[Resenha] O Futuro de Nós Dois - Jay Asher e Carolyn Mackler - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
03

dez
2013

[Resenha] O Futuro de Nós Dois – Jay Asher e Carolyn Mackler

Título: O Futuro de Nós Dois
Autor: Jay Asher; Carolyn Mackler
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 336
Ano de Publicação: 2013
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir.

           Essa é uma daquelas leituras que, se estivermos com tempo, fazemos em um dia. Com uma escrita simples e bastante direta, o livro interpõe as narrativas de Emma e Josh de uma maneira leve e divertida.
            A minha impressão durante a leitura era a de que esse enredo poderia dar um filme muito bacana, e levei essa ideia durante todo o livro. O fato da história se passar nos anos 90 é muito interessante porque nos traz referências de músicas, filmes, jogos eletrônicos e um pouco do cotidiano daquela década.
O diferencial da trama é que, além dos conflitos existenciais de qualquer adolescente, as coisas passam a tomar rumos diferentes quando esses dois amigos descobrem que podem ver o futuro de cada um através de uma rede social. Esse ponto estratégico do livro, a meu ver, enriqueceu muito a história, pois permitiu que os autores explorassem aspectos mais amplos dos personagens principais.
Consegui enxergar nos personagens nuances cotidianas que estão próximas no nosso dia-a-dia, o que tornou a leitura um tanto previsível para mim. Em determinados momentos achei que a história poderia ter avançado um pouco mais e que os autores poderiam ter explorado mais a proposta inicial, que foi a descoberta do Facebook e o rebatimento disso na vida dos personagens. Então, acredito que se alguns diálogos fossem um pouco mais explorados, a história teria sido mais atraente.
Por fim, acredito que esse é um daqueles livros que pegamos para ler sem nenhum compromisso aparente, apenas para sair de cena, relaxar e matar o tempo, sem se esquecer da mensagem que ele nos passa em relação ao futuro e de como nossas ações presentes são importantes e podem mudar completamente o rumo das nossas vidas. Também, é inevitável não pararmos para refletir sobre o uso da internet e das redes sociais nos dias atuais. Será que não expomos demais nossas vidas e nossos dilemas pessoais nas redes?
É uma boa história para levar como companhia nas férias, por exemplo, para relaxar, viajar no tempo e na fluidez de um romance juvenil.




Deixe o seu comentário

6 Respostas para "[Resenha] O Futuro de Nós Dois – Jay Asher e Carolyn Mackler"

Lili - 03, dezembro 2013 às (12:28)

Eu achei que esse livro me remetia algo de “Um dia”. Até a capa me recorda um pouco o cartaz do filme.
E em identifiquei. Pena que os autores não exploraram tanto esse ‘ir além’, ainda assim fiquei com vontade de ler. Desconhecia a história.

liliescreve.blogspot.com

Amanda Z. Dutra - 03, dezembro 2013 às (16:38)

Eu não sou tão fã de romances, mas como você gostou e disse que é um livro levinho e rápido de se ler (para relaxar e tals :D), acho que vou dar uma chance mais no futuro 😀
Adorei a resenha *–*

Beijo

Natalia Dantas - 03, dezembro 2013 às (18:30)

Quero muito ler esse livro. Já tenho o playlist do livro :3
Parabéns pela resenha.
Abraços!

http://musicaselivros.blogspot.com.br/

Tiago Silva - 04, dezembro 2013 às (22:36)

Olá Clívia,

O Futuro de Nós Dois é um livro que me vem chamando atenção desde as primeiras resenhas lidas. Acho a sinopse incrível e um tema muito bom a ser desenvolvido; pena que, segundo as resenhas que li, não foi bem isso que aconteceu.
Pretendo ler o livro quando tiver oportunidade, embora tenha outros na fila.

Parabéns pela resenha. Você escreve muito bem, e a leitura da mesma flui – não é massante.

Até a próxima!

conexao–informativa.blogspot.com.br

Catharina M. - 05, dezembro 2013 às (01:27)

É um livro super desejado por mim, sou louca para comprar e ler haha.
Adorei sua resenha e espero poder comprar o livro um dia.
Beeeijos.
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

Oliveira - 05, dezembro 2013 às (12:22)

Está em minha lista de leitura a algum tempo. Esses livros sobre o tempo e espaço, sobre prever o futuro, gosto muito, e me prende a leitura. E você ainda disse que cabe um filme. Deve ser bom mesmo.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício