[Vídeo Resenha] Um de Nós Está Mentindo - Karen McManus - Minha Vida Literária
Minha Vida Literária
22

fev
2018

[Vídeo Resenha] Um de Nós Está Mentindo – Karen McManus

Um de Nós Está Mentindo – Karen McManus

Título: Um de Nós Está Mentindo
Autor: Karen McManus
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 384
Ano de Publicação: 2018
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon ♥ AmericanasSaraivaSubmarino

Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.

 

RESENHA EM VÍDEO



RESENHA ESCRITA

Um de nós está mentindo foi um dos lançamentos mais divulgados neste começo de ano pela Galera Record e, consequentemente, tem sido uma das leituras mais esperadas pelos leitores. O thriller YA de Karen McManus promete uma leitura viciante e, para mim, certamente proporcionou uma experiência bastante agradável.

Cinco alunos, completamente distintos entre si, são colocados em detenção: Simon, Bronwyn, Addy, Cooper e Nate. Durante o passar da tarde, Simon sofre um choque anafilático e acaba não resistindo. Quando as investigações começam, os policiais descobrem que, no dia seguinte à morte de Simon, o garoto, responsável por gerenciar um site de fofocas do colégio, colocaria no ar uma postagem que revelaria segredos dos quatro alunos que estavam em detenção com ele. Imediatamente, Bronwyn, Addy, Cooper e Nate são colocados sob suspeitas, e o que parecia ter sido um acidente rapidamente se transforma em um possível assassinato.

Em primeira pessoa, a narrativa se dá intercalando as perspectivas de cada um dos quatro suspeitos. O interessante é que, dessa maneira, não só podemos conhecer melhor as personagens por meio de suas particularidades e experiências pessoais como também somos colocados diante daquilo que escondem. Todos guardam segredos, encobertos por seus discursos, que pouco a pouco são revelados, causando tanto reviravoltas na trama quanto permitindo ao leitor entender a complexidade de cada aluno.

Esse aspecto foi o que mais me agradou na leitura de Um de nós está mentindo. Mais do que tudo, adorei como Karen McManus foi feliz ao abordar temáticas bastante relevantes especialmente nessa fase da vida, como amadurecimento, autodescoberta, criação de identidade, libertação de padrões socialmente impostos, entre outras. Assim, sua escrita convidativa permite um rápido envolvimento, uma leitura agradável e que, também, toca em assuntos bastante significativos.

Por outro lado, Um de nós está mentindo também teve seus pontos infelizes em minha experiência, a começar pelo fato de que a leitura pode ter sido agradável, mas não foi viciante — algo que eu esperava até mesmo por ser o que o livro promete. Também, não consegui me surpreender com a revelação do mistério, já que havia sido a primeira hipótese que cogitei, ainda no começo da leitura.

Por fim, embora o livro aborde temáticas relevantes, acabou por banalizar outro assunto que também está presente no enredo, mas que não posso expor, já que está diretamente ligado à resolução do caso. O que posso dizer é que em vez de sua presença na trama ter sido usada como forma de debate, aparece só como uma justificativa para o que acontece, ignorando toda sua complexidade e necessidade de desmistificação. A própria morte de certa forma é banalizada, considerando-se que não consegui sentir a morte de Simon com o peso que o acontecimento deveria ter, ainda mais nas condições em que se deu.

De modo geral, acabei a leitura de Um de nós está mentindo de certa forma dividida em relação às minhas impressões sobre ela. Se por um lado gostei da experiência agradável que o livro me proporcionou assim como adorei o desenvolvimento das quatro personagens principais, por outro senti falta de um maior impacto e de uma abordagem mais sensível de certas temáticas. Não foi uma experiência de todo negativa e nem de todo positiva. De qualquer maneira, é um livro que recomendo aos interessados pelo gênero e que estão curiosos pela leitura. Caberá a cada um definir suas próprias impressões.





Deixe o seu comentário

8 Respostas para "[Vídeo Resenha] Um de Nós Está Mentindo – Karen McManus"

Michelli Prado - 23, fevereiro 2018 às (15:09)

Estávamos na curiosidade para saber tua opinião mesmo!! Este é um os meus livros mais desejados do momento, gosto bastante de livros com temáticas de tentar achar o culpado( por mais que sou lerda e nunca descubro nada), gosto de me sentir parte daquilo tudo, ainda mais nessa historias que tem tantos suspeitos. Espero poder ler em breve!!

RUDYNALVA CORREIA SOARES - 23, fevereiro 2018 às (21:18)

Aione!
Sou aficcionada por livros policiais.
Saber que as personagens são bem construídas, que o livro é dividido em partes, onde podemos conhecer os envolvidos, bem como os investigadores e ainda uma narrativa leve e rápida, já me conquistou.
E o que achei mais diferente, é porque é em ambiente estudantil, porque nos leva a pensar: qual dos estudantes cometeu o crime?
Confesso que fiquei bem intrigada e instigada para poder fazer a leitura.
cheirinhos
Rudy

Gabriela Nunes dos Santos - 24, fevereiro 2018 às (02:46)

Eu já tinha visto vídeos sobre esse livro e lido resenhas, mas estava aguardando a sua hehehe
Eu estou muito curiosa e ansiosa por esse livro principalmente pq ele é aquele tipo de livro que é mais do que parece ser.
Acho que esse livro não será um dos meus preferidos, mas aguardo o lançamento!

Giuliana Santos - 25, fevereiro 2018 às (23:50)

Gosto bastante de thriller e YA, entao achei muito interessante e válida a junçao dos dois gêneros em um so livro. Você nao é a primeira pessoa que diz que a resoluçao do misterio esta bem explicita e nada surpreendente, o que de fato é um ponto negativo levando em consideracao que um thriller tem de ser bem trabalhado e escrito para que atenda as necessidades e seja de fato um bom thriller. É uma pena como voce disse a autora ter banalizado o assassinato e outros acontecimentos, quando ela poderia ter dado uma liçao sobre tal ou tais questões. Ainda sim quero muito ler e tirar minhas conclusões, apesar de achar que concordarei com você em alguns pontos. Bjs

Ana Carolina Venceslau Dos Santos - 27, fevereiro 2018 às (17:28)

Nunca vou me cansar de dizer o quanto esse livro me lembrou a história the Breakfast Club Qual é vamos no sábado de manhã lembra muito a história do filme mas eu tava de olho nele se livro desde que foi lançado no exterior fiquei bem feliz em saber que ele logo seria lançado no Brasil

Daiane Araújo - 28, fevereiro 2018 às (13:49)

Oi, Aione.

Bom, com certeza é um que nos arranca teorias e eu já vou logo dizendo a minha…

Eu acho que três deles foram cúmplices (isso, é óbvio), pois não é possível que eles não tenham presenciado nada.

Bem como seria previsível se um dos quatro fosse o assassino, talvez outra pessoa tenha entrado em cena, mas não acredito nisso, pois o foco são eles.

Os quatro suspeitos terem seus pontos de vistas narrados, de certa forma, confunde e pode até surpreender o leitor na descoberta do assassino.

Ana I. J. Mercury - 28, fevereiro 2018 às (15:39)

Parece um bom livro, pra passar o tempo e mesmo ligar os pontos.
Não me chamou tanto a atenção, logo de cara, mas esses adolescentes todos envolvidos nesse mistério me deixaram beeeeem curiosa e ansiosa agora pra saber todos os detalhes!
Vou querer ler sim.
bjss

Rayme - 05, março 2018 às (22:06)

Oii
Aii, eu estava super empolgada com sua resenha, ai vc disse que “em partes” não gostou… fiquei com um pé atras agora…
A trama parece ser tão emocionante, e eu adoro narrativas assim!!!
Desanimei um pouco também em saber que a morte do garoto não foi tão bem desenvolvida assim. Já li um livro que tratava a morte assim e fez com que a leitura ficasse arrastada pra mim =/
Que pena que a autora não soube esconder tão bem o mistério hahaha
Não sei, eu estava ansiosa para ler… agora não sei mais ;x

Minha Vida Literária

Caixa Postal 20

Mogi das Cruzes/SP

CEP: 08710-971

Siga nas redes sociais

© 2024 • Minha Vida Literária • Todos os direitos reservados • fotos do topo por Ingrid Benício