[Resenha] Pausa - Colleen Hoover - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
10

dez
2013

[Resenha] Pausa – Colleen Hoover

Título: Pausa
Autor: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 304
Ano de Publicação: 2013
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Destinados um ao outro, Layken e Will superaram os obstáculos que ameaçavam seu amor. Mas estão prestes a aprender, no entanto, que aquilo que os uniu pode se transformar, justamente, na razão de sua separação. O amor pode não ser o bastante. Depois de testado por tragédias, proibições e desencontros, o relacionamento de Layken e Will enfrenta novos desafios. Talvez a poesida desse casal acabe num verão solitário… Sem direito a rimas ou ritmo. A ex-namorada de Will retorna arrependida de ter deixado o rapaz. E está disposta a tudo para reconquistá-lo. Insegura, Layken começa a ler novas reações no comportamento do rapaz. E na insistência para adiar a “primeira vez” de ambos. Presos em uma ironia cruel do destino, eles precisam descobrir se o que sentem é verdadeiro ou fruto da extraordinária situação que os uniu. Será que é amor? Ou apenas compaixão? Layken passa a questionar a base de seu relacionamento com Will. E ele precisa provar seu amor para uma garota que parece não conseguir parar de “esculpir abóboras”. Mas quando tudo parece resolvido, o casal se depara com um desafio ainda maior – e que talvez mude não só suas vidas, mas também as vidas de todos que dependem deles.

Métrica, ao ser concluído, não me pareceu ter a necessidade de uma continuação. Eu sabia ser o primeiro livro de uma série, mas imaginei que os próximos volumes trariam histórias de outros personagens, e não mais trariam Lake e Will como protagonistas. Ao perceber meu engano, logo fiquei curiosa para descobrir o que Colleen Hoover teria reservado para o jovem casal. Em Pausa, temos a continuidade de suas vidas e os novos obstáculos que precisarão enfrentar.
A narrativa de Colleen Hoover é tão intensa, poética e fluida como no primeiro volume. Aliás, são essas as características que mais me agradaram em ambos os livros. Dessa vez, porém, temos a perspectiva de Will, ao invés da de Lake.
Ainda que a escrita da autora tenha me cativado e garantido um total envolvimento com o enredo, não posso dizer que a trama, em si, me conquistou. Inicialmente, até achei interessante acompanhar os questionamentos a que as personagens se submetem e o próprio conflito decorrente disso. Contudo, novamente, a presença de uma forte carga dramática no enredo acabou por fazê-lo perder alguns pontos para mim: não só a achei desnecessária como me pareceu um artifício “apelativo” para criar tensão na história. Reforço que o motivo do meu incômodo não foi um fato isolado, mas sim sua associação com o panorama da vida de Will e Lake.
O ponto alto de Pausa se encontrou em uma nova personagem: Kiersten, a sagaz garotinha de 11 anos. Seus diálogos, além de interessantes, conferiram humor na medida certa à trama. Também, os conflitos por ela vivenciados culminaram em uma resolução que, para mim, constituiu em uma das melhores cenas do livros, talvez a minha favorita, por ter sido a que mais vibrei ao ver seu desenrolar.
Não poderia deixar de mencionar o Slam, que tanto me agradou em Métrica. Embora sua presença seja menor e menos importante nesse volume, ainda assim tem papel fundamental no desenvolvimento dos fatos e, é claro, constituiu um dos momentos mais aguardados por mim e também um dos mais apreciados.
Em linhas gerais, Pausa contém toda a essência de Métrica e não foi uma continuação infeliz, embora eu continue a questionar a necessidade de outros dois volumes após o primeiro (há um terceiro volume – This Girl – ainda não publicado no Brasil, que narra o início do relacionamento de Will e Lake através do ponto de vista do rapaz). Os que se apaixonaram pela poesia e pelos personagens de Colleen Hoover, essa é mais uma oportunidade de viver um pouco mais ao lado deles. 






Deixe o seu comentário

6 Respostas para "[Resenha] Pausa – Colleen Hoover"

Silvana Sartori - 10, dezembro 2013 às (12:13)

Oie Linda, tudo bem?
Passando aqui para dizer que adoro o seu blog e principalmente os videos que vc faz. Parabéns por ser tão comunicativa e simpática, porque te conheci mesmo através do youtube (risos)
E outra coisa, ainda não li o livro Métrica. Até ganhei de presente de uma amiga blogueira e quero também adquirir o Pausa, mas eu ainda não sei realmente do que se trata. Eu li sua resenha meio que por cima, porque quero tirar minhas conclusões, mas vc ficou meio que em dúvida não ficou? Eu senti que vc não gostou tannnnnnto assim…seilá…Achei que ele foi bom pra vc, mas não aquele livro ÓTIMO que a gente fica suspirando…seila, acho que vc me passou isso. Mas espero que tenha feito uma boa leitura =]
Já estou seguindo vc viu minha linda
se cuida

lovereadmybooks.blogspot.com.br

Aione Simões - 10, dezembro 2013 às (14:58)

Oi Silvana, tudo bem e com você?
Que delícia ler seu comentário, muito obrigada pelo carinho, viu?
Sua percepção sobre Pausa está correta, me senti mesmo meio em cima do muro com ele. Eu gostei, mas com ressalvas. Eu até agora não vi uma grande necessidade de Métrica ter uma continuação, entende?
Sobre Métrica, esse eu realmente gostei! Ele tem uma carga dramática bastante presente (que eu questiono um pouco também rs), mas a escrita da autora foi tão envolvente, a força das palavras foi tão presente que não teve como eu não me emocionar. Se você gosta de leituras intensas, você vai gostar dessa 🙂
Espero ter conseguido esclarecer um pouco mais pra você!
Beijo grande!

Fabi Liberati - 11, dezembro 2013 às (00:24)

Oie Mi andei sumida nos comentarios mas estou sempre xeretando o blog haha…acabei de ler metrica e me apaixonei, na verdade tbm nao vi necessidade de uma continuação mas fiquei com um gostinho de quero mais. Aliais o Will é lindo né s2 kkk. Por isso vou conferir Pausa e depois volto pra conta como foi. beijinhos flor =)

Lili - 11, dezembro 2013 às (12:00)

Pois é, a coisa de séries está cada vez mais forte, ao invés de livros independentes. Não é que eu desgoste de séries, mas são casos e casos. Ainda me recordo da tua resenha de Métrica e fiquei bem curiosa (ainda não li). Quando um autor escreve bem, às vezes nos apegamos as obras mais pelo poder de suas palavras do que pelo enredo em si. (isso me faz lembrar Belo desastre).

liliescreve.blogspot.com

Oliveira - 12, dezembro 2013 às (23:12)

Talvez se a autora não tivesse dramatizado tanto teria ficado melhor o livro, ainda mais com a presença da garotinha. Não li ainda, mas pretendo ler.

Natacha Moraes - 16, dezembro 2013 às (21:49)

Oi Mi!
Eu gostei de Métrica com ressalvas…a leitura é envolvente e fluída..mas acho livro adequado p outra idade..nao p mim que estou beirando os 30…rss..mas sabe o que mais me incomodou? O “grande” obstáculo. Não achei tão grande assim…e poderia ser facilmente resolvido. De repente a carga dramática é sob perspectiva de jovens…que fazem drama mesmo…kkkk! Ai quando li a sinopse de Pausa, achei tão bobo…não vou ler…parar por aqui.
bjokka

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício