[Resenha] Romancista Como Vocação - Haruki Murakami - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
19

maio
2017

[Resenha] Romancista Como Vocação – Haruki Murakami

Título: Romancista Como Vocação
Autor: Haruki Murakami
Editora: Alfaguara
Número de Páginas: 168
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

Haruki Murakami é um dos mais conhecidos autores contemporâneos do Japão. Quando seus livros são lançados, a imprensa noticia filas enormes nas livrarias de Tóquio e traduções para mais de quarenta idiomas. Ícone da escrita fluida, Murakami transita bem em diversos estilos narrativos: ficção, ensaio, reportagem, nada parece estar fora de seu talento literário. Para abarcar toda essa multiplicidade, chega agora Romancista como vocação, uma série de proposições sobre a escrita, a literatura e a vida pessoal do recluso escritor. Escrito na linguagem acessível típica de Murakami, este livro é um convite a todos que desejam habitar o mundo dos romancistas, bem como uma declaração de amor ao ato da escrita.



Romancista como vocação, de autoria do reconhecido escritor japonês Haruki Murakami, é um livro muito convidativo, pois fala sobre o processo de escrita do autor. Sendo assim, tem um caráter autobiográfico, mas, ao mesmo tempo, nos conduz a uma série de dicas valiosas sobre o ato da escrita. No entanto, não temos aqui nenhum manual; ao contrário, a sensação no decorrer da leitura é a de que estamos batendo um papo despretensioso com o autor, mas que nos levará a reflexões valiosas sobre o processo criativo de um escritor.

O livro é curto e tem poucos capítulos, mas cada um deles possui valoroso significado, pois retrata situações experenciadas por Murakami, embora pudessem ser aplicadas a qualquer pessoa que deseje entrar no mundo da escrita. Com isso, ele nos orienta, por exemplo, sobre como uma boa qualidade de vida e exercícios físicos nos ajudam a escrever melhor; como lidar com críticas; ou quais os hábitos necessários para se tornar escritor. Entre uma informação e outra, o autor fala como se tornou escritor – os impulsos, hábitos, ponderações e opiniões sobre o universo literário. Antes de tudo, Romancista como vocação é um livro de bastante opinião, e o autor parece bastante à vontade para colocá-las no decorrer dos capítulos.

Justamente por ter essa característica mais interpessoal, a obra possui uma linguagem muito acessível e o ritmo de leitura é fluído e envolvente. Certamente, quem é escritor ou pretende ser vai se identificar em algum momento com os relatos e dicas de Haruki Murakami.

Um dos aspectos que achei mais interessantes no decorrer da leitura foi a franqueza que senti por parte do autor ao retratar suas inquietudes acerca da sua experiência como escritor. Sem dúvidas, foi uma leitura muito agradável e construtiva, sem fórmulas ou soluções mágicas, mas com muita autenticidade.





Deixe o seu comentário

5 Respostas para "[Resenha] Romancista Como Vocação – Haruki Murakami"

Márcia Saltão - 19, maio 2017 às (19:37)

Oi.
Que capa bonita. É ótimo saber que a leitura é envolvente e tem uma linguagem acessível, pois com certeza o conteúdo do mesmo, será de grande auxilio para escritores e iniciantes.
Sua resenha está muito bem construída, como sempre e a dica, muito legal.
Beijos.

rudynalva - 20, maio 2017 às (15:56)

Clivia!
Tão bom um livro instrutivo e até certo ponto interativo com o leitor, que facilita o modo de escrita de quem pretende ou é um escritor.
Temos mesmo de ter uma vida saudável para poder ter a mente aberta para a criatividade.
Gostaria de ler.
Bom final de semana!
“A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

Kemmy Oliveira - 20, maio 2017 às (23:48)

Oi Clivia!
Já conhecia o autor, mas não essa obra especificamente. Me fez lembrar de Sobre a escrita, do Stephen KIng, que aliás eu não li mas quero ler rs
Acho bem interessante que o livro não seja como um manual, mas sim como uma conversa com o autor e que possamos nos identificar com as passagens. Eu ainda pretendo escrever um livro, então claro que coloquei esse na minha lista. Aprender com o erro alheio é ótimo hahaha
Beijos

suzana cariri - 29, maio 2017 às (11:08)

Oi!
Ainda não conhecia esse livro, mas achei bem interessante, acho que para quem está iniciado no universo da escrita e sempre valido fazer uma pesquisa e até pesquisar um pouco os hábitos dos autores que inspiramos, por isso um livro com cara de bate papo me deixou bem curiosa para poder ler e poder pegar alguns dicas !!

Kleris Ribeiro - 08, julho 2017 às (19:59)

A franqueza e humildade do Murakami roubam a atenção *—* Dá vontade de conversar por horas com ele, visitá-lo sempre. Fiquei encantada!

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício