[Resenha] Os 12 Signos de Valentina - Ray Tavares - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
07

nov
2017

[Resenha] Os 12 Signos de Valentina – Ray Tavares

Título: Os 12 Signos de Valentina
Autor: Ray Tavares
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 392
Data de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♥ Americanas ♥ Saraiva ♥ Submarino

Isadora é ariana e seu ex namorado pisciano… Inferno astral! Em busca da combinação astrológica perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente.

Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?

Os 12 Signos de Valentina promete risadas, romance, astrologia e uma protagonista curando seu coração partido — e cumpre. Porém, o livro de Ray Tavares vai além, trazendo também uma história de autodescoberta aliada a uma percepção essencial da sociedade brasileira e do contexto de vida das personagens descritas.

Isadora não consegue superar o término de seu relacionamento. Também, após seis anos de namoro, ela descobre em meio à comemoração de seu aniversário que seu ex a traiu com uma de suas melhores amigas. Quando sua prima resolve forçá-la a sair para uma noitada em uma tentativa de animá-la, Isadora descobre a astrologia e que ela e o ex jamais dariam certo, considerando-se a incompatibilidade de seus signos. Obcecada pelo assunto, ela decide aliar sua mais nova obsessão a um projeto investigativo de seu curso de jornalismo e cria “Os 12 Signos de Valentina”, um blog onde ela contará suas experiências beijando cada um dos signos do zodíaco.

Ray Tavares nos faz mergulhar na leitura desde os primeiros parágrafos. A narrativa em primeira pessoa é extremamente ágil, além de divertida pelas inúmeras piadas muito bem inseridas pela autora. Suas observações, muitas vezes ácidas, combinam perfeitamente bem com o humor ariano de Isadora, além de nos remeter à própria autora  — ou ao menos ao que ela apresenta sobre si. Basta acompanhá-la em suas redes sociais que se torna completamente possível enxergar Ray Tavares em cada uma das linhas de seu texto.

Imagino que agora os estudiosos da astrologia devem estar me xingando e berrando que “o signo solar sozinho não significa quase nada”, e eu sei disso! Sei também que os outros aspectos do mapa astral são tão importantes quanto, mas vou me limitar ao sol. Primeiro porque esta será uma pesquisa simples. Segundo porque ainda estou aprendendo sobre o assunto e não quero me meter a nenhuma Susan Miller da vida, e terceiro porque é mais fácil encontrar um ariano do que um cara com sol, ascendência e lua em Áries (para isso, eu teria que descer até as profundezas do inferno)!

página 12

Não apenas pela escrita, a fluidez de Os 12 Signos de Valentina se dá pelo próprio enredo. Os episódios não demoram a acontecer e temos a todo momentos novas situações na trama, fazendo com o que livro seja extremamente rápido de ser lido. Ainda, ficamos ansiosos por cada novo encontro de Isadora, ansiando tanto pelas fichas astrológicas que ela cria de seus parceiros quanto pelas próprias descrições dos encontros. Os posts de seu blog são simplesmente deliciosos de serem lidos.

Gostei, também, de como as personagens foram desenvolvidas. Ainda que os encontros do projeto Valentina sejam estereótipos dos signos a que pertencem justamente para caberem na descrição da protagonista, as personagens principais recebem características próprias, que vão além da astrologia. O próprio processo de amadurecimento de Isadora é um dos pontos altos do livro, mostrando o quanto ela aprende a ser feliz por si, independentemente de estar ou não com outra pessoa o que não impossibilita o romance, que continua sendo central no enredo. Junto de Isadora, nos apaixonamos pelo mocinho da história e torcemos pelo tão esperado final feliz e suspirante entre ambos. Vale ressaltar, também, a sensibilidade com que a autora aborda a dor da personagem, respeitando cada uma de suas fases e demonstrando a importância delas serem de fato sentidas, antes de poderem ser superadas.

Então a ficha pareceu cair para eles concomitantemente, porque eu fui atingida por dois pares de olhos interrogativos. Mesmo que ainda estivesse com a boca aberta, não consegui pronunciar nenhum som, o Tico e o Teco do meu cérebro provavelmente muito ocupados dançando Wesley Safadão.

página 214

Porém, o que torna Os 12 Signos de Valentina uma leitura completamente válida é a inserção que Ray Tavares faz da trama no contexto sócio-político brasileiro, permitindo aos leitores compreenderem parte da realidade em que vivemos. Isadora faz observações o tempo todo sobre os diversos privilégios de determinadas figuras sociais, sobretudo os de classe e gênero. Dessa maneira, o livro vai além de seu enredo e nos possibilita olhar e refletir sobre nossas próprias condições, cumprindo, assim, sua também função social.

Em linhas gerais, me encantei por Os 12 Signos de Valentina tanto pelo rápido envolvimento que me proporcionou, culminando em uma leitura deliciosamente divertida, quanto pelas temáticas abordadas pela autora. Ainda, foi impossível não me sentir “em casa” virando as páginas do livro, já que estudo na mesma universidade que Isadora e frequento tantos dos lugares mencionados na obra. Contudo, independentemente de se conhecer ou não o cenário da história, é quase impossível não se identificar ao menos em um aspecto durante a leitura. Afinal, praticamente todos nós já tivemos nosso coração partido, além de já termos mergulhado em alguma mania para sermos capazes de seguir em frente em determinadas situações. E que atire a primeira pedra quem nunca entrou em um site de astrologia buscando no zodíaco respostas ou conforto para algumas de nossas tantas questões existenciais ou só mesmo para descobrir se o signo do crush combina com o nosso.





Deixe o seu comentário

5 Respostas para "[Resenha] Os 12 Signos de Valentina – Ray Tavares"

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 07, novembro 2017 às (15:04)

AIONE!
Achei o enredo do livro bem diferente, irreverente e hilário, sem contar que é bem como falou, é tão crível que pode acontecer com qualquer um.
E gostei ainda mais porque meus pais foram astrólogos e tudo que está relacionado ao assunto, sempre me fascina.
Desejo uma ótima semana de luz e paz!!
“É prova de inteligência saber ocultar a nossa inteligência.” (François La Rochefoucauld)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

Fabiana Roberta - 07, novembro 2017 às (16:22)

Ai Aione que delícia de resenha estava com muita vontade de ler este livro,não tinha lido nenhuma resenha sobre ele,agora estou mil vezes com mais vontade de ler,confesso que estava meio receiosa com a leitura mas agora quero ler imediatamente, amei cada palavra com certeza vai pular a fila.
Bjs

Sabrina Piano - 08, novembro 2017 às (08:36)

Ai adorei!
Eu tinha visto a muito tempo atrás esse livro no Whatpad, mas não sei porque motivo não li por lá. Adorei a resenha, gosto de astrologia e como você falou “que atire a primeira pedra quem nunca entrou em um site de astrologia”, acho que muita gente depois que ler sua resenha vai se interessar pelo livro, deve ser uma leitura divertida mas que não deixa de conquistar e surpreender, só queria ter sabido um pouco mais sobre o mocinho da história, fiquei curiosa sobre o signo do boy hahaha

Cadydja Layany Freire Lima - 10, novembro 2017 às (12:11)

Desde que eu vi essa sinopse, me interessei. Achei bem engraçada. Vou colocar na minha lista de desejos!

Carol - 28, novembro 2022 às (16:48)

LI “Os 12 Signos de Valentina” em um Clube de Leitura online do qual participei durante o auge da pandemia.
Apesar de ter achado uma obra superficial, gostei bastante.
Acho super ok a, às vezes mal falada, “leitura de entretenimento”
Inclusive, emprestei o meu exemplar para minha irmã e depois para uma amiga.

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício