[Diversos] Bondfaro | Guest Post: Livros que viraram filmes - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
21

out
2015

[Diversos] Bondfaro | Guest Post: Livros que viraram filmes

É possível pensar em uma infinidade de livros que ganharam adaptações para o cinema. Mas não é uma tarefa fácil transformar as páginas em cenas, afinal, há o desafio de se manter fiel à história original, escolher o elenco adequado e agradar leitores e telespectadores. Escolhemos 8 títulos (com um bônus no final) de diferentes gêneros para que você conheça um pouco sobre cada um.

 

O Iluminado

 
o-iluminado-minha-vida-literaria

Lançado em 1977, este foi o terceiro livro de Stephen King e seu primeiro best-seller, o que fez com que ele se firmasse como autor de suspense e horror. A adaptação para o cinema ocorreu em 1980, produzido e dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson, Shelley Duvall e Danny Lloyd. A história se passa dentro de um hotel assombrado e gira em torno da família de Jack, Wendy e o filho Danny, que possui habilidades psíquicas, como ter premonições e ler mentes.

 
 
 

Os Miseráveis

 
os-miseraveis-minha-vida-literaria

Lançado em 1862, este é um dos principais livros do escritor francês Victor Hugo. A obra, que aborda questões políticas e sociais durante a Revolução Francesa no século XIX, tornou-se um grande clássico e ganhou adaptações para o cinema, televisão e teatro. A mais atual e famosa nas telonas, lançada em 2012, é o musical dirigido por Tom Hooper e estrelado por Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway, Eddie Redmayne, Amanda Seyfried, Sacha Baron Cohen e Helena Bonham Carter.

 
 
 

O Grande Gatsby

 
o-grande-gatsby-minha-vida-literaria

O grande Gatsby foi escrito por F. Scott Fitzgerald em 1925. A história acontece em Nova York e é uma grande crítica ao ideal de “sonho americano”. A obra já ganhou 5 adaptações para o cinema, mas a mais atual delas foi a que ganhou grande destaque. Lançado em 2013 e estrelado por Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire, Carey Mulligan, Joel Edgerton, Amitabh Bachchan, Isla Fisher e Elizabeth Debicki, o filme recebeu 2 prêmios Oscar: Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.

 
 
 

Alice no País das Maravilhas

 
alice-no-pais-das-maravilhas-minha-vida-literaria

A obra escrita por Lewis Carrol e publicada em 1865 é um clássico do gênero fantasia. Quem nunca ouviu falar sobre a menina Alice, que caiu dentro da toca de um coelho e foi levada para um lugar mágico e fantástico? O livro ganhou mais de 20 adaptações para TV e cinema, mas as mais conhecidas são as produções da Disney: uma animação (lançada em 1951) e o filme (lançado em 2010), com Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Anne Hathaway no elenco.

 
 
 
 
 

O código da Vinci

 
o-codigo-da-vince-minha-vida-literaria

O livro de Dan Brown, publicado em 2003, tornou-se um best-seller mundial e causou grandes polêmicas envolvendo seitas e a Igreja Católica. A obra, um suspense policial, gira em torno dos mistérios por trás do assassinato de Jacques Saunière, curador do Museu do Louvre, e dos símbolos e pistas deixados por ele. Após o sucesso de vendas do livro, em 2006, a adaptação para o cinema foi lançada, dirigida por Ron Howard e estrelada por Tom Hanks, Audrey Tautou e Jean Reno.

 

*Observação: O livro foi resenhado aqui.

 

Se Eu Ficar

 
se-eu-ficar-minha-vida-literaria

O livro do autor Gayle Forman, publicado em 2009, é um misto de romance e drama. A história fala sobre um grave acidente de carro sofrido pela protagonista Mia e sua família e as difíceis escolhas que a jovem deve tomar ao ficar “presa” entre o mundo material e espiritual. A adaptação para o cinema, lançada em 2014, conta com Chloë Grace Moretz, Mireille Enos, Liana Liberato, Lauren Lee Smith e Jamie Blackley no elenco.

 

*Observação: O livro foi resenhado aqui.

 
 
 

Jogos Vorazes

 
jogos-vorazes-minha-vida-literaria

A aventura, escrita em 2008 por Suzanne Collins, entrou na lista dos livros mais vendidos da história: mais de 85 milhões de cópias. A história da jovem Katniss dentro dos Jogos vorazes, um reality show no qual o objetivo é matar todos os participantes e ser o único a sobreviver, cativou o público em escala mundial. A saga é composta por 3 livros e o primeiro filme foi lançado em 2012, contando com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth como protagonistas. O último filme da saga, dirigido por Francis Lawrence, será lançado em novembro de 2015.

 

*Observação: O livro foi resenhado aqui.

 

Percy Jackson

 
percy-jackson-minha-vida-literaria

A série do autor Rick Riordan é composta por 5 títulos sobre fantasia, aventura e mitologia grega. O primeiro livro foi lançado em 2005 e é o início da história do jovem Percy, que descobre ser filho de uma humana com Poseidon, deus dos mares. A série permaneceu na lista dos livros mais vendidos de maio de 2007 a outubro de 2013. Sua primeira adaptação para o cinema foi lançada em 2010, dirigida por Chris Columbus (mesmo diretor de dois filmes da saga Harry Potter), estrelada por Logan Lerman, Brandon T. Jackson, Alexandra Daddario, Jake Abel e Sean Bean.

 
 
 

Nicholas Sparks (autor)

 
nicholas-sparks-minha-vida-literaria

Nicholas Sparks, escritor, produtor e roteirista americano, ficou famoso em todo o mundo por suas emocionantes histórias de amor. O autor possui 20 livros publicados e 11 ganharam adaptações para o cinema. O filme mais antigo,O diário de uma paixão, foi lançado em 2004 e recebeu 10 prêmios. Confira a lista das obras adaptadas para as telonas: O diário de uma paixão, Um amor para recordar, Noites de tormenta, A escolha (lançamento em fevereiro/2016), Querido John, Um homem de sorte, A última música, Um porto seguro, O melhor de mim e Uma longa jornada.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

*Observação: Esse post foi uma contribuição do Bondfaro para o Minha Vida Literária.





Deixe o seu comentário

10 Respostas para "[Diversos] Bondfaro | Guest Post: Livros que viraram filmes"

Aciclea Vieira - 21, outubro 2015 às (11:48)

Aione,,amo as adaptações cinematográficas,sei que é difícil, na maioria das vezes ser fiel a história,mas com certeza as minhas queridinhas são :Os miseráveis,O Grande Gatsby,se eu ficar,Jogos Vorazes e lógico que quase todas as adaptações do Nicholas,com algumas ressalvas para Noites de Tormenta e Querido John.Mil beijinhos!!!!

Leticia Golz - 21, outubro 2015 às (12:15)

Aione, eu peguei para ler Os miseráveis semana passada na bancada de troca da faculdade, mas ainda não li. Porém, tentei assistir o filme, e não consegui nem meia hora (haha). Ficou muito chato em forma de musical, não sei, quem sabe eu mude de ideia.
O código da Vinci, Jogos Vorazes, e Se eu ficar são todos filmes que vi, mas não li o livro e nem pretendo ler. Agora os do Nicholas eu sempre quero os dois <3
Adorei o post!

livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

Mari - 21, outubro 2015 às (16:44)

Acho a adaptação de Jogos Vorazes uma boa adaptação, mas a de Percy Jackson… Eu assisti primeiro o filme e nem me interessei pela história, de tão fraca que era. Por acaso acabei lendo o primeiro depois e aí quis ler a série.
Beijos
Mari

Daiele - 22, outubro 2015 às (05:10)

Olá
Nosa, são muitas obras boas em filmes. A que eu tenho mais curiosidade em ver, das que eu nao vi ainda, é Os Miseráveis. Mas acabei de pedir o livro, esta pra chegar, não vejo a hr de começar a lê-lo para em seguida procurar pelo filme, falam muito bem da historia e estou mesmo muito empolgada!

Diane Ramos - 22, outubro 2015 às (14:36)

Oie …
Adorei o post !
Mas só li e assisti “Alice no pais das maravilhas ” que inclusive recomendo , pois , é muito bom !

Deborah Holerbach Alexandrias - 22, outubro 2015 às (17:42)

OI Aione! É maravilhoso quando seu livro favorito é adaptado para os cinemas, porque mesmo que haja essa diferença de enredo entre o livro e o filme, é ótimo poder explorar mais esse mundo em que o autor(a) criou.
Da lista as melhores adaptações na minha opinião foram com os livros do Nicholas, Jogos Vorazes <3, Alice no País das Maravilhas, Os Miseráveis e Se Eu Ficar.
Beijos!

Maria Alves - 24, outubro 2015 às (18:57)

Deve ser difícil mesmo adaptar livros para filmes por vários motivos, mas alguns filmes se saem muito bem rs. A critica é muito grande porque esperamos que seja fiel ao livro e na maioria das vezes não é. O iluminado tenho o livro e ainda não li, também não assisti ao filme. O ladrão de raios li e assisti. Alice no país das maravilhas assisti o filme, ma não li o livro. O código da Vinci li e assisti. Se eu ficar li e assisti. Jogos vorazes também.

Cristiane Oliveira - 29, outubro 2015 às (15:37)

Amei o post! Eu adoro sempre ler livros e ver os filmes inspirados pra comparar. Tem adaptações muito boas, mas a maioria desta lista eu não assisti e nem li.
Beijos

Crislane Barbosa - 05, novembro 2015 às (20:53)

Oi!
Já assisti “O Iluminado” e não curti tanto quanto gostaria.
Quero ler “O código Da Vinci”, mas como já assisti ao filme, aquela vontade que eu tinha de ler diminui.
“Jogos Vorazes” lindo. Está chegando a reta final. :'(
“Se eu ficar”!!! <3 Lágrimas e mais lágrimas com o livro e o filme.

Beijão!

Fe Fernanda - 29, janeiro 2016 às (15:22)

algumas adaptações não seguem o livro

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício