[Diversos] Blogagem coletiva || Profundo & Intenso - Robin York - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
18

mar
2016

[Diversos] Blogagem coletiva || Profundo & Intenso – Robin York

banner-blogagem-coletiva-profundo-intenso-robin-york-minha-vida-literaria

Esse mês, a editora Arqueiro está lançando os livros Profundo e Intenso, de Robin York.  Como as histórias tratam da vingança pornô (revenge porn), é importante falarmos sobre o assunto, ainda mais por conta de sua cada vez maior relevância na mídia.

 

Definição

 

“A pornografia de vingança ou, na língua inglesa ‘revenge porn’, é um crime que ocorre quando fotos ou vídeos íntimos são divulgados ou compartilhados via internet, por um companheiro ou companheira, sem autorização da pessoa que está sendo exposta, com o propósito de causa dano à vítima, que geralmente é do sexo feminino.” (NOGUEIRA, 2015).

Fonte: Jusbrasil

 

Um dos maiores problemas ligado à vingança pornô, além da exposição e dano à vítima, é o fato de que essa, muitas vezes, é socialmente julgada e culpabilizada pelo crime. Ou seja, ao invés de receber apoio, a vítima enfrenta ainda mais dificuldades com a situação.

É importante lembrar que somos os únicos responsáveis por nossos corpos, e cabe apenas a nós decidir a maneira de como lidaremos com eles. Assim, o problema existente no vazamento de fotos e vídeos íntimos não está em quem os fez (se a gravação e as fotos foram consentidas, é claro, por alguém em estado de sã consciência), mas sim em quem os vazou. Não se deve condenar a vítima, e sim protegê-la.

Vale ressaltar, também, que a maior parte das vítimas atingidas por esse tipo de crime são as mulheres, o que torna essa mais uma das consequências do machismo em nossa sociedade e destaca, novamente, a importância do feminismo para defender os direitos da mulher.

Vale a pena conferir a nota da autora sobre o assunto:

nota-da-autora-blogagem-coletiva-profundo-intenso-robin-york-minha-vida-literaria
 

Sobre os livros

 
profundo-robin-york-minha-vida-literaria

Caroline Piasecki vê sua vida se transformar em um pesadelo quando o ex-namorado espalha fotos dela nua na internet. De uma hora para outra, sua reputação é arruinada e o futuro promissor que a aguardaria após a faculdade já não parece tão garantido. Desesperada, ela tenta fazer com que as imagens sumam da rede e, ao mesmo tempo, procura se defender da multidão de pessoas que a julgam.
Um dia, quando um cara que ela mal conhece sai em sua defesa e dá uma surra em seu ex-namorado, tudo muda. À primeira vista, West Leavitt é a última pessoa de quem Caroline deveria se aproximar – ele tem um ar sombrio e ganha a vida de forma ilícita. Ela, por sua vez, é o tipo de garota que West sempre tentou evitar. Rica e privilegiada, jamais entenderia as dificuldades pelas quais ele já passou.
Mesmo com todas as diferenças, os dois se tornam amigos. Com Caroline, West sente que fará de tudo para ser um homem melhor, e ela encontra nele a força para reagir. Quando parece impossível resistir à paixão avassaladora, West e Caroline descobrem que às vezes a única opção que resta é ir mais fundo.

 
intenso-robin-york-minha-vida-literaria

A vida de West Leavitt foi do céu ao inferno em poucos meses. Ele achava que era possível ter um futuro melhor, mas acabou retornando para os dramas diários de sua família. Agora, em meio a uma tragédia, o rapaz não sabe o que fazer para ajudar Frankie, sua irmã caçula. Quando ele está prestes a desmoronar, só uma pessoa lhe vem à mente: a jovem segura e determinada que ele um dia pensou merecer.
Longe dali, Caroline Piasecki sonha mais uma vez com West: a pele contra o seu corpo, o cheiro dele, a mão deslizando pela sua barriga… Mas sonhos são apenas sonhos. Ela sabe que o ex foi embora e não vai voltar. Por mais doloroso que seja, Caroline precisa se esquecer do tempo que passaram juntos. Até que seu celular toca e um West transtornado está do outro lado da linha. Sem pensar duas vezes, Caroline vai ao seu encontro.
Só que muita coisa mudou desde que eles terminaram. West tenta afastar Caroline de sua vida de todas as maneiras. Ao mesmo tempo, o desejo que sentem um pelo outro parece ter ficado até mais forte no período em que estiveram separados. West ainda sente algo por ela, mas não se considera uma boa companhia para ninguém. Caroline quer estar nos braços de West, mas sabe que deve partir para que ele não sofra.
Nesse embate de emoções, eles precisarão encontrar os próprios caminhos e descobrir: por mais intenso que seja o laço que os une, ainda é possível um recomeço?

 

Sobre a autora

 
robin-york-minha-vida-literaria

Robin York foi criada numa universidade, depois fez faculdade, inscreveu-se num segundo curso superior e então se casou com um professor universitário. Ainda não sabe ao certo por que não lhe ocorreu escrever para jovens adultos antes.
Sob o pseudônimo Ruthie Knox, é autora best-seller do The New York Times e foi indicada ao prêmio RITA. Ela também é mãe coruja, arrasa na cozinha e resolve problemas na trama de seus livros enquanto corre, faz trilha ou anda de bicicleta.

Fonte: Editora Arqueiro





Deixe o seu comentário

11 Respostas para "[Diversos] Blogagem coletiva || Profundo & Intenso – Robin York"

Maria fernanda pinheiro - 18, março 2016 às (09:27)

Pra quem gosta de 50 tons, ”todo sua, e outros livros desse gênero, deve ser interessante.

Reniére Pimentel Rosa - 18, março 2016 às (09:38)

Oi, Mi! Como vai?
Eu sinceramente detestei as capas dos livros, mas o tema abordado é muito importante, precisa ser discutido e seu nível de agravamento precisa ser incutido nas pessoas. Adoro quando as autoras tratam desses assuntos delicados em seus livros e por isso eu não poderia deixar de fazer essa leitura. Espero muito me surpreender com a história.
Beijos.

Cristiane Oliveira - 18, março 2016 às (11:45)

Oi Aione! Fiquei bem interessada no livro, especialmente porque este assunto é super atual e eu nem sabia que existia um nome pra isso kkkk. Fora que essas capas são super originais, adorei!
Beijos

Bruna Martins - 18, março 2016 às (15:56)

Que bacana Mi…Eu adoro livros que abordam temas polêmicos, que fazem uma crítica social ou comportamental e ainda estimulam a reflexão. Já tinha me interessado pelas capas, agora com ctz entrará pra wish list ;)!
Lembrei que esse mesmo tema foi tratado pela Jojo em Depois de Você :), achei meio raza a forma como se deu o desfecho, até mesmo ilusória…mas gostei do assunto!
Beijinhos

Crislane Barbosa - 18, março 2016 às (22:01)

Oi!
Adorei a ideia do livro! Essa ideia deve se espalhar.
É triste ver que muitas garotas sofrem com esse tipo de coisa.
Beijão!

Jéssica Fernanda Pereira - 19, março 2016 às (00:06)

A luta da autora me atraiu, ja a sinopse e a capa que achei horrível, não. Nem sua ótima resenha me fez me interessar por esse casal Aione :/

Maria Alves - 19, março 2016 às (15:11)

O tema abordado é muito importante e esta acontecendo na vida real. É uma pena ter pessoas capaz de se prestar a esse papel e expor outra por pura vingança é lamentável. Sem falar que isso acaba com a vida da pessoa assim como Alex a pessoa não será mais a mesma e será vista e julgada com outros olhos.

Micheli Pegoraro - 20, março 2016 às (14:04)

Olá Aione,
Já é o terceiro post que leio sobre o assunto, e devo parabenizar mais uma vez essa iniciativa da blogagem coletiva por tratar desse assunto que merece muita discussão e informação. Acho um absurdo que em alguns países isso ainda não é considerado como crime, e espero que no Brasil a lei entre em vigor o mais rápido possível, essas pessoas DEVEM ser punidas. É um absurdo também, que em muitos casos, ao invés da vitima receber apoio e ser protegida, ela é condena e julgada, principalmente no caso de mulheres. Como adoro livros que abordam temas polêmicos, que fazem uma crítica social, já adicionei os livros na minha wish list.
Beijos

Lara Cardoso - 20, março 2016 às (17:01)

Eu achei o post super válido. E concordo com tudo descrito nele. Já vi esse tipo de crime acontecer com pessoas que eu convivo. E sei bem o estrago que isso causa. Nossa sociedade evoluiu tantos em alguma áreas. Mas em outras tem regredido. Sem contar que se um ex namorado ou qualquer outro homem divulgue esse tipo de foto (mesmo com ele junto), que passa de ferida e mal falada é a mulher vítima. Essa lei deveria entrar sim em vigor. E o quanto antes, se possível, pois a internet e tecnologia avança cada vez mais. Estou louca pra ler essa duologia, eu ja vi varias resenhas e ja deu pra entender bem o que acontece.

Helen Dutra - 27, março 2016 às (01:03)

Eu estou vendo esses livros serem divulgados por todos os lugares e acho legal, já que é uma forma de levantar um debate sobre a criminalização dessa prática. Acho que postar um vídeo íntimo com intenção de vingança é uma atitude tão baixa, que me dá repulsa.
Enfim, não fiquei curiosa para ler os livros, mas gostei da ideia e do debate que eles propõem.

http://helendutra.com/

Ana I. J. Mercury - 30, março 2016 às (21:21)

Nossa é horrível mesmo essa vigança tãoooo profunda e grotesta, gente pra que expor a pessoa a isso??
Já vi casos de vazamentos de fotos em que a vítima se suicidou. Poxa, aqui onde moro uma menina de 14 anos foi superhostilizada por conta desse tipo de foto.
Acho terrível e gostei muito da premissa dos livros, espero que seja para alertar e ajudar quem já passou ou está passando por isso.
bjoos

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício