[Resenha + Promoção] Muito Além do Inverno - Isabel Allende - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
19

jan
2018

[Resenha + Promoção] Muito Além do Inverno – Isabel Allende

Resenha Muito Além do Inverno

Título: Muito Além do Inverno
Autor: Isabel Allende
Editora: Bertrand Brasil
Número de Páginas: 294
Data de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: AmazonAmericanasSaraivaSubmarino

Um romance que reflete sobre importantes questões da humanidade, com paixão, humor e sabedoria. Da mesma autora do best-seller A casa dos espíritos. Tudo começa com um leve acidente de trânsito — que se transforma no catalisador de uma inesperada e tocante história de amor entre duas pessoas que acreditavam estar no inverno de sua vida. Em meio a uma nevasca no Brooklyn, aos 60 anos, Richard Bowmaster, um professor universitário, bate na traseira do carro de Evelyn Ortega, uma jovem imigrante ilegal da Guatemala. O que a princípio parecia apenas um pequeno incidente toma um rumo imprevisto e muito mais sério quando Evelyn aparece na casa do professor em busca de ajuda. Confuso com a situação e sem entender o espanhol falado pela jovem, ele pede ajuda a sua inquilina, Lucía Maraz, uma chilena de 62 anos, que está passando uma temporada nos Estados Unidos como palestrante na mesma universidade em que Richard dá aula. Juntas, essas pessoas tão diferentes embarcam em uma dramática e incrível aventura, que vai do Brooklyn do presente à Guatemela de um passado recente, do Chile dos anos 1970 ao Brasil dos anos 1980, e na qual descobrem sua força interior. Para Lucía e Richard, além de tudo, significa uma nova chance para o amor.

Em Muito Além do Inverno, romance mais recente de Isabel Allende, a autora interliga a vida de três diferentes personagens em meio a uma situação totalmente inusitada para tratar de questões tanto políticas quanto existenciais, fazendo de sua obra sobretudo humanizada.

A narrativa de Muito Além do Inverno é composta tanto pela perspectiva em terceira pessoa dos três protagonistas durante a ação presente quanto por meio de flashbacks de suas trajetórias de vida. Em verdade, minha sensação foi a de que Isabel Allende apenas fez uso da situação que os reúne para explorar suas histórias passadas; não que o que acontece entre eles não tenha relevância para o enredo, mas fica nítido o quanto suas personalidades e características se devem ao que viveram e como isso impacta a tomada de decisões de cada um no momento atual.

Como há essa alternância entre passado e presente, a autora é capaz de manter certo mistério sobre a trama como um todo de duas diferentes maneiras: o virar de páginas é responsável pela revelação de como lidarão com os acontecimentos nos quais se veem envolvidos, além de expor o que já viveram em suas trajetórias. E ao explorá-las, Isabel Allende se aprofunda em questões históricas e políticas de países da América Latina, principalmente do Chile, Guatemala e Brasil, revelando acontecimentos importantes de cada um especialmente durante os duros anos de ditadura militar. Ao situar personagens em meio a esses acontecimentos, Isabel Allende nos permite sentir parte das dificuldades específicas existentes na realidade de cada local retratado.

Porém, a autora não se prende a simplesmente construir um romance histórico. Ao contrário, ela parte de tais contextos para sensivelmente desnudar as fragilidades da alma humana. Em Muito Além do Inverno, nos deparamos com personagens reais e complexas carregando seus fardos. Temas como luto, relações familiares, rancores, necessidade de afeto, medo de envelhecimento, solidão, amor e, inclusive, o sentido da existência em si são explorados, dentre outras temáticas, fazendo da obra não um enredo sobre fatos históricos, mas, acima de tudo, um livro sobre pessoas e tudo aquilo que pode acometê-las ao longo de suas vidas.

Foi esse olhar sensível de Isabel Allende que principalmente me conquistou durante a leitura. Contudo, ainda assim mantive certo distanciamento da trama, sem conseguir realmente aquela imersão completa. Ainda, a própria situação que reúne as personagens acabou me parecendo um tanto quanto nonsense, especialmente por sua resolução. Achei válida a construção do romance trazendo a trajetória das personagens e, inclusive, acredito ter compreendido como o conflito do presente simboliza parte do que cada um viveu, sendo um meio de superarem uma parcela de seus grandes traumas. Mesmo assim, esse aspecto não me convenceu dentro do romance.

Em linhas gerais, Muito Além do Inverno, por um lado, se faz relevante em meio a um contexto político-social, como o americano atual, por tratar da situação de imigrantes latinos no país, considerando-se algumas das propostas do presidente Trump em relação a essa população, sem deixar de retomar fatos históricos importantes de países da América Latina. Por outro, a obra de Isabel Allende é atemporal e universal, já que aborda questões próprias da existência humana. Apesar das temáticas exploradas, o livro mantém certa suavidade em decorrência da escrita de Allende: a autora é capaz de transitar pelos acontecimentos sem perder o tom sensível e, por vezes, bem humorado de sua narrativa.

 

Promoção Muito Além do Inverno

Que tal ganhar um exemplar de Muito Além do Inverno? Confira as informações para participar!

Regras:

  • Ter endereço de entrega no Brasil;
  • Preencher o formulário do Rafflecopter.

Considerações:

  • Após preenchida a entrada obrigatória, as demais são opcionais;
  • Nas opções em que é necessário visitar fanpages do Facebook, é preciso, também, curti-las para que elas sejam validadas como chances extras;
  • A promoção tem início hoje e ficará no ar até às 23h59 do dia 28/01;
  • O vencedor será contatado por email e terá até 48h para respondê-lo;
  • O livro será enviado em até 40 dias úteis pelo Grupo Editorial Record.
  • O blog não se responsabiliza em caso de perda ou extravio, e um novo envio do prêmio não ocorrerá nesses casos. Certifique-se de que sempre haverá alguém em casa para recebê-lo, e confira corretamente os dados de entrega antes de mandá-los quando for contatado.
  • Para informações gerais sobre a política das promoções, acesse o tópico “Promoções” aqui.

 

a Rafflecopter giveaway

Boa sorte a vocês!





Deixe o seu comentário

12 Respostas para "[Resenha + Promoção] Muito Além do Inverno – Isabel Allende"

Daiane Araújo - 19, janeiro 2018 às (13:16)

Oi, Aione.

Acaba sendo intrigante essa ligação entre os três personagens, que de forma inesperada, acabam se interligando, mas que talvez tenha algo em comum, no qual vivenciaram…

E acho que essas questões os submeteram a estar na situação em que estão.

Aline Teixeira - 19, janeiro 2018 às (17:30)

Olá Aione! Realmente a autora aborda questões bem profundas com maestria, porém a história não me atraiu, achei um pouco vaga a sinopse. Apesar de gostar muito de fatos históricos acho que num primeiro momento eu não leria a obra. Boa sorte a todos que participarão da promoção. Beijos

Anna Mendes - 19, janeiro 2018 às (17:49)

Oi Aione! Adorei a resenha!
Ainda não li nada da autora, mas tenho curiosidade de conhecer a escrita dela.
Muito além do inverno parece ser uma leitura muito sensível, e gostei de saber que a autora trabalha fatos históricos em meio ao romance.
Fiquei curiosa para ler esse livro e já estou participando do sorteio para, quem sabe, logo ter a oportunidade de conhecer essa história 😉
Bjos!

Bárbara Oliveira - 22, janeiro 2018 às (10:31)

Oi Aione, bom dia! A sua resenha despertou em mim uma vontade enorme de comprar o livro pra minha mãe, pois a narrativa me lembrou muito uma série de TV que ela ama: Outlander. Ela me fala sobre a série, e encontrei semelhanças entre ela e o livro pois as duas tratam de passado e presente juntos, uma história de amor que envolve política e fatos históricos, ricos em aprendizados.

Vou dar de presente pra ela, aposto que vai amar e depois vou ler também! Não é o estilo de narrativa que eu mais gosto, mas a resenha bem escrita me deu uma pontinha de esperança hahaha.

Sabrina Piano - 22, janeiro 2018 às (21:06)

Oi Aione,
Sincerameete, eu li a resenha, mas ainda assim continuei meio perdida, acho que por a autora transitar por tantos aspectos importantes como você disse, não só humanitários, como também políticos e mesmo assim ainda con seguir tratar de aspectos da alma humana, enfim, acho que é aquele livro que ta na minha lista de leitura, porém se tiver a chance de ler vou ler com bastante cuidado e tentar entrar bem na leitura.

Vitória Pantielly - 23, janeiro 2018 às (09:52)

Oi Aione!!
Confesso que bom começo não me interessei pelo livro, achei que ia ser uma história fraca, e fiquei meio perdida na sinopse, o que despertou a minha curiosidade foi tudo o contexto que você citou, família, política, luto, tudo o que eu não imaginava que haveria no livro, não de forma impactante. Pena que você não se envolveu na história…
Beijos

Lana Silva - 24, janeiro 2018 às (13:16)

Tenho visto muitos blogueiros e leitores divulgando este lançamento da editora nas redes sociais, porém não sabia que se tratava de um romance de época tão amplo já que mostra o passado e presente dos personagens, e como isto influenciaram em suas decisão e sentimentos. Outro ponto, e que se passa em alguns momentos importantes da história, como a ditadura militar. Enfim, me peguei curiosa para saber qual será o desfecho desta trama, por isto pretendo sim dar uma chance a esta leitura.

Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 25, janeiro 2018 às (00:13)

Aione!
Já tive oportunidade de ler uns dois ou três livros da autora e sou totalmente encantada pela forma como ela escreve, traçando uma trama bem intricada com personagens diferentes e bem delineados.
Aqui fiquei foi curiosa por saber porque o dito cujo é tão metódico e porque tem um corpo no carro da mulher que ele bateu…

Participo e sairá divulgação no blog.
Rudynalva Correia Soares
rudynalva@yahoo.com.br
“Bem aventurados os que mudam suas atitudes sem esperar um ano novo.” (Desconhecido)
cheirinhos
Rudy
1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

Francisca Elizabete Bezerra dos Santos - 25, janeiro 2018 às (12:27)

Gostei muito da temática do livro, que por sinal envolve vários sentimentos e situações históricas!! A autora parece fazer um apanhado de acontecimentos, envolve um puco de romance e consegue conquistar os leitores!! Acho muito interessante a premissa!!

Maíra Souza - 28, janeiro 2018 às (20:15)

Não me lembro de ter ouvido falar dessa autora, mas me interessei bastante pela história. Esse lance de explorar a existência humana me interessa muito, acho que é sempre bom refletirmos sobre tudo a nossa volta e como levamos nossa vida. Hoje em dia, infelizmente, muita gente tem preguiça/desinteresse e vive uma vida muito banalizada. Cada um cada um né?! Mas seria bom ter mais gente com quem discutir essas coisas…
Participando! =D

Ana Carolina Venceslau dos Santos - 29, janeiro 2018 às (10:19)

Confesso que eu fiquei muito impressionada com esse livro não por causa da história em si e sim porque eu achei que seria um romance de época diferente do que eu imaginava eu não gosto muito de ler livros que tem base de política não por preconceito mas sim porque a vezes não consigo entender a proposta do autor quando ele explica uma tese

Lily Viana - 31, janeiro 2018 às (23:31)

Olá!
Eu como li a primeira resenha do livro gostei bastante, esse tem uma premissa bem incrível e maravilhosa. Os personagens me deixou bem curiosa por eles e a escrita da autora foi que me deixou ainda mas curiosa. Já anotei na lista de compras e desejados.

Tempos Literários

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício