, fevereiro 2013 às (02:16)

Olá Mi Machado.
Eu amo bibliotecas. Quando comecei a ficar apaixonada por livros, lá pelos 14 anos, foi lendo livros que pegava na biblioteca. Em toda minha fase de Ensino Fundamental e Médio na hora do recreio me dedicava em ir a biblioteca e conhecer algum livro novo.
Atualmente sempre que posso vou na biblioteca da Faculdade ou a daqui de minha cidade.
Parabéns pelo post.
beijos

Jéssica
http://leitorasempre.blogspot.com.br

Mileidi - 25, fevereiro 2013 às (16:51)

Olá Jéssica!
Eu tmb visitava muito a biblioteca da escola no Ensino Fundamental e Médio…
A da faculdade onde estudei tinha só livros universitários mesmo, mas eu sempre ia pra lá pra poder ficar quietinha e ler algum livro q levava comigo.

Obrigada e volte sempre! beeijo!

✿Nessa✿ - 24, fevereiro 2013 às (14:03)

Oie!
Achei interessante esta coluna, adoreii.
Nossa, que estranho uma biblioteca que não tem registro, os livros são catalogados?
Achei estranho, não ter controle do livro emprestado…
Adorei os titulos que vc já leu, pelo visto a biblioteca tem um acervo muito bom e atualizado.

Bjinhs*

Mileidi - 25, fevereiro 2013 às (16:30)

Nessa! Td bom?
Os livros são catalogados sim, só que ainda não é informatizado…então eles tem registros dos empréstimos, mas tudo manualmente.
Agora que a Biblioteca está mudando de prédio eles vão aproveitar para informatizar tudo, dessa forma será mais fácil a organização..
beeijo!

Pah - 28, fevereiro 2013 às (19:09)

Oi Gêmea! Que coluna incrível o/ Acho muito bom esse tipo de post, já até pensei em fazer um nesse estilo sobre sebos *.*

Mi seja MUITO bem vinda! Concordo com seu texto, tem tantas bibliotecas esquecidas por aí, e a maioria delas com ótimos livros no catálogo esperando por nós. Na minha cidade mesmo, tem uma muito boa, mas eu raramente a frequento, uma pena. Precisamos incentivar mais esse costume, para que ele não se perca (ainda mais) com o passar do tempo.

Beijokas

Anonymous - 02, dezembro 2013 às (12:12)

Adorei a coluna. Muito bom mesmo, vou compartilhar com amigos sobre sua coluna e sempre voltarei aqui.
Sempre que posso dou uma passada nas bibliotecas próximas de casa (moro em Salvador).
Abraço e sucesso com sua coluna.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício