[Cobertura] Salão Literário "Um Ato de Bondade" com Polly Samson, David Gilmour e Damian Barr - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
16

dez
2015

[Cobertura] Salão Literário “Um Ato de Bondade” com Polly Samson, David Gilmour e Damian Barr

salao-literario-um-ato-de-bondade-polly-samson-david-gilmour-damian-barr-sao-paulo-2015-minha-vida-literaria

Aconteceu, no último domingo (13), o primeiro Salão Literário de Damian Barr no Brasil, promovido pelo Grupo Editorial Record em parceria com a Sony Music e o Mercury Concerts. O Damian Barr’s Literary Salon é um evento literário mediado pelo jornalista escocês Damian Barr, que traz um convidado a ser entrevistado por ele. Dentre os escritores já entrevistados, constam os nomes de David Nicholls, Jojo Moyes, SJ Watson, entre outros. No evento brasileiro, a autora convidada foi Polly Samson, que acaba de lançar seu segundo livro (porém, o primeiro publicado no Brasil), Um Ato De Bondade (The Kindness), pela editora Record. Polly Samson, além de escritora, é letrista dos três últimos álbuns de David Gilmour, guitarrista e vocalista lendário do Pink Floyd, com quem é casada desde a década de 90. O evento ocorreu no espaço Rooftop5 do Instituto Tomie Ohtake apenas para convidados da editora e para aqueles que adquiriram Um Ato De Bondade na área VIP do show de Gilmour no sábado (12), em São Paulo. Dessa maneira, tive o privilégio de estar presente, juntamente de cerca de outras 100 pessoas.

salao-literario-um-ato-de-bondade-polly-samson-david-gilmour-damian-barr-sao-paulo-2015-minha-vida-literaria2

O Salão Literário se iniciou com a tradutora do evento fazendo uma breve introdução sobre os convidados e, a seguir, convidando Damian Barr e Polly Samson para subirem ao palco. O jornalista iniciou o bate-papo se apresentando (e, muito gentilmente, o jornalista se apresentou em português, por meio da leitura de um texto), e passando a palavra à escritora, que leu dois trechos de Um Ato De Bondade em inglês, seguidos pela leitura dos trechos correspondentes em português, pela tradutora.

salao-literario-um-ato-de-bondade-polly-samson-david-gilmour-damian-barr-sao-paulo-2015-minha-vida-literaria3

Depois disso, Damian Barr realizou uma série de perguntas à autora, relacionadas ao seu processo criativo, de modo geral. Polly Samson primeiramente publicou uma coletânea de contos e uma novela, para apenas depois escrever seus dois romances. Dessa maneira, as primeiras perguntas estiveram ligadas à experiência de se escrever nos dois diferentes formatos textuais (muitos semelhantes, segundo a autora). Ainda, Polly falou sobre seu método de escrita, baseado em métodos de atuação, no qual ela se coloca no lugar de suas personagens, agindo e pensando como elas, a fim de melhor compreendê-las. Ela costuma caminhar pela praia, como se fosse a personagem em questão que está sendo desenvolvida, e, dessa maneira, consegue essa conexão permite à autora escrever.

salao-literario-um-ato-de-bondade-polly-samson-david-gilmour-damian-barr-sao-paulo-2015-minha-vida-literaria1

Um Ato de Bondade traz a história de Julian, estudante universitário, e Julia, uma mulher oito anos mais velha do que ele, presa a um relacionamento abusivo. Polly Samson afirmou tê-lo escrito em um período bastante complicado de sua vida, devido à morte de seu pai e à prisão de seu filho, Charles, por mal comportamento durante uma manifestação sobre a educação em Londres. Para ela, apesar das dificuldades vividas, todos os acontecimentos foram benéficos para a produção do livro, uma vez que ela pôde entrar em contato com emoções bastante intensas e úteis para a escrita da obra, ao mesmo tempo em que, por ter ficado praticamente um ano sem escrever durante esses acontecimentos, ela pôde se dedicar a pesquisas que colaboraram ainda mais para a criação da história. A autora, também, comentou sobre a relação entre Um Ato de Bondade e Paraíso Perdido, de John Milton, poema publicado em 1667 em dez cantos que descreve a queda do homem ao narrar a expulsão de Adão e Eva do Paraíso após a tentação sofrida por Lúcifer.

salao-literario-um-ato-de-bondade-polly-samson-david-gilmour-damian-barr-sao-paulo-2015-minha-vida-literaria4

Após cerca de 40 minutos de entrevista, Damian Barr chamou um novo convidado ao palco: David Gilmour. Foi emocionante vê-lo chegar, bem como a comoção dos fãs presentes por estarem próximos a uma das grandes lendas do rock mundial.

salao-literario-um-ato-de-bondade-polly-samson-david-gilmour-damian-barr-sao-paulo-2015-minha-vida-literaria5

A entrevista, durando cerca de mais 40 minutos, passou a ser feita, então, com Samson e Gilmour, que, de modo geral, falaram da experiência de trabalharem juntos na composição das músicas. Normalmente, a melodia é primeiramente criada por Gilmour, e só então Samson passa a escrever as letras. Segundo ela, o que faz é tentar traduzir aquilo que o marido está querendo dizer, aquilo que ele está sentindo, como se apenas trouxesse à superfície palavras pré-existentes. Para ela, o processo de criação das letras não é tão diferente do da escrita de um romance, uma vez que, nos dois casos, ela precisa se colocar na posição de outra pessoa (suas personagens e David) para conseguir transmitir o que cada uma delas sente.

salao-literario-um-ato-de-bondade-polly-samson-david-gilmour-damian-barr-sao-paulo-2015-minha-vida-literaria7

Após a finalização das entrevistas, foi aberta sessão de autógrafos, e tanto Polly Samson quanto David Gilmour autografaram os livros e CDs dos fãs presentes. Por serem personalidades muito quistas e pelo pouco tempo disponível, não era possível tirar fotos personalizadas com ambos, bem como os autógrafos foram rapidamente distribuídos. Assim, eu e meu namorado, que me acompanhou, não conseguimos tirar muitas fotos e só falamos muito rapidamente com ambos. Com David, praticamente só pude dizer que foi um prazer imenso conhecê-lo, enquanto, com Polly, consegui trocar algumas outras palavras, inclusive brincar sobre o fato de meu nome ser bastante incomum mesmo no Brasil (ela teve dificuldades ao escrevê-lo no meu livro por ser um nome bem diferente).

salao-literario-um-ato-de-bondade-polly-samson-david-gilmour-damian-barr-sao-paulo-2015-minha-vida-literaria8

De modo geral, foi uma honra e um prazer enormes estar presente no evento. Além da oportunidade de conhecer pessoalmente personalidades tão bem conceituadas, foi ótimo poder conhecer mais diretamente suas formas de trabalho e adentrar, ainda que só um pouco, no mundo em que vivem. Tanto Polly Samson quanto David Gilmour foram extremamente gentis e simpáticos, e o clima do bate papo não poderia ter sido mais descontraído. Damian Barr, também, esbanjou simpatia e desenvoltura ao conduzir a entrevista, proporcionando o clima tão agradável que reinou durante todo o evento. Só posso me sentir extremamente grata ao Grupo Editorial Record por ter promovido esse encontro e pela oportunidade de ouro que me proporcionaram ao ter participado desse momento!

salao-literario-um-ato-de-bondade-polly-samson-david-gilmour-damian-barr-sao-paulo-2015-minha-vida-literaria6

 

*Observação: Peço desculpas pela qualidade das imagens, mas estava apenas com meu celular no dia, então não pude tirar fotos com uma melhor resolução..





Deixe o seu comentário

12 Respostas para "[Cobertura] Salão Literário “Um Ato de Bondade” com Polly Samson, David Gilmour e Damian Barr"

Maria Alves - 16, dezembro 2015 às (14:01)

Nossa que evento maravilhoso deve ter sido um sonho poder participar, parabéns por ter conseguido. Não conhecia essa autora, mas me interessei pelo livro, parece ser bem interessante. Adorei as fotos. O casal pareceu ser bem simpático. E a autora muito talentosa.

Juliana Mattos - 16, dezembro 2015 às (23:44)

Eu lendo esse post e sofrendo. Me diz, porque eu inventei de morar em Recife? Hahahaha deve ter sido incrível. To louca para comprar esse livro ;*

Lara Cardoso - 17, dezembro 2015 às (15:42)

Que incrível o evento!
Não conheço a autora nem o livro, mas fiquei bem interessada em saber mais sobre eles.
Gostei muito das fotos, são lindas!

Fernanda Martins - 17, dezembro 2015 às (18:33)

Oi Aione parece que o evento foi bem legal sou doida pra ir a eventos assim quem sabe um dia eu vou né bjs.

Luisa - 18, dezembro 2015 às (00:01)

Olá, tudo bem ?
Primeiramente queria falar que gostei dessa publicação e gostaria muito de saber se voce já leu o livro da Polly, pois eu precisava de uma opinião para saber se vale a pena. Confesso que a descrição do romance não me chamou muito a atenção, por isso, peço se possivel a sua opinião
Muito obrigada
Luisa

Larissa Oliveira - 18, dezembro 2015 às (13:45)

Olá, Aione! Deve ter sido uma delícia poder participar desse evento e conhecer um pouco mais sobre a experiência que eles tiveram em trabalhar juntos. Não conhecia o livro, mas fiquei interessada em lê-lo. As fotos estão lindas!!

Jessica Lisboa - 21, dezembro 2015 às (21:28)

Pode ficar com inveja? To com inveja, gostaria que minha cidade tivesse eventos assim:(

Rhoana Lersch - 23, dezembro 2015 às (20:09)

Oi Aione!!
Adorei a cobertura que tu fez pra nós, isso foi um ato de bondade!! Quero o livro logo!!

SUZZY CHIU - 27, dezembro 2015 às (23:05)

Que legal vc ter ido ao primeiro Salão Literário de Damian Barr!!
Com certeza é um evento que marca o cenário da literatura no Brasil.
Fiquei interessada em ler Um Ato de Bondade, capa está linda.
Beijos.

♥ Blog Livros e Sushi ♥
https://livrosesushi.wordpress.com/

suzana cariri - 28, dezembro 2015 às (15:46)

Oi!
Quero muito que na minha cidade tivesse eventos assim, mas parece que esse evento foi muito legal, ainda não conhecia esse livro da Polly Samson mas pareceu um ótimo livro !!

Liliane Furtado - 30, dezembro 2015 às (14:16)

Cara,que evento incrível
Rock + Livros= Amoooor
kkkkk
Pena que não tem eventos asssim onde moro.

Patrini Viero - 31, dezembro 2015 às (13:34)

Que máximo esses eventos. Acredito que eles são um grande fortalecedor de laços entre leitores e autores, aproximando o interlocutor não só do livro mas também do processo de criação do mesmo. Ainda não conhecia essa história, mas fiquei curiosa com relação a ligação dela com o poema de Milton, obra que há muito me fascina. Incrível tu conhecer o Gilmour, sou muito fã da banda!

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício