Gêneros Literários | Minha Vida Literária

Gêneros Literários

Confira a classificação de gêneros literários utilizadas nas resenhas. É importante lembrar que a classificação em um gênero não necessariamente significa a exclusão dos outros e, por isso, uma mesma obra pode receber diversas classificações.

Caso não encontre algum gênero aqui, é porque, até o momento, nenhuma obra que o represente foi resenhada para o blog.

As fontes utilizadas para pesquisa se encontram no final da página, e os trechos retirados na íntegra dos sites consultados foram inseridos entre aspas.

 

GÊNEROS TEXTUAIS

Estruturas a partir das quais os textos são formados

 

Romance

Gênero narrativo no qual há um maior detalhamento e encadeamento de ações, além da possibilidade de estarem presentes diversos personagens. Constitui a maioria das obras resenhadas no blog e, por isso, NÃO é especificado pelas tags de classificação (a não ser quando indica uma de suas subdivisões abaixo).

Não confundir com a tag Romance utilizada para histórias de conteúdo amoroso.

 

  • Romance Biográfico

Difere da Biografia por trazer o desenvolvimento de uma história com ações e personagens por meio de uma narrativa e diálogos, e do Romance Histórico por trazer personagens geralmente verídicas.

 

  • Romance Epistolar

Narrativa fictícia desenvolvida por meio da troca de cartas, bilhetes, emails, etc.

 

  • Romance Histórico

Narrativa na qual a história desenvolvida “está embasada em uma época com acontecimentos históricos que de fato aconteceram, mesmo que seu enredo” e personagens sejam fictícios. Pode ou não trazer conteúdo amoroso em seu enredo, e é uma classificação diferente da do Romance de Época por ter um foco maior no contexto e nos fatos históricos retratados.

 

  • Romance Psicológico

“Gênero literário que se volta menos aos condicionantes exteriores do meio ambiente social e cultural e, mais, aos motivos íntimos das escolhas e ações humanas, no fluxo de afetos e memórias do inconsciente para o consciente, determinando comportamentos.”.

 

Drama (Teatro)

“Forma narrativa em que se figura ou imita a ação direta dos indivíduos.”

Não confundir com Drama, classificação de acordo com uma característica triste da história.

 

  • Comédia dramática 

Tipo de drama. “Estas obras geralmente apresentam uma história séria, porém abordada de forma engraçada. Os enredos normalmente gira em torno de um personagem que deseja conseguir alguma coisa que será sua realização pessoal ou que é obrigado a conseguir para que isso não lhe cause nenhum sofrimento. As tentativas, geralmente frustradas, acabam provocando risos da platéia. Um dos pré-requisitos desse gênero é que, após muitos risos e lágrimas, o personagem consiga o que deseja e tenha um final feliz.”

 

Novela 

Narração em prosa de extensão intermediária ao romance e ao conto que acompanha a trajetória de um único personagem.

 

Conto

Narração em prosa mais curta que o romance e a novela, geralmente finalizada em seu clímax.

 

Crônica 

“Narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal ou mesmo na rádio. Possui assim uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem.”

 

Ensaio 

“Texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema.”

 

Poesia 

Composição textual em versos, metrificados ou livres, geralmente associado à sonoridade e figuras de linguagem, podendo ou não ser de caráter subjetivo.

 

Carta 

“Meio de comunicação escrita que segue uma estrutura mais rígida que um bilhete, ainda que simplificada em comparação a outros meios de comunicação escrita. Normalmente compõe-se de local, data, destinatário, saudação, corpo, despedida e assinatura. De acordo com seu destinatário e propósito, pode ser classificada como carta pessoal, carta aberta, carta comercial, carta ao leitor, carta de despedida, dentre muitos outros.”

Atenção: não confundir com Romance Epistolar.

 

 

GÊNEROS LITERÁRIOS

No blog, referem-se ao conteúdo encontrado em cada história

 

Não-Ficção

Composição que reúnem fatos sobre a realidade. Podem ser ensaios, biografias, memórias, etc.

 

Biografia

Gênero no qual o autor narra sobre a vida de uma pessoa ou de várias pessoas. No blog, a classificação é utilizada também para as autobiografias, ou seja, biografias nas quais o autor narra sua própria história. Difere-se dos Romances Biográficos por não trazer o conteúdo sob a estrutura de um Romance (gênero textual).

 

Memórias 

“Gênero de literatura em que o narrador conta fatos da sua vida. É tipicamente um gênero do modo narrativo, assim como a novela e o conto, porém essa classificação é predominantemente atribuída a histórias verídicas ou baseadas em factos reais. Diferencia-se da biografia pois não se prende a contar a vida de alguém em particular, mas sim narrar as suas lembranças.”

 

Ficção

Narrativa imaginária, irreal, que se opõe à Não-Ficção. Ainda que possa ser baseada em fatos reais, contará sempre com elementos de conteúdo imaginário.

 

Aventura

Refere-se “às obras em que o protagonista, ou outros grandes personagens são constantemente colocados em situações perigosas.”.

 

Chick-Lit

Obras que abordam o universo feminino, sendo protagonizadas e majoritariamente escritas por mulheres. Geralmente são associadas a um conteúdo humorístico (embora nem todos os livros tenham essa característica de forma acentuada) e a um desenlace romântico, podendo ser associado ao Romance e ao Young Adult.

 

Clássicos

Obras consagradas pela crítica literária com o passar do tempo, podendo remeter ou não à antiguidade clássica.

 

Clássicos Contemporâneos

Autores e obras do século XX consagrados pela crítica literária.

 

Drama 

Obras que trazem conteúdos, centrais ou não, caracterizados por sofrimentos e/ou tragédias, podendo ou não terem um desfecho triste.

 

Graphic Novel

Espécie de livro que normalmente conta “uma longa história através de arte sequencial (banda desenhada ou quadrinhos), e é frequentemente usado para definir as distinções subjetivas entre um livro e outros tipos de histórias em quadrinhos.”

 

História em Quadrinhos (HQ)

“Forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais.”

 

Lad-Lit

Considerado, também, como um subgênero dos chick-lits, traz protagonistas homens em suas histórias, podendo ser escrito tanto por homens quanto por mulheres. Aqui será colocado como uma categoria à parte dos chick-lits por não necessariamente retratar o universo feminino, premissa básica do gênero.

 

Literatura fantástica

“Gênero literário em que narrativas ficcionais estão centradas em elementos não existentes ou não reconhecidos na realidade, pela ciência dos tempos em que a obra foi escrita.”. Subdivide-se em diversos subgêneros.

 

  • Distopia

“Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma ‘utopia negativa’. As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, ‘caem as cortinas’, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.”

 

  • Fantasia

Gênero que geralmente se utiliza de “fenômenos sobrenaturais, mágicos e outros como um elemento primário do enredo, tema ou configuração.”

 

  • Ficção científica

“Gênero literário desenvolvido no século XIX, que lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos.”

 

  • Sobrenatural

Gênero derivado dos livros de Horror, originados dos romances góticos do século XVIII. A ideia desses romances era a de provocar medo em seus leitores. Porém, com a evolução do gênero, o que temos hoje é a presença de seres sobrenaturais como vampiros, lobisomens, fantasmas, zumbis, etc, mas nem sempre acompanhados pela ideia do medo.

 

Literatura Infantil

Obras voltadas ao público infantil, geralmente de até 10 anos.

 

Literatura Infanto-Juvenil

Obras voltadas ao público geralmente entre 11 anos e 14 anos.

 

Literatura nacional

Não configuram um gênero, mas indicam as obras brasileiras.

 

New Adult

Gênero que aborda uma fase de transição da adolescência para a vida adulta, com personagens, geralmente, menores de 25 anos, saídos do Ensino Médio/High School. São normalmente associados aos Romances, Romances Adultos e Dramas, sendo obras caracterizadas pela intensidade de suas histórias. No blog, o critério de idade pode não ser levado em conta, ou seja, livros que trazem personagens mais novas, ainda na escola, podem ser assim classificados se as outras características da trama forem predominantes à idade.

 

Realismo Mágico 

Também conhecido por realismo fantástico ou realismo maravilhoso, traz elementos fantásticos considerados como parte da normalidade pelos personagens, além de uma série de outras características que podem ser consultadas aqui.

 

Romance 

Gênero que envolve histórias de conteúdo amoroso, sendo esse o centro ou não da trama. É subdividido em classificações mais específicas no blog, de acordo com cada obra, além de ser o gênero mais resenhado no Minha Vida Literária.

 

  • Romance Adulto

História que traz, geralmente, conteúdo erótico, não sendo recomendável a menores de 16 anos.

 

  • Romance Contemporâneo

História de amor que se passa em meio aos dias atuais.

 

  • Romance Cristão

História baseada em conceitos cristãos e religiosos.

 

  • Romance de Banca

Romance publicado em formato de banca: edições de bolso, econômicas, antigamente vendidas apenas em bancas de jornais. Geralmente associado ao Romance Adulto, podendo, também, se associar ao Romance de Época.

 

  • Romance de Época

Gênero que aborda “histórias fictícias ambientadas em uma determinada época – e, consequentemente, a cultura da época em questão -, mas que não são, necessariamente, contextualizadas em um período histórico”, sendo o desenvolvimento romântico o foco do enredo. Geralmente associado ao Romance Adulto.

 

Sick-Lit

Gênero normalmente voltado a personagens adolescentes envoltos em doenças graves, como depressão, anorexia, câncer, tentativas de suicídio, etc. Geralmente associado ao Drama e ao Young Adult.

 

Terror

“Gênero criado com o intuito de causar medo, aterrorizar.”

 

Thriller

“Thriller ou suspense é um gênero que usa o suspense, tensão e excitação como principais elementos.”

 

  • Thriller da Conspiração

“Os protagonistas costumam ser jornalistas ou investigadores amadores que, geralmente sem saber, ‘puxam um fio’ e acabam por descobrir uma grande conspiração e a investigam até descobrir todos os segredos por trás dela, se tornando, assim, uma ameaça e alvo para os conspiradores.”

 

  • Thriller de Época

Thriller (policial ou de qualquer outra subcategoria) que se passa em uma época do passado.

 

  • Thriller Jurídico

Esse subgênero tem como cenário principal o tribunal, no qual aqueles que ignoram a lei são julgados por ela. Frequentemente, um advogado encontra um caso, muitas vezes atípico, e, a partir disso, vidas entram em jogo.

 

  • Thriller Médico

Aqui, pode haver dois diferentes pontos de partida para o desenvolvimento do enredo. Um deles é a ameaça à vida de um médico. O outro, é a propagação de uma doença misteriosa, e muitas vezes artificial, que foge de controle.

 

  • Thriller Policial

Uma sequência de crimes é apresentada, e o protagonista precisa investigá-los para descobrir quem são os criminosos e os seus motivos. Nesse subgênero, geralmente se foca no criminoso e não no investigador/policial, ainda que possa acontecer de a vida desses protagonistas também ser descrita durante o enredo. Podem-se, também, ser enfatizados os aspectos psicológicos dos personagens. Os temas mais comuns nesse subgênero são serial killers, assassinatos, assaltos, perseguições e tiroteios.

 

  • Thriller Psicológico

Nesse subgênero, “os personagens não são dependentes da força física para superar seus inimigos (que é frequentemente o caso típico de thrillers de ação), mas dependem de suas capacidades mentais, seja pela inteligência lutando com um oponente formidável, ou por tentar se manter em perfeito estado psicológico. Uma das características nesse gênero é que o escritor/roteirista busca descrever os eventos do ponto de vista do personagem, sendo assim, na maioria das vezes, narrados em primeira pessoa, ou seja, o próprio personagem é quem conta a história.”

 

  • Thriller Romântico

Subgênero no qual, além de algum mistério sendo desenvolvido e/ou investigado, há o desenrolar de uma situação amorosa, que, geralmente, está ligada ao suspense da trama.

 

Young Adult

Gênero que abrange personagens normalmente entre 14 e 21 anos. “Separa-se de Literatura Infanto-Juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas”. Pode estar associado a diversos outros gêneros, como os Chick-Lits, Romances, Literatura Fantástica, Sick-Lits, etc. Conforme esclarecido, os livros de temática/narrativa mais intensa com personagens acima de 16/17 anos podem ser considerados, no blog, como New Adults.

 

Fontes:

Aventura ♥ Biografia ♥ CartaContoDistopia ♥ Ensaio ♥ Fantasia ♥ FicçãoFicção científicaGraphic NovelHistória em Quadrinhos (HQ) ♥ Literatura Fantástica ♥ Não ficção ♥ NovelaPoesia ♥ Realismo Mágico ♥ Romance ♥ Romance biográfico ♥ Romance histórico X Romance de época ♥ Romance psicológico  ♥ TerrorThrillerYoung Adult

 

Últimas Resenhas

Calendário de posts

outubro 2017
S T Q Q S S D
« set    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Participo

<div class="titulo participo"><h6>Participo</h6></div>

Minha Vida Literária • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por