Livros Com (Quase) Mesmos Títulos | Minha Vida Literária
19

fev
2014

Livros Com (Quase) Mesmos Títulos

Que atire a primeira pedra quem nunca confundiu títulos de livros.
Se é comum confundir títulos que, as vezes, não têm absolutamente nada a ver com o real, é ainda mais fácil confundir livros que tenham os mesmos títulos – ou quase os mesmos.
Vamos conferir alguns exemplos?
Observação: para fazer o post, levei em consideração os títulos traduzidos, e não os originais!

Foram esses  livros que me deram a ideia de fazer esse post. Passando pelo Facebook um dia desses, vi que uma leitora havia terminado a leitura de “Delírio”, e logo pensei no da Lauren Oliver. E foi então que levei um susto ao ver que a autora, na realidade, era Maya Banks.
Agora imagine a conversa de doido:
Pessoa 1: – Nossa, acabei de ler Delírio.
Pessoa 2: – Já li há um tempo e achei fantástico! Foi um livro que me fez refletir muito por conta da sociedade existente nele e dos meios de manipulação utilizados pelo governo para controlá-la.
Pessoa 1: (Completamente em silêncio e com cara de “ué”, tentando entender como a Pessoa 2 conseguiu fazer análises desse tipo em um livro de romance erótico).
Agora, se misturar Distopia com Romance Erótico não dá certo, trocar Chick-Lit com Romance Policial também não. Afinal, o estilo de Kinsella é só um pouquinho diferente do de Patterson: enquanto, com um, você morre de rir, o outro também envolverá um tipo de morte, mas com outra abordagem… (ok, eu sei que essa foi péssima.)

Nesse caso, ambos os livros estão entre meus favoritos E-V-E-R. Sério, amor define esses thchutchucos literários ♥
Mas, declarações à parte, é “Dia” e “David” demais para uma cabeça só.
(Sim, eu já troquei os autores, dizendo que Todo Dia era do Nicholls, e Um Dia do Levithan.)

Encanto é o segundo volume da série “Sereia”, enquanto Encantos é o segundo volume da série “Asas”. Houve uma época em que ambos os livros estavam na minha lista de não lidos. Eu vivia achando que havia repetido um título nela, e quando eu ia, feliz da vida, apagar um deles para finalmente diminuir um item da minha infindável fila de leituras, eu percebia que eram obras diferentes e ficava frustrada por não ter diminuído a lista coisíssima nenhuma.
Pois é. Triste assim.

Eu adoraria entender qual é o pacto, feitiço, vudu, superstição (ou seja lá qual for o real motivo) envolvendo séries e o segundo volume delas chamar “Encanto” ou “Encantos”, porque, além desses dois livros que citei, há outros dois que também são os segundos de uma série: Encantos, da série “Os Livros da Magia”, e Encantos, da “Trilogia da Esperança”.

Agora, um título que bomba é Encontro Marcado (podendo variar com a presença dos artigos definido e indefinido), principalmente entre romances de banca e romances espíritas. Ai é pedir para confundir mesmo…

E ai, vocês se lembram de mais títulos iguais ou parecidos e que podem gerar confusões?
Beijos a todos!




Deixe o seu comentário

11 Respostas para "Livros Com (Quase) Mesmos Títulos"

Lise Orsi - 19, Fevereiro 2014 às (12:37)

Mi, eu concordo que fica bem confuso e às vezes me pego pensando (em filmes ou livros) de qual será mesmo que a pessoa tá falando.

Você esquecem um bem emblemático: Para sempre. São 3 não?

Beijos
liliescreve.blogspot.com

Responder

Anna Gabby - 19, Fevereiro 2014 às (14:20)

Qual cabeça sobrevive com essa mega repetição de nomes??
kkkk
Já percebeu quantos tem o nome como uma das quatro estações?
Letras & Versos

Responder

Evellyn - 19, Fevereiro 2014 às (15:12)

Ahh, eu acho isso bem confuso mesmo”
Ainda mais nesses casos que o livro tem exatamente o mesmo nome ^^
Um dia tb é meu livro fav da vida, Ai! Sí não li ainda Todo dia pra saber se irei curtir tanto quanto.
Seria bom se não acontecesse isso, mas sabemos que tem mts livros pelo mundo e fica meio impossivel!

bjsss

Responder

Pah - 19, Fevereiro 2014 às (16:49)

e não é que esse pessoal adora marcar um encontro?! (péssimo eu sei)

adorei a postagem
bjos
Pah – dicalivros.blogspot.com

Responder

amanda demetrio - 19, Fevereiro 2014 às (16:56)

Adorei esse post, criatividade a 1000 eim , haha parabéns , uau nunca tinha parado pra pensar nisso muita semelhança , eu adoro Sophie Kinsella minha autora favorita de chick-lit e confesso que Um dia não me encantou assim..
Tenho muita vontade de ler Todo Dia .
hmmmmm, A menina que roubava livros e A menina que não sabia ler!
Bela Maldade e Belo Desastre
Como namorar um vampiro e Como se livrar de um vampiro apaixonado
O principe e O principe da Névoa haha
acho que esses me confudem tambem apesar de ter titulos parecidos , não iguais rs
beijos,amanda
http://entre-galaxias.blogspot.com.br/

Responder

Crislane Barbosa - 20, Fevereiro 2014 às (14:21)

Oi!
Nossa! É como se fosse uma confusão com as capas. rsrsrs…

Beijos!

Responder

Raquel Machado - 20, Fevereiro 2014 às (17:28)

Oi Mi,
Adorei o post e realmente as vezes os livros confundem por ter o mesmo título deveria ter uma regra contra isso ne…rsrs…livros somente com títulos distintos. Agora não me lembro de nenhum de cabeça mas com certeza tem vários outros.
Beijos
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Responder

Aline T.K.M. - 21, Fevereiro 2014 às (00:14)

Quantos “encontros marcados” hahaha. =P Não me lembro de títulos muito parecidos, assim na lata… Mas não é raro rolar aquela confusão básica, principalmente no sebo; a gente acha que encontrou um livro mas na verdade é outro…

Um beijo, Livro Lab

Responder

Bibi Andrade - 22, Fevereiro 2014 às (01:27)

Adorei o post.
não tinha reparado os titulos tão parecidos. Eu sempre troco quando vou falar de Todo dia e Um dia hahaha

Responder

Lindsay Leão - 22, Fevereiro 2014 às (04:42)

Sua confusão é totalmente compreensível Mi, especialmente nos livros com títulos idênticos ou quase, como Delírio, Todo Dia e Um Dia.
Nunca teria parado para pensar na semelhança se não fosse o blog chamar a atenção pra isso. rsrs

Responder

Arielle Lima - 22, Fevereiro 2014 às (13:51)

Adorei esse post!!
Ótimo blog.
Beijos.
http://orocardovento.blogspot.com.br/?m=1

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por