[Resenha] As Gêmeas do Gelo - S.K. Tremayne | Minha Vida Literária
26

maio
2016

[Resenha] As Gêmeas do Gelo – S.K. Tremayne

as-gemeas-do-gelo-sk-tremayne-minha-vida-literaria

Título: As Gêmeas do Gelo
Autor: S.K. Tremayne
Editora: Bertrand Brasil
Número de Páginas: 368
Data de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♦ Saraiva ♦ Submarino

Um ano depois de Lydia, uma de suas filhas gêmeas idênticas, morrer em um acidente, Angus e Sarah Moorcroft se mudam para a pequena ilha escocesa que Angus herdou da avó, na esperança de conseguirem juntar os pedaços de suas vidas destroçadas. Mas quando sua filha sobrevivente, Kirstie, afirma que eles estão confundindo a sua identidade — que ela é, na verdade, Lydia — o mundo deles desaba mais uma vez. Quando uma violenta tempestade deixa Sarah e Kirstie (ou será Lydia?) confinadas naquela ilha, a mãe é torturada pelo passado — o que realmente aconteceu naquele dia fatídico, em que uma de suas filhas morreu?

Tensão, drama, suspense, loucura, sobrenatural: fazia tempo que não lia um thriller psicológico tão bom como As Gêmeas do Gelo. Sua premissa e os comentários a respeito da leitura não me prepararam para o que de fato encontrei na obra de S.K. Tremayne, e, enquanto escrevo essa resenha, sinto que ainda estou tentando digerir e absorver tudo o que li.

as-gemeas-do-gelo-sk-tremayne-minha-vida-literaria3

Sarah e Angus Moorcroft passaram por uma terrível provação: uma de suas filhas gêmeas, Lydia, morreu após um acidente, fragilizando por completo toda a situação familiar por eles construída. Agora, 14 meses após o fatídico dia, eles resolvem se mudar para a pequena ilha escocesa herdada por Angus, na tentativa de reconstruírem suas vidas. Contudo, Kristie, a gêmea sobrevivente, começa a afirmar que ela, na realidade, é Lydia, e foi Kristie quem morreu. Teriam eles cometido um erro terrível?

Os capítulos são alternados de acordo com as diferentes narrativas – em primeira pessoa, segundo a visão de Sarah, e em terceira pessoa pela perspectiva de Angus -, mesmo que haja uma predominância da voz de Sarah. Dessa maneira, tanto a trama se torna mais interessante por podermos compreender melhor as personagens, quanto isso faz parte da construção do suspense do enredo e de seu teor psicológico: as personagens escondem umas das outras segredos e impressões, ocultos inclusive ao leitor, e todo sigilo acaba por aguçar nossa curiosidade. Ainda, há uma clara diferença na visão de um cônjuge para outro, de forma a não sabermos onde está a verdade, já que a realidade é distorcida de acordo com as crenças, personalidades e vivências de cada um.

Assim, S.K. Tremayne constrói um ritmo alucinado de leitura, envolvendo o leitor desde as primeiras páginas e trabalhando cada detalhe da trama. Tanto o cenário quanto as cenas contribuem com o clima de tensão por ele criado, e há, inclusive, certo tom de terror que permeia o enredo. Foram vários os momentos em que me vi aturdida pelos acontecimentos e pelo tom sombrio adquirido pela história.

as-gemeas-do-gelo-sk-tremayne-minha-vida-literaria1

Da mesma forma em que o livro traz como premissa algo envolvendo duas irmãs gêmeas, esse caráter duplo transpassa essas personagens e atinge as demais características da obra – protagonistas, narrativa, fatos -, de modo a sermos levados por essa dualidade. Não sabemos em quem confiar e no que acreditar até que o livro atinja seu final, e do início ao fim fica evidente o quanto o teor psicológico do enredo é relevante e impactante no todo.

Também, adorei como o autor trabalhou diversas questões ligadas tanto ao matrimônio quanto à maternidade e à paternidade, inserindo aspectos muitas vezes cruéis e complicados, mas sempre com uma enorme carga de sinceridade e realidade em cada um deles. O cenário familiar desenvolvido é bastante problemático, e quanto mais nos aprofundamos no cerne dos Moorcroft, mais problemático tudo se torna. Há na narrativa, também, uma grande carga dramática decorrente de todas as adversidades vividas pelos protagonistas.

Para resumir, As Gêmeas do Gelo se tornou um dos melhores livros do gênero que já tive a oportunidade de ler. Suas personagens são complexas e contribuem com excelência com a história criada por S.K. Tremayne, repleta de suspense e jogos psicológicos. Não consegui desgrudar da leitura do início ao fim, e adorei como cada peça foi conectada ao longo das páginas, chegando a um final arrebatador, por se dar em um grande clímax. Recomendo a todos que procuram um bom thriller, principalmente os de leitura rápida e envolvente.

as-gemeas-do-gelo-sk-tremayne-minha-vida-literaria2





Deixe o seu comentário

6 Respostas para "[Resenha] As Gêmeas do Gelo – S.K. Tremayne"

Maria Alves - 26, maio 2016 às (22:54)

Então esse livro é para mim que adoro um thriller psicológico, esse clima de suspense que fica no ar adoro, fiquei intrigada qual será das duas que se foi, isso mexe com a gente e ficamos tentando decifrar o mistério que envolve a morte de uma das gêmeas e qual.

Responder

Sheylla - 27, maio 2016 às (08:24)

Quando você twittou que esse livro era muito bom, fui correndo ler! rsrs
Eu amei! Gostei da pressão psicológica, do fato de me surpreender a cada capítulo, sem saber o que realmente aconteceu e principalmente por ele não ser previsível!!

Bjs

Responder

Leticia Golz - 29, maio 2016 às (15:29)

OI, Aione!
Para você ver como as opiniões variam. A única resenha que tinha lido desse livro estava dizendo que ele era bem fraquinho.
Estou muito curiosa para ler ele e adorei saber que o livro é tão bom assim. Adoro o gênero e saber que o autor trabalhou tudo muito bem, encaixando tudo perfeitamente, só me faz lamentar que ainda não estou com o livro em mãos…rs
Adorei a resenha.

Responder

Micheli Pegoraro - 31, maio 2016 às (22:59)

Olá Aione,
Nossa, que livro! Desde que vi o lançamento coloquei-o na lista de desejados, pois adoro uma boa história com muito suspense. Estou decidida a variar mais as minhas leituras, e um dos gêneros que quero ler mais são os thrillers psicológicos, e ao terminar de ler essa resenha, já sei que o livro escolhido será As Gêmeas do Gelo. Estou bem empolgada pra conferir essa narrativa instigante, tenho certeza que vou ficar presa à trama e não largar o livro até a última página.
Beijos

Responder

As Gêmeas do Gelo | Koisas e Coisas - 09, julho 2016 às (20:10)

[…] As Gêmeas do Gelo, de S.K. Tremayne, que comecei a ler ontem, hoje, ver resenha aqui. E nesse período de afastamento da internet, além de uma gripe chata, me entretenho com a […]

Ágatha - 16, agosto 2016 às (04:49)

NÃO TO SABENDO LIDAR….

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por