[Resenha] A Última Carta de Amor - Jojo Moyes | Minha Vida Literária
08

nov
2013

[Resenha] A Última Carta de Amor – Jojo Moyes

Título: A Última Carta de Amor
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 378
Ano de Publicação: 2012
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento. Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.

 Sempre achei que os livros que falam sobre cartas fossem capazes de despertar em mim um interesse e envolvimento maiores pela história, desde o momento em que estou na livraria e vejo a capa, até o momento em que já estou submergida na vida dos personagens. E isso se confirma e se repete a cada livro que leio com essa temática. No caso de A Última Carta de Amor, não poderia ser diferente, tudo nele desperta a nossa atenção e atrai o nosso olhar e vontade de ler: a capa é linda, com cores e formas delicadas, os comentários em volta à capa nos fazem querer entrar imediatamente na vida dos personagens e, sobretudo, a possibilidade de conhecer histórias de amor arrebatadoras traduzidas em belas cartas de amor.
As expectativas foram muitas, porém, logo que comecei a leitura, estava um pouco confusa porque o livro possui duas protagonistas – Jennifer Stirling, que vive na década de 60, e Ellie Haworth, que vive nos anos 2000 – e demorei um pouco para me adaptar com a narrativa. Entretanto, é uma escrita leve, de fácil entendimento e que prende a atenção. Entre um capítulo e outro, podemos, ainda, nos deliciar com trechos de lindas cartas, recados e mensagens de amor.
O livro fala sobre as idas e vindas de amores e paixões, daquelas que só acontecem uma vez e que temos certeza de que irão durar por toda a vida. Mas não só isso, a autora nos presenteia ao nos proporcionar a visão dessas duas personagens femininas diferentes, em épocas distintas.
O que me chamou atenção é que o romance, apesar de ter como foco principal as histórias de amor conturbadas e permeadas por traições, também nos mostra alguns entraves e avanços pelos quais a figura feminina passou nas duas épocas. Na medida em que os enredos foram se desenvolvendo, pude perceber o quanto Jennifer e Ellie tiveram que superar algumas barreiras para seguir em frente em busca da felicidade. Então, prepare-se para mergulhar no mundo de Jennifer Stirling – que depende financeiramente do marido, mora em uma casa imensa com um guarda-roupa repleto de vestidos maravilhosos e que precisa estar sempre com uma ótima aparência para causar boa impressão nas reuniões e encontros sociais – enquanto, ao mesmo tempo,a jornalista Ellie Haworth, em outra década, luta pela consolidação da sua carreira, é solteira e sustenta a si mesma com seu salário.
Independentemente do tempo, do perfil ou classe social dessas mulheres, as duas viveram lindas histórias de amor e se entregaram a elas, apesar das consequências. A autora consegue uma faceta incrível quando, de um modo espetacular, faz com que as vidas das duas se cruzem e esse encontro mude o rumo de suas histórias para sempre. Se você é uma romântica de plantão, não se arrependerá em mergulhar nessa linda história.
 




Deixe o seu comentário

23 Respostas para "[Resenha] A Última Carta de Amor – Jojo Moyes"

Lili - 08, novembro 2013 às (11:06)

Clívia, eu gostei bastante desse livro também.
Essa ida ao passado repentina (e a mudança de tempo no próprio passado) me confundiu um pouco também. Ainda assim achei linda a história e a escrita.
Confesso que Ellie não me cativou muito, e ela para mim é o ponto baixo da história (não exatamente ela, mas o romance dela).

Ainda assim, curti tanto Jojo que não exitei em comprar outro livro dela assim que lançou.

liliescreve.blogspot.com

Responder

✿Nessa✿ - 08, novembro 2013 às (12:18)

Oie!

Já li um livro da autora e gostei muito. Estou curiosa para ler este, parece ser muito bom. Gostei da temática, também gosto de livro que contenham essa coisa de cartas ou e-mails.

Beijos*

Responder

Fernanda S. Lucena - 08, novembro 2013 às (13:22)

Clivia, vc chegou chegando!
Li esse livro mês passado, e gostei bastante!
A autora conseguiu mesclar as épocas de maneira bem inteligente e o livro nos deixa com vontade de saber o q se passa na próxima página, e n é aquele livro meloso sobre amor, ele é forte e possui mts focos…
Gostei bastante da sua resenha!

Bjooos
muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

Responder

Marcela Marques - 08, novembro 2013 às (14:14)

Clivia! Que resenha incrível menina!
Eu tenho este livro em casa mas não gostei muito do começo e acabei largando! Mas quem sabe eu não dê outra chance??
Parabéns e seja bem vinda!!
Beijos 🙂
Marcela,
ocantinholiterario.blogspot.com

Responder

Ivi Campos - 08, novembro 2013 às (15:18)

Adorei sua resenha e fiquei curiosa para ler o livro. Duas protagonistas, cartas, amor, enfim, tem ingredientes para ser um roamance delicioso, sem falar da escritora, que me deixou desidratada quando li COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ. Enfim, quero muito ler.

Responder

Amanda Z. Dutra - 08, novembro 2013 às (16:03)

Eu simplesmente AMO essa capa, realente é linda demais hahaha
Adorei sua resenha! Fiquei um tanto curiosa ara conhecer um pouco mais da vida das duas mulheres 😀
Valeu pela dica!

Beijo

Responder

Jessica Lisboa - 09, novembro 2013 às (16:31)

Tenho uma mega curiosidade de ler esse livro, acho ele tao fofo. A tempo estou a traz dele para pode lelo. Parabens pela resenha.

xx

Responder

Oliveira - 09, novembro 2013 às (20:46)

Achei bem interessante ainda mais se tratando de duas épocas, e deve ser um livro bonito.

Responder

Tais Bruna - 10, novembro 2013 às (11:16)

Oi Clivia,

Eu já li esse livro e gostei muito.
No começo pensei que não ia gostar mais depois acabei me envolvendo e me apaixonado pela história.

bjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br

Responder

Ademar Júnior - 10, novembro 2013 às (18:13)

Oi Clívia,
Parabéns pelo texto. Mais uma vez seja bem vinda.
Nunca li nada da Jojo Moyes, não acho que seja muito o meu estilo. Mas quem sabe? Não gosto de me privar de experiências novas.
Beijos
Cooltural

Responder

Gabriela C. - 12, novembro 2013 às (17:09)

Arrasou na primeira resenha no blog hein?! ^^
Me interessei muito no livro, e a capa é linda demais!

Responder

Letícia Teodoro - 16, junho 2014 às (13:20)

Olá, eu li a resenha e gostei bastante.

Já li dois livros dessa autora, A GAROTA QUE VOCÊ DEIXOU PRA TRÁS e COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ, amei todas as duas leituras, e agora estou no começo desse, espero que seja emocionante até o fim como os outros.

Beijo

Responder

isabella - 28, agosto 2014 às (16:42)

estou na página 113 e estou bem confusa, e sem entender direito a história. É normal?

Responder

Clivia Lira 28 ago 2014

Oi Isabella, é normal sim. No início também achei a história um pouco confusa, depois me encantei pela trama e não consegui mais largar, espero que com você aconteça o mesmo. Boa leitura,
Bjos!

Responder

Tacyliane Cristina dos Santos Bento - 31, agosto 2014 às (17:34)

Oie…

Tava doida pra ler , depois dessa resenha tenho certeza!!
Ja li Como Eu Era Antes de Voce…confesso que minhas expectativas sobre ele eram maiores, mais um bom livro.

Bjs da Tacy

Responder

Carol - 08, outubro 2014 às (09:50)

Nossa li esse livro e odiei, nossa história muito ruim, amo romance, amo livro com amores proibidos, mas esse colega não tem nada de romântico, é péssimo!
Acredito de ser típico da Jojo Moyes não ter muitos momentos de amor correspondido, como foi o caso do livro Como eu era antes de você, mas esse apesar de tudo tem uma linda estória, que nos faz repensar nossas vidas, ao contrário do A última carta de amor.

Responder

Bihh 26 mar 2017

@Carol, Repense sobre isto cara Carol, os livros de jojo moyes são os melhores romances do mundo, eu sou apaixonada e se você repensar e ler todos eles você também ficara😍😉

Responder

keila garcia - 08, outubro 2014 às (14:05)

este livro eu ainda não li ,mais deve ser interessante,eu li como eu era antes de você e adorei o livro,chorei horrores porque queria um final feliz para a protagonista.

Responder

Lindsay Leão - 27, novembro 2014 às (21:45)

Gente, que resenha linda, Clívia! Amei!

Confesso que precisei reler todo o livro porque na primeira leitura eu não entendi absolutamente NADA! Me confundi toda.
Não sei aonde eu estava com a cabeça que não entendi a beleza dessa história na primeira leitura. Mas, recuperada desse pequeno lapso rsrsrs Reli e achei tudo absolutamente incrível!
Esse livro é maravilhoso e se eu fosse classificar seria um livro 5 estrelas, amei demais!
Parabéns pela ótima resenha, Clívia!
Beijos

Responder

Fabiana Sores Machado - 18, Abril 2016 às (09:55)

Esse livro é lindo! Já li Como eu era antes de Você, A garota que você deixou para trás. Confesso que mais gostei foi, A última carta de amor. Pois gosto de romances fortes, sem mamão com açúcar. É um livro que você so quer parar no final.

Responder

david siqueira - 21, setembro 2016 às (22:09)

Boa noite! muita boa sua resenha!
porém, o livro deixa muito a desejar, comparei muito com dois outros da autora “como eu era antes de você” e ” depois de você” foram dois livros avassaladores, achei as duas personagens de “a ultima carta de amor” muito fraca, diferente de Lou Clark, uma garota sem muitas perspectivas mas que muito marcante, me ganhou completo e total. Gosto bastante da autora, uma pena não ter descolado uns autógrafos na Bienal do livro. Mas vale a pena arriscar, to com outros da mesma autora em casa na lista sem fim de livro que tenho para ler que so aumenta. Beijos

Responder

joyce almeida - 01, julho 2017 às (17:59)

Nunca li o livro mas amo jojo moyes depois que li i livro “como eu era antes de você” pasei a mar jojo moyes e suas obras, ela simplesmente A MELHOR ESCRITORA DO MUNDO! e eu amo seus resumos..

Responder

isabella - 29, outubro 2017 às (20:06)

entao no começo eu não quis ler pq não gostei muito da introdução do livro mas agora já estou em um pouco mais da metade e estou amando porém ainda não cheguei na parte da ellie

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por