[Resenha] Reportagens - Joe Sacco | Minha Vida Literária
18

out
2016

[Resenha] Reportagens – Joe Sacco

reportagens-joe-sacco-minha-vida-literaria

Título: Reportagens
Autor: Joe Sacco
Editora: Quadrinhos na Cia
Número de Páginas: 200
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

Na última década, Joe Sacco tem se voltado cada vez mais aos quadrinhos curtos para nos mandar seus relatos dos conflitos ao redor do globo. Reunidas pela primeira vez, essas reportagens mostram por que Sacco é um dos principais correspondentes de guerra dos nossos tempos. São histórias de refugiados africanos em Malta, de contrabandistas palestinos, de criminosos de guerra e de suas vítimas. E ainda de uma incursão com o exército americano no Iraque, em que ele vê de perto a miséria e o absurdo da guerra. Um de seus trabalhos mais maduros, Reportagens traz Sacco nas linhas de frente dos conflitos, relatando com sensibilidade e crueza os horrores e as esperanças da humanidade.

O autor da HQ Reportagens é reconhecido mundialmente por ser um dos precursores dos quadrinhos no jornalismo. Através dessa junção, ganhou visibilidade e destaque, sobretudo pelo conteúdo relevante que aborda em suas obras.

reportagens-joe-sacco-minha-vida-literaria1

Aqui temos diferentes reportagens em forma de quadrinhos, cada uma com um enfoque específico; porém, todas elas demonstram de modo muito direto os conflitos, a fome, a pobreza e toda a miséria causada por jogos de poderes, guerras e disparidades sociais existentes em alguns países, como Índia e Iraque, por exemplo.

Desde as primeiras páginas, já pude notar a densidade da leitura que me esperava, já que, normalmente, leio quadrinhos a fim de ter experiências mais leves ou mais breves com alguns conteúdos. No entanto, não foi esse o caso, pois as histórias apresentadas são permeadas de realidades muito duras e, infelizmente, reais. Mesmo assim, encarei a leitura e descobri ao longo das páginas o quanto esse tipo de recurso pode ser eficaz na disseminação de informações e valioso para o nosso conhecimento de mundo, visto que as realidades expostas são, por vezes, tão diferentes da nossa.

reportagens-joe-sacco-minha-vida-literaria2

Os diálogos de Reportagens são muito claros, diretos e muito duros. Enfatizo que, por serem reportagens, possuem um conteúdo extenso, cujas informações, entretanto, são rapidamente absorvidas por serem apresentadas em forma de quadrinhos. Um ponto interessante é que, após cada reportagem apresentada, o autor fez anotações bem pertinentes sobre o assunto que foi exposto, acrescentando muito na finalização de cada história e na nossa compreensão sobre ela.

reportagens-joe-sacco-minha-vida-literaria3

Assim como o conteúdo escrito, os desenhos também são muito detalhistas, além de expressivos e bastante tocantes. A meu ver, essa união entre o mundo do jornalismo e dos quadrinhos deu muito certo nesse caso, apesar de haver algumas críticas sobre a credibilidade dessa forma de fazer jornalismo. Sobre o assunto, o próprio autor traz seu posicionamento na nota introdutória da obra. Aos que se interessam por quadrinhos ou mesmo pelo jornalismo, Reportagens certamente é uma boa opção em termos de conteúdo, relevância e criticidade, não deixando a desejar durante sua leitura.

reportagens-joe-sacco-minha-vida-literaria4





Deixe o seu comentário

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por

Blogs Brasil