[Promoção] Deserto - Luis Sergio Krausz | Minha Vida Literária
09

jun
2013

[Promoção] Deserto – Luis Sergio Krausz

Na década de 1970, um grupo de adolescentes brasileiros vai a Israel para ajudar na colheita de frutas cítricas e aprender a história do país. Eles dispõem de alguns dias de folga, mas estão proibidos de viajar à Europa, onde um judeu ingênuo poderia ceder às tentações burguesas e se desviar do caminho do sionismo. Um deles transgride a interdição e viaja a Londres. Com esse enredo Luis Krausz tece a fascinante história de famílias de judeus russos e do Império Austro-Húngaro, dispersas após a Primeira Guerra e início do nazismo. Nas suas andanças, o jovem parece reatar os laços entre parentes de Israel, Inglaterra e Brasil. Mas ele sabe que o tempo, a distância e o esquecimento desfizeram esses laços para sempre. O fascínio do narrador pela cultura austríaco-alemã não o impede de referir o Holocausto, num contraponto sombrio às suas exaltações da Europa Central. Não é possível esquecer que os homens dessa Europa admirável, que produziram a filosofia e a arte mais sublime também enlouqueceram e retornaram à barbárie, levando o mundo à destruição e ao horror. Lemos Deserto desejando que o livro não termine. A prosa de Luis Krausz é fluente, clara, com longos períodos proustianos, citações e ensaios. 

152 Páginas || Benvirá || Skoob || Compre

A partir de uma experiência da adolescência do autor, “Deserto” mergulha nas perplexidades de um grupo singularmente deslocado na história do século XX: os judeus de língua alemã da Europa Central que, depois do desmantelamento de sua vida pela guerra, tornam-se estrangeiros em toda a parte, inclusive em Israel, o Estado que se propõe como uma solução para a milenar questão do exílio judaico. É um memorial de um povo, de uma cultura e também das questões mais profundas do indivíduo e da Humanidade.

Concorrendo com o romance “Deserto”, o paulistano Luis Sergio Krausz é o vencedor do 2º Prêmio Benvirá de Literatura. A obra foi publicada em maio pela Editora Saraiva, com o selo Benvirá, e impressa em papel Chambril Avena, da International Paper.
“Deserto” foi escolhido no dia 15 de fevereiro de 2013, em reunião final pela comissão independente, formada por José Luiz Goldfarb, Luiz Bras e Anna Maria Martins.
Lançado oficialmente durante a última Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com o objetivo de promover a produção literária nacional, o 2º Prêmio Benvirá de Literatura, apoiado pela International Paper, recebeu mais de 1.500 inscrições de agosto até seu encerramento, em 30 de novembro de 2012. Autores de todo o Brasil enviaram originais inéditos de ficção, por meio do site www.benvira.com.br/premiobenvira.
Foram selecionadas inicialmente vinte e cinco obras, que passaram por nova depuração, até a lista final. Os jurados tiveram à disposição todos os originais para chegarem à escolha. “Deserto sem dúvida não só agradará aos leitores vorazes, que ao final ficarão desejosos de novas aventuras do autor, como também contribuirá para atrair os jovens que ainda não conhecem o prazer da leitura. O romance escolhido unanimemente pela comissão julgadora é uma obra madura, que vai do particular para o geral: esmiúça os dramas da comunidade judaica, mas alcança os caminhos e descaminhos da alma humana”, anunciou o coordenador da comissão, José Luiz Goldfarb.

 

Sobre o autor: 

Luis Sergio Krausz é tradutor de literatura alemã e hebraica. Professor de Literatura Judaica e Hebraica na Universidade de São Paulo (USP). É autor dos livros Desterro: Memórias em Ruínas (S. Paulo, Tordesilhas, 2011) e Passagens: Literatura Judaico-Alemã entre Gueto e Metrópole (S. Paulo, Edusp, 2012).

Gostou? Ficou interessado? Que tal concorrer a um exemplar?

Confira as regras:

– Ter endereço de entrega no Brasil;
– Seguir o blog publicamente via GFC;
– Preencher o formulário do Rafflecopter.


Observações

  • Após preenchida a entrada obrigatória, as demais são opcionais.
  • A promoção tem início hoje e ficará no ar até o dia 29/06;
  • O vencedor será contatado por email e terá até 48h para respondê-lo;
  • O livro será enviado em até 30 dias pela International Paper.

a Rafflecopter giveaway

Lembrando que, já que essa postagem não é exclusivamente sobre a promoção, está valendo comentários – desde que relevantes – para o Top Comentarista desse mês.

Agradeço à International Paper pela concessão do exemplar para sorteio e desejo uma boa sorte a todos os participantes!





Deixe o seu comentário

19 Respostas para "[Promoção] Deserto – Luis Sergio Krausz"

Naty - 10, junho 2013 às (00:18)

Não conhecia o livro ou o autor, mas gostei da temática um tanto histórica. E o livro ser premiado sempre aumenta minha vontade de ler também.

Responder

Pamela Liu - 10, junho 2013 às (02:36)

Que sinopse diferente! Não conhecia o autor nem tinha ouvido falar nesse livro, mas a história parece ser bastante interessante.
Parabéns ao autor por todas essas indicações e prêmios!
Gostei bastante da capa, por ter esse efeito de superfície espelhada pela água, deixando a imagem invertida.

Responder

Fabi Liberati - 10, junho 2013 às (11:52)

Oie Mi, ainda não conhecia o livro e o autor mas achei muito interessante, não li nada parecido ainda. O livro deve ser fantástico e me desperta muita curiosidade por ser tratar de fatos como o inicio do nazismo. Eu me interessei bastante e acho que vai ser uma ótima leitura e a capa tem um efeito lindo.
Ah! E parabéns ao autor pelas indicações e prêmios concebidos =D
Beijos Flor e ótima semana pra você.

Responder

✿Nessa✿ - 10, junho 2013 às (12:57)

Oi Mi*
Não conhecia o livro e achei muito interessante.
Irei participar da promoção.

Beijos*
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Responder

cristiane - 10, junho 2013 às (20:45)

Não lembro de conhecer o livro, apesar da capa ser familiar…acho que é só a capa mesmo, até a sinopse não me parece ser conhecida. Mas tem jeito de ser bom. Apesar de que não curto muito histórias assim…é interessante.

Responder

Fran Alves - 10, junho 2013 às (23:53)

Oiiee… gostei da sinopseé um tema sempre polêmico né… se eu olhasse só pela capa Jamais pensaria q o livro fava sobre isso

mas não é o tipo de leitura que me agrada… mas boa sorte para quem esta participando!!

bjus

Franciele Alves

Responder

Elliane Ramos - 11, junho 2013 às (02:09)

X
PARTICIPANDO
ELLIANE RAMOS
ellianeramos.blogspot.com.br/
ellianeramos@hotmail.com
X
divulguei no blog

Responder

Luna Hybla - 11, junho 2013 às (03:46)

Oi Aione!
Não conhecia o livro nem o autor.
Fiquei curiosa como seria um “intercâmbio cultural” há mais de 40 anos, jovens da década de 70 conhecendo Israel, colhendo frutas e aprendendo sobre a história do país.
Com narrativa fluída e um enredo bem alinhavado, o autor nos apresenta a cultura, reata laços, descreve citações e ensaios.
“Caminhos e descaminhos da alma humana”.
Parabéns para o autor Luís Sérgio.
Me interessei pela obra e já estou participando do sorteio.

bjs

Responder

Lucas Goulart Duarte - 12, junho 2013 às (23:15)

Não conhecia o livro e nem o autor, mas achei muito interessante pela sinopse 🙂 participarei!

Responder

○•Marcelinho•○ - 13, junho 2013 às (01:29)

Nunca ouvi falar deste livro mas que sinopse interessante… vou participar do sorteio… é sempre bom algo novo…
bjs Aione!

Responder

Thaynara ribeiro - 14, junho 2013 às (11:27)

Conheci o autor agora e gostei da sinopse, mas preciso ler alguma resenha para ter certeza se é um livro q eu vou gostar!!!

Responder

Magiasbook livros - 14, junho 2013 às (23:32)

Ainda não conhecia o autor,mas pela sinopse achei muito interessante.

Responder

Maíra Souza - 16, junho 2013 às (15:13)

Estou participando! Me parece uma boa história, já que despertou meu interesse… =)

Responder

Manu Hitz - 17, junho 2013 às (19:25)

Poxa, que maravilha de livro! Além de ser uma leitura instrutiva, ainda vai nos entreter, com certeza! Quero conhecer a causa e esse olhar do autor.
Vou participar da promo, quem sabe eu levo?

Responder

Aline Gonçalves - 18, junho 2013 às (21:16)

Gosto de livros com esse cunho histórico e mostrando culturas tão distintas. É daqueles que vale a pena ler pela sinopse descrita acima. Além disso, valorizar uma obra nacional.

Responder

iara luiza - 19, junho 2013 às (02:15)

achei a sinopse muito interessante.

Responder

Débora Pirovic - 23, junho 2013 às (12:18)

Participando . . .

Seguidora : Debby

E-mail : deborapirovic@gmail.com

Responder

Raquel Nunes - 25, junho 2013 às (17:05)

Participando *–*

raquel_nunes17@yahoo.com.br

Responder

Naty - 30, junho 2013 às (18:46)

Não conhecia o livro nem o autor. Gostei da sinopse e da temática do livro. Quero ler e recomendar para meus amigos judeus. bjs

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por