[Resenha] Com o Mar Por Meio: Uma Amizade em Cartas - Jorge Amado e José Saramago - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
17

nov
2017

[Resenha] Com o Mar Por Meio: Uma Amizade em Cartas – Jorge Amado e José Saramago

Título: Com o Mar Por Meio – Uma Amizade em Cartas
Autor:
Jorge Amado e José Saramago
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 120
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

A amizade entre Jorge Amado e José Saramago teve início quando os dois já tinham idade mais avançada e consolidada carreira literária, porém o vínculo tardio não impediu que os escritores formassem um laço forte, estendido as suas companheiras, Zélia e Pilar. Este livro reúne a correspondência entre os dois mestres – e os dois casais, muitas vezes -entre os anos de 1992 e 1998. São cartas, bilhetes, cartões e faxes com uma rica troca de ideias sobre questões tanto da vida íntima como da conjuntura contemporânea, sobretudo a cena literária. Eles debatem com humor sobre prêmios e associações de escritores, com especulações divertidas sobre quem seria, por exemplo, o próximo a ser contemplado com o Nobel ou o Camões.Com um projeto gráfico especial, ilustrado com fac-símiles das missivas e belíssimas fotos do acervo pessoal dos autores, Com o mar por meio aproxima os leitores do universo particular dos dois amigos.

Com o Mar por Meio é um livro primoroso que de imediato nos impressiona e encanta pelo belíssimo projeto gráfico, o qual inclui lindas fotografias e fac-símiles de algumas das cartas trocadas por Jorge Amado e José Saramago, autores que dispensam apresentações.

A amizade entre esses dois grandes autores surge quando ambos já estão com suas carreiras literárias consolidadas, de modo que muitas das cartas discorrem sobre questões relativas ao universo da literatura como, por exemplo, comentários sobre prêmios, matérias de jornais, conferências, entre outras.

Mas o que sobressai, a meu ver, é o afeto presente entre eles e também entre suas companheiras, Zélia Gattai – esposa de Jorge Amado – e Pilar Del Río – esposa de José Saramago. O modo carinhoso, cortês e generoso com os quais ambos se tratavam nos transmite franqueza e cordialidade.

É importante ressaltar que esta seleção de cartas não abrange detalhes muito íntimos dos autores; ainda que eles pareçam íntimos e tenham um vínculo afetivo muito bonito, os diálogos nas cartas são bastante objetivos e diretos.

Portanto, Com o Mar por Meio é um livro indicado para aqueles que apreciam o legado deixado por Jorge Amado e José Saramago. Afinal, quando gostamos muito de algum autor/autora, desejamos ler tudo o que escreveram até esgotarem-se as fontes e podermos relê-los, não é mesmo? Essa é uma dessas ocasiões.





Deixe o seu comentário

2 Respostas para "[Resenha] Com o Mar Por Meio: Uma Amizade em Cartas – Jorge Amado e José Saramago"

Fabiana Roberta - 18, novembro 2017 às (11:58)

Olá achei bem interessante este livro ,acompanhar a amizade destes dois grandes autores com certeza é uma grande honra,livro obrigatório para seus fãs.
Bjs

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 26, novembro 2017 às (21:55)

Clívia!
Adoro livros com cartas, não sei se é porque faço correspondência há 40 anos e através delas deixamos registrado muitas fases de nossas vidas, os livros no estilo sempre me atraem, ainda mais entre duas personalidades literárias adoráveis como Saramago e Jorge Amado, deve ser um livro delicinha.
Desejo um ótimo domingo!
“A poesia contém quase tudo que você precisa saber da vida.” (Josephine Hart)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício