[Resenha] A Casa Assombrada - John Boyne | Minha Vida Literária
06

mar
2015

[Resenha] A Casa Assombrada – John Boyne

CAPA-A-casa-assombrada

Título: A Casa Assombrada
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 296
Ano de Publicação: 2015
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♦ Cultura ♦ Saraiva

Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Totalmente sozinha e sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel na cida-de, ela se depara com o anúncio de um tal H. Bennet. Ele busca uma governanta para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças de Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk – sem, no entanto, mencionar quantas são, quantos anos têm ou dar quaisquer outras explicações. Assim, ela larga o emprego de professora numa escola para meninas e ruma para o interior. Chegando a Gaudlin Hall, Eliza se surpreende ao encontrar apenas Isabella, uma menina que parece inteligente demais para sua idade, e Eustace, seu adorável irmão de oito anos. Os pais das crianças não estão lá. Não se veem criados. Ela logo constata que não há nenhum outro adulto na propriedade, e a iden-tidade de H. Bennet permanece um mistério.A governanta recém-contratada busca in-formações com as pessoas do vilarejo, mas todos a evitam. Nesse meio tempo, fica in-trigada com janelas que se fecham sem explicação, cortinas que se movem sozinhas e ventos desproporcionais soprando pela propriedade. E então coisas realmente assustado-ras começam a acontecer…

casaassombrada2.jpg

John Boyne é um romancista irlandês que ficou conhecido pelo seu famoso livro O Menino do Pijama Listrado, sucesso entre leitores de todo o mundo. A Casa Assombrada, por sua vez, é um livro um pouco diferente dos anteriores escritos pelo autor, mas que também tem seu mérito. Já posso adiantar que é um livro que traz muitas reviravoltas e surpresas, leitura indispensável para quem gosta de mistério e sobrenatural.

Através de uma narrativa envolvente e muito bem escrita, o autor retrata nessa história temas muito interessantes como a perda, a solidão e o recomeço, tudo isso imerso num ambiente repleto de enigmas e aflições que faz com que o leitor não queira largar o livro nem por um segundo.

A trama é narrada em primeira pessoa sob o ponto de vista de Eliza Caine, uma jovem de 21 anos que acaba de perder o pai, com quem morava numa pequena casa em Londres. Sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel e sem perspectivas na vida, a moça larga seu emprego como professora numa escola só de meninas e segue para a mansão Gaudlin Hall, atraída por uma proposta de emprego como governanta. No entanto, ao chegar à mansão, Eliza já se sente totalmente desconcertada por não ter ninguém para recebê-la, além das duas crianças pelas quais ela ficaria responsável.

Casaassombrada1.jpg

No decorrer da história o leitor é totalmente capturado pelo clima de suspense que o autor deposita no livro. Não é o tipo de suspense capaz de incomodar nosso sono ou algo do tipo, mas ele cria um ambiente cheio de emoções com diálogos perturbadores e sensíveis ao mesmo tempo. Todos os personagens são muito bem construídos e é incrível como nos apegamos à personagem principal, que se mostra uma mulher determinada e forte que cresce com o desenvolvimento dos fatos.

A meu ver, o ponto forte do livro é a sensibilidade. Apesar de o fator sobrenatural ter feito toda a diferença e ter me envolvido por completo na leitura, a sensibilidade que o autor teve em enxergar aspectos tão significativos nesse sobrenatural e levá-los para a vida dos personagens foi um dos elementos mais atrativos dessa história. Sem dúvidas foi uma leitura muito satisfatória, e descobrir os mistérios da mansão junto com Eliza, passar pelos medos, dúvidas e reflexões dessa personagem foi gratificante. E que venham mais livros do John Boyne com boa escrita e conteúdo, como esse.





Deixe o seu comentário

10 Respostas para "[Resenha] A Casa Assombrada – John Boyne"

Diane Ramos - 06, Março 2015 às (13:43)

Olá!
Já conheço a escrita de John Boyne , e confesso que sou apaixonada por ela !
Livros como “O menino do pijama listrado” , “O garoto no convés” e entre tantos outros do autor são praticamente obrigatórios na lista de favoritos .
Ainda não tive oportunidade de ler ” A casa assombrada” , mas já vi muitas criticas positivas sobre ele.

Responder

emanoelle souza - 06, Março 2015 às (14:39)

li o menino do pijama listrado e gostei muito, historia incrivel e esse deve ser maravilhoso adoro misterio, suspense e sobrenatural, livro assim cham muito minha atençao.

Responder

Danielle Thamires - 06, Março 2015 às (15:33)

Ainda não li nada do autor, e sobrenatural não me atrai tanto hoje em dis; apesar disso a satisfação que você demonstrou por A Casa Assombrada na resenha,e deixou curiosa para conhecer o livro!

Responder

Juliana - 06, Março 2015 às (20:20)

Nunca li nada do autor, mas ao ler a sinopse confesso que senti certo medinho haha. Contudo, o livro entrou para a minha lista. Bjs.

Responder

Fernanda S Lima - 07, Março 2015 às (16:56)

OI,
A sinopse do livro me deixou totalmente interessada em saber como será essa história, o fato do tema desse livro ser tão distinto de “o menino do pijama listrado” também fez despertar minha curiosida para o que essa obra revela. Já coloquei na lista de leitura.

Bjs

Responder

Maria Alves - 07, Março 2015 às (23:20)

Essa leitura foi feita pra mim adoro mistério e sobrenatural kk. Gostei fiquei muito curiosa pra ler e descobrir que mistérios são esses que envolve a casa e a família. O menino do pijama listrado é um livro que vou ler mais pra frente, tem outros na frente dele. srsr

Responder

Leticia - 09, Março 2015 às (16:43)

Oi Clivia..
Tenho uma curiosidade imensa de ler algo do autor. A única coisa que li até hoje dele, foi apenas um conto.
Estou em uma onde de ler suspense. E depois de sua resenha, esse com certeza é um livro que quero ler.

livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

Responder

Cristiane Oliveira - 10, Março 2015 às (11:05)

Oi Clivia. Já li ” O menino do Pijama listrado” e amei. Tenho muita curiosidade de ler outros livros do autor, mesmo sendo de estilos diferentes, como este. Fiquei bem curiosa com sua resenha, apesar de não ser o tipo de livro que eu costume ler.
Beijos

Responder

Tudo que Motiva - 10, Março 2015 às (14:57)

Eu já quis muito ler algo do John. só ouvia elogios então queria conhecer um pouco.
O primeiro livro dele que peguei achei tão estranho que nem dei seguimento, na verdade li um conto dele, não gostei tanto assim. Esse por outro lado parece ser bem interessante, quero descobrir os mistérios também haha

Responder

rudynalva - 11, Março 2015 às (22:41)

Clívia!
confesso que não pensei que o livro seria tão bom.
Quero descobrir os mistérios da mansão ao lado de Eliza também e acompanhar bem de perto esse suspense sobrenatural.
cheirinhos
Rudy

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por