[Resenha] Uma Semana de Inverno - Maeve Binchy | Minha Vida Literária
11

jul
2017

[Resenha] Uma Semana de Inverno – Maeve Binchy

Título: Uma Semana de Inverno
Autor: Maeve Binchy
Editora: Bertrand Brasil
Número de Páginas: 362
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

Quando Chicky Starr decide restaurar a velha Casa de Pedra, situada no alto de um penhasco na costa oeste da Irlanda, e transformá-la em um hotel, todos pensam que ela enlouqueceu. Mas, com uma reforma para proporcionar à casa lareiras, quartos elegantes e uma aconchegante cozinha, não demora muito para Chicky estar pronta para receber seu improvável primeiro grupo de hóspedes. Winnie e Lillian não se dão bem, mas se veem forçadas a passar férias juntas; John, astro de filmes norte-americanos, pensa que chegou despercebido; o casal de médicos Nicola e Henry, estão fartos das mortes que presenciaram; Anders odeia ter que herdar os negócios do pai, mas possui um talento nato para a música; a Srta. Howe, uma gélida professora aposentada, parece não gostar de nada; os Wall estão desapontados por terem ficado apenas com o segundo lugar em um concurso valendo uma viagem a Paris; e Freda, a bibliotecária, está com medo dos próprios dons psíquicos. Dividir “Uma Semana de Inverno” com personagens tão envolventes e improváveis será puro deleite.

Existe melhor composição para o inverno do que um bom livro, uma bebida quente e umas cobertas quentinhas e aconchegantes? Pois parte desse cenário nos é oferecido na capa de Uma Semana de Inverno; a outra parte fica por nossa conta, já que esta é uma leitura que nos condiciona ao conforto da estação que nomeia a obra.

Aqui a história (ou talvez seja melhor, as histórias) se passa em uma pequena cidade no interior da Irlanda. Tudo começa quando uma moça chamada Chicky Starr decide restaurar a velha Casa de Pedra e transformá-la num hotel, uma vez que a casa fica em cima de um penhasco e de frente para o oceano. Um verdadeiro sonho!

Quando me referi às histórias e não apenas a uma é justamente porque Uma Semana de Inverno é um livro com uma proposta um pouco diferente, pois ele não traz uma ou duas personagens centrais, mas diversas. Assim, cada capítulo nos conta a história de um novo hóspede como: a ranzinza professora aposentada Srta. Howe ou Freda, a bibliotecária, entre tantos outros. O que há de comum entre eles é que estão hospedados na Casa da Pedra.

A narrativa em terceira pessoa é fluída e de fácil compreensão, as histórias são leves e despretensiosas, apesar de a maioria das personagens parecerem buscar algo dentro de si mesmos que talvez ultrapasse os muros da aconchegante hospedagem. Por ser em terceira pessoa e até por englobar muitas trajetórias de vida das personagens, Maeve Binchy   acaba nos deixando com o gostinho de quero mais em relação a alguns desfechos, pois ficamos com vontade de saber mais sobre eles. Porém, a intenção aqui não me pareceu ser a de aprofundar as histórias de vida, mas sim mostrá-las com simplicidade e franqueza.

Se você busca um livro leve e de leitura rápida, ao mesmo tempo em que fala sobre perdas, família, amor e amizade, mas sem aprofundar muito, essa certamente é uma boa escolha.





Deixe o seu comentário

6 Respostas para "[Resenha] Uma Semana de Inverno – Maeve Binchy"

Fabiana Roberta - 11, julho 2017 às (18:18)

Olá já tinha visto este livro mais não tinha dado muita atenção pra ele,achei bem legal a autora contar várias histórias usando o hotel como pano de fundo,parece ser uma leitura bem prazerosa de ler,obrigada pela dica.
Bjs

Responder

Nayane Evylle - 11, julho 2017 às (20:39)

Oi Aione!
Já tinha visto esse livro passando no skoob, mas não dei muita atenção.
Gostei por ser um livro com vários personagens e não focado em um, apesar de preferir livros com personagens centrais.
Adoro temáticas com o inverno e adorei a premissa do livro. Parece ser aqueles pra gente sair de uma ressaca literária.
Obrigada pela indicação!
Abc

Responder

Lana Silva - 12, julho 2017 às (09:41)

Esta me pareceu uma leitura rápida, envolvente e cativante, já que possuí vários personagens com estória diferentes, e com o intuito diferenciado, já que vão aborda vátios temas como luto, a relação de amizade, relacionamento familiar e amor, Por isso me interessei por esta leitura, e me surpreendi com sua resenha, já que ainda não conhecia esta obra.

Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros “O Casal que mora ao lado” e “Paris para um e outros contos”.
http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

Responder

Aline M. Oliveira - 12, julho 2017 às (10:29)

Que gracinha gente! Gostei muito! O cenário de um hotel recém reformado, numa cidade do interior da Irlanda, no inverno, de pano de fundo é tão convidativa, pra mim, pelo menos, que amo inverno. E as pequenas histórias que integram a história num todo, também parecem muito fofas! Cada personagem tentando encontrar a si mesmo, e se encaixando no todo do livro. Achei muito fofo e quero muito ler!
Bjoxx ♥
#6ANOSMVL

Responder

beatriz rosa - 12, julho 2017 às (13:58)

Parece ser um livro bacana, mas não me interessa muito. Adorei que a escritora não foca em apenas um personagem e sim em vários. Nada melhor do que ler um livro embaixo das cobertas e com uma bebida bem quentinha né? Uma pena não dar para aproveitar o inverno direito aqui na minha cidade, já que quase não faz frio.
Otima resenha!

Responder

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 12, julho 2017 às (16:32)

AIONE!
Acabei de ler um livro de contos de terror nesse mesmo estilo.
Na verdade a personagem principal era o prédio onde os moradores moravam e aí, cada morador dos 20 apartamentos, vai contando o que se passa com eles lá.
São 20 contos diferentes, mas no final, todos dizem respeito ao prédio.
Acredito que aqui, a dinâmica do livro seja a mesma. São contos ligados a pessoas que se hospedaram na Casa de Pedra.
Gosto de livros nesse estilo, embora seja mesmo como falou, não tem como nos apegarmos a nenhum personagem específico.
“Bendito seja eu por tudo o que não sei, gozo tudo isso como quem sabe que há o sol” (Fernando Pessoa)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

Responder

Últimas Resenhas

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por