[Resenha] Da Poesia - Hilda Hilst - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
29

set
2017

[Resenha] Da Poesia – Hilda Hilst

Título: Da Poesia
Autor: Hilda Hilst
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 584
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

A intensa e prolífica atividade literária de Hilda Hilst se desdobrou em livros de ficção e em peças de teatro, mas foi na poesia que ela deu início e fim à sua carreira. Ao longo de 45 anos, entre 1950 e 1995, a poeta publicou em pequenas tiragens graças ao entusiasmo de editoras independentes com destaque para Massao Ohno, seu amigo e principal divulgador. No início dos anos 2000, os títulos de Hilda passaram a ser publicados pela Globo, editora com ampla distribuição. Nessa época, a sua escrita, até então considerada marginal e hermética, começou a receber o interesse de uma legião de leitores e estudiosos. Agora, a Companhia das Letras reúne, pela primeira vez, toda a lavra poética da autora de Bufólicas em um só livro, que inclui, além de mais de 20 títulos, uma seção de inéditos e fortuna crítica. O material contém posfácio de Victor Heringer, carta de Caio Fernando Abreu para Hilda, dois trechos de Lygia Fagundes Telles sobre a amiga e uma entrevista cedida a Vilma Arêas, publicada no Jornal do Brasil em 1989. A poesia de Hilda que ganha forma em cantigas, baladas, sonetos e poemas de verso livre explora a morte, a solidão, o amor erótico, a loucura e o misticismo. Ao fundir o sagrado e o profano, a poeta se firmou como uma das vozes mais transgressoras da literatura brasileira do século XX.

Hilda Hilst foi considerada uma das maiores escritoras da língua portuguesa dos últimos tempos. Com uma extensa produção artística, a autora foi uma poetisa, ficcionista, dramaturga e cronista brasileira que deixou um grande legado.

Da Poesia é um livro provocante, singular e que resulta em um certo fascínio poético após sua leitura. Os que apreciam poesia e que terão contato com essa antologia certamente encontrarão aqui um itinerário de escrita admirável e recompensador capaz de proporcionar diferentes sensações. O fato é que a aptidão da autora como poetisa faz ainda com que essa obra adquira um valor inestimável, sobretudo por reunir todo o trabalho poético de Hilst.

A poesia de Hilda Hilst passeia por temas como a solidão, a morte, o amor, a loucura, o místico e o amor erótico. Ainda que alguns desses temas sejam retratados na literatura como um todo, outros são considerados tabus e foram trabalhados pela autora de modo sistemático ao longo da sua vida.

Minha experiência de leitura revelou-se positiva, por considerar as inúmeras surpresas que tive ao longo dela e por acompanhar cronologicamente o desenvolvimento da escrita da autora, o que é um privilégio. Ao mesmo tempo, porém, mantive um certo estranhamento em algumas fases poéticas, que certamente atribuo ao fato de ter sido o meu primeiro contato com sua escrita. Essa é uma obra que nos proporciona um panorama geral da produção poética de Hilda Hilst e nos confidencia a cada verso a grande escritora que ela foi.

Essa edição, que por sinal está belíssima, contém posfácio de Victor Heringer, uma carta de Caio Fernando Abreu para a autora e trechos de Lygia Fagundes Telles sobre Hilda Hilst. Para quem deseja conhecer a produção poética da autora, essa sem dúvidas é uma leitura indispensável.





Deixe o seu comentário

7 Respostas para "[Resenha] Da Poesia – Hilda Hilst"

Lili Aragão - 29, setembro 2017 às (14:51)

Oi Clivia, apesar de não ter livros de poesia figurando entre minhas compras com frequência, achei que as fotos evidenciaram que edição está muito linda e curti a resenha que positiva apesar de algumas partes terem te causado estranhamento. Ótima resenha 😉

Franciele Débora - 29, setembro 2017 às (19:13)

Oi!
Não sou de ler muita poesia, mas esta me cativou.
Achei bem interessante as poesias e quero lê-las.
Beijos.

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 29, setembro 2017 às (22:12)

Clívia!
É verdade, a autora tem grande versatilidade em sua escrita e tem sido considerada uma das melhores escritoras contemporâneas.
Gosto muito de poemas e gostaria de passear por todas as fases poéticas da autora, deve ser uma grande evolução e grande aprendizado.
Achei o livro grande para ser de poesia, mas deve valer a pena a leitura.
Um final de semana de muita inspiração e paz no coração!
“Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou.” (Richard Bach)
Cheirinhos
Rudy

Fabiana Roberta - 30, setembro 2017 às (09:39)

Olá gosto muito de poesia mas confesso que já faz um bom tempo que não leio,não conhecia a autora e o livro está numa edição muito bonita,vou procurar saber mais sobre a autora,valeu a super dica.
bjs

Nayane Evylle - 30, setembro 2017 às (18:45)

Que edição linda, Mi.
Eu não sou leitora ávida de poesia, mas adoro ler de vez em quando. Não conhecia a autora e esse é o primeiro livro que vejo dela.
É ótimo começar a ler autores e já ter experiências positivas com ele na primeira obra.
Adorei a indicação!
Bjus

Lily Viana - 30, setembro 2017 às (18:47)

Ola Aione!
Que livro lindo!
É sempre bom ver que há escritora brasileira incríveis, por escrever poesias que abordas vários sentimentos. Eu amo poesia, frases sempre que tenho tempo, fico lendo algumas e sempre me faz amar essas palavras linda que escrevem. Eu espero poder ter a oportunidade de conhecer a obra dessa escritora.

Aldrin Iglesias - 28, março 2018 às (19:08)

Oi, Clivia.
Comprei este livro reunindo a poesia da Hilda Hilst hoje. Tenho certeza que vou gostar bastante.
Muito bonito o seu blog.

Abraços,
Aldrin

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício