[Vídeo] Dicas Para Manter Suas Metas Literárias - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
19

jan
2017

[Vídeo] Dicas Para Manter Suas Metas Literárias

Oi queridos! O ano começa e a gente está a mil com nossas metas literárias. Mas ai os meses vão passando, aquele gás inicial vai acabando e, quando o ano chega ao fim, é bem capaz que vários itens tenham ficado sem ser cumpridos.

Pensando nisso, separei algumas dicas que podem ajudar a cumprir nossas metas literárias! Vocês podem assisti-las no vídeo abaixo ou lê-las aqui no post!


FAÇA METAS LITERÁRIAS POSSÍVEIS

Na hora de criar suas metas, seja realista. Considere seu ritmo atual de leitura, bem como sua disponibilidade de tempo para ler, e faça suas metas baseadas nisso. É claro que é bom pensar em se autodesafiar a fim de estimular um aumento do número de suas leituras (e aqui tem um post com dicas sobre como ler mais), mas pense em um aumento possível. Se você atualmente lê cerca de dois a três livros por mês, criar uma meta que propõe a leitura de 15 livros mensais pode ser algo um tanto quanto fora da realidade – e bastante propenso a causar frustrações e culpas futuras.

dicas-metas-literarias-minha-vida-literaria

CONSIDERE IMPREVISTOS

Considere, também, que imprevistos podem acontecer e que nem em todos os meses você terá a mesma disponibilidade de tempo para leitura: você pode ficar enrolado no trabalho/escola/faculdade, pode passar por algum período de dificuldade que diminua sua vontade de ler (e torço para que isso não aconteça!!), ou mesmo por períodos tão incríveis que viver fora dos livros é bem mais interessante do que viver neles (ok, abandonar livros não é legal, mas realmente desejo a vocês momentos incríveis fora das leituras!), ou então ser atacado por aquela ressaca literária (e aqui tem um post com dicas para curá-la e livros que podem te ajudar a sair dela!). Pensar nos imprevistos também auxilia na criação de metas possíveis!

dicas-metas-literarias-minha-vida-literaria2

RESPEITE SEU GOSTO LITERÁRIO

Tanto faz se você é do tipo que pré-seleciona leituras para o ano ou se você só se propõe a ler uma determinada quantidade de livros por mês, mas os escolhe de acordo com suas vontades/necessidades: respeite seu gosto literário. Se forçar a ler um livro que você talvez não esteja assim com tanta vontade de ler pode prejudicar seu ritmo de leituras e empacar o cumprimento das metas. Outra possibilidade é a de que você pode acabar deixando no limbo esse livro durante todo o ano e, quando ele chegar ao fim, o livro estará lá, intocado, deixando em você a sensação de dever não cumprido.

dicas-metas-literarias-minha-vida-literaria1

MANTENHA UM EQUILÍBRIO ENTRE ORGANIZAÇÃO E FLEXIBILIDADE

Por fim, cumprir metas – sejam lá quais forem – está intimamente ligado com sua organização. Sendo assim, organize-se! Se você tem dificuldade em encontrar um tempo para ler, separe 30 minutos por dia, que seja, ou eleja um dia na semana para ter uma noite/tarde de leitura. Inclua esse tempo na sua rotina para que você possa criar o hábito! Se você tem leituras a cumprir, organize-as de acordo com as prioridades de cada uma e as leia em ordem.

Uma boa maneira de se organizar é utilizar um planner, e deixo aqui para vocês o link de um criado por minha amiga, Viviane, e disponibilizado para download gratuito (não é uma linda?). ♥ Mas manter uma organização não é tudo: é preciso também ser flexível. Essa flexibilidade de aceitar quando não for possível cumprir uma meta diária/mensal é o que manterá sua sanidade e te impedirá de ficar neurótico, sentindo-se culpado e frustrado por ter deixado de cumprir alguma meta. A intenção é que as leituras sejam um ato prazeroso e relaxante, e não uma pressão e fardo na sua vida.

 

Boa sorte a todos e excelentes leituras!





Deixe o seu comentário

13 Respostas para "[Vídeo] Dicas Para Manter Suas Metas Literárias"

Rossana Batista - 19, janeiro 2017 às (17:54)

Oi!
São mesmo ótima dicas para manter as metas.
Eu faço sempre algumas metas tanto para o ano quanto para o mês e já muitas vezes eu não conseguir cumprir. Por isso de uns tempo pra cá eu já estou me organizando melhor, até com algumas das dicas que você disse, de não botar metas absurdas para o meu ritmo de leitura, ou respeitar meu gosto literário.

Anna Mendes - 19, janeiro 2017 às (18:44)

Oi Aione! Adorei as dicas!
Eu gosto de selecionar alguns livros que eu realmente quero muito ler, ou preciso, e deixo a mente aberta para ler outros livros que surgirem no meio do caminho. Mas organização e flexibilidade são realmente essenciais.
Eu costumo ler no máximo 4 livros por mês, mas é o que dá hehehe
Gostei bastante do Planner. Vou baixá-lo!
Bjos!

Marta Izabel - 19, janeiro 2017 às (21:41)

Oi, Aione!!
Adorei as dicas!! Normalmente tenho o costume de separar quais livros vou ler na semana ou no mês. É sempre separo um tempo para ler no dia assim tenho tempo para fazer outras atividades também.
Beijoss

Aciclea Vieira - 19, janeiro 2017 às (21:47)

Aione, certamente devemos fazer metas reais de acordo com o nosso ritmo,esse ano considerarei dez livros,já que no ano passado fiz uma média de 8a12por mês é lógico que devemos não esquecer dos imprevistos.Gosto muito também de deixar livre e escolher de acordo com o gênero desejado no momento,se surgir um livro que me chame muita atenção, certamente farei o possível para passá-lo a frente na fila.E que esse ano seja um ano repleto de leituras maravilhosas.Mil Beijinhos!!!

Simeia - 20, janeiro 2017 às (04:15)

Amei as dicas, estou precisando me reorganizar pra dar certo.
Bjs

Giulianna Santicioli - 20, janeiro 2017 às (14:41)

Nunca me dei bem com metas, todo ano fazia e não conseguia cumprir, então esse ano fiz a mesma coisa que você, vou ler 4 livros por mês conforme o que tiver na minha estante, admito que não sei se vou conseguir, porque ano passado minha média de leitura foi 3 livros por mês, então estou me desafiando a conseguir e outra dica que acho legal é que você não deu é pra aproveitar o tempo de ida e volta até o trabalho, porque eu por exemplo, vou de metrô e volto de metrô e sempre aproveito o caminho pra dar aquela leitura rapidinha, mesmo que não sejam muitas páginas, já ajuda.

thaynara ribeiro - 21, janeiro 2017 às (11:33)

Eu não faço metas literárias kkkk não consigo cumprir e por isso amei suas dicas rsrs considera imprevistos é algo que considero sempre kkk Já organização é meio complicado para mim

Roberta Batista - 21, janeiro 2017 às (17:56)

Adorei as dicas! Eu estou precisando de algumas mesmo, principalmente na questão de repeito ao meu gosto literário. Porque as vezes eu faço uma meta de livros de gênero que eu não costumo ler só pra não ficar sem ler. Acaba sendo as vezes uma leitura chata, e não é isso que deve proporcionar uma leitura.

camila rosa - 25, janeiro 2017 às (16:04)

Oi Aione, tudo bom?
Gostei muito do vídeo e das dicas, realmente é importante nos organizarmos, principalmente quando fazemos faculdade e trabalhamos, eu tenho tentado fazer isso, dedicar um tempo para leitura, para que eu ande, ano passado quase não consegui ler, por causa da falta de organização.
Beijos *-*

Lara Maria - 26, janeiro 2017 às (09:45)

Aii que linda! Amei as suas dicas. Eu geralmente faço metas literárias, mas quando não cumpro, fico muito decepcionada comigo mesma e desmotivada – o que costuma me levar a ficar um tempo sem ler. Mas esse ano estou firme e forte com minhas metas dentro das minhas limitações. Suas dicas foram bem utéis.

Beijos

Kemmy Oliveira - 27, janeiro 2017 às (15:20)

Amei as dicas, Aione!
A princípio eu queria ler metade do que tenho na estante (uns 200 livros) mas cheguei à conclusão que é impossível, pois se não bastasse os que já tenho, mensalmente chegam mais e mais. E ainda tenho os digitais, né?
Assim, não estabeleci meta mensal como você, mas sim anual: 100 livros no ano independente de ser físico ou digital. É bem alcançável. Aliás estou quase concluindo o 8º do ano.
Ser flexível é bem importante também, pois nem sempre dá pra fazer as coisas do jeito que queremos.
Esse ano quero me aventurar por gêneros diferentes mas sem deixar de lado meus amados thrillers ♥
Beijos!

suzana cariri - 31, janeiro 2017 às (00:02)

Oi!
Gostei muito dessa dicas, no começo eu acaba colocando varias metas para mim cumprir e acabava que no final não conseguiu cumprir todos, agora estou colocando metas mais próximas do meu tempo de leitura e tentando me organizar melhor e acabou que não tinha pensado sobre os meses que terei mais tempo e menos tempo para ler, entre outras coisas e o vídeo acabou me ajudando a organizar melhor essa metas, ótimas dicas !!

Ana I. J. Mercury - 31, janeiro 2017 às (21:41)

Adorei as dicas!!!
Concordo com tudo!!
Principalmente em respeitar nossos gostos literários. Eu leio super rápido meus gêneros favoritos, agora aqueles que eu não gosto tanto, leio mais, pra conhecer mesmo, nossaaaaaa, que demora rsrsrs parece que não flui!
bjss

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício