[Livros na Telona] Um Porto Seguro - Nicholas Sparks | Minha Vida Literária
22

maio
2013

[Livros na Telona] Um Porto Seguro – Nicholas Sparks

Livros Na Telona é uma coluna na qual analiso filmes que foram baseados em livros!

Sobre o Livro

Título: Um Porto Seguro
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 414
Ano de Publicação: 2012
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Um Porto Seguro conta a história de Katie, uma misteriosa mulher que chega à cidade de Southport sem nada revelar sobre seu passado. Não demora até que ela conheça Alex, viúvo e pai de dois filhos, e tenha sua determinação em não criar laços afetivos posta à prova.
O que mais me chama a atenção nas obras de Sparks é sua narrativa, a maneira de como ele sempre consegue mesclar bem descrições com emoções, e transmitir com excelência o íntimo de suas personagens, mesmo quando a narrativa se dá em terceira pessoa. Nesse caso, a história é contada principalmente sob o ponto de vista de Katie, mas há também capítulos destinados às visões de outras duas personagens, além de alguns flashs sobre o passado da protagonista.
De um modo geral, a história se desenvolve da maneira típica dos livros do autor: tranquilamente, com uma paixão que surge rapidamente e com pitadas de drama pelo enredo. Nesse caso, há também todo o mistério envolvendo o passado de Katie que, embora não chegue a surpreender quando revelado, confere uma adição positiva ao livro, tanto por estimular a leitura quanto por contribuir com parte de sua carga mais dramática e, até mesmo, reflexiva com relação à temática envolvida.
O ponto alto de Um Porto Seguro, em minha opinião, foi sem dúvida alguma o final. Realmente fiquei surpresa com o fechamento que Nicholas deu à história, principalmente porque não o havia cogitado em momento algum durante a leitura. Além disso, foi esse, também, o momento que me emocionou.
No mais, ainda que não tenha sido um dos meus favoritos do autor, Um Porto Seguro também não chegou a me decepcionar, como havia acontecido com os últimos livros que li de Sparks. Foi uma leitura proveitosa e tranquila durante seu desenvolvimento, e que conseguiu me surpreender nas últimas páginas.
Sobre o Filme
A adaptação de Um Porto Seguro já começa cheia de adrenalina, com cenas sugerindo um acontecimento. Dessa maneira, ao longo de todo o filme, vamos acompanhando o desdobramento de tal fato mesclado à tranquilidade de Southport, unindo, assim, o mistério com o romance na história.
Achei o filme como um todo fiel à premissa do livro; os principais fatos estão presentes nele. Contudo, ocorreram algumas poucas modificações no sentido de tornar algumas das cenas, provavelmente, mais emocionantes.
Uma delas foi a personalidade de Josh, filho de Alex. No filme, o garoto não superou ainda a morte da mãe. No livro, a superação é explicada pela pouca idade de Josh na época em que a mãe faleceu, o que faz com que ele não tenha tantas memórias dela, assim como sua irmã. Também, achei que o relacionamento entre Katie e sua amiga, Jo, foi abordado mais superficialmente no filme.
A única modificação que não me agradou foi a relacionada à abordagem do passado de Katie para Alex. No livro, isso é um fator importante para estabelecer uma conexão entre eles e, no filme, a maneira de como foi feita fez com que a situação tomasse um rumo diferente e, em minha opinião, não tão positiva quanto no livro. Porém, acredito que o desenvolvimento original não teria o mesmo clímax que o adaptado e tornaria o filme, possivelmente, mais parado.
O final, como no livro, foi o que mais me agradou. Gostei bastante da maneira de como ele foi feito e novamente me senti emocionada nesse momento. Eu certamente teria me surpreendido, caso não tivesse feito a leitura previamente.
Sendo assim, gostei do filme tanto como adaptação quanto como despido de comparações com o livro, no sentido de ser um passatempo agradável. Porém, como em 90% dos casos, preferi a leitura a ele.
Confira o trailer do filme!





Deixe o seu comentário

24 Respostas para "[Livros na Telona] Um Porto Seguro – Nicholas Sparks"

Graciela - 22, maio 2013 às (15:12)

Oi Aione,

Eu adorei esse livro, achei lindo. Não é o meu preferido dele, mas está entre os que mais gostei. Sobre o filme, concordo com você a respeito da amizade da Katie e da Jo, achei que poderiam ter abordado mais profundamente. E sobre o final, eu já havia sacado como ia terminar um pouco antes no livro, então não foi tão surpreendente para mim, o que me deixou triste rsrs queria não ter percebido isso. Se tivesse visto o filme antes, iria me surpreender hehehehehe

Achei a adaptação boa, fiel ao livro. É praticamente certeza de que o livro sempre é melhor que o filme, mas nesse caso não achei tanta diferença entre gostar de um de outro. Gostei mais do livro, mas não achei o filme tão ruim, igual em Um Homem de Sorte. Eu adorei o livro e achei o filme um saco, parado, muito chato.

Beijinhos!!!

Graciela Mayrink
http://www.gracielamayrink.com.br

Responder

Ana Paula Barreto - 22, maio 2013 às (17:11)

Resolvi não ver o filme antes de ler o livro, exatamente por este motivo: o livro é geralmente melhor. Eu adoro as obras do Nicholas, mas confesso que as adaptações não me agradam, via de regra.
Sei que quando se adapta para o cinema algumas coisas precisam ser modificadas, tanto pela questão de tempo, quanto pela “emoção”, que é sentida de forma diferente no filme e no livro.
Mas o problema é que eles sempre dão um jeito de estragar ou mudar alguma coisa essencial. E pelo visto não foi muito diferente desta vez!
Quero ver o filme, mas vou sem muitas expectativas. Deve ser melhor assim!
bjs

Responder

Amanda Aureliano - 22, maio 2013 às (17:15)

Oi Aione,
Este livro parece muito legal, não sei há algo nele que me atrai, espero não me decepcionar. Quero ler e assistir o filme depois.
Beijos 😉

Responder

meu mundo real - 22, maio 2013 às (17:38)

Aione! Mais uma vez adorei o que você escreveu.
e concordo que faltaram algumas cenas do passado da Katie no filme.
também me emocionei no final de ambos.
depois passa lá no meu canal para ver as minhas impressões do filme.
bjo grande!

Responder

Fabi Liberati - 22, maio 2013 às (17:46)

Mii, achei o livro tão lindo <3
Nunca li nada do Sparks, quando eu vou compra um livro, eu vejo um livro dele, pego na mão, mas ai eu vejo outro, com a capa mais chamativa, mais atraente, ai eu falo – ah! Depois eu compro esse (livro do Sparks), hoje vou levar esse (outro livro).- Coisa de doida mesmo hahaha.
Adorei o trailer, mas prefiro ler o livro primeiro =D
Beijos Flor

Responder

Paloma Viricio - 22, maio 2013 às (20:34)

Ainda não li o livro e nem vi o filme, mas quero muito. Também admiro demais esse jeito do Sparks escrever e chegar no íntimo das personagens. Quero mais ler do que ver o filme!^^
Beijos!
Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

Responder

Crislane Barbosa - 23, maio 2013 às (00:09)

Oi!
Os momentos de tensão nos últimos capítulos são ótimos! Eu virava a página sempre esperando o encontro. rsrs…
Mi eu sabia que tinha algo com a Jo. Mas não imaginava que terminaria daquela forma. ^^ Chorei!
Assisti ao filme esperando a última cena. Ansiosa e não me decepcionou, foi tão lindo as imagens. Quase chorei! Me agradou.
Mas confesso que quando o Alex descobre sobre o passado dela sai bastante do contexto da história, mas deixa uma tensão que no livro não tem.

Bjus…

Responder

Gilciany Viana - 23, maio 2013 às (02:06)

Oi Mi, como já devo ter dito anteriormente, não sou uma super fã do Sparks, aliás os livros dele não funcionam comigo, mas há quem ame neh?
Entretanto, a maioria das adaptações com os livros do Nicholas, eu assisti e acabei gostando mais dos filmes que dos livros.
Foi assim, com Diário de Uma Paixão, A Última Música, Querido John, Um Amor para Recordar e Um Homem de Sorte.
Não sei, mas comigo, o Saparks só consegue me cativar nas telonas, não sei bem o motivo disso, afinal o livro é a mesma história que o filme, mas como a dinâmica é diferente, acredito que seja por isso.
Este livro em especial ainda não li e nem assisti ao filme, mas pretendo vê-lo em breve, ler não sei se vou, mas verei o filme, com toda certeza!
Bjokas flor.

http://www.lerepensar.com

Responder

Naty - 23, maio 2013 às (03:09)

Eu quero muito ler o livro, estou muito curiosa sobre o final.
Já o filme eu não estou muito anima a ver, não gosto da atriz que escolheram para protagonista por outros trabalhos dela. Então prefiro não ver, pq sei que vou me decepcionar.

Responder

✿Nessa✿ - 23, maio 2013 às (11:45)

Oi Mi*
Este eu ainda não li, mas se tratando de Nicolas Sparks eu já estou mega curiosa para ler.
E é claro que pretendo assistir, mas isso depois de ler.

Beijos*
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Responder

Julia G - 23, maio 2013 às (11:52)

Oi Mi, eu adoro ler os livros do Sparks, mas desanimei um pouco por serem tão previsíveis, como vinham sendo os últimos livros que li dele. Ainda assim, a narrativa faz que a leitura flua de maneira sem igual, mesmo quando o livro não é aquilo tudo.
Que bom que esse não decepcionou, e que a adaptação não deixou muito a desejar.

Beijos

Responder

Vanessa - 23, maio 2013 às (15:37)

Olá Aione 🙂
Ah, então, eu nem li e nem vi o filme, então nada tenho para comentar UAHSUAHSU Eu sempre acabo preferindo o livro, não tem comparação. Enfim, adorei o post querida. Que bom que gostou dos dois.

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

Responder

Dany - 23, maio 2013 às (20:29)

Eu vi apenas o filme e fiquei doida para ler o livro. Me surpreendi, não imaginava que a história era tão boa.
Beijos…

Responder

Ana Luiza Moraes - 23, maio 2013 às (22:44)

Sou loucaaaaaa pelo Nicholas Sparks (estarei na bienal para pular em cima dele hahaha), mas ainda não li esse livro dele. Tenho tantos livros acumulados que nem posso pensar muito em outros livros. USAHASUHUAS’ Mas eu gostei da história, e apesar de não ter visto o filme, não gostei da atriz. Sei lá, não gostei. SAUHASUHASUH’
Beijoos!
http://livrinhoseeu.blogspot.com.br/

Responder

Irinia Zachello - 24, maio 2013 às (14:00)

Oi querida tudo bem?

Sempre evitei ler Nicholas Sparks por estar numa fase anti romance. rsrsrsrs

mas agora estuou muito curiosa para saber e conhecer as obras desse autos, dizem que é muio bom.

Já vi alguns filmes, mas o bom mesmo é ler!

Beijos

Me visita: Livros… Quero ler sempre

Responder

Lili - 24, maio 2013 às (20:36)

Eu confesso que depois que li Sparks eu comecei até mesmo a ficar sem vontade de ir ver os filmes.
Esse especificamente não me chamou atenção pela sinopse. Mas eu curti tua resenha e fiquei curiosa pelo final tão emocionante. Acho que vou ver o filme. E quem sabe um dia compro o livro em alguma promoção.

Comentário sobre adaptações: eu entendo mudanças que tornam o filme mais dinâmico. Confesso que nem sempre eu gosto que isso aconteça, mesmo compreendendo.

Beijos,
liliescreve.blogspot.com

Responder

Tais Bruna - 25, maio 2013 às (12:56)

Eu sempre leio o livro e depois assisto o filme mais dessa vez fiz ao contrário…rsrs
Já vi o filme e gostei bastante e agora irei ler o livro, mais tenho certeza que irei gostar mais também.

bjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br

Responder

Dani R. Casquet - 25, maio 2013 às (16:21)

Aione, eu gostei muito desse livro, o Nicholas escreve super bem né, o livro vc le rapidinho!!!!
Ótima resenha!!!
Conheci seu blog através da Universo da Literatura, a promo é demais parabéns!
Venha conhecer meu blog livrosajaneladaimaginacao.blogsot.com, estou seguindo vc!!!
bjs
Dani Casquet

Responder

Planet Pink - 27, maio 2013 às (01:48)

É bom ver algum filme baseado num livro do Sparks que não seja tão diferente da história original.
Quero muito ler esse livro, afinal Nicholas Sparks é puro amor hahaha

Bejinhos

Responder

Ceile - 27, maio 2013 às (02:27)

Eu só assisti ao filme (essa semana) e fiquei realmente surpresa com o final. Sério, achei lindo de verdade! Não aquele lindo e legal do Sparks, mas algo surpreendente mesmo.
Eu gostei bastante do filme, tem um quê dos filmes do Sparks, mas esse achei um pouco mais “elaborado” – obviamente não posso comparar, pq não li o livro, mas gostei de toda a apreensão que fica durante a “perseguição cega” e a “fuga cega”. Gostei realmente disso, fiquei numa agonia!

Beijos!

Responder

Aline Rodrigues - 27, maio 2013 às (15:31)

Oi Aione, eu amo esse livro (também como não se apaixonar pela escrita do Nicholas Sparks).

Ainda não conferi a adaptação para as telonas, espero não me decepcionar =/

Bjinhos

Responder

Lindsay Leão - 30, maio 2013 às (20:04)

Oi Mi,
Eu amei esse filme! Como eu já havia lido o livro antes, fiquei só na expectativa da construção dos personagens e gostei bastante do que vi. A escolha do belíssimo Josh Duhamel para viver o Alex foi nada menos que perfeita. Enfim, sou suspeita pra falar de qualquer coisa feita por Nicholas Sparks, pois sou absolutamente fã de sua escrita. Por isso fico feliz em dizer que amei ambos e tanto no livro quanto no filme o resultado foi arrebatador.
Beijos

Responder

Leandro de Lira - 31, maio 2013 às (19:20)

Oi Mi!
Ainda não assisti o filme. 😡
Assim como você, ultimamente me decepcionei com alguns livros do Sparks, mas esse foi exceção. Também não entrou para a lista de favoritos, mas foi uma boa e agradável leitura.
Gostei dos pontos que você comentou no filme. Espero assisti-lo em breve e gostar. Acredito que seja bom.
Gostei muito do post. (:
Abraço!

“Palavras ao Vento…”
http://www.leandro-de-lira.com

Responder

Gladys Sena - 01, junho 2013 às (02:10)

Li o livro recentemente e gostei.
Só a parte sobrenatural da trama que achei desnecessária…
Pretendo ver o filme depois. Não fui ao cinema, pois queria lê-lo antes de ver a adaptação.

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por

Blogs Brasil