Como Avalio Livros Pelo Skoob | Minha Vida Literária
01

nov
2013

Como Avalio Livros Pelo Skoob

Após meu post explicando a forma que crio minhas resenhas, recebi a pergunta da Manu Hitz, uma querida leitora, perguntando o que levo em conta na hora de avaliar meus livros no Skoob.

Considerei a pergunta interessante o suficiente para respondê-la em formato de post, já que acho que seria importante esclarecer esse ponto a todos que tiverem a mesma dúvida.

Vocês já devem ter reparado que não há nenhum sistema de avaliação de livros aqui no blog. Um dos motivos para isso é que não uso do mesmo critério ao dar notas para minhas leituras, acredito que livros diferentes exijam parâmetros diferentes.

Tentarei explicar cada um deles!
1 – O quanto um livro me agradou
Esse é o primeiro critério e, as vezes, o único. Se gostei demais de uma leitura, ela automaticamente levará 4 ou 5 estrelas e, inclusive, pode até se tornar favorita. Não me importo se a história é previsível, clichê, se não é profunda ou reflexiva. Se por algum motivo ela fez com que eu gostasse dela, é o que vale, para mim.
2 – Qualidade da escrita ou do desenvolvimento da história
Entretanto, há vezes em que somente gostar de um livro não basta. Há alguns casos em que eu adorei demais a leitura, mas senti algum ou alguns pontos falhos que foram suficientes para me incomodar e isso faz com que ao menos uma estrela seja perdida. Também, há aqueles casos em que a leitura foi difícil, por algum motivo, o que me levou a não necessariamente gostar tanto assim dela ou a não me envolver tanto com ela, porém a qualidade de sua escrita e/ou do desenvolvimento do enredo, seja pela complexidade dos fatos ou da estruturação das personagens, é tamanha que acho impossível dar uma nota baixa. Muitos dos livros que as vezes classifico com 5 estrelas não necessariamente me causaram explosões de alegria enquanto eu os lia, ao mesmo tempo em que um livro 3 estrelas pode ter me causado deliciosas horas de distração.

Como vocês podem perceber, a minha forma de avaliação é extremamente pessoal. Um motivo que me leva a gostar de um livro nem sempre é o próprio livro em si, portanto não caberia utilizar dessa ferramenta aqui no blog.

Ainda, acho importante salientar que notas, para mim, limitam demais um conteúdo por vezes complexo e acredito que não caiba a mim julgar uma obra através dela, sendo que não gosto nem de dizer, em minhas resenhas, se são livros “bons” ou “ruins”. Se desgostei por completo de um livro, ele com certeza receberá uma nota baixa. Contudo, quão hipócrita eu pareceria se desse uma nota 2, por exemplo, e dissesse que o livro poderia agradar outras pessoas? Não seria confuso para o leitor, já que uma nota 2 automaticamente o faria pensar que o livro não é bom, na minha opinião? E como explicar um livro que levou nota máxima, mas, ao mesmo tempo, não me agradou tanto?
Também, notas facilitam comparações. Seria muito fácil ser questionada do motivo de um livro receber tal classificação enquanto outro recebeu outra, se a opinião geral diz que o de menor nota é superior ao de maior.
Se avalio no Skoob, é para meu próprio critério, na função de leitora e para manter um arquivo pessoal. A partir do momento em que coloco essa avaliação no meu blog, é a blogueira quem está fazendo isso e a nota dada deixa de ser feita para mim para ser feita para meus leitores.
Não sou contra quem utiliza esse sistema, apenas para esclarecer. Só não gosto de usá-lo em meu blog porque, como eu disse, minha avaliação é muito pessoal e com critérios que fazem sentido única e exclusivamente para mim.

De qualquer forma, apesar de eu mesma não fazer isso, seguem algumas dicas que podem ajudar na hora de dar uma nota para uma leitura:

  • Crie alguns critérios que sejam importantes para você em suas leituras – envolvimento com a história, personagens, desenvolvimento do enredo, narrativa, o quanto o livro te agradou ou não -, e analise o livro quanto a esses critérios separadamente;
  • Crie uma escala de notas – de 0 a 5, de 0 a 10 – e dê uma nota para cada critério;
  • No final, some as notas de cada critério e faça a média entre elas. Se o resultado for um número quebrado – o que é muito provável – você pode arredondar para baixo se o numeral após a vírgula estiver entre 0 e 4 e, para cima, caso esteja entre 5 e 9 (ex: 3,4 = 3 estrelas; 3,5 = 4 estrelas). Você pode adotar um critério próprio, também, para decidir o arredondamento final, como, por exemplo, colocar um peso maior em algum de seus critérios (algum que tenha mais destaque para você).
Se achar interessante, você pode criar um local para explicar seus critérios de avaliação e deixá-lo disponível para que outros possam compreendê-lo, mas o mais importante é que seja sua maneira de avaliar.

Espero que tenham gostado e que o post tenha sido útil!

Beijos a todos e um excelente final de semana!

P.S: O resultado do Top Comentarista de outubro sairá assim que possível!





Deixe o seu comentário

16 Respostas para "Como Avalio Livros Pelo Skoob"

Manu Hitz - 01, novembro 2013 às (11:28)

Como vc me ajudou, viu! É bom ter o ponto de vista de alguém que considero ótima resenhista e cujas resenhas sempre me mostram pontos importantes da leitura. Muitas vezes suas observações apontam para detalhes que deixei passar e então algo faz sentido…
É difícil dar notas, por isso pedi sua opinião. Tenho a mania horrorosa de comparar livros e notas que já dei. Não dá, simplesmente, para comparar um clássico, um grande e premiado autor e um livrinho despretensioso que me arrancou suspiros…
Seguirei sua dica de classificar no Skoob de acordo com a paixão que despertou em mim, o envolvimento que me ligou ou não à leitura.
Adorei a nota e a média a partir dos critérios, com arredondamentos para mais ou para menos, hahaha, voltei à escola nesse momento.
Muito bem colocado quando vc diz que sua opinião ‘pessoa física’ é uma e como blogueira tem outro peso. Seu respeito pelos autores, livros e leitores é admirável, por isso acompanho com interesse seus posts. Beijão!

Responder

✿Nessa✿ - 01, novembro 2013 às (11:32)

Oi Mi*
Que interessante!
Sabe que varia muito, eu não tenho um esquema certo de avaliação. Para dar 5 estrelas o livro tem que ter me surpreendido, me segurado e um final emocionante.
Se algum desses pontos não aparecer aí a nota diminui, e algo que também conta é a protagonista, mas não me limito a isso, digamos que o final influência muito na minha nota final.

Saudades de você Mi*
Beijos*

Responder

Fabi Liberati - 01, novembro 2013 às (11:32)

Oie Mi!!!
Bom, pra mim um livro bom é aquele que me prende de um jeito que não da pra deixar de ler, e que faz meu coração dispara várias vezes ou até chega da aquele frio na barriga sabe?! Esse sim é o melhor livro e que quando você acaba a leitura você fica pensando: e agora o que vai ser da minha vida? (sim, acontece isso comigo hahaha). Eu levo em conta tudo isso pra avaliar um livro, e quando vou indicar pra alguém eu falo que amei a leitura mas vai de gosto né.
Adorei o post flor, e to aqui cruzando os dedinhos pra esse top comentarista =P
Beijinhos

Responder

Lili - 01, novembro 2013 às (11:46)

Sim, e meus critérios são semelhantes aos seus.
Na verdade eu observo algumas questões além da minha paixão e emoção pelo livro quando avalio, embora sejam de caráter puramente (e logicamente) pessoal. Não sou crítica literária e nem tenho bagagem de conhecimento para isso.

Ainda assim, terão livros que ganharão mais estrelas do que talvez mereciam “criteriosamente” pelo modo como mexeram comigo.
Eu considero que se um livro consegue me fazer esquecer dos seus problemas, ele realmente merece uma boa nota. Talvez porque numa avaliação de dança eu sentiria isso de modo “leigo”. A dança foi tão envolvente, que mesmo os erros conseguiram ser disfarçados com as qualidades.
O mesmo para mim vale para o livro.
Claro que isso não aparece na nota do skoob, ou do goodreads com adendos.

Mas aparece se eu aço uma resenha.

