[Divulgação] Projeto Sala De Leitura Fátima Santos - Vamos doar um livro? - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
11

mar
2015

[Divulgação] Projeto Sala De Leitura Fátima Santos – Vamos doar um livro?

Oi pessoal!

Hoje vim falar para vocês de um projeto muito importante!

Projeto de Leitura Fátima Santos

Minha História

 

No início do ano, resolvi me desapegar de alguns livros e fiz uma boa “limpeza” na minha estante. Depois de ter separado vários exemplares e os destinados a diferentes lugares, recebi o contato de uma pessoa muito especial, a Analide Mineia, que me convidou a participar de um projeto ainda mais especial: o projeto Sala De Leitura Fátima Santos, que tem como objetivo promover a leitura entre crianças, adolescentes e adultos, pacientes do Hospital do Câncer Napoleão Laureano, por meio de doações.

Tornei a procurar na minha estante exemplares em boas condições para contribuir. Se eu já havia ficado emocionada ao ver as fotos das crianças recebendo seus livros, minha emoção foi ainda maior ao descobrir que os livros enviados por mim foram os primeiros destinados ao público jovem adulto, podendo levar um pouco de alegria também a essas pessoas.

Participar do projeto foi importante não só por saber que a leitura, que tanto prezo, pôde ser compartilhada em uma situação tão delicada, mas também porque acabei entrando em contato com essa pessoa tão querida, responsável pela minha participação nele.

O blog do projeto acabou de passar por uma reestruturação em seu design, e foi uma honra ainda maior para mim poder contribuir novamente, dessa vez respondendo a uma entrevista, gentilmente oferecida pela Analide.

 

O Projeto

 
Ação_Projeto Sala de Leitura Fátima Santos2

(Foto retirada do blog do projeto)

O Sala De Leitura Fátima Santos é um projeto de leitura sem fins lucrativos que promove a leitura através de campanhas para arrecadação de livros novos, que são doados a crianças, adolescentes e adultos pacientes do Hospital do Câncer Napoleão Laureano, e a qualquer instituição que cuide destas crianças.

 

Localização

 

O projeto consiste em uma sala de leitura virtual. Embora promova campanhas e eventos em função da leitura, não existe um espaço físico onde ele funcione. Há outro espaço de leitura na Escola Municipal Tharcilla Barbosa da Franca com esse mesmo nome, uma vez que ambos projetos homenagearam a mesma pessoa. Contudo, a sala na Escola Municipal não faz parte do Projeto, sendo um espaço físico que atende à escola.

 

Ações desenvolvidas

 

 

Por que doar?

Ação_Projeto Sala de Leitura Fátima Santos

(Fotos retiradas do blog do projeto)

O projeto sobrevive de doações. Sem elas, é impossível que ações sejam realizadas e, por isso, cada contribuição é de extrema importância. Como o projeto recebe, majoritariamente, livros infantis, até o momento foram realizadas ações destinadas apenas a esse público. Entretanto, após minha contribuição, será possível iniciar uma campanha de arrecadação tendo como público-alvo os leitores jovens-adultos.

Agora, fica aqui o meu pedido: amigos leitores, caso vocês tenham exemplares em perfeitas condições – esse é um dos pré-requisitos devido à condição de saúde dos pacientes – e que vocês estejam dispostos a doar, pensem com carinho nesse e em tantos outros projetos similares, espalhados pelo Brasil. Qualquer contribuição é bem vinda, e a sensação de fazer parte é maravilhosa!

Sei que, para a maioria – e foi assim para mim também por muito tempo -, é difícil se desfazer de nossos queridos livros. Contudo, chega um momento (como no meu caso) em que acabamos acumulando livros que não necessariamente representam algo de positivo para nós e que acabam perdendo aquele forte vínculo inicial que tínhamos com eles. Nesses casos, não pensem duas vezes: um livro que não mais é útil para você pode ser extremamente útil para outra pessoa e, mais do que isso, pode significar uma alegria sem igual para quem recebê-lo.

 

Como participar?

 

Ficou interessado em contribuir? Acesse o formulário de contato disponível no blog do projeto ou perfil no Facebook e converse com os responsáveis!





Deixe o seu comentário

11 Respostas para "[Divulgação] Projeto Sala De Leitura Fátima Santos – Vamos doar um livro?"

Diane Ramos - 11, março 2015 às (10:37)

Oi , Aione !
Achei linda essa iniciativa de doar livros para quem precisa de uma alegria á mais . Fiquei muito emocionada com a foto da criancinha com o livro na mão , acho que devemos deixar de sermos egoístas e retirar um pouco de excesso da nossa estante , pois em alguns casos existem livros que passam até anos esquecidos na estante .
Vou dar uma “faxina” na minha estante e ver no que eu posso ajudar 🙂 , também vou ajudar divulgando esse projeto para os meus amigos .
Enfim , parabéns pelo projeto !

jackeline - 11, março 2015 às (11:10)

achei a iniciativa otima, doar livros sempre é bom, assim quanto mais pessoas lerem mais capacitadas ficamos 🙂

http://www.jacknuit.com.br/

Leticia - 11, março 2015 às (14:31)

Oi Aoine…
Que projeto legal. Nossa, deve ser mesmo muito emocionante, ver as crianças recebendo seus livros. Imagine a felicidade delas também.
Eu estou para desapegar de alguns livros faz tempo, mas sempre acabo deixando para depois.
Vou olhar o blog depois.

livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

emanoelle souza - 11, março 2015 às (18:22)

nossa que projeto lindo, eu tenho nao muitos mais alguns livros aqui que eu nao quero mais, e é bom saber que a gente pode ajudar a levar alegria com aquilo que nos traz alegria, os livros!

Danielle Thamires - 11, março 2015 às (18:44)

Achei super humano essa iniciativa do projeto;já estive numa situação parecida com a dessas crianças, e posso garantir que um livro seria um conforto, uma alegria e, até, uma fuga da realidade dolorosa, que é, estar dentro de um hospital. Com certeza, uma causa nobre, que vai contar com a minha humilde ajuda: vou separar , na minha estante, alguns livros que já me fizeram muito feliz e doá-los ao projeto. Espero que seja de alguma ajuda e fonte de leituras maravilhosas ! 🙂

rudynalva - 11, março 2015 às (21:23)

Aione!
Você nem vai acreditar… Há uns anos, acho que 4 para ser mais precisa, o maridão estava com um caroço do tamanho de um limão no pescoço e após vários exames inconclusos se era ou não câncer, resolvemos que era melhor operar logo e ele operou, ficou internado 5 dias e graças a Deus não era câncer. E sabe onde ele operou? No Napoleão Laureano. E sabe onde ele fica? Na frente da minha casa. Sério! Dá para acreditar? Na época em que ficou internado, passava sempre uma horinha lá com as crianças e no final do ano me junto com as filhotas e mandamos vários brinquedinhos e guloseimas para o Natal deles e nunca ouvi falar desse projeto, acredita?
Vou entrar em contato com a Analide ou a Fátima e ver como posso me engajar nesse projeto.
Obrigada por divulgar a campanha!
E parabéns Anjo Literário!
cheirinhos
Rudy

Aione Simões - 12, março 2015 às (14:50)

Rudy, que coincidência gigantesca!!
São coisas assim que me fazem crer, cada vez mais, no quanto esse mundo é pequeno!
Converse com a Analide sim, ela é uma pessoa especial!
Beijos!!

Cristiane Oliveira - 13, março 2015 às (11:17)

Oi Aione. Que lindo este projeto, parabéns por participar! A Entrevista ficou show também!
Beijos

Tudo que Motiva - 16, março 2015 às (11:32)

Poxa, que iniciativa bacana. Desapegar de livros que nunca mais pretende é sempre válido, doar a quem realmente precisa dá uma sensação muito boa. Parabéns pela iniciativa e pela participação no projeto.

Maria Alves - 21, março 2015 às (21:27)

É um projeto bem interessante esse de incentivar a leitura e assim ajudar as pessoa que sofrem dessa doença. Parabéns pela doação, por que costumamos nos apegar aos livros kk, não é fácil doá-los, mas as vezes tem alguns que não temos mais interesse é legal passar para outras pessoas, mas quando é por uma boa causa vale a pena.

Fe Fernanda - 29, janeiro 2016 às (15:26)

Linda a iniciativa

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício