Semana Especial: Thrillers - O Que São? | Minha Vida Literária
09

jul
2013

Semana Especial: Thrillers – O Que São?

Em julho do ano passado, durante todo o mês, fiz semanas temáticas de postagens (Semana do Romance, Semana da Literatura Fantástica, Semana Clássica, Semana Chick-Lit) em virtude da comemoração de um ano do blog. Esse ano, embora eu não tenha conseguido me programar para fazer 4 semanas especiais como no ano passado, resolvi fazer duas.
Sendo assim, para a primeira, escolhi falar para vocês sobre Thrillers.

 

Primeiro de tudo, o que são thrillers?

Definição

Thriller ou Suspense é um gênero da literatura que tem como principais elementos o suspense, a tensão e a excitação. Há divergências entre as definições de Thriller e Suspense, sendo que o primeiro concentra mais cenas nas quais as ações acontecem rapidamente, enquanto o segundo seria constituído principalmente pela sensação de tensão.

Fontes: 1, 2
Os Subgêneros
  • Thriller da Conspiração
Thrillers da Conspiração envolvem algum segredo a ser desvendado pelo protagonista – normalmente um jornalista ou investigador amador – que, por consequência, acaba por se tornar uma ameaça para os conspiradores. Fatos históricos são muito utilizadas nesse gênero, no qual também ocorre um jogo de moralidade, sendo que os vilões e os heróis do enredo são bem delineados.
  • Thriller Jurídico
Esse subgênero tem como cenário principal o tribunal, no qual aqueles que ignoram a lei são julgados por ela. Frequentemente, um advogado encontra um caso, muitas vezes atípico, e, a partir disso, vidas entram em jogo.
Os thrillers jurídicos foram popularizados por John Grisham, com seu livro A Firma.
  • Thriller Médico
Aqui, pode haver dois diferentes pontos de partida para o desenvolvimento do enredo. Um deles é a ameaça à vida de um médico. O outro, é a propagação de uma doença misteriosa, e muitas vezes artificial, que foge de controle.
  • Thriller Policial/Criminal
Uma sequência de crimes é apresentada, e o protagonista precisa investigá-los para  descobrir quem são os criminosos e os seus motivos. Nesse gênero, geralmente se foca no criminoso e não no investigador/policial, ainda que possa acontecer de a vida desses protagonistas também ser descrita durante o enredo. Podem-se, também, ser enfatizados os aspectos psicológicos dos personagens.
Os temas mais comuns nesse subgênero são serial killers, assassinatos, assaltos, perseguições e tiroteios.
  • Thriller Psicológico
No thriller psicológico, o foco da história é centrado no protagonista, cujo ponto de vista é utilizado para narrar a história – muitas vezes em primeira pessoa. Os personagens não dependem, necessariamente, da força física para superar seus inimigos, mas sim de suas capacidades mentais. Aqui, são utilizadas a inteligência dos personagens, no caso da necessidade de se combater um antagonista genial, ou a tentativa do próprio personagem de manter sua sanidade mental.
É comum que a narrativa regrida muitas vezes no tempo para mostrar as motivações do personagem ou para demonstrar como algo mudou sua percepção sobre seu passado/presente. Além disso, ela também pode se desenvolver de maneira lenta, até atingir o clímax no final da história.
Apesar das diferentes formas de representação, tendências gerais têm aparecido ao longo das narrativas de thrillers psicológicos: a percepção do personagem do mundo a sua volta; a tentativa de distinguir o verdadeiro do irreal; a mente confusa; a busca por sua identidade; e o medo/fascínio pela morte.

Mais subgêneros podem ser encontrados aqui.

Espero que tenham gostado!
Aguardem os próximos posts!

Beijos a todos!





Deixe o seu comentário

27 Respostas para "Semana Especial: Thrillers – O Que São?"

Karine Braschi - 09, julho 2013 às (14:10)

Mi, adorei seu post, principalmente porque suspense é meu gênero favorito. Adoro os livros do Harlan Coben (não me canso de falar dele) e ele escreve suspense muito bem! Não é atoa que o cara é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Também adoro os livros do Dan Brown, Anjos e Demônios é o meu favorito.

Um beijo, Karine Braschi.
Geek de Batom. (@geekdebatom)

Responder

Lili - 09, julho 2013 às (14:24)

Eu adorei esse post (assim como os do ano passado).
Mesmo porque é um dos meus estilos literários que mais curto. A gente sempre sonha ser um pouco detetive quando criança e é uma forma de seguir estimulando a mente.

Vou ler A farsa esse mês! 😀

liliescreve.blogspot.com

Responder

✿Nessa✿ - 09, julho 2013 às (14:50)

Oi Mi*
Eu adorei o post. Sabe, eu não sabia o que era thriller.
Te confesso que não tenho o costume de ler este tipo de livros, alías destes que vc citou eu só li O código Da Vinci.

Beijos*

Responder

Julia G - 09, julho 2013 às (15:54)

Mi, adorei a semana especial ano passado, e gostei bastante desse post também. Eu sabia mais ou menos um pouco de cada conceito, mas não tinha nem idéia dessas subdivisões. Gostei de saber, acho que fica até mais claro para que nós possamos comentar algum livro.

Beijos

Responder

Gabriela - 09, julho 2013 às (16:54)

Muito bacana, não sabia que existiam tantas categorias de Thriller ou Suspense. Eu não custumo ler muito esse gênero, mas é algo a se considerar tendo em vista que tantos livros bacanas se encaixam nele. Gostei muito do estilo da postagem, deveria ter sempre por aqui, não só no niver do blog!

Responder

Hannah Monise - 09, julho 2013 às (17:38)

Miiiii, amei o post!
Suspense/policial/thriller, os quais eu não sei diferenciar exatamente, são os meus gêneros favoritos de livros. E tudo isso começou com o Dan Brown, meu autor favorito deste gênero, exatamente porque seus livros foram os que mais me deixaram eufórica na leitura!
E amei saber destes tais subgêneros!
Além de todos esses que já li do Dan Brown (exceto Inferno), eu tenho esperando por mim, dos quais você acrescentou a capa, a trilogia A Farsa, A Janela de Overton e Uma Questão de Confiança. Porém, sou louca para ler também a trilogia Millenium.
Parabéns pelo post maravilhoso!

Beijos,
Hannah – Secrets of Book.

Responder

Lucas Goulart Duarte - 09, julho 2013 às (21:44)

Faz muuuuito tempo que quero ler O Código da Vinci e.e na realidade quero ler qualquer coisa do Dan Brown. Felizmente vou ler Inferno :pp espero que seja bom!!

Responder

Renato Jardim. - 09, julho 2013 às (23:33)

Thriller da conspiração é, provavelmente, meu segundo gênero literário favorito! o/

http://www.cabecadetinta.com/

Responder

Gilciany Viana - 10, julho 2013 às (00:02)

Mi que delícia esse post! Eu fiquei fascinada, pq sempre amei esse gênero, desde a minha adolescência!
Mas é engraçado que não sabia que ele tinha tantas subdivisões. Só conhecia o policial e o psicológico, mas acredito que por serem os que mais leio.
Aliás, eu leio bem mais thriller policial, pq sou muito fascinada por assassinos em série. Vai saber pq amiga, mas sou!
Vou acompanhar os posts, pra ficar por dentro desse gênero que amoo!
Bjokas flor, post incrível!

http://www.lerepensar.com

Responder

Pamela Liu - 10, julho 2013 às (02:07)

Gostei bastante do post.
Os tipos de thriller que mais gosto são os psicológicos. Gosto da forma como a narrativa me prende até o final do livro.
Ainda não li nenhum dos livros citados, mas tenho vontade de ler No escuro e Identidade roubada.

Responder

Alexandre Koenig de Freitas - 10, julho 2013 às (02:41)

Oi Mi,
Que legal o post. Acho que nunca tinha parado para pensar na quantidade de sub-generos que existem dentro da categoria thriller.
Entre os meus favoritos cito: policial, jurídico e psicológico.
Já li alguns thrillers médicos, mas não curti mto.
Thriller de conspiração é o tipo que se o autor não for bom, tem tudo para dar errado. Por isso, tbm não é um subgenero que costumo ler…
Abraço,
Alê
alemdacontracapa.blogspot.com

Responder

Fabi Liberati - 10, julho 2013 às (12:13)

Adorei o post Mi, eu amo Thriller Psicológico.
Ainda não li nem um dos outros tipos de Thrillers mais fiquei curiosa pelo Thriller Médico =D
Estou louca pra ler No Escuro >.<. O único livro de thriller psicológico que eu não gostei muito ou talvez eu não tenha prestado muita atenção sei la foi Garota Exemplar. Apesar de já ter sacado o que tinha acontecido logo de cara, eu gostei do rumo que levou, menos do final -.-
Beijinhos flor.

Responder

Aline Rodrigues - 10, julho 2013 às (12:36)

Oi Aione, adorei seu post, sem sombra de dúvida os thriller psicológico são angustiantes porém prende o leitor até o fim.
Bjos

Relíquias
http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

Responder

Thais Belarmina - 10, julho 2013 às (14:32)

Mi, eu adorei conhecer mais sobre os generos literarios.
Principalmente os Thrillers, já q tenho alguns deles e ainda não tive coragem de le-los.
Agora vou tentar le-los com certeza! 🙂
Amando esses posts especiais!

http://luadesangue1.blogspot.com.br/

Responder

Alinne - 10, julho 2013 às (17:15)

Oi Mi.
Adorei o post.
Thriller é um dos meus gêneros prediletos, então você já pode imaginar como curti saber um pouco mais rs.
Eu nunca havia parado para pensar que existia tantos subgêneros, os meus preferidos são: Thriller Médico, Psicológico e Policial/ Criminal.
Beijos.

Responder

Joiciane - 10, julho 2013 às (22:48)

Oi Mi.. amei o seu post ate mesmo pra esclarecer as duvidas qto aos sub gêneros, dentre os citados prefiro suspense e psicológico… mas tbm me interessei pela descrição de trilher jurídicos, eu ja li um livro verídico onde a autora conta como ocorreu determinado julgamento, simplesmente adorei, agora não sei se pq o fato era d meu interesse ou se foi por contar aquilo que a gente nunca vê.
Eu amooo livros policial, sou fã de Harlan Coben… embora ja tenha lido obras de outros autores tbm, tenho A Farsa aqui mas como ele faz parte d uma trilogia to esperando conseguir os outros livros pra ler td jnt
Ficou show o seu post, parabéns..
Beijoooos

Responder

Naty - 11, julho 2013 às (00:39)

Adorei o post! Thriller esta entre meus gêneros favoritos, foi com ele que aprendi a gostar de ler. Meus subgêneros preferidos são conspiração, médico e policial.

Responder

Thaynara ribeiro - 12, julho 2013 às (13:13)

Amei.saber mais sobre o gênero!!
Gosto mais de Thriller policial e psicológico!! Gostei de vários dos livros, como Identidade Roubada, No Escuro e Se Eu Morrer Antes de Você!!!

Responder

Ademar Júnior - 12, julho 2013 às (15:09)

Oi Mi,
Adorei o post, vou até tá uma voltada no mês de Julho do Ano Passado para ver mais sobre as semanas que você postou.
O Thriller é de longe um dos meus três gêneros favoritos. Entre os seus subgêneros os que mais gosto é o thriller policial/criminal e o thriller psicológico. O thriller de conspiração eu até gosto, principalmente porque a maioria tem como base e/ou inspiração fatos históricos, diga-se pelos livros do Dan Brown. Já o thriller médico e o thriller jurídico eu não tenho muito o que dizer, pois são os que menos leio, por falar nisso eu preciso até mudar um pouco isso.

Beijão!

Responder

Luiza V. - 12, julho 2013 às (16:19)

Tenho 2 livros que são descritos na capa como “Thriller” mas não tenho tanta certeza,os Livros são da série Ecos da Morte,eu gostei bastante,só que o romance em si predomina.Em geral livros com muito suspense eu não curto muito então essa série foi uma boa pedida para eu iniciar as leituras do gênero.Gostei mt do post!!Bjss

Responder

Rafaela B. - 13, julho 2013 às (17:29)

Nunca li Thrillers propriamente ditos, apenas histórias com algum suspense.
Acho interessante quando o autor consegue criar situações ou crimes e ir desvedando-os de uma forma bastante inesperada.

Responder

Fee - 15, julho 2013 às (21:34)

Oi Mi

Nossa não sabia desses subgêneros, agora que os conheço sei que meus favoritos são os de conspiração e os policiais.

Muito interessante esse post =)

Responder

Lana - 16, julho 2013 às (03:42)

Adorei o tema! Muito bom saber a definição exata!

Eu li o Código da Vinci e apesar de não ser muito fã de Dan Brown, eu gostei um pouco.

Adoro os livros do John Grisham e já li muitos! São ótimos! Ele cria uma trama como ninguém!

Os livros do Robin Cook são muito bons também!

Tenho muita vontade de ler livros da Tess Gerritsen!

Eu só li o primeiro livro da Trilogia Millennium (Os Homens que não Amavam as Mulheres) e os outros dois estão na fila, mas posso dizer que Stieg Larsson brilhou quando escreveu esses livros!

Beijosss

Lana
Hunters Culture

Responder

Mariana FS - 16, julho 2013 às (15:16)

Oi Mi!
Ótima escolha de tema e ótimo post 🙂
Preciso dizer que gosto de todos esses subgêneros? Hehe. O único que não me atrai tanto é o thriller médico, mas tenho vontade de conferir dois dos autores que você citou (Robin Cook e Tess Gerritsen)
Adoro uma boa conspiração (tenho A Janela de Overton aqui, mas ainda não consegui ler) e thillers jurídicos (outra boa dica desse gênero é Scott Turrow – principalmente “Acima de Qualquer Suspeita”. Connelly é sempre ótimo e tem mostrado que se dá tão bem nesse subgenero quanto naquele que o fez famoso. Já com o Grisham eu tenho meus problemas, hehe), mas os preferidos mesmo são os psicológicos e os criminais/policiais que são os queridinhos do meu coração, hehe.
PS.: Ainda não li “Se eu morrer antes de você”, mas pela sua resenha sei que preciso!
Beijos

Responder

Ruti - 26, julho 2013 às (14:49)

Adorei o post, e todos os Thrillers parecem ser ótimos. Espero ler algum desses. os Thrillers que mais me fascinam são psicológico e policial.

Responder

Aline Gonçalves - 28, julho 2013 às (16:51)

Gosto bastante desse gênero e adorei saber um pouco mais sobre as especificações dos thrillers. Mas os que mais gosto são os de cunho policial como Agatha Cristie e Lars Kepler.
😀

Responder

Amanda Alexandre - 31, janeiro 2014 às (20:47)

Agora a moda é thriller de casamento, depois do sucesso do Garota Exemplar.

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por

Blogs Brasil