Beijos saudosos,
liliescreve.blogspot.com

Responder

Érika Santos - 01, novembro 2013 às (14:06)

Cada um tem um forma pessoal de avaliar né. Mas me identifiquei muito com o modo como você avalia. Agora essa forma de criar uma escala de notas, eu não usava, achei demais, deve ajudar muito em fazer a avaliação no skoob. Vou passar a fazer isso agora, ajudou muito. Beijoos

http://erikarayanaheart.blogspot.com/

Responder

Amanda Z. Dutra - 01, novembro 2013 às (17:16)

Nossa adorei a ideia do post, porque eu normalmente sempre tenho dúvidas de que nota dar quando eu por exemplo dou uma nota quebrada para o livro :S
Mas como você falou é uma coisa muito pessoal mesmo, cada um tem sua maneira de avaliar um livro e sua história!
Mesmo assim, valeu pela dica 😀

Beijo

Responder

Gabriela C. - 01, novembro 2013 às (17:17)

Também me identifiquei muito com o seu tipo de avaliação. Geralmente, levo em conta esses mesmos critérios, e também se existem erros de revisão, se for um livro traduzido levo em conta até o título que ele ganhou no Brasil. Mas basicamente, é bem parecido com o seu.

Responder

Clara Beatriz - 01, novembro 2013 às (21:25)

Interessante 🙂 Não tenho muito critério para dar nota. Coloco a que me parece mais “certa”.

@mmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

Responder

Oliveira - 01, novembro 2013 às (22:15)

Muito boa sua forma de avaliação, afinal gostar de um livro vai mais do que se ele é bom ou ruim, é muito pessoal. Há livros que sempre vejo grande parte reclamando e eu amo o livro, e outros grande maioria estão amando e não gosto. É muito pessoal, depende até da vivencia da pessoa. Seu post é ótimo!

Responder

Crislane Barbosa - 02, novembro 2013 às (11:56)

Oi!
Acho complicado você avaliar um livro em um blog. O seu gosto pode acabar influenciando alguém a não ler tal livro ou lendo outro e se decepcionar.
Eu classifico um livro de acordo com o genêro. Fica mais fácil para mim.

Bjus…

Responder

Silvana Sartori - 02, novembro 2013 às (14:46)

Oie minha linda, tudo bem?
É a primeira vez que estou vindo em seu blog, mas fiquei sabendo dele através do youtube, até porque eu vi algumas tags que você fez e achei super bacana e penso em fazer em meu blog também.
Parabéns pela sua criatividade e por tudo que você mostra para os seus leitores.
Simplesmente adorei.

Outra coisa, queria dizer que estou seguindo o seu blog, poderia me retribuir?
E também se puder, ficaria feliz de coração mesmo se vc aceitasse o selinho do meu BLOG I LOVE MY BOOKS. Traga para o seu blog.
E se quiser ser uma das minhas parceiras de Blogs só me deixar no comentário que te incluo =]
beijinhos e sucesso com o teu cantinho que adoro

lovereadmybooks.blogspot.com.br

Responder

Jessica Lisboa - 02, novembro 2013 às (15:27)

Bem eu tenho poucos criterios quando avalio um livro: se o enredo me prendeu, a diagramação e a capa. Só isso, geralmente fica entre 3 ou 4 estrelas.

xx

Responder

Luiz-Beta - 05, novembro 2013 às (19:07)

Legal! Realmente, concordo que que melhor e’ , ao invez de um simples gostei/nao gostei e’ dividir em criterios para avaliacao. Uma historia pode ter um cenario ricamente descrito e envolvemente mas personagens superficiais e vice- versa, pode ter uma desenvolvimento medianao com um final que te sacode ( a ponto de reler o livro com toda uma perspectiva diferente) ou ter um otimo desenvolvimento mas com um final mediano, entre muitos outros fatores.

Responder

Ademar Júnior - 06, novembro 2013 às (17:01)

Oi Mi,
Adorei o post, e eu basicamente sigo o mesmo critério que você, o primeiro. De ir pelo fato de eu ter gostado ou não da leitura, e de forma secundária por alguns pontos mais técnicos.
Beijos!

Responder

Paula Barbosa - 12, novembro 2013 às (01:26)

Amei o post, realmente levo mais ou menos em consideração o que você leva para avaliar um livro no scoob também.

Responder

Alex - 23, agosto 2015 às (10:27)

Adorei o post!

Responder

Últimas Resenhas

Calendário de posts

novembro 2013
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Participo

<div class="titulo participo"><h6>Participo</h6></div>

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por