[Resenha] Pequenas Grandes Mentiras - Liane Moriarty | Minha Vida Literária
14

mar
2017

[Resenha] Pequenas Grandes Mentiras – Liane Moriarty

Título: Pequenas Grandes Mentiras
Autor: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 400
Ano de Publicação: 2015
Skoob: Adicione
Compre: Amazon ♥ AmericanasSaraiva ♥ Submarino

Depois do sucesso de O segredo do meu marido, a autora australiana Liane Moriarty apresenta um livro ousado sobre as perigosas meias verdade que contamos a nós mesmos para sobreviver.

Com muita bebida e pouca comida, o encontro de pais dos alunos da Escola Pirriwee tem tudo para dar errado. Fantasiados de Audrey Hepburn e Elvis, os adultos começam a discutir já no portão de entrada, e, da varanda onde um pequeno grupo se juntou, alguém cai e morre. Quem morreu? Foi acidente? Se foi homicídio, quem matou?

Pequenas grandes mentiras conta a história de três mulheres, cada uma delas diante de uma encruzilhada.

Madeline é forte e decidida. No segundo casamento, está muito chateada porque a filha do primeiro relacionamento quer morar com o pai e a jovem madrasta. Não bastasse isso, Skye, a filha do ex-marido com a nova mulher, está matriculada no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline.

Celeste, mãe dos gêmeos Max e Josh, é uma mulher invejável. É magra, rica e bonita, e seu casamento com Perry parece perfeito demais para ser verdade.

Celeste e Madeleine ficam amigas de Jane, a jovem mãe solteira que se mudou para a cidade com o filho, Ziggy, fruto de uma noite malsucedida.

Quando Ziggy é acusado de bullying, as opiniões dos pais se dividem. As tensões nos pequenos grupos de mães vão aumentando até o fatídico dia em que alguém cai da varanda da escola e morre. Pais e professores têm impressões frequentemente contraditórias e a verdade fica difícil de ser alcançada.

Ao colocar em cena ex-maridos e segundas esposas, mãe e filhas, violência e escândalos familiares, Liane Moriarty escreveu um livro viciante, inteligente e bem-humorado, com observações perspicazes sobre a natureza humana.

Pequenas Grandes Mentiras é o segundo romance de Liane Moriarty publicado no Brasil pela editora Intrínseca, que recentemente o relançou com a capa da série de TV da HBO baseada na obra e estrelada por Reese Witherspoon, Nicole Kidman e Shailene Woodley nos papéis das protagonistas Madeline, Celeste e Jane, respectivamente.

A história gira em torno dos acontecimentos prévios à morte ocorrida em uma festa oferecida aos pais da escola estadual de Pirriwee, na qual estudam os filhos de Madeline, Celeste e Jane. Pequenas Grandes Mentiras se inicia na fatídica noite, porém sem revelar quem foi a vítima e se sua morte foi acidental ou um homicídio. Então, a história retrocede alguns meses no tempo a fim de construir todos os eventos que desencadearão a morte ao final.

O plot central de Pequenas Grandes Mentiras pode ser o mistério envolvendo o acidente ou homicídio. Porém, ainda que a curiosidade despertada no leitor acerca dessa revelação seja um grande motivador e impulsionador da leitura, é o talento de Liane Moriarty em construir suas personagens e sua forma de abordar questões importantíssimas que verdadeiramente conduz a narrativa. Escritos em terceira pessoa, os capítulos se alternam de acordo com a perspectiva de cada protagonista e carregam suas visões de mundo, principalmente as pequenas mentiras que elas contam a si mesmas – e por isso o leitor deve estar atento para enxergar e refletir além do que é dito por elas.

Durante todo o livro, há trechos de depoimentos dos pais presentes na festa, demonstrando não só os problemas existentes entre eles, como também as inúmeras interpretações errôneas dos fatos. Além de cada questão poder receber diferentes pontos de vista, elas também são alteradas de acordo com a interpretação que recebem e ilustram a força prejudicial de boatos e fofocas, sendo também um bom exemplo de diferentes níveis de maldade inerentes ao ser humano. Afinal, todos compartilhamos de características que, embora diferentes e próprias a cada um, nos torna complexos e imperfeitos (segundo uma visão idealizada), no sentido de carregarmos o bem e o mal em nossa personalidade.

Assim como em O Segredo do Meu Marido, Pequenas Grandes Mentiras é construído por uma escrita despretensiosa, capaz de enganar a respeito do conteúdo do livro. Conforme avançamos na leitura, percebemos o quanto a autora se aprofunda nas complexidades de suas personagens e das temáticas abordadas, sem fazer dela pesada em momento algum. Ao mesmo tempo em que ela cativa o leitor pelo mistério desenvolvido e proporciona a ele um  nível de entretenimento, ela também se esbalda no universo feminino, trazendo pontos que exigem discussões e necessitam ser ilustrados para exemplicar o que é afirmado. E Liane Moriarty faz isso com maestria, ao se aprofundar nas personalidades de suas protagonistas, demonstrando seus anseios e receios, seus traumas e dificuldades. Acima de tudo, o livro trata da violência contra a mulher, e foi impossível não me sentir admirada pela sua forma de desenvolver a temática em meio à narrativa. Sobretudo, senti toda a força existida na união feminina, e fiquei exultante com a cena final, na varanda, quando finalmente descrita.

Pequenas Grandes Mentiras está ao lado de O Segredo do Meu Marido como duas das minhas melhores leituras de 2017, mesmo que ainda estejamos no início do ano. Liane Moriarty me ganhou por sua habilidade em construir uma história complexa a partir de acontecimentos completamente rotineiros, e por ser capaz tanto de surpreender, com uma trama envolvente e repleta de mistérios, quanto de nos levar a refletir, principalmente com relação ao universo feminino e às problemáticas diretamente relacionados a ele, sempre por meio de uma narrativa convidativa e despretensiosa. Sem dúvida alguma já a tenho na minha seleção de autores dos quais pretendo ler inclusive suas listas de supermercado.

 





Deixe o seu comentário

10 Respostas para "[Resenha] Pequenas Grandes Mentiras – Liane Moriarty"

Lili Aragão - 14, março 2017 às (11:21)

Oi Aione, já tinha visto o trailer dessa série, mas ainda não tinha visto que era baseada nesse livro ao qual já tinha visto outras resenhas e sempre positivas, alias a autora parece conseguir envolver o leitor em suas histórias e entregar livros cativantes. Fiquei curiosa pra saber quem morreu e como a cena te deixou bem animada e você falou em união feminina, imagino que seja surpreendente. Espero ter a oportunidade de conhecer a escrita da autora logo logo e ver a série 🙂

Responder

Paloma Monteiro - 14, março 2017 às (14:55)

To simplesmente loucaaa pra ler esse livro …li o livro “o segredo do meu marido” no ano passado, e amei , entrou pra lista dos meus queridinhoos…. infelizmente não tenho o canal da HBO , mas só pelas atrizes q escalaram já posso prever q a serie será ótima.

Responder

Rudynalva Correia Soares - 14, março 2017 às (23:40)

Aione!
O livro parece ter um plot interessante, onde as pequenas mentiras podem trazer uma realidade escondida e totalmente inesperada.
E gosto de livros que trazem personalidades complexas e adversas, bem como temáticas que podem ser questionadas e que de certa forma, nos colocam para pensar.
“Ouse saber!(Sapere aude)” (Immanuel Kant)
cheirinhos
Rudy

TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

Responder

Giane Xavier - 15, março 2017 às (02:31)

Aione
também amei esse livro e O Segredo do meu marido! Com certeza, Liane Moriarty entrou para minha lista de autores favoritos.

Beijo, adoro o blog e acompanho sempre.

Responder

Caroline Garcia - 15, março 2017 às (13:10)

Estou bem animada para ler esse livro e para ver a série.
Vejo muitos comentários positivos em relação a essa história e sobre a escrita da Liane Moriarty, que cada vez fico mais curiosa.
Parece ser uma história muito bem construída e as personagens principais também, parece ser uma leitura bem envolvente.
Esse misto de personalidades super me interessou.
Espero conferir em breve.
Beijos,
Caroline Garcia

Responder

Giulianna Santicioli - 15, março 2017 às (15:22)

Ainda não li esse livro, mas já vi alguns episódios da série e achei bem interessante, parei de assistir porque prefiro ler primeiro e depois ver as adaptações, mas você falou tão bem da autora que já vou começar a ler o livro semana que vem, chega de ficar encostado esperando a minha boa vontade pra ler.
Beijos!

Responder

Girlene - 19, março 2017 às (13:50)

Adorei esse livro, por conta historia de mulheres diferente. Assim podemos nos identificar com alguma. Pois bem, quem nunca contou aquelas meias verdades para gente mesmo apenas para gente fica meio feliz.
Gostei do livro por falar de assunto que costumos acham bobo porém ele existe. Além de fala sobre bullying algo muito importante para existe em livro. Enfim espero ter a oportunidade de ler esse doce livro algum dia

Responder

Kemmy Oliveira - 27, março 2017 às (21:44)

Aione, estou lendo O segredo do meu marido e várias pessoas me falaram que Pequenas Grandes Mentiras é ainda melhor. Fiquei bem animada, pois de fato a autora sabe como construir os personagens e moldar a trama a partir de coisas bem cotidianas. Pelo jeito ela gosta desse “jogo” de verdades e mentiras, né? hahaha de uma forma ou de outra, os dois livros falam sobre isso.
Enfim, eu tenho Pequenas grandes mentiras e ele é forte candidato a passar na frente das minhas 300 leituras atrasadas. Não sabia que essas eram as protagonistas da série, agora fiquei curiosa para conferi-la também!
Beijos

Responder

camila rosa - 30, março 2017 às (14:50)

Gostei muito da resenha do livor, ainda não li nenhum livro da autora, parece ser uma leitura um tanto viciante não é mesmo, pois queremos saber o que realmente aconteceu, gosto de livros com esse suspense, e espero ter a oportunidade de ler em breve os dois livros da autora.
Beijos *-*

Responder

Priscila Tavares - 30, março 2017 às (23:52)

Oi Aione, tudo bem?
Eu fiquei sabendo dessa história quando vi o trailer da série. Só depois fiquei sabendo da existência do livro. Pretendo ler antes de assistir porque sempre que faço o contrário, nunca leio o livro.
Espero que eu goste da história tanto quanto você *-*
Beijos
Quanto Mais Livros Melhor

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por