[Resenha] Desastre Iminente - Jamie McGuire - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
05

nov
2013

[Resenha] Desastre Iminente – Jamie McGuire

Título: Desastre Iminente
Autor: Jamie McGuire
Editora: Verus
Número de Páginas: 406
Ano de Publicação: 2013
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Travis perdeu a mãe muito cedo, mas, antes de morrer, ela lhe ensinou duas regras de vida – ame muito, lute mais ainda. Tendo crescido em uma família de homens que gostam de jogos e lutas, Travis Maddox é um cara durão. Musculoso e tatuado, bad boy até o último fio de cabelo, ele leva uma mulher diferente para casa a cada noite. Até conhecer Abby Abernathy. Determinada a se manter longe de problemas, Abby resiste com todas as forças ao charme de Travis, sem saber que assim só o deixa mais determinado a conquistá-la. Será que o invencível Travis ‘Cachorro Louco’ Maddox vai ser derrotado por uma garota?

Considerando a maneira de como Belo Desastre me arrebatou, principalmente por ter sido uma história tão controversa, esperei o mesmo efeito de Desastre Iminente – a mesma história, porém narrada por Travis Maddox. Contudo, o efeito que a primeira versão causou em mim foi, em partes, ofuscado negativamente pela maneira de como essa segunda me afetou.
A começar pelas personagens que me incomodaram em uma escala completamente inesperada. Como Desastre Iminente revela os pensamentos de Travis, todo seu machismo e hipocrisia ficaram em evidência, e se antes eu havia considerado existir certa mágica e magnetismo ao seu redor, dessa vez eu o apenas vi com desprezo. E encarar Abby através dos olhos de Travis me fez enxergá-la como irritante, enquanto, em Belo Desastre fui capaz de compreendê-la perfeitamente.
Outro ponto é que as situações me pareceram abordadas de maneira muito superficial. Talvez, em uma tentativa de não se repetir desnecessariamente, a autora evitou recontar os acontecimento, mas isso acabou enfraquecendo o relacionamento entre as personagens, em minha opinião. Outra possível explicação é que, já que a história é narrada por um homem, é de se esperar que não seja tão detalhada quanto a alguns fatos, visto que homens não costumam se apegar tanto a alguns acontecimentos quanto mulheres. Seja qual for a razão, Desastre Iminente não pode ser lido sem a leitura prévia de Belo Desastre.
A verdade é que Desastre Iminente é extremamente ligado a Travis. O livro não tem a ver com seu relacionamento com Abby ou, até mesmo, com a história de ambos, mas sim com os pensamentos e sentimentos de Travis. Enquanto Belo Desastre foi, claramente, um livro sobre Abby, Travis e Abby e Travis, Desastre Iminente é sobre Travis. A presença de Abby se dá para explicar sua importância para o protagonista.
Todos esses motivos não me fizeram gostar do livro como eu esperava. Porém, seria injusto não mencionar suas partes positivas, responsáveis por eu ter gostado, ao menos, de alguns pontos da leitura.
É inegável o quanto a escrita de Jamie McGuire é envolvente e viciante. Mesmo me sentindo irritada com as personagens, eu não sentia vontade de interromper a leitura, e ansiei por reviver tantos momentos que me agradaram em Belo Desastre.
E as cenas extras incluídas pela autora foram um ponto mais do que positivo, não apenas para ser verossímil com o fato de que Travis não está ao lado de Abby 100% de seu tempo, como também para dar uma satisfação, mesmo que breve, relacionado ao fim de Belo Desastre. Lembro-me de ter me sentido insatisfeita com algumas questões em aberto e que me pareciam completamente opostas à realidade. Contudo, em Desastre Iminente, a autora apresentou um breve parecer sobre tal situação, e mesmo não tendo achado suficiente a ponto de ser crível, foi satisfatório ao menos por não ter sido negligenciada.
Se eu havia encarado Belo Desastre como uma perfeita representação do conflituoso relacionamento entre Travis e Abby, Desastre Iminente me despertou os sentimentos paradoxais entre eles: uma irritação sempre presente com a leitura, mas uma necessidade incontestável de não me separar dela.




Deixe o seu comentário

15 Respostas para "[Resenha] Desastre Iminente – Jamie McGuire"

Morrighan - 05, novembro 2013 às (11:56)

Brevemente este livro vai chegar a Portugal! Estou muito curiosa 🙂

Boas leituras!

Lili - 05, novembro 2013 às (12:46)

Pois é Mi, fiquei contente apenas com esses extras.
Eu estava com dúvidas entre ler. E agora decidi não ler, como te disse. Ao menos não agora (embora quaaase tenha comprando o livro ontem).
Foi tão significativa aquela leitura emocionalmente. Ela conversou tanto comigo (mesmo que eu não tenha um Travis na vida e nem queira) que eu não quero estragá-la, quero que permaneça especial.

É como estragar uma amizade que era tão bonita e que o tempo afastou as pessoas, mas que de repente alguém começa a contar coisas do passado que aquele amigo fez e te prejudicou.
Permanecer na ‘enganação’ tem suas vantagens 😀

Beijos
liliescreve.blogspot.com

Mariana Teixeira - 05, novembro 2013 às (15:19)

Eu tenho muita curiosidade sobre esse livro, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de lê-lo.
Quem sabe em breve eu não consiga matar essa curiosidade.
Muito boa a sua resenha. Parabéns

bjs
http://letrasdanana.blogspot.com.br

Fabi Liberati - 05, novembro 2013 às (17:56)

Oie Mi, ainda não li Belo desastre mas quando li a sua resenha fiquei doida de vontade, mas sempre que vou comprar acabo passando outros na frente e deixando ele pra depois e acabo que não comprei ainda hahaha. Bejinhos

Amanda Z. Dutra - 06, novembro 2013 às (00:53)

Oi Mi, bom eu ainda não li Belo desastre mas muita gente fala bem pra caramba *-*
Uma pena que o segundo livro tenha sido uma experiência conflituosa para você :S
Mas com certeza eu ainda tenho vontade de ler *-*
Adorei a resenha

Beijo
http://heysisteraj.blogspot.com.br/

Lalá Hayame - 06, novembro 2013 às (05:09)

Ainda nem li Belo Desastre, então nem cogitei a hipótese de ler Desastre Iminente.
Não sei bem ao certo o porquê, acho que quando a grande maioria das pessoas gosta de algo eu vou com muitas expectativas e quase sempre me decepciono, mas um dia eu terei que ler o livro e tirar minha próprias conclusões, só não sei ao certo quando.

Ps: Já falei que adoro suas resenhas? Pois é, adoro suas resenhas.
Bjus *-*

http://apequenaquele.blogspot.com.br/

Ademar Júnior - 06, novembro 2013 às (13:05)

Oi Mi,
Como sabe, ainda não li nenhum New Adult, rsrs… Lá no blog quem está responsável por essa série é a Vanessa. Ela leu e resenhou o primeiro, e em breve vai ler esse.
Mas sempre gosto de passar por aqui para conferir suas resenhas, vai que algo me chama atenção na trama e me faz ler o livro, rsrs….
Beijão, linda!
Cooltural

Julia G - 06, novembro 2013 às (15:21)

Oi Mi, que pena que Desastre Iminente não foi bem aquilo que você esperava. Acho que as expectativas eram tão altas em torno desse livro que fica até difícil escrever uma resenha comentando a decepção.
Quero conhecer o primeiro livro, sem duvida, mas vou pensar bem se vou querer ou não esse.

Beijinhos

Gabriela C. - 06, novembro 2013 às (18:25)

Tô louca por esse livro, mas ainda nem li o anterior, então vou esperar mais um pouquinho! ^^

Tais Bruna - 07, novembro 2013 às (09:49)

Oi Mi,

Já vi várias pessoas que tiveram a mesma opinião que a sua, porém eu amei o livro tanto quanto Belo Desastre.
A escrita da Jamie é realmente envolvente e gostei muito de ver a história do outro angulo.

bjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br

Thais Belarmina - 07, novembro 2013 às (11:39)

Eu já li esse livro Mi, e também me irritei bastante com o Travis.
Mas a escrita da autora nos prende e não nos permite largar a leitura de jeito nenhum.
Amei sua resenha, mostrou tudo o que vc sentiu durante essa leitura eletrizante. 😀

http://luadesangue1.blogspot.com.br/

hassdc - 08, novembro 2013 às (23:37)

Engraçado, 70% dos comentários que li sobre esse livro foram de “decepção”. Acho que a expectativa era tão grande que no final deu nisso. Também concordo que foi um livro focado no Travis (imagina quando ela lançar a historia dos irmãos Madox) mas poxa, eu gostei tanto. Tem cenas que irritam SIM, mas não me decepcionei.
É uma pena que não agradou tanto quanto Belo Desastre!

Mariana FS - 11, novembro 2013 às (11:36)

Oi Mi!
Quando eu terminei de ler “Belo Desastre” (livro que gostei muito, por sinal) decidi que não leria “Desastre Iminente”. Na minha concepção, parte do que faz ‘Belo Desastre” ser tão bom é a imprevisibilidade do Travis. No momento em que temos a história narrada por ele, isso se perde, então desconfiei que essa leitura não seria tão arrebatadora quanto a outra. É uma pena ver que eu estava certa.
Beijos
alemdacontracapa.blogspot.com

Jéssica Antunes - 01, dezembro 2013 às (15:49)

Euu amooooooooo Travis, Amei Desastre Iminente e Belo Desastre.

Férias feat livros <3 | 7Seasons - 05, dezembro 2015 às (16:12)

[…] não tive a oportunidade de ler, vou ler agora nas férias e tenho certeza que vou amar mais ainda. Aqui tem a resenha dele, […]

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício