[Coluna da Mi Machado] Bibliotecas do Brasil - Florianópolis/SC - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
27

mar
2013

[Coluna da Mi Machado] Bibliotecas do Brasil – Florianópolis/SC

 

Bibliotecas do Brasil é a coluna na qual a Mi Machado apresenta as bibliotecas brasileiras para incentivar o uso delas pelos leitores!

 

Olá Pessoal!
A Biblioteca que vamos conhecer hoje é frequentada pela Lili, do Lili Escreve.

 

Na realidade uso pouco por questões do dia-a-dia. Fica em um local que vou mais a passeio. Porém, conheço ela há muito tempo, quando funcionava mais como sala de leitura por ter poucos títulos. Mas sempre acompanho através dos e-mails enviados a programação que inclui as narrações de histórias, grupos de leitura, sarais literários e passeios de barco com as contadoras de histórias. Espero frequentá-la mais. Uma de minhas atitudes foi criar uma meta de livros da biblioteca.’

Sobre a Biblioteca

A Biblioteca Comunitária Barca dos Livros foi fundada em fevereiro de 2007, e conta hoje com aproximadamente 10.000 títulos. São livros de poesia e prosa de ficção – lendas, fábulas, contos, novelas, romances, literatura brasileira e estrangeira – para o público infantil, juvenil e adulto.

Este acervo de livros escolhidos foram doados, em sua maioria, por sua diretora-geral Tânia Piacentini, que os recebe como votante dos prêmios anuais da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Há também livros de cultura em geral: biografias, filosofia, artes, história, ciências, meio-ambiente e outras áreas.
(retirado do site)

Fica em Florianópolis – SC, na Lagoa da Conceição, importante ponto turístico, em frente a marina que há próxima à pracinha.

Ela não é a única da cidade, ainda há a biblioteca municipal e as Bibliotecas das universidades Federais e do Estado, que contam com bons acervos, mas, infelizmente, para utilizá-las é necessário ter um vínculo para empréstimo. Porém, podem ser utilizadas para estudo e leituras no local.
Sistema de Cadastro e Empréstimo
– Cadastramento
Para se cadastrar basta apresentar comprovante de identidade e residência. Se for menor de 16 anos, precisa indicar um responsável e fornecer seus dados.
Uma ficha cadastral é preenchida na própria biblioteca, você assina um termo de compromisso e paga R$1,00 (um real) pela primeira carteira de usuário. E pronto! Já está cadastrado e já pode aproveitar.
– Empréstimo
O empréstimo de livros é de no máximo 3 títulos por vez, que são emprestados por 14 dias e que podem ser renovados (até mesmo online) caso não haja reserva ou débito.
Livros que ela já leu e gostou!
Eles possuem muita coisa interessante de Tolkien e sobre sua obra. Também possuem Trilogia Millenium completa e alguns exemplares de Agatha Christie.

Para os jovens, há a série Diário da Princesa (Meg Cabot) e a série Crepúsculo.

Livros que viu e quer ler!
Títulos do Bernard Cornwell como O Arqueiro; Na praia, de Ian McEwan; alguns volumes da Paula Pimenta (Fazendo o meu filme 1, 2, 3); A sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón.
Links Interessantes
Você frequenta a biblioteca da sua cidade e gostaria de apresentá-la aos leitores? Me avise pelos comentários e terei o maior prazer em conversar com você!




Deixe o seu comentário

18 Respostas para "[Coluna da Mi Machado] Bibliotecas do Brasil – Florianópolis/SC"

Fabi Liberati - 27, março 2013 às (18:23)

Oie. Bom eu não frequento a biblioteca, porque a que tem aqui perto da minha casa é um horror, não tem nada, e eu gosto de ter os meus livros =D, confesso que ja fui la várias e várias vezes mas sempre a mesma coisa =/
Beijos =)

Lili - 27, março 2013 às (18:46)

Opa! Consegui abrir. A barca dos livros é um local bem especial, eles têm muitos projetos: clubes da leitura, oficinas de contação de histórias, recebem escolas com os contadores de histórias seja na biblioteca, seja embarcado em um passeio.

Uma delícia!

liliescreve.blogspot.com

Jéssica Rodrigues - 27, março 2013 às (19:37)

Oie Mileidi.
Nossa faz tempo que não vou em uma biblioteca, mas é sempre especial está lá.
Durante meu Ensino Fundamental e Médio vivia na biblioteca, na hora do intervalo, quando não tinha aula, no horário contrário a meu turno.Sempre dava um jeitinho de ir.
Uma pena que hoje em dia não tenho muito tempo.
Ótimo post.
Beijos

Jéssica
http://leitorasempre.blogspot.com.br/

Manu Hitz - 27, março 2013 às (20:25)

Que legal essa biblioteca! Super bem localizada num cartão postal maravilhoso de Floripa! Começou como sala e leitura e agora foi promovida!
Conheço apenas uma biblioteca pública na minha cidade, as outras são as universitárias e a da escola do meu filho – de onde li vários livros maravilhosos!

Laura Zardo - 27, março 2013 às (22:58)

Antigamente eu ia muito na biblioteca aqui da minha cidade, mas a falta de tempo e o acumulo de livros não lidos da minha estante me fizeram parar de frequentá-la. Mas é um lugar que eu adoro, me sinto maravilhada no meio de tantos livros, acho um lugar incrível!

Luna A.H. - 28, março 2013 às (00:03)

Oi Oi.
Essa biblioteca é muito linda =)
Infelizmente não frequento nenhuma biblioteca da minha cidade, na verdade apenas a da minha Universidade por conta dos estudos, e como toma muito tempo, acabo ficando sem muito acesso a outros livros que não sejam do meu curso.
Adorei a postagem, bem interessante e informativa.

Beijos da Lua =*
http://www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

Ana Paula Barreto - 28, março 2013 às (00:29)

Que bacana!
Acho que aqui perto de casa só tem biblioteca de universidade e realmente não tem livros não-didáticos. E isto é uma pena, gostaria muito de frequentar ambientes assim! E não precisaria gastar tanto em livros. rs
bjs

Entre Fatos & Livros - 28, março 2013 às (02:01)

Oi Mi!
Bem legal que as bibliotecas façam programações interessantes e tenham um acervo de livros para jovens tb. Há mto tempo eu não vou na da minha cidade pq é longe e não tenho necessidade de pegar livros emprestados, mas quando eu era estudante fazia da biblioteca o meu cantinho especial.

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Raíssa Lis - 28, março 2013 às (11:02)

Oiie, achei bem interessante esse post o que me levou a ficar curiosa, mal conheço a biblioteca da minha cidade. Como só frequentei a biblioteca da minha escola no ensino médio, não procurei conhecer a biblioteca pública.
Beijos
Raíssa Lis
Flor de Lis – http://florderaissalis.blogspot.com.br/

Sofia - 28, março 2013 às (14:37)

Oii Mii!

Acho que eu nunca fui numa biblioteca daqui, tenho que mudar isso haha! Ah estou carente dos livros da Agatha, estou sem obras dela no momento, acredito que adoraria essa biblioteca, taaantos títulos <3!

Beijooos!

cristiane - 28, março 2013 às (16:03)

Cara, a biblioteca que sei que tem na minha cidade fica a umas duas horas da minha casa, mas pelo menos dizem ser completa. Nunca fui lá, no entanto…
Ah, bacana quem tem uma pertinho, eu não saía de uma se aqui tivesse uma perto!

Alinne - 28, março 2013 às (17:37)

Oi.
Eu sempre que posso estou indo ver as novidades da biblioteca municipal daqui da minha cidade, já li livros ótimos por lá, inclusive séries completas.
Achei linda essa biblioteca que a Lili frequenta!
Beijos.

Sora Seishin - 28, março 2013 às (17:38)

Oi Aione e Mileidi!
Acompanho o blog da Lili e adorei o post! Aqui na minha cidade fui na biblioteca municipal algumas vezes, mas não gostei do que vi. Só tinha livros velhos e caindo aos pedaços…

Beijos,
Sora – Meu Jardim de Livros

Gladys Sena - 29, março 2013 às (05:13)

Que biblioteca legal e cheia de vida!
Estou na mesma situação da Sora, a biblioteca daqui está com o acervo caindo aos pedaços…lamentável…

Lucas Martins - 29, março 2013 às (19:36)

Pô, que legal a post, Mi! Parabéns pela coluna, muito legal mesmo!
A biblioteca da minha escola, se tiver, não conta com livros como esses, mais atuais, que não venham do governo. Tipo, nunca vi Crepúsculo, mas já vi Harry Potter. Nunca vi Diário da Princesa, mas tem alguns brasileiros. Acho até que eles investem mais em literatura brasileira infanto (o que não inclui Paula Pimenta, hahahhaha) do que estrangeira. Mas é diferente, biblioteca de escola e biblioteca pública. Aliás, tenho que visitar a biblioteca pública.
Beijão, meninas! Adorei!

Amanda.. - 30, março 2013 às (01:51)

Já frequentei muito bibliotecas.. hj não porque não tenho + tempo..
a da cidade onde morava era pequenininha.. chega nem tinha muita opção..
mas achei muito livro bom lá..

Jessica Lisboa - 31, março 2013 às (23:16)

Nossa que biblioteca linda, pena que na minha cidade nao é assim, os livros estao devastados pelo tempo e pela falta de cuidado das pessoas

Elizabeth - 16, outubro 2013 às (19:05)

Oi!

Eu fui bibliotecária da Barca por de dois anos. Infelizmente, a biblioteca não está mais localizada neste lugar, mas, sim, no Lagoa Iate Clube – que é de acesso mais difícil.

Abraços, boa leitura

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício