[Vídeo] Dicas Para Ler Livros Clássicos - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
14

set
2017

[Vídeo] Dicas Para Ler Livros Clássicos

Oi, gente! Vamos conferir algumas dicas pra começar a ler livros clássicos?




 

Leia por interesse

Não adianta ler de forma forçada algo que, provavelmente, já vai te dar trabalho. Assim, procure, para começar, títulos que realmente te interessem, que despertem sua atenção.

 

 

Leia sobre o contexto da obra/autor

As obras ditas clássicas assim se transformaram principalmente pela relevância que construíram desde sua publicação. Parte disso é pela maneira de como estão inseridas em seu contexto de criação e surgimento e, assim, conhecer esse contexto acaba, muitas vezes, sendo essencial para entender a leitura (ou, ao menos, parte dela).

 

 

Não force a leitura

Se você começou a ler e empacou, não se force a continuar. Ao fazer isso, é bem capaz que você continue com uma leitura arrastada e superficial, incapaz de compreender o que está sendo lido. Tire um tempo daquela obra, procure fazer outra coisa ou, até mesmo, ler outros títulos. Experimento retornar futuramente, em um momento mais adequado, que, talvez, a experiência seja outra!

 

 

Procure imergir na leitura

Ler sem estar envolvido é sinônimo de não captar a leitura e suas nuances. Assim, se dê uma chance de se envolver. Boa parte das leituras é, inicialmente, de mais difícil envolvimento, então procure dedicar atenção ao que está sendo lido: leia em locais tranquilos, sem distrações próximas; desative celulares e fique longe de redes sociais; procure, de fato, atentar para as páginas a sua frente.

 

 

Leia resumos/análises

Algo que costuma ajudar bastante é ler resumos e/ou análises das obras, tanto durante as leituras dos livros em si quanto depois, ao finalizá-lo. Se você sente, durante o livro, que está perdido em relação aos acontecimentos, é válido procurar algum resumo que te ajude a sintetizar, em sua mente, os episódios até aquele momento da leitura, bem como uma possível análise deles. Assim, você começa a compreender melhor o que está acontecendo e suas chances de se envolver com o livro são bem maiores. Mas cuidado com os spoilers! Certifique-se de ler no resumo estritamente aquilo que você já leu no livro! Ao mesmo tempo, se após terminar o livro você ficou com aquela sensação de não tê-lo compreendido, corra pra esses resumos e análises para ajudar a esclarecer em sua mente aquilo que você leu. Talvez em uma próxima leitura, você parta para ela com outros olhares e perspectivas, já tendo em vista o que procurar em cada (entre)linha. Um site que recomendo é o SparkNotes!

 

 

Assista a filmes

Muitas obras clássicas ganharam adaptações em formato de filmes ou séries de TV. Assim, assisti-los pode ser uma alternativa à leitura dos resumos, de maneira a ajudar a captar ao menos a essência das obras originais. Se você é daqueles que gostam de spoilers, ver o filme antes de ler o livro pode ser uma boa maneira de despertar sua curiosidade para a leitura!





Deixe o seu comentário

13 Respostas para "[Vídeo] Dicas Para Ler Livros Clássicos"

Fabiana Roberta - 14, setembro 2017 às (18:57)

Oi Aione adorei as dicas, confesso que já faz um bom tempo que não leio um bom clássico, pra mim a melhor dica é ler sem se sentir obrigado lembro que na época da escola éramos obrigados a ler certos livros que hoje eu não me lembro muito bem da história apenas como foi uma leitura arrastada mas quando agente podia escolher o título a leitura fluía que era uma beleza um bom exemplo foi Senhora do José de Alencar que eu me apaixonei por este livro e já li três vezes,agora uma autora que tenho muita vontade de ler é Jane Austen uma dia quero ler um de seus livros .
Bjs

Lili Aragão - 14, setembro 2017 às (19:38)

Oi Aione, dicas ótimas e importantes, acho legal ler clássicos mas a escrita diferente muitas vezes me faz levantar algumas barreiras pra história e acabo nem dando continuidade, assim achei todas as dicas bem preciosas, principalmente aquele que fala sobre dar um tempo e retomar a leitura no momento certo, eu acredito que há um momento certo pra cada leitura. Ótimo post *__*

Michelle - 15, setembro 2017 às (05:39)

Ola! Adorei essas dicas. Adoro você e o blog. Parabéns pelo ótimo trabalho. Bj

Bruna Souza - 15, setembro 2017 às (11:20)

Oi Aione,
Suas dicas casaram exatamente com o momento que estou.
Estou lendo Jane Austen – Razão e Sensibilidade, junto com o grupo do Livros e Fuxicos, e nunca tinha lido um clássico e realmente, do nada com ser a leitura do mês, me deu curiosidade para ler, achei com o preconceito de “ser chato” “coisa antiga” eu logo iria parar de ler e acabar abandonando, mas não foi o que aconteceu, eu li e amei. E já quero ler Orgulho e Preconceito.
As experiências novas sempre valem, e ver que aquele preconceito por ser clássico morreu é muito bom também.
Adorei suas dicas, obrigado.

Otimo fim de semana,
Beijo

Ana Carolina Venceslau dos Santos - 17, setembro 2017 às (17:51)

Tem um livro de literatura clássica que eu encontrei ao acaso mas se tornou um dos meus livros favoritos e o livro O CONDE DE MONTE CRISTO. Foi adaptada p ara o cinema e tals. Ja conhecia algumas dessas leituras que você indicou mas simplesmente Jane Austen e rainha soberana.

magomes8 - 18, setembro 2017 às (22:04)

Oii Aionee!
Amei as dicas, sou doida para pegar clássicos, fico vendo resenhas na internet e fico apaixonada, e quando vou pegar para ler empaco! Estou empacada desde julho numa leitura, vou só juntando outros livros, passando eles na frente e deixando o clássico para lá, talvez nao seja o momento né?! Mas gostei da ideia de olhar análises, não conhecia o site SparkNotes, muito obrigada pela dica!!

Maria Vitória - 19, setembro 2017 às (16:53)

Não sei se é só comigo mas o gênero que eu vou ler depende da fase que eu estou passando. Geralmente leio livros de romance e chick lit. Os livros clássicos já estão na minha lista pra eu experimentar esse novos tipos de gêneros.
Adorei o vídeo, amei as dicas❤️

Lily Viana - 20, setembro 2017 às (22:36)

Olá Aione,
Realmente amei suas dicas, são bastante valiosos..Eu já comprei meu exemplar de Orgulho e Preconceito de Jane Austen, e uma historia clássico e desejo imensamente imergir na historia maravilhosa. Você me ajudou bastante com essas dicas e com certeza será muito útil para mim.

Lily Viana - 20, setembro 2017 às (22:42)

Olá Aione,
Gostei muito das suas dicas, são muitos maravilhosas e preciosas. Eu no começo não tinha muito interesse em ler clássicos, mas agora estou com vontade de imergir em historias clássicas, eu no momento quero ler Orgulho e Preconceito de Jane Austen, já li a sinopse, resenhas e amei bastante. Suas dicas será muito útil para mim!

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 20, setembro 2017 às (22:46)

Aione!
Dicas são sempre importantes, principalmente para ler os clássicos.
Defendo também a leitura de qualquer estilo, desde que dÊ prazer para o leitor, né?
Pois é, acredito que boa parte dos leitores está tãoa costumado com livros mais contemporâneos que nem se tocam a época em que o livro foi escrito e é bem melhor ficar situada à época para entrar no clima.
Geralmente faço isso, quando a leitura não está dando certa, para, vou ler outro livro que sei que vai me prender e depois volto.
Bacana essa dica de pesquisar.
Foram dicas primorosas, obrigada.
cheirinhos
Rudy

Nayane Evylle - 23, setembro 2017 às (19:18)

Oi Mi 🙂
Eu sou leitora de clássicos desde a escola. Nunca tive problema e dificuldade com esse tipo de leitura. Fazia os trabalhos de literatura com tanto gosto rsrs
Essas dicas são muito boas pra quem não é leitor de clássicos. Não forçar a leitura e saber o contexto em que a obra foi produzida, são ótimas dicas pra entender melhor o livro.
O último clássico que reli foi o Morro dos Ventos Uivantes. Incrível como tem o mesmo efeito de me deixar na bad de uma forma muito ruim. Uma característica de muitos clássicos publicados.

Franciele Débora - 25, setembro 2017 às (10:57)

Olá, tudo bem?
Excelente dicas principalmente pra mim, pois não sou de ler muitos clássicos!
Amei o vídeo, beijos.

Giulianna Santicioli - 30, setembro 2017 às (23:43)

Tentava e tentava ler clássicos mas nunca conseguia, até que finalmente descobri que não era os clássicos que eram chatos, mas sim eu que nunca achava o clássico certo para mim, quando comecei a ler livros considerados clássicos foi por causa da escola e como odeio ler por obrigação, achava eles um tédio, até o dia em que conheci Jane Austen e as irmãs Bronte e minha vida mudou, adorei o vídeo e se eu tivesse assistido algo assim quando era mais nova teria me apaixonado por esse livros muito mais cedo.
Beijos!

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício