Músicas em Livros - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
26

ago
2013

Músicas em Livros

Ler já é bom por si só. Quando podemos aliar a leitura com a música, então, o resultado só pode ser positivo.

Adoro quando um livro cita uma música que gosto. Automaticamente, já começo a ouvir a melodia em minha mente enquanto a cena do enredo se desenrola. E, quando não conheço a referência, não demoro para procurá-la, e o resultado é que, no fim, não apenas o livro terá sido acrescentado a minha experiência de leitora como também novas músicas poderão ser acrescentadas a minha playlist.
Vamos conferir algumas melodias que me marcaram ao terem aparecido em algum livro?

Landslide – Fleetwood Mac

Charlie se sentiu infinito ouvindo Landslide com Sam e Patrick, e fez com que eu me sentisse assim também junto com eles, principalmente por eu amar essa música. Indico, também, a versão dela feita em Glee.

“De qualquer forma, Patrick começou a acelerar o carro, e antes que chegássemos ao túnel, Sam se levantou e o vento transformou seu vestido em ondas do mar. Quando chegamos ao túnel, todo o som foi engolido num vácuo e substituído por uma música no toca-fitas. Uma linda canção chamada Landslide. Quando chegamos ao fim do túnel, Sam deu um grito muito divertido, e foi isso. Chegamos ao centro. As luzes nos prédios e todo o resto eram maravilhosos. Sam se sentou e começou a rir. Patrick também riu. Eu comecei a rir.
E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos.”

página 49

Observação: no filme, a trilha sonora dessa cena é Heroes, de David Bowie.


In These Arms – Bon Jovi

Simplesmente adoro Bon Jovi. E, após ler Simplesmente Ana, estou simplesmente viciada em In These Arms, e já me imagino a cantando em plenos pulmões no show da banda que acontecerá em Setembro em São Paulo. Será impossível não lembrar da Ana!

“No palco, a banda iniciou os acordes da canção que me deixava arrepiada toda vez que eu a ouvia, independentemente do lugar ou da situação. Quando In These Arms começou, parei de andar entre a plateia e deixei música e letra me consumirem, Até porque, naquele momento, me dei conta de que ela se encaixava perfeitamente à fase ‘amor platônico’ que eu estava vivendo.

página 213


Hardliners – Holcombe Waller

Easy foi um dos livros que não apenas me proporcionou uma leitura deliciosa como também me apresentou a uma música pela qual me apaixonei completamente. E ler a cena entre Jaqueline e Lucas embalada por Hardliners fez toda a diferença!

“Meu coração se abriu para ele enquanto escutávamos, olhando diretamente um para o outro, e eu senti os elos que nos ligavam – filamentos frágeis que poderiam se arrebentar facilmente. (…) Imaginei se ele sentia o mesmo e, quando escutei os versos da música que ele escolheu, pensei que talvez ele realmente sentisse. Now don’t laugh ‘cause I just might be the soft curve in your hardline’.

página 272

Vambora – Adriana Calcanhoto

Nesse caso, a referência à música já aparece no título de Você Tem Meia Hora, mas eu só fui repará-la quando iniciei a leitura. Vambora está presente de maneira despretensiosa logo no primeiro capítulo do chick-lit de Camila Nascimento, mas acaba tendo um significado muito maior ao longo da história. E hoje, para mim, é impossível ouvi-la sem me lembrar de Bia e Mariana.

“Todos os passageiros já haviam desembarcado e eu cantarolava na galley, preparando-me para deixar a aeronave.
(…)
– Eu gosto dessa música – Mariana interrompeu meus pensamentos, enquanto eu terminava de preencher o relatório de checagem da aeronave”

página 9

Satisfaction – Rolling Stones

Travis Maddox e Belo Desastre são controversos em diversos quesitos. Esse é o típico livro que você ama ou odeia, não vi meio termo entre os leitores. Da mesma forma, uma das cenas do livro também seguiu esse padrão e, no meu caso, foi extremamente divertida. Adoro musicais e, em minha mente, sempre desejei vivenciar cenas como a que Travis acaba criando ao som de Satisfaction.
“Travis ficou me observando por um instante, depois olhou para as pessoas que nos encaravam, então se levantou.
I can’t get! – ele gritou.
Fiquei encarando-o, pasma, enquanto todo mundo que estava no salão se voltava para ele. Travis balançou a cabeça algumas vezes ao som de um ritmo que só tocava em sua mente.
Shepley fechou os olhos.
– Ah, não.
Travis sorriu.
get no… sa…tis…faction – ele cantou. – I can’t get no…sa-tis-fac-tion. ‘Cuz I try… and I try… and I try… and I try… – ele subiu na mesa e todo mundo ficou olhando. – I can’t get no!

página 160

(I’ve Had) The Time Of My Life – Bill Medley & Jennifer Warnes

Talvez por ser a trilha sonora de um dos meus filmes favoritos, The Time Of My Life é, também, uma de minhas músicas favoritas. Sendo assim, só pude vibrar ao vê-la em A Rainha da Fofoca.
“(…) – Já que estamos sem vocalista, pensei que, em homenagem a esse dia especial…
Vejo Shari, na pista de dança, sacudir a cabeça para mim, com os olhos arregalados de pavor. Não, ela diz sem emitir som nenhum, só mexendo os lábios. Não, não faça isso.
– … minha amiga, a senhorita Shari Dennis, e eu vamos cantar uma canção tradicionalmente tocada na primeira dança de recém-casados lá na nossa cidade…
(…) 
Então, limpo a garganta.
Now, I – canto, exatamente da mesma maneira que cantei uma centena de vezes antes, em reuniões de família, concursos de talento da escola primária, competições no alojamento da faculdade, noites de karaokê e em qualquer ocasião em que bebi algumas cervejas a mais.”

páginas 399 e 400

E então, gostaram desse post musical?
Espero que o tenham curtido tanto quanto curti prepará-lo. Fui ouvindo as músicas conforme ia escrevendo e relembrando cada um dos trechos citados e a sensação não poderia ter sido melhor!
E vocês, já foram marcados por alguma música que apareceu em algum livro?
Beijão!




Deixe o seu comentário

23 Respostas para "Músicas em Livros"

Nana ~* - 26, agosto 2013 às (13:03)

Hey!
Nossa eu adoro Landslide, acho linda.
E curto a versão de Glee.
Acho que ‘O Inferno de Gabriel’ é o livro mais musical que eu li HAHAHA e ainda tem Arcade Fire <3

bjs

Nana – Obsession Valley

Mariana FS - 26, agosto 2013 às (13:12)

Oi Mi!
Eu também adoooro Bon Jovi 🙂 Principalmente as músicas dessa fase mais antiga, como In These Arms (Você vai no show? Muita inveja, hehe)
Belo Desastre é ame ou odeio mesmo e Satisfaction tem tudo a ver com Travis e Abby!
Beijos
alemdacontracapa.blogspot.com

Jessinha Cruz - 26, agosto 2013 às (13:15)

Tem um selino para ti com uma mini tag no meu blog 🙂
http://fofocas-literarias.blogspot.pt/2013/08/tag-versatile-blogger-award.html

Ivi Campos - 26, agosto 2013 às (13:20)

Ai que delícia de post!!! Adorei as suas escolhas e não conhecia o livro VOCÊ TEM MEIA HORA…
Este ano estava lendo ROUBADA (Lesley Pearse) e de repente a autora cita uma música que eu amo, do meu ídolo Ricky Martin… surtei dentro do Metrô – a louca.
Beijos

✿Nessa✿ - 26, agosto 2013 às (13:59)

Oi Mi*

Sabe que eu não me ligo muito nas músicas, não sei o porquê.
Agora o livro Você tem meia hora, acho que foi o único, eu até coloquei no post da resenha. A história me marcou e eu fiquei dias ouvindo esta música.
Adoreii o post.

Beijos*

Fernanda S. Lucena - 26, agosto 2013 às (14:16)

Oi Mi, eu tb adoro qd o livro cita uma música ou várias músicas.
Uma que eu tb adorei foi Barton Hollow – The Civil Wars, citada em Entre o Agora e o Nunca.
Sem falar em váriaaaaaaaas que eu AMEI ao ler a trilogia de 50 tons!
Baixei a trilha do três livros, as clássicas são maravilhosas!

Bjoooooooos

muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

Ana Luisa - 26, agosto 2013 às (16:13)

Também gosto muito de músicas em livros, meu último livro que li com esse tipo de citação foi “Amigas (im)perfeitas” da Leia Rego. O livro é lotado de citações das músicas da Legião Urbana 🙂 Apesar de não curti tanto assim a banda, acabei me apaixonando devido a estória inspirada nas músicas.

Fica a dica.

Beijos.

Fabi Liberati - 26, agosto 2013 às (17:41)

Eu adoro quando encontro musicas em livros, como quando li Entre o Agora e o Nunca eu amei de paixão esse livro e as musicas só fizeram o livro ficar ainda melhor.
Eu adoro essa musica do Bon Jovi e adoro Satisfaction o que só me fez ficar com vontade de ler Belo Desastre que ainda não li =/
Adorei o post e espero ver mais dele aqui no blog beijos flor =D

Petra Henning - 26, agosto 2013 às (18:38)

Sabe que eu não lembro de nenhum livro que eu tenha lido que tenha referenciado alguma música! Que triste…

Cristiane Dornelas - 26, agosto 2013 às (23:16)

Satisfaction em Belo Desastre foi demais! Imaginei essa cena e como queria ver xD
Os outros dei uma perdida, não lembro, uns não li, não sei se combina, se aparece ou onde…Só lembro esse de BD.

contandohistorias.blog.br - 26, agosto 2013 às (23:19)

Eu gosto muito de música, mas não costumo ouvir enquanto leio como alguns fazem, talvez por ser muito ligada às letras das canções e imagina-las como outra história, não sei. Porém, quando o livro incorpora a referência musical assim é muito legal! Você escuta a música e fica lembrando depois, hahahaha. Ótimo post!
Isabela

Amanda Z. Dutra - 27, agosto 2013 às (02:50)

Adorei o post… 😀

Beijo

Crislane Barbosa - 27, agosto 2013 às (13:54)

Oi Mi!
É tão bom quando estamos lendo um livro e vem aquela música que marca.
Já aconteceu comigo algumas vezes. Seria ótimo se acontece sempre.
E quando o próprio livro da uma música fica ainda mais envolvente. ^^

Bjus…

Paula Bonito - 27, agosto 2013 às (14:24)

Adorei as escolhas 😉

Nara Brasil do Amaral - 27, agosto 2013 às (16:33)

Eu assisti o filme ‘As vantagens de ser invisível’ e a música do túnel se encaixou perfeitamente com o que aquele momento queria dizer…chorei muito…
Em geral não tinha como não imaginar Travis Maddox cantando satisfaction sem ouvir a música, pelo menos para mim 😀
Gostei das escolhas, mas foi com a saga ‘Crepúsculo’ que eu mais ouvi músicas durante a leitura, com as indicações de canções – principalmente de Muse – feita pela autora.
Adorei!

Ruti - 27, agosto 2013 às (21:07)

Adoro quando tem uma musica que gosto. Acabei de ler “As vantagens de ser invisível”, e quando li que eles estava escutando Landslide, no mesmo momento fui escutar! *-*

Renato Jardim. - 27, agosto 2013 às (21:16)

Existe um graphic novel chamado “Achados e perdidos”, que vem com um CD em que as músicas foram compostas exclusivamente para ele. Para cada capítulo tem uma música e você deve ler escutando. É muito bom!

http://www.cabecadetinta.com

Michelle Ladislau - 28, agosto 2013 às (12:12)

Nossa que post maravilhoso! Adorei cada música escolhida!

Parabéns pelo post!

Beijinhos
http://www.estilogeek.blogspot.com.br

Tais Bruna - 29, agosto 2013 às (11:08)

Oi Mi,

Adorei o post.
Eu adoro quando os livros fazem referência a alguma música e vou correr escutar quando ela é citada para entrar no clima..rsrs

bjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br

Gabriela C. - 30, agosto 2013 às (16:09)

Cara que post lindo, livros ótimos com músicas perfeitas! AMO o filme “As vantagens de ser invisível”, e sou louca pra ler o livro, as músicas (do filme e do livro) são ótimas! A da Adriana Calcanhoto nem se fala neh, perfeita! E eu já queria ler o da Meg Cabot, agora então.. hahaha
Sério, parabéns! Seu post ficou PERFEITO! *O*

Aline Dias - 01, setembro 2013 às (00:31)

Mi adoro livros também relacionado com músicas!
Como vc também, já falei que vc precisa le a série fazendo meu filme neh?hahaha vc vai amar!!!
+ fiquei triste não li nenhum livro desses acima acredita!
Preciso retificar isso logo!

Bjs

Conteúdo Literário - 09, setembro 2013 às (21:16)

Adoro quando é citado uma música em um livro e quando não conheço eu vou pesquisar para conhecer.
Parabéns pelo post, super criativo.

Beijinhos,
Conteúdo Literário

Becca Martins - 03, agosto 2015 às (16:37)

Mi eu sou apaixonada com Belo Desastre! Amo muito, muito, muito mesmo..
Além de As Vantagens de ser invisível, que é outro livro que me encantei com tudo. Acho simplesmente perfeito.
Quanto aos outros livros não li nenhum.
Beijos!

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício