[Resenha] O Livro das Listas - Renato Russo - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
03

nov
2017

[Resenha] O Livro das Listas – Renato Russo

Título: O Livro das Listas: Referências Musicais, Culturais e Sentimentais
Autor: Renato Russo
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 192
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

Além de artista compulsivo, dotado de uma criatividade sem limites, Renato Russo era também um ávido consumidor de toda forma de arte. Durante sua vida breve e produtiva, entre um palco e outro, estúdios e turnês, o líder da Legião Urbana usou todo seu tempo livre para descobrir novas obras e revisitar as que amava. Discos, livros, filmes, artistas e referências variadas eram rapidamente integradas ao vasto repertório de Renato, que organizava seu pensamento criativo por meio de listas, muitas listas. Feito a partir das anotações do artista, até hoje inéditas ao público, este livro apresenta um panorama de suas grandes influências acompanhadas de informações acerca dos artistas e obras mencionadas. Reveladoras dos temas de interesse que podem ter influenciado as composições de Renato, as listas não apenas serviam para classificar o que ele já conhecia e para indicar o que ele ainda pretendia ler, ouvir, assistir e viver, como também são uma forma de conhecer o processo criativo de um dos grandes nomes da cultura popular brasileira.

O Livro das Listas do nosso querido Renato Russo nos conduz, como esclarece o subtítulo, a referências musicais, culturais e sentimentais desse artista incrível que marcou gerações. Resgata através de diversos cadernos que o cantor cultivava uma gama de listas que parecem nos ajudar a refazer os caminhos pelos quais Renato Russo percorreu para se tornar um talento reconhecidamente habilidoso e inteligente no que se propunha a fazer.

Nesse livro temos a possibilidade de mergulhar nas listas de preferências de Renato desde suas referências musicais e cinematográficas até suas listas mais pessoais, como a lista de coisas para fazer ou de novas ideias para canções. O ponto aqui é que, a cada lista apresentada, o conhecemos ainda mais e, ao mesmo tempo, aprendemos com ele, já que através delas é quase impossível não pegar um papel para fazermos as nossas próprias listas. A variedade de conhecimento cultural, o qual é resquício da intelectualidade do cantor, tornou esse livro um verdadeiro presente aos seus admiradores e às pessoas que cultivam o interesse de ampliar seu conhecimento de mundo através da arte. Sem dúvidas, qualquer leitor que tenha acesso ao Livro das Listas sairá com alguma dica ou referência de música, livro ou filme.

A edição está primorosa, sendo um daqueles livros dos quais dá gosto de folhear diversas vezes, que lemos e relemos, que nos deixa tão próximos da história (nesse caso, da vida de Renato Russo) que a única decepção encontrada é seu término.

Organizado por Sofia Mariutti e Tarso de Melo, o trabalho nos dá a impressão de um afetuoso capricho dedicado aos fãs de Renato e não deixa a desejar. Repleto de imagens dos próprios cadernos de Renato com seus escritos, listas e observações, um dos motivos pelos quais me encantei foi o fato de que, após algumas listas, há sempre uma imagem e contextualização de algum destaque do que foi apresentado. Por exemplo, temos a lista “Os Melhores Livros que Você já Leu (Que Consegue Lembrar)”, encabeçada por O Apanhador no Campo de Centeio, contextualizado na página seguinte de modo a ficarmos sabendo do que se trata, além de encontrarmos detalhes como capa, o ano em que foi publicado e duas de suas citações, sem falar numa curiosidade envolvendo alguns leitores um tanto “singulares”. Renato Russo escrevia na maioria das vezes em inglês e a tradução de diversas listas foi muito bem realizada por George Schlesinger.

O livro passeia por diversas fases de Renato, indo dos anos 1970 a 1990 e, com isso, acompanhamos intimamente seu amadurecimento intelectual. Enfim, o resgate dos caminhos percorridos por ele nos leva a refletir sobre nossos próprios caminhos, sobre nossas próprias listas e, acima de tudo, nos faz admirar ainda mais esse artista formidável que, através do seu crescimento pessoal, intelectual e artístico, nos deixou um legado primoroso e repleto de significados. Sem dúvidas, entrou para a lista de favoritos do ano e está mais do que recomendado.





Deixe o seu comentário

5 Respostas para "[Resenha] O Livro das Listas – Renato Russo"

Fabiana Roberta - 03, novembro 2017 às (15:29)

Nossa um prato cheio para os fãs de Renato Russo,amei saber deste livro já pensou mergulhar nesta mente espetacular, fiquei super curiosa pra conhecer estas listas,só de ler a resenha já fiquei com vontade de criar as minhas.
Bjs

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 03, novembro 2017 às (15:30)

Clívia!
Como adoro o Renato Russo e tenho mania de listas também, desde o lançamento, fiquei bem curiosa para ver quais seriam as listas que ele tinha e simplesmente adorei ver sua resenha e saber sobre as listas e organização dele. Deve estar um primor o livro.
Adorei a lista de livros.
Desejo um mês repleto de realizações e um final de semana de luz e paz!!
“O que mais me interessa saber, não é se falhaste mas se soubeste aceitar o desaire.” (Abraham Lincoln)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

Cadydja Layany Freire de Lima - 06, novembro 2017 às (09:56)

É uma ótima oportunidade para conhecer melhor o Renato Russo, conheço apenas as belas canções. Também já assisti ao filme, mas esse livro aí nos traz novas perspectivas sobre ele. Muito bom!

Sabrina Piano - 08, novembro 2017 às (09:25)

Incrivel gente, simplesmente incrivel! Um livro que foi feito especialmente pra fãs, acredito eu, mas que quem não é fã, vai gostar muito de ler. Não vou ser hipocrita aqui e dizer que amo Renato Russo, e sou fã, porque não sou, mas é um livro especial e que dá vontade de ler e conhecer mais desse cara incrivel e que fez e faz parte da vida de tanta gente.

Vitória Pantielly - 09, novembro 2017 às (08:02)

Oi Clivia!
Não sou fã do Renato Russo, mas acho interessante conhecer a história se alguém que é influenciador como ele. A edição ficou mesmo linda, e esse formato de listas é bem diferente, eu gostei!
Bjs

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício