[Resenha] O Mago - Fernando Morais | Minha Vida Literária
25

jun
2015

[Resenha] O Mago – Fernando Morais

paulocapa

Título: O Mago
Autor: Fernando Morais
Editora: Novas Páginas
Número de Páginas: 640
Ano de Publicação: 2015
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: AmazonCultura ♦ Saraiva

Sem medo da polêmica, O Mago desnuda o passado de um homem que viveu intensamente os seus anos loucos. Nenhum tema foi proibido e nada foi tratado de maneira superficial: do desbunde em plena onda hippie à conexão com o misticismo, que transformaria a persona do escritor em guru espiritual das massas. Das práticas de satanismo à peregrinação pelo caminho de Santiago de Compostela. Da Sociedade Alternativa à vida de celebridade pop. Das acusações de plágio à consagração em países tão distantes quanto Rússia e Arábia Saudita. Nessa devassa consentida, Paulo Coelho entregou seus 170 diários e um baú de relíquias ao genial jornalista investigativo Fernando Morais, que traçou um retrato preciso e impressionante do maior fenômeno literário já visto no Brasil. Paulo Coelho é o autor mais vendido da língua portuguesa de todos os tempos. Foram mais de 150 milhões de exemplares em mais de 150 países. Seus livros foram traduzidos para nada menos que 66 idiomas. Sobre a natureza chocante das revelações, o biografado revelaria, tempos depois: Com a leitura de O Mago consegui dormir em paz pela primeira vez em muitos anos . Se a exposição frenética de tragédias e fraquezas pode parecer agressiva para muitos, para Paulo Coelho foi libertadora.

paulo4

Os livros de Paulo Coelho já venderam 100 milhões de cópias em 455 traduções, publicadas em 66 idiomas e 160 países. O autor já recebeu inúmeros prêmios e condecorações e é referenciado como um dos escritores mais lidos do mundo. No entanto, praticamente na mesma proporção em que o escritor é idolatrado, ele também é criticado, muitas vezes por pessoas que sequer leram algum de seus livros, e ficam assim as lacunas em torno desse autor tão comentado por todos. O nome de Paulo Coelho como fenômeno literário gira em torno de inúmeras polêmicas e essa biografia nos revela de modo muito sincero e direto o que há por trás desse escritor que para uns é um enigma e que para outros não passa de uma farsa.

Na minha adolescência me deparei com o livro Brida, de Paulo Coelho, basicamente a história de uma jovem que se interessa por feitiçaria e começa a percorrer um caminho de aprendizado e crescimento interior. Logo me encantei com a escrita simples e acolhedora do autor, que para a minha faixa etária na época funcionou muito bem. Posteriormente cheguei a ler outros livros dele, mas depois perdi o interesse simplesmente por perder. De todo modo, guardei um carinho especial pelo primeiro, por ter sido uma leitura agradável na época. Nunca pensei em ler uma biografia do autor, porém, essa foi escrita pelo Fernando Morais, mesmo autor da biografia de Olga. Sabendo desse detalhe, logo não tive dúvidas ao escolher essa leitura. Por que não tentar entender os motivos de tantas polêmicas em torno de Paulo Coelho? Ainda mais se escrita por alguém com boas referências em relação a biografias.

paulo2

Fernando Morais teve acesso a um baú que Paulo guardava com quarenta anos de diários, muitos deles sob a forma de gravações em fitas cassete, além de ter acesso a fotos, agendas antigas, cartas e a pessoas que conviveram com o escritor durante sua trajetória de vida.

Confesso que a leitura do primeiro capítulo foi muito arrastada para mim, pois o autor passou mais de sessenta páginas falando dos dias atuais de Paulo e do seu sucesso, e não era exatamente essa fase de sua vida que eu estava interessada em conhecer. No entanto, passada essa parte, a leitura se tornou interessante e ágil a ponto de prender totalmente minha atenção.

A narrativa é muito interessante, intrigante e instigante, a impressão que temos, por vezes, é de que estamos lendo uma ficção e não uma biografia, porque é impressionante a quantidade de coisas que se sucederam com o biografado. Desde sua infância, Paulo passou por altos e baixos, na verdade muito mais baixos do que altos. Na escola era um péssimo aluno, mas em casa era um leitor voraz; na adolescência passou por decepções amorosas e religiosas. Foi internado num hospício, se envolveu com o mundo das drogas, teve vários relacionamentos amorosos e passou por muitas experiências ruins relatadas com detalhes nessa obra. O interessante é que desde sempre ele quis ser um escritor reconhecido e para isso levou muitos nãos e foi muito persistente até conseguir.

paulo6

A parte que eu mais ansiava em ler era a fase em que ele conhece Raul Seixas. Para quem não sabe, Paulo compôs diversas músicas junto com o cantor, entre elas a famosa Sociedade Alternativa, a qual até hoje é alvo de questionamentos que a relacionam a fase em que a dupla estava envolvida com ocultismo, algumas músicas serviriam como porta-voz das experiências espirituais dos dois, que estariam invocando através delas forças malignas e difundindo seus ideais. O leitor consegue captar de modo claro e objetivo o que realmente ocorreu e o que o levou a um caminho tão tortuoso e sombrio.

Por se tratar de uma biografia, um dos seus diferenciais foi que, ao longo do livro, encontramos textos com relatos de Paulo Coelho, fotos em suas diferentes fases, matérias de jornais e muitos outros atrativos que deixaram a obra ainda mais interessante. O autor faz revelações relacionadas às diversas áreas da vida de Paulo, inclusive de sua dura rejeição pela crítica literária no Brasil versus a adoração dos leitores mundo afora. Tudo o que imaginarmos que há de polêmico na vida de Paulo, o autor retrata nesta biografia e ainda nos dá muitos extras que nem imaginávamos.

Minha impressão final sobre a obra é a de que Fernando Morais encontrou um personagem e tanto para biografar, um homem que ao longo da vida passou por experiências inimagináveis e que, no decorrer dos anos, parecia ficar cada vez mais distante do sonho de ser escritor, mas que nunca deixou de insistir. Não sei ao certo se por insistência, marketing, vocação ou fama, mas nosso personagem da vida real se tornou escritor e permanece alvo de críticas e continua sendo fenômeno de vendas. Em relação a sua vida pessoal, são tantas as loucuras, extravagâncias e negligências que seria irrelevante citar alguma aqui, além do mais não quero estragar as surpresas para quem pretende fazer a leitura. Meus sentimentos em relação ao autor foram contraditórios e também foram mudando no decorrer da leitura.

paulo5

Por fim, é uma história de vida muito bem contada, com contexto histórico, político e com detalhes interessantes de uma vida cheia de percalços e por isso mesmo que nos deixa muitas mensagens e reflexões. Afinal, quem nunca sofreu com os nãos recebidos? Com as dificuldades enfrentadas e com a falta de direção para a própria vida? É uma história, no mínimo, interessante, de alguém que assumiu polos tão opostos no decorrer da vida, desde sua quase auto- destruição a seu reconhecimento enquanto um dos escritores mais lidos do mundo, de forma a ser quase impossível não se questionar: como ele conseguiu tudo isso? Só lendo para, de fato, entender. Recomendo para quem gosta do autor e quer saber mais sobre ele ou para quem nunca leu nada dele e quer conhecer sua história, também para quem gosta de biografias bem escritas ou se interessa de algum modo pelo gênero.





Deixe o seu comentário

7 Respostas para "[Resenha] O Mago – Fernando Morais"

Tamara Costa - 25, junho 2015 às (12:02)

Não curto muito Paulo Coelho…acho muito estranho o fato de ele se gabar nos próprios livros …talvez algum dia eu mude de opinião mas…acho que a biografia dele realmente é algo recomendável pra quem é fã o que com certeza ele tem muitos.

Responder

Aciclea Vieira - 25, junho 2015 às (12:19)

Clívia,nunca li nada do escritor Paulo Coelho,mas já ouvi pessoas elogiando e criticando,particularmente não aprecio o lado místico de ser de Paulo Coelho,porém não posso dizer que como escritor não tenha talento com as palavras,porém no momento ,apesar da excelente obra realizada pelo talentoso Fernando Morais,já que li Olga, não tenho muita curiosidade nesta obra biográfica no momento.Beijos!!!

Responder

Larissa Oliveira - 25, junho 2015 às (16:55)

Oi, Clivia! Voltando um pouco aqui, acho que ainda não li nada do Paulo Coelho, acredita? E é um escritor tão comentado, mas não tive curiosidade ainda. Achei até interessante uns fatos que você mencionou na resenha, sobre a vida dele, que realmente eu desconhecia. Apesar de parecer bem interessante a biografia, não sei se eu leria, talvez em um outro momento.

Responder

The Nice Age - 26, junho 2015 às (22:23)

Oi Clivia!

Nunca li nada do Paulo Coelho, já ouvi muitos elogios e criticas. O único livro que tenho vontade de ler é o Alquimista, mesmo assim até hoje não tive coragem de ler. Sempre deixo pra depois e tem também o fato de não ir com a cara do autor.

Parabéns pela resenha.
Beijos!

Cintia

Responder

Mirian Caroline Rodrigues - 28, junho 2015 às (14:18)

Olá Clivia, tudo bem florzinha?
O único livro que li de Paulo Coelho foi “O Alquimista”, confesso que o livro não me prendeu e nunca mais me interessei pelo autor. Agora que li essa resenha quem sabe eu não dou outra chance, não é mesmo? Beijos

Responder

Cristiane Oliveira - 29, junho 2015 às (13:29)

Oi Clivia.

Eu também li Paulo Coelho na adolescência, hoje em dia não tenho lido nada dele. Talvez porque já li a maioria dos livros dele naquela época rsrs. Mas eu gosto muito e também tenho um carinho especial pelo livros dele, que sempre me emocionaram e me instigaram muito. Deve ser muito interessante esta biografia dele.
Beijos

Responder

Becca Martins - 01, julho 2015 às (23:05)

Sinceramente, desde que li De corpo inteiro da Clarice Lispector, comecei a pegar raiva do Paulo Coelho. Uma pessoa totalmente sem sal.
Fico me colocando no lugar da Clarice. Imaginando se eu me encontrasse com um idolo meu e tentasse de todo jeito fazer algumas perguntas e ele responder da maneira como respondeu, eu ficaria arrasada.
Nunca li e nem lerei nada deste cara. Não adianta nada ser um escritor ”famoso” e um lixo por dentro.

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por

Blogs Brasil