[Resenha] O Livro das Princesas - Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate, Patrícia Barboza | Minha Vida Literária
15

jul
2014

[Resenha] O Livro das Princesas – Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate, Patrícia Barboza

Título: O Livro das Princesas
Autor: Meg Cabot; Paula Pimenta; Lauren Kate; Patrícia Barboza
Editora: Galera Record
Número de Páginas:  288
Ano de Publicação: 2013
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

“Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.)

Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis”

Por adorar contos de fadas, ansiei pela leitura de O Livro das Princesas desde seu lançamento, ainda mais pela obra reunir tantas autoras admiráveis. Ao finalmente concluir a leitura, pude fazer três constatações: 1 – a leitura foi tão prazerosa quanto eu supunha; 2 – nem todas as autoras criaram um conto capaz de suprir minhas expectativas; 3 – as brasileiras Paula Pimenta e Patrícia Barboza merecem crédito total por eu ter gostado tanto do livro.
Todos os contos – exceto o de Lauren Kate – são narrados em primeira pessoa pela visão da protagonista de cada um. O de Lauren Kate, em terceira pessoa, mescla a visão de Percy, o “príncipe” da história, com a fábula da princesa Talia.
A Modelo e o Monstro, conto de Meg Cabot, é quem abre o livro. Como sendo uma releitura de A Bela e a Fera, traz similaridades com a história principalmente no que diz respeito às personalidades de suas personagens, não tanto aos acontecimentos. Esperava muito dele tanto por sua autora quanto por ser a releitura de minha história favorita, e acabei me decepcionando um pouco. Tive a sensação de que Meg Cabot correu demais com os acontecimentos na segunda metade da trama, a ponto de eu não ter conseguido me envolver com seus protagonistas.
Já Paula Pimenta com sua Princesa Pop escreveu a melhor história do livro, em minha opinião. Adorei a maneira de como a autora conseguiu criar o conto de Cíntia de forma tão similar ao de Cinderela na versão da Disney, sendo que é possível observar todos os acontecimentos importantes do original presentes no de Pimenta. Ainda, as personagens me envolveram por completo, e ao mesmo tempo em que me apaixonei por algumas, senti ódio de outras. Simplesmente não senti vontade de interromper a leitura, e sofri com as intempéries vividas por Cíntia, ao mesmo tempo em que vibrei com suas vitórias. Vale lembrar que, embora eu tenha publicado primeiramente a resenha de Princesa Adormecida da autora, eu primeiro li O Livro das Princesas.
Eclipse do Unicórnio de Lauren Kate, por sua vez, configurou em minha maior decepção com a leitura. A fábula da princesa Talia simplesmente me pareceu uma cópia de A Bela Adormecida, tendo apenas alguns detalhes modificados, e a história foi incapaz de me causar surpresas. Seu destaque, a meu ver, se deu por ser o único conto a trazer a visão do príncipe ao invés de somente da princesa.
E, por fim, temos a divertidíssima história de Patrícia Barboza: Do Alto Da Torre, releitura de Rapunzel pela visão dos Irmãos Grimm. Esse é um detalhe importante, já que, como no meu caso eu conhecia apenas a versão da Disney – não me refiro a Enrolados, mas sim a uma mais antiga -, enxerguei, inicialmente, apenas algumas similaridades entre as duas histórias, entendendo melhor outras apenas após ter sido informada pela própria autora de onde ela se baseou para criar a história de Camila. Independentemente de eu ter achado as histórias similares ou não, adorei o conto por ter me proporcionado uma leitura tão divertida e envolvente. Mesmo que seja uma história ainda menor do que a de Meg Cabot, em momento algum senti que a autora correu com ela, o que mostra para mim o bom trabalho feito por Barboza com sua escrita.
De modo geral, O Livro das Princesas é uma obra voltada ao público infanto-juvenil, mas capaz de agradar os mais velhos por ser uma ótima opção de um agradável entretenimento, principalmente se o leitor for um eterno apaixonado por contos de fadas. Ainda que tenha apresentado altos e baixos, foi interessante acompanhar as versões modernas de histórias que me conquistaram quando eu ainda era uma criança e que têm, até hoje, um lugar especial em minha memória e coração.




Deixe o seu comentário

10 Respostas para "[Resenha] O Livro das Princesas – Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate, Patrícia Barboza"

tagila gomes - 15, julho 2014 às (10:14)

Aione esse tipo de livro que gosto porque prova que autores bem conceituados (estrangeiros) podem errar também e assim mostra o verdadeiro lado dos escritores nacionais que são um tanto desvalorizados e que podem superar eles .
A paula está ganhando um grande reconhecimento ela etá de parabéns e a Patricia não conhecia …. mas vou conhecer

Contos – e contos na forma de releitura só penso uma coisa ‘OU VOCÊ ACERTA OU VOCÊ NÃO ACERTA ‘ porque certos contos que apenas mudam o nome dos personagens e historia a mesma.. nao gosto

amigadaleitura.blogspot.com

Responder

Edilza - 15, julho 2014 às (13:32)

Eu também amo contos de fadas, fiquei curiosa com esse livro por ser uma releitura de algumas delas.
As nossas autoras nacionais, hein?! Arrasando!
Ótima resenha, Aione! Bjinhos.

Responder

Diane Ramos - 15, julho 2014 às (19:15)

Adoro os livros resenhados aqui , eles são excelentes !!
Ouvi falar bastante desses livros , e também estou ansiosa para lê-lo . Essas historias de princesas que “fogem do padrão ” , sempre são bem divertidas 🙂

Responder

Crislane - 16, julho 2014 às (09:58)

Oi!
Li esse livro ano passado e achei fofo.
Os contos da Meg e da Paula para mim foram os melhores. Paula escreve muito bem. Nunca tinha lido nada dela.
O conto da Lauren foi péssimo.
Beijão!

Responder

Tais - 16, julho 2014 às (19:39)

Own *.*
eu ADOREI esse livro
achei tão fofo e agora estou bem ansiosa por O Livro dos Vilões.
Mesmo sendo um livro mais juvenil me agradou completamente.

bjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br

Responder

Letícia Souza - 18, julho 2014 às (10:34)

Oiee
Eu ainda não li esse livro mas tenho certeza que é maravilhoso.
Adoro princesas modernas,mas não curto aquelas mais das antigas 🙁
Tenho certeza que a história da Paula Pimenta está nota 10,sou super fã dela.
prevejo ler esse livro em breve!
beijos

Responder

FABRINE - 21, julho 2014 às (15:05)

Todas as resenhas que eu leio falam que a autoras nacionais arrasaram e deram banho nas outras.
Não teria como ser ruim o conto da Paula Pimenta, que eu adoro.
Bjs

Responder

Neny - 21, julho 2014 às (18:13)

Eu não acho que va ler este livro, eu não sou muito fã de contos..eu preciso de mais paginas para conseguir a entrar numa historia, então conto não funciona comigo.
Uma pena que o conto da Lauren Kate não tenha te agradado, mas ja tinha lido outras resenhas criticando ele rs.
Fico feliz em saber que a melhor historia é de uma autora nacional, amei.
beijos.

Responder

Michele Lopez - 25, julho 2014 às (19:22)

Oie, não sou muito fã de contos de fadas e, mesmo o livro parecendo ser muito bom, não conseguiu chamar minha atenção a ponto de querer lê-lo no momento. Quem sabe no futuro ele desperte esse desejo em mim

Responder

Karolyne Kazakeviche - 31, julho 2014 às (19:17)

Ahhhhh eu finalmente comprei o meu exemplar e espero ler logo logo…
Amo a temática princesas e mal posso esperar para ler, ainda mais com o outro dos vilões chegando ( que acho que deve ser até melhor, rs)
Enfim, quero muito ler.

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por

Blogs Brasil