[Resenha] Quando o Sofrimento Bater à Sua Porta - Pe. Fábio de Melo - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
01

jul
2016

[Resenha] Quando o Sofrimento Bater à Sua Porta – Pe. Fábio de Melo

quando-o-sofrimento-bater-a-sua-porta-minha-vida-literariaTítulo: Quando o Sofrimento Bater à Sua Porta
Autor: Pe. Fábio de Melo
Editora: Planeta
Número de Páginas: 192
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

Quando o sofrimento bater à sua porta, é melhor você abrir… Em todas as culturas, o sofrimento humano figura como um dos assuntos mais recorrentes. Muitos ramos do conhecimento já se ocuparam dele. O sofrimento é naturalmente interessante. Ele nos instiga a uma aproximação respeitosa, pois parece condensar boa parte do significado da vida. Compreendê-lo nos oferece uma chave de leitura para todas as questões humanas. Afinal ele perpassa toda a problemática da existência. O sofrimento é o lugar onde reconhecemos nossa humanidade em sua crueza mais venturosa.

O autor desse livro é mineiro, graduado em Filosofia e Teologia, pós-graduado em Educação e mestre em Teologia Sistemática. Além de padre, ele é professor universitário, cantor e compositor. Quem não conhece o Pe. Fábio de Melo? Ele ficou conhecido pelo carisma e modo de se expressar, que é simples e ao mesmo tempo profundo, e, por ter uma linguagem acessível e ao mesmo tempo muito reflexiva, toca os corações de muitas pessoas, religiosas ou não. Não podemos esquecer, também, do seu bom humor, exemplificado em diversos vídeos postados por ele na internet, além dos seus comentários engraçadíssimos em algumas redes sociais, o que, de certo modo, rompe um pouco com a visão que temos da figura tradicional de um líder religioso e o torna mais gente como a gente. Afora todas essas características, ele também é escritor e já teve mais de cinco milhões de exemplares vendidos, sendo autor de grandes best-sellers.

quando-o-sofrimento-bater-à-sua-porta-minha-vida-literaria1

Quando o Sofrimento Bater à Sua Porta é composto por vinte e nove pequenos capítulos, todos eles trazendo uma reflexão sobre o tema central, o sofrimento, bem como suas diferentes fases e faces, nos fazendo sempre pensar nos nossos limites e possibilidades para vivermos melhor e lidarmos com essa questão, inerente à natureza humana.

Aqui, o autor nos fala um pouco sobre a origem do sofrimento, bebe nas fontes da filosofia, teologia e psicologia; porém, ao mesmo tempo, mantém uma linguagem muito acessível e de fácil compreensão, permitindo a qualquer pessoa se debruçar sobre a obra sem sentir a menor dificuldade em compreender o que está sendo posto. Acredito que essa seja uma das principais características da escrita do autor ser acessível a todos.

quando-o-sofrimento-bater-à-sua-porta-minha-vida-literaria3

Um fator que me chamou atenção é que vez por outra o Pe. Fábio coloca uma reflexão, um trecho de um livro ou um poema de algum grande autor da literatura nacional ou mundial e, a partir dele, desenvolve suas próprias reflexões. Alguns nomes como Mia Couto, Carlos Drummond de Andrade e Dostoievski aparecem de modo muito singelo na narrativa e, a meu ver, foram muito positivas essas aparições, se pensarmos que este é um livro que, talvez, passe pelas mãos de pessoas que nunca leram nada desses autores.

quando-o-sofrimento-bater-à-sua-porta-minha-vida-literaria2

Enfim, em geral, é um livro muito agradável de ser lido, que nos faz pensar em como podemos lidar com situações difíceis e, assim, nos deixa muitas reflexões. Por possuir uma escrita simples e acessível, por vezes, parece que estamos conversando com um amigo muito próximo e querido que nos afaga e acalma com suas palavras. Desse modo, é uma leitura recomendada, sobretudo para aqueles que estão precisando de uma mão amiga.





Deixe o seu comentário

Uma resposta para "[Resenha] Quando o Sofrimento Bater à Sua Porta – Pe. Fábio de Melo"

cristiana rebeque - 03, novembro 2017 às (18:39)

Todos os livros do padre fabio de melli sao uma grande licao de vida e este principalmente m ajudou a lensar mais em mim e m tudo q estou passando em minha vida,o padre fabio e um ser de Deus e muito inteligente preparado para tofas as obras de Deus.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício