[Resenha] Tudo Que Um Geek Deve Saber - Ethan Gilsdorf | Minha Vida Literária
27

mar
2015

[Resenha] Tudo Que Um Geek Deve Saber – Ethan Gilsdorf

tudo-que-um-geek-deve-saber-frente_1.jpg.1000x1353_q85_crop

Título: Tudo Que Um Geek Deve Saber
Autor: Ethan Gilsdorf
Editora: Novo Conceito- Novas Ideias
Número de Páginas: 432
Ano de Publicação: 2015
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: AmazonCulturaFnacPonto FrioSaraivaTravessa

Por intermédio das suas reflexões e da viagem que decidiu fazer, Ethan Gilsdorf conta não somente a sua história, mas a da cultura pop. Jogador, na adolescência, de Dungeons & Dragons e fã de J. R. R. Tolkien, ele pegou a estrada para ir ao encontro de sua família . Nesse incrível tour, o autor viaja para a cidade natal do criador de D&D, Gary Gygax, veste uma fantasia para participar de um RPG e usa trajes medievais para encenar uma guerra em um encontro de nerds. Ao longo de sua jornada, Ethan ainda visita as obras do castelo francês Guédelon, uma incrível fortaleza medieval que está sendo construída hoje com os mesmos recursos utilizados no passado, e viaja para a Nova Zelândia, onde conhece as locações das filmagens de O Senhor dos Anéis. Acompanhe Ethan Gilsdorf nesta jornada sem precedentes, que traz para a realidade a paixão pela fantasia e pelos jogos.

Geek1

Tudo Que Um Geek Deve Saber tem uma premissa muito interessante e atrativa no que diz respeito à representação desse universo para as pessoas que se identificam com ele. Mas antes de qualquer coisa, o leitor precisa saber que o livro se trata de um relato biográfico do autor e não de um manual de como se tornar um geek, apesar de haver a possibilidade de ele servir de inspiração para muitas pessoas. Outro detalhe importante é que o livro está com uma diagramação incrível e é repleto de fotos e ilustrações.

Numa linguagem muito acessível, divertida e empolgante o autor nos conta sua história de vida, entrecortada pela cultura com a qual foi se identificando ao longo dos anos. Desse modo, acompanhamos sua jornada desde a infância até a vida adulta e as mudanças que ocorreram durante ambas, responsáveis por influenciarem sua personalidade.

O diferencial entre essa biografia e outras que já li se baseia no fato de que o autor mistura o mundo dos jogos, filmes e livros com a vida real, fazendo comparações e desafiando a si mesmo em determinadas situações.

geek2

O livro traz uma série de informações sobre RPG, O Hobbit , O Senhor dos Anéis, entre outras referências que fizeram parte da vida do autor. Para o leitor familiarizado com essas referências, a leitura certamente fluirá.

Além dos aspectos citados, o livro traz questionamentos interessantes que o próprio Ethan fez no decorrer dos anos, principalmente em relação ao mundo da fantasia e as consequências na sua realidade, bem como os desafios de ser um geek e de como é agradável quando fazemos aquilo que gostamos, independentemente da idade e do lugar onde estamos.





Deixe o seu comentário

8 Respostas para "[Resenha] Tudo Que Um Geek Deve Saber – Ethan Gilsdorf"

Cristiane Oliveira - 27, março 2015 às (12:08)

Oi Clivia. Este livro não me interessou muito pra ser sincera. Acho que pelo fato de não estar muito familiarizada com este mundo Geek. Apesar de ter algumas referências que eu amo de paixão, como as obras do querido J.R. R. Tolkien.
Beijos

Responder

Danielle Thamires - 27, março 2015 às (12:25)

Ainda não li nenhum livro desse selo da Novo Conceito; e,pra falar a verdade, não me interessei pelo livro , por não estar nada familiarizada com as referências do autor;acredito que a leitura não vai fluir e/ou me envolver 1

Responder

Oliveira - 27, março 2015 às (21:07)

Tenho a maior curiosidade por esse livro desde o lançamento dele, e com sua resenha fiquei mais entusiasmada a lê-lo.

Responder

Leticia - 28, março 2015 às (16:25)

Oi Clivia…
Apesar dos pontos positivos da obra, eu não sei se o livro me atraiu.
Não formulei uma opinião se quero ou não ler, mas a tendendia é de que não.
Gostei da resenha, quem sabe eu leia.

Responder

Maria Alves - 28, março 2015 às (17:29)

Eu imagina outro tipo de historia quando vi a capa dese livro e lendo a resenha vi que me enganei é bem diferente e parece ser um livro interessante. Gostei da mistura de livros, filmes e jogos são assuntos que prende a atenção do leitor.

Responder

Tudo que Motiva - 30, março 2015 às (00:55)

Livros com referência ao mundo nerd: já quero ler. Nem precisa de muita coisa para me convencer, eu gosto de tudo relacionado a esse mundo geek

Responder

Rudynalva - 30, março 2015 às (21:34)

Clivia!
Já estava achando que seria um livro chato, como orientações e tal.
Bom saber que é uma biografia e até interessante.
Obrigada por esclarecer.
cheirinhos
Rudy

Responder

Diane Ramos - 13, abril 2015 às (13:44)

Acho que esse livro não faz meu estilo , não curto RPG , Senhor dos anéis , entre outras coisas dessa modalidade .Mas para quem curte essas coisas deve ser um livro muito útil .

http://coisasdediane.blogspot.com.br/

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por

Blogs Brasil