[Resenha] O Sol Também é Uma Estrela - Nicola Yoon | Minha Vida Literária
14

abr
2017

[Resenha] O Sol Também é Uma Estrela – Nicola Yoon

Título: O Sol Também é Uma Estrela
Autor: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 288
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?

O Sol Também é Uma Estrela, de Nicola Yoon, é um livro que cativa em amplos aspectos: pela escrita, pela história, pelas várias mensagens que transmite e por nos dizer tanta coisa em tão poucas páginas.

Nesse livro, conhecemos Natasha e Daniel. Ela é imigrante da Jamaica e se estabeleceu nos EUA aos oito anos de idade; é uma garota pé no chão, que não acredita em destino ou sorte e que prefere acreditar nos fatos e na ciência. Já Daniel nasceu nos EUA, mas seus pais são coreanos; ele é sonhador, acredita no destino e sempre foi um filho e aluno exemplar.

Apesar de termos aqui um romance juvenil, o livro vai muito além e levanta aspectos relevantes que entrelaçam diferenças culturais, imigração, conflitos familiares e todos os impactos que essas questões possuem na vida dos personagens.

A narrativa de Nicola Yoon é sensacional, de modo que é fácil se envolver com os personagens e com a trama que é muito fluída. Em primeira pessoa, somos guiados pela Natasha e pelo Daniel, mas também acompanhamos em terceira pessoa personagens secundários e explicações para determinados eventos, artifícios que só acrescentaram ao livro e o deixou ainda mais interessante.

Acredito que um dos fatores que fez a história ser tão bem sucedida é que tudo flui muito bem e os aspectos contemporâneos em destaque nos remete a debates importantes. Mesmo que essas questões não sejam tão aprofundadas, elas estão ali e possuem lugares de destaque no dia a dia das personagens, sendo partes complementares ou estruturantes de suas próprias existências.

O romance, a meu ver, é bem característico dessa fase de vida dos personagens, em que tudo ocorre de modo muito rápido e intenso, mas não deixa de ser envolvente e apaixonante.

Penso que O Sol Também é Uma Estrela seja um livro que tem uma história simples, mas que nos deixa muitas reflexões e mensagens sobre a complexidade da vida. É um livro encantador!





Deixe o seu comentário

4 Respostas para "[Resenha] O Sol Também é Uma Estrela – Nicola Yoon"

rudynalva - 14, abril 2017 às (23:37)

Clívia!
Tenho lido bons comentários sobre o livro, principalmente porque trata com a diversidade de de raças e o romance é bem escrito e bem conduzido através das personagens.
cheirinhos
Rudy

Responder

Rita Cruz - 16, abril 2017 às (07:56)

Já ouvi bons elogios a respeito do livro que me deixaram bastante curiosa. Acho que deve ser uma leitura bem gostosas por se tratar de um romance leve capaz de nos trazer mensagens para a vida.

Responder

Márcia Saltão - 22, abril 2017 às (16:28)

Oi!
Linda resenha, parabéns.
Ainda não li esse livro, mas espero ter a oportunidade. Percebe-se que é uma leitura muito delicada e com uma bonita mensagem de vida.
Com certeza, vale a pena!
Beijos.

Responder

Franciele de Santana - 22, abril 2017 às (18:18)

Essa é a segunda resenha positiva que leio e que está me deixando com vontade de ler porque pela fluidez e objetividade na narrativa e mesmo assim passando mensagens importantes mesmo que não muito aprofundados, tudo passando muito rápido me deixando curiosa como essa história vai terminar.

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por

Blogs Brasil