[Resenha] O Álbum - Timothy Lewis - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
21

ago
2015

[Resenha] O Álbum – Timothy Lewis

albumcapa

Título: O Álbum
Autor: Timothy Lewis
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 240
Ano de Publicação: 2015
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasExtraSaraivaSubmarinoTravessa

Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander. Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.


ALBUM1

O Álbum é um livro que nos enche de esperança e de boas sensações e que, sobretudo, nos faz acreditar na força do amor verdadeiro. Baseada em fatos reais, a partir de cartões-postais trocados pelos tios-avós do autor, esta é uma história para aqueles que buscam inspiração e muito romantismo.

A trama começa no ano de 2006, narrada em primeira pessoa por Adam Colby, um negociante de objetos usados que acabou de encontrar um álbum antigo repleto de cartões-postais. Adam leva uma vida um tanto amargurada por ainda não ter superado o fim do seu casamento e, a partir do momento em que ele encontra esse álbum, começam a se abrir para ele caminhos distintos de aprendizagens e possibilidades que vão se tornando possíveis a partir do momento em que ele mergulha na história que há por trás dos postais.

Paralelamente adentramos na vida do responsável por escrever os cartões, Gabe, e pela destinatária dos mesmos, Pearl. Nessa parte, o leitor é levado para o ano de 1926 e a narrativa se apresenta em terceira pessoa. Assim, vamos acompanhando a história de amor desses dois e descobrindo suas particularidades, como o fato de Gabe escrever um cartão-postal com poemas para a sua amada todas as sextas-feiras durante 60 anos.

albummm

Os capítulos são intercalados entre o presente de Adam e o passado de Gabe e Pearl, mas o foco maior mesmo recai sobre a história do casal. Desse modo, são eles os personagens que possuem uma maior atenção dada pelo autor, que os trabalhou nos mínimos detalhes. Portanto, a narrativa apesar de ser fluida, leve e de fácil compreensão, é centrada na história de amor do casal, desde que se conheceram até seus últimos dias juntos, não apresentando muitas variações em relação ao enredo, o que deixou a narrativa um pouco lenta. No entanto, isso não chegou a interferir no meu envolvimento com a trama, já que achei linda a história dos dois e torci muito por eles.

É um livro simples, com uma história também simples, mas com picos emocionais intensos e singelos que mexe com o leitor que gosta de romances. O amor do casal é puro, forte e nos transmite desde a delicadeza dos primeiros anos em que estão juntos até a força e a dedicação do amor que continuou vivo depois de tanto tempo. Além disso, existem determinadas nuances em meio à trama que nos deixam belas reflexões sobre a vida a dois.





Deixe o seu comentário

17 Respostas para "[Resenha] O Álbum – Timothy Lewis"

Aline - 21, agosto 2015 às (11:23)

Oi Clivia!
No meu blog quem vai ler este livro é a colaboradora, eu não achei que a leitura seria tão fluida, eu curto um bom romance e histórias com boas reflexões, mas eu tenho que esperar algo do livro sabe, ficar esperando um ápice, se não a leitura fica mega arrastada!
Que bom q curtiu o livro!!
Bjos!
Aline Praça
http://www.leituravipblog.com

Aciclea Vieira - 21, agosto 2015 às (12:20)

Clívia,foi o mesmo que senti ao conhecer a história,esperança ,boas sensações e a força de um amor verdadeiro,principalmente por ser baseado em fatos reais que aconteceram na vida dos avós do autor,amei ver o personagem ser reconstruído,sentimentalmente aos poucos ,através dos postais,o personagem Gabe me encantou´pois durante 60 anos todas as sextas deixava postais de amor para sua amada Pearl,amo histórias de amor puro e forte,que são duradouras.Beijos!!!!

Larissa Oliveira - 21, agosto 2015 às (14:11)

Oi, Clivia! A história do livro parece ser encantadora e emocionante. Porém, tenho uma certa dificuldade com romances e saber que a trama se desenvolve basicamente em torno do relacionamento de Gabe e Pearl, me deixa um pouco receosa. Mas não descarto a possibilidade de ler, afinal aparenta ser uma bela história.

Mariele Antonello - 21, agosto 2015 às (16:20)

Quero muito ler esse livro, adorei sua resenha.
Achei bem bonitinho os cartões postais terem mensagens de amor, acho que o livro é super romântico.
Como adoro livros que mechem com o sentimento do leitor, adicionei em minha lista de leitura e pretendo ler.

Mariele Antonello - 21, agosto 2015 às (16:22)

Que livro interessante, quero muito ler, adorei sua resenha.
Achei bem bonitinho os cartões postais terem mensagens de amor, acho que o livro é super romântico.
Como adoro livros que mechem com o sentimento do leitor, adicionei em minha lista de leitura e pretendo ler.

Leticia - 23, agosto 2015 às (13:17)

Oi Clivia, tudo bem?
Falou em um livro inspirador e com romantismo, falou comigo. Ainda espero fazer a leitura desse livro, mas depois de sua resenha nem vou ler com tantas expectativas, pois quando os personagens são tratados com muitos detalhes é um saco, ou pode ser as vezes. Mesmo assim não irei descartar a possibilidade de ler o livro. Adorei a resenha e o ponto de vista.

livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

DEISE FERNANDA - 23, agosto 2015 às (17:46)

Parece ser uma história realmente linda Clivia, pela sua resenha achei que lembra Diário de uma Paixão do Nicholas Sparks, uma história que nos faz acreditar que o amor supera tudo e que é sim possível amar uma única pessoa durante a vida toda.

rudynalva - 25, agosto 2015 às (22:18)

Clivia!
Acho linda histórias de amor que são marcadas pelo tempo e vivem até que o outro se vá…
As recordações deixadas através dos postais é mais um motivo de apreciar a leitura, gosto desses artifícios.
“A alegria evita mil males e prolonga a vida.”(William Shakespeare)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participem do nosso Top Comentarista!

Aline Stroeher - 26, agosto 2015 às (16:09)

Aii! Que livro mais lindo!
Fiquei com vontade de mandar (e também de receber, claro!) cartões postais!
Fiquei muito curiosa em conhecer a história completa de Pearl e Gabe! Por que ele enviava postais para ela toda sexta-feira? Por que o álbum ficou esquecido depois de tantos anos? O casal principal morreu?
Sério! Curiosa demaaais pra conhecer essa história de amor!
Esse livro vai pra minha wishlist com certeza! Hehe!
Adorei a resenha!
Beijinhos!

Bruna Costabeber - 27, agosto 2015 às (11:38)

Olá Clivia,
Adorei sua resenha.
Acredito que nas histórias simples encontramos sempre boas coisas.
Estou tentada a saber o que acontece com o casal, mesmo a trama tendo ficado lenta em certos pontos. E gostaria de saber como esse Álbum influencia na vida do Adam.
O livro parece conter boas mensagens.
Com certeza, é uma leitura que eu adoraria fazer.
Beijos

Maria Alves - 27, agosto 2015 às (12:52)

Parece ser uma historia muito fofa e comovente, que aconteceu através de cartões escritos durantes vários anos é bem romântico, coisa difícil de encontrar hoje em dia hahaha. Gosto de livros que se baseiam em historias reais, ler e saber que realmente aconteceu é muito emocionante.

Taísa - 27, agosto 2015 às (22:56)

Senti algo tão bom ao ler a resenha, amo romances e esse com certeza é um daqueles livros que eu iria terminar de ler suspirando. Adorei a resenha, acredito que essa história de amor é fascinante. Mais um que vai para a minha lista de desejados

Taísa - 27, agosto 2015 às (23:02)

Senti algo tão bom ao ler a resenha, amo romances e esse com certeza é um daqueles livros que eu iria terminar de ler suspirando. Adorei a resenha, acredito que essa história de amor é fascinante. Mais um que vai para a minha lista de desejados.

Suzzy Chiu - 28, agosto 2015 às (09:43)

Eu lembro do livro no lançamento e tinha gostado mto da sinopse, achei legal a ideia de elr sobre o amor de um casal que viveu anos antes do protagonista. Gostei de saber que o Álbum é um livro que nos enche de esperança e de boas sensações, sinto mta falta disso nos livros, as vezes eu meio mecanico a escrita de alguns autores.
Fiquei bem curiosa com tudo e achei a capa tão linda!

Cristiane Oliveira - 29, agosto 2015 às (22:11)

Oi Clivia. Fiquei curiosa com este livro desde que vi o lançamento. Parece ser um romance bem emocionante. Eu gosto de histórias em que são narradas duas épocas diferentes, unindo as histórias.
Beijos.

Ana I. J. Mercury - 30, agosto 2015 às (23:40)

Achei a coisa mais lindaaaaa esse livro!
A capa é um sonho e pelas resenhas que li dele, a história é ainda mais!!!!
Gosto muito de ler livros que o protagonista vai crescendo e superando seus traumas através de recados, cartas, fotos etc.
esse já entrou pra minha listinha também!!! rs
bjooos

Fe Fernanda - 29, janeiro 2016 às (14:19)

Interessante a história, vou tentar ler

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício