[Diversos] Inspirações do Mês | Música - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
30

set
2017

[Diversos] Inspirações do Mês | Música

Oi, gente! Mais um dia 30 e, com ele, um novo Inspirações do Mês, projeto criado por mim e mais outros cinco blogs: Equalize da Leitura, Livros & Fuxicos, Nuvem Literária, Resenhando Sonhos e Segredos Entre Amigas.

Para Setembro, escolhemos o tema Música para guiar o olhar sobre nosso último mês, e esperamos que, como das últimas vezes, vocês gostem do resultado ♥

Não deixem de conferir as Inspirações de Julho e Agosto!

MÚSICA

Não sei como acontece com vocês, mas música é, para mim, algo com que sinto uma conexão profunda. Cantar e dançar estão entre minhas coisas favoritas da vida, porque, quando faço essas coisas, é como se estivesse entrando em contato com o que há de mais íntimo em mim. Não me importa se eu desafino, se não sei realmente cantar ou dançar; nessas horas, tudo o que me importa é sentir cada uma das notas em mim, é externar as emoções e sensações que me tomam. Dançar e cantar, acima de tudo, se tornam um ato de transbordar, de transcender, de independência e de liberdade. Não é uma surpresa que minhas músicas favoritas sejam exatamente aquelas que você sente quem a está cantando se entregar por completo – e que me permitem fazer o mesmo.

A música é tão presente em tudo que vivemos que não conheço alguém que seja capaz de não fazer ao menos parte de  suas atividades ouvindo alguma coisa. Há quem goste de estudar e ler ouvindo música, quem faz isso enquanto trabalha. No meu caso, a música é minha companheira de caminhadas, de viagens, de fotos que tiro e edito para postar no blog e no Instagram e, confesso, muitos desses instantes se tornam os meus favoritos da rotina justamente pela possibilidade de ligar o som e me entregar a ele. Quer ver deixar a atividade de limpar o quarto, por exemplo, mais atrativa? Me deixe fazer isso cantando e dançando que até limpo com gosto!

Também não é surpresa que entre meus filmes e séries favoritos estejam os musicais, principalmente quando já decorei as músicas e posso cantá-las enquanto assisto. Até hoje, não sei terminar de assistir a Dirty Dancing sem sentir uma vontade doida de sair dançando, assim como não sei ver os desenhos da Disney em silêncio. Me emocionei por completo em inúmeros episódios de Glee, e minhas playlists sempre trazem uma ou outra (ou muitas) música de trilha sonora.  Inclusive, vale dizer que um dos meus sonhos é participar de um musical um dia. Seria uma experiência incrível, sem dúvida alguma, por reunir tanto do que amo em um só lugar. E quem já me acompanhou em musicais em teatros sabe que deixo por lá todas as minhas lágrimas e mais um pouco, de tanto que mexem comigo.

E vamos falar de livros combinados com músicas? Já fiz post aqui sobre isso, e também vídeo no canal. Acho maravilhoso encontrar indicações de músicas durante a leitura (o que já me permitiu ampliar e muito meu repertório), além de considerar uma experiência indescritível quando coloco para tocar alguma canção mencionada ao mesmo tempo em que as personagens as escutam. É como se a vivência ali no livro fosse intensificada ao extremo e realmente fossemos capaz de sentir o que os personagens sentem.

Talvez música seja algo universalmente apreciada pela própria relação que estabelecemos com ela. Assim como cada um de nós tem suas preferências pessoais, também desenvolvemos essa conexão particular com aquilo que ouvimos. Estamos a todo momento criando trilhas sonoras pessoais e nos identificando com elas, permitindo que as canções se tornem, também, uma forma de expressão de nós mesmos. Com elas, podemos nos comunicar conosco e com os outros, criamos uma relação com o mundo que nos cerca e nos permitimos liberar ou apreender inúmeros sentimentos. Assim como a leitura pode ser uma atividade extremamente íntima e subjetiva, a música também pode ser. Porém, ela pode ser ainda mais intensa por estimular mais diretamente nossos sentidos, por ser uma experiência física. De qualquer maneira, seja lendo ou ouvindo uma canção, certamente uma das melhores sensações do mundo é a de se sentir infinito.

Espero que vocês tenham gostado do post, e não deixem de conferir as postagens das outras meninas 🙂

 

Beijos a todos!





Deixe o seu comentário

7 Respostas para "[Diversos] Inspirações do Mês | Música"

Fabiana Roberta - 30, setembro 2017 às (18:22)

Oi Aione adorei o tema deste mês quem não gosta de uma boa música não é, ela nos faz viajar e nos sentimos bem demais curtindo belas melodias,adorei as fotos ficaram lindas.
Bjs

Lily Viana - 30, setembro 2017 às (18:42)

Olá Aione!
Eu amo a musica, ela faz parte do que sou.. cada letra, cada nota é uma coisa maravilhosa para mim. Sempre que saiu de casa ou estou em casa fazendo limpeza nunca falta eu coloca aquela musica que amo e faço minhas coisas. Uma boa musica é aquela que você consegue sentir o que transmitir em si.

Franciele Débora - 30, setembro 2017 às (20:55)

Realmente a música faz da minha vida. Não consigo viver sem!
Sempre tem aquelas musicas favoritas que você não consegue passar um dia sem ouvir, mas também aquelas que toca o seu coração e que te faz derramar lágrimas.
Música é tudo. Música é vida.
Adorei o texto!
Beijos.

Lili Aragão - 30, setembro 2017 às (21:07)

Oi Aione, sim amei o post, porque sim amo música e canto mesmo não sabendo cantar lá muito bem haha <3 Acho uma delícia quando relacionamos um momento a uma música, um filme a uma música e um livro e uma música, pois tenho visto muitos livros com trilha sonora e apesar de não ler escutando música, acho bem legal e de vez em quando dou uma parada pra poder ouvir a música e isso faz com que eu me conecte mais facilmente com a história 😉

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 30, setembro 2017 às (23:19)

Aione!
Simplesmente não sei viver sem música.
Aqui em casa, como somos das antigas, temos ‘som’ em todos os cômodos, até no banheiro…kkk
Acredito que a música seja uma linguagem universal, independente de que tipo de musica se tenha mais afinidade, ela nos transporta e nos conecta ao mesmo tempo.
Sensacional!
Um final de semana de muita inspiração e paz no coração!
“Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou.” (Richard Bach)
Cheirinhos
Rudy

Lara Sibila - 01, outubro 2017 às (18:44)

Adorei o texto! Estou escrevendo umas coisas e em um dos textos o tema seria justamente esse: como a música é importante pra quem somos. Seu texto me inspirou muito! Aguardando um próximo já que vai cair no dia do meu aniversário ^^

Leticia Golz - 07, outubro 2017 às (09:32)

Aione, música é bom demais, né? Eu também limpo a casa até com gosto, sem música nem dá rs
Também termino Dirty Dancing com vontade dançar. Impossível não acontecer isso.
Amei as fotos, principalmente as primeiras, bem espontâneas. Que lindas!

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício