[Resenha] A Guardiã de Histórias - Victoria Schwab - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
13

maio
2016

[Resenha] A Guardiã de Histórias – Victoria Schwab

A-Guardiã-de-Histórias-Minha-Vida-Literaria

Título: A Guardiã de Histórias
Autor: Victoria Schwab
Editora: Bertrand Brasil
Número de Páginas: 322
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonSaraivaTravessa

Imagine um lugar onde, como livros, os mortos repousam em prateleiras. Cada corpo tem uma história para contar, uma vida disposta em imagens que apenas os Bibliotecários podem ler. Aqui, os mortos são chamados de Histórias, e o vasto domínio em que eles descansam é o Arquivo. Mackenzie Bishop é uma implacável Guardiã, cuja tarefa é impedir Histórias geralmente violentas de acordar e fugir do Arquivo. Naqueles domínios, os mortos jamais devem ser perturbados, mas alguém parece estar, deliberadamente, alterando Histórias e apagando seus trechos essenciais. A menos que Mac consiga juntar as peças restantes, o próprio Arquivo sofrerá as consequências.

A Guardiã de Histórias, primeiro livro da trilogia The Archived de Victoria Schwab, chamou minha atenção por diversos motivos: primeiro, pelo próprio título, que remete a um conteúdo no mínimo interessante; segundo, pela capa, que denota mistérios e segredos aparentes; e, por último, pela sinopse, que aguçou ainda mais a minha curiosidade pela história.

A-Guardiã-de-Histórias-Minha-Vida-Literaria1

Aqui conhecemos Mackenzie Bishop, mais conhecida como Mac. Ela não é só uma adolescente comum, é também uma guardiã de histórias. Quando criança, seu avô lhe repassou essa função e, depois da morte dele, a garota, mesmo com alguns receios e medos, a assumiu. Sua principal tarefa é impedir histórias, geralmente violentas, de fugirem do arquivo. Uma missão nada fácil e repleta de desafios.

A narrativa em primeira pessoa é sob o ponto de vista de Mac, desse modo acompanhamos de perto suas aventuras e seus dilemas. A linguagem é de fácil compreensão e o ritmo de leitura é bastante fluido, já que os capítulos, além de curtos, são envolventes.

A-Guardiã-de-Histórias-Minha-Vida-Literaria2

O enredo possui originalidade no que se refere à parte da fantasia, mas também traz acontecimentos comuns na vida de adolescentes. No entanto, não foi uma história que me surpreendeu, principalmente no quesito mistério, que, a meu ver, poderia ter sido melhor explorado dentro da proposta trazida pela autora. Então, na minha percepção, mesmo com um mote interessante, em certos pontos a leitura foi morna e sem muitas emoções ou novidades, ainda que, em outras, ela tenha cumprido seu papel de ser leve e de entreter.

A-Guardiã-de-Histórias-Minha-Vida-Literaria3

Sendo assim, apesar de ter sido uma leitura agradável e que me proporcionou momentos de entretenimento, ela é mais apropriada aos adolescentes que, sem dúvidas, saberão desfrutar de todos os elementos dispostos na narrativa e direcionados a esse público-alvo.





Deixe o seu comentário

5 Respostas para "[Resenha] A Guardiã de Histórias – Victoria Schwab"

rayane colomes - 13, maio 2016 às (21:29)

nossa que livro diferente! nunca pensei em ler nada assim…parece ser mto bom e forte..acho que vou ficar meio cismada com ele.. hahah

Maria Alves - 15, maio 2016 às (21:39)

Achei a premissa interessante e diferente ainda não li nada assim com arquivos de mortos e suas memorias ou melhor historias. Pensei que seria bem interessante, mas pelo visto deixa um pouco a desejar.

Lara Cardoso - 16, maio 2016 às (11:28)

Oi, como vai? Eu fiquei querendo saber mais sobre o que o livro fala. Sobre as coisas que a Mac terá que passar entre outras coisas, mas adorei todo o enredo e a história do livro. Faz um tempão que não leio algo desse tipo e estou louca para começar. Beijo!

Micheli Pegoraro - 23, maio 2016 às (15:46)

Olá Clivia,
Realmente, a sinopse me despertou a curiosidade para conhecer essa história, esse enredo bem original chama muito a atenção; mas como você comentou, a leitura teve poucas emoções ou novidades, então por enquanto vou deixar passar.
Beijos

Isabela - 26, março 2018 às (22:42)

Esse livro é muito bom. Eu super recomendo para qualquer um que queira uma leitura meio diferente

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